A História das Listras

As listras estão entre as estampas preferidas dos dias de hoje, mas em outros tempos a história era bem diferente. Saiba mais no blogModacad.

A História das Listras
(Foto de capa: Pexels)

.
As listras estão entre as estampas preferidas nos dias de hoje, mas em outros tempos a história era bem diferente. Durante o período medieval usar roupas listradas era sinônimo de marginalidade.

Na Europa os trajes listrados eram associados a países islâmicos, sendo assim impróprios para os cristãos. Este padrão de estampa só era encontrado no vestuário de palhaços, cortesãs, artistas, prisioneiros e também de carrascos. Os quadros a seguir provam que as pessoas retratadas com roupas listradas representavam algum tipo de marginalidade ou rebeldia. Para a sociedade da época as listras confundiam a visão, o que era considerado como algo imoral pela igreja, ainda mais se as listras misturassem cores vivas, que também eram condenadas como imorais para roupas.

Aos poucos as listras foram perdendo esse status de maldade e marginalidade para ocupar outros papéis no vestuário. Entre a idade média e a idade moderna por exemplo, as listras deixam de ser "diabólicas". Porém ainda havia alguma distinção social no uso das listras nas roupas. As listras verticais eram usadas pela aristocracia e as listras horizontais pelos servos.

blogModacad-listras-marialuisadeparma A rainha da Espanha Maria Luisa de Parma e seu traje listrado (Fonte: wikimedia commons)

.
Ainda que grande parte dos nobres já usassem listras nas roupas no começo do sec XIX, a estampa passa ser ainda mais aceita pela sociedade, depois que a Rainha Victória vestiu seu filho com um terno de marinheiro listrado, em um passeio no iate real em 1846. A partir desse episódio, o padrão listrado passa ser visto nas roupas de membros da família real do Reino Unido em outras ocasiões.

1600px-Queen_Victoria_Prince_Albert_and_their_nine_children A princesa Victoria rompendo mais um padrão, usando um vestido listrado, desta vez com listras horizontais, em uma foto da família real do Reino Unido (Fonte: wikimedia commons)

.
Os soldados da marinha francesa tem um papel importante na história das listras. Isso porque no século XIX a camisa do uniforme dos marinheiros possuíam 21 listras que simbolizavam as vitórias de Napoleão. Esse modelo foi chamado mais tarde de camisa bretã.

Coco Chanel foi uma das precursoras no uso de camisa listrada pelas mulheres.
.

Gabrielle_Chanel_en_marini-re--2- (Crédito:Unknown authorAutor desconhecido, Domínio público Domínio, via Wikimedia Commons)

.

Esta atitude oficializou ainda mais a quebra do preconceito contra as peças listradas, uma vez que o dress code feminino era ainda mais conservador do que o masculino.
Chanel primeiro incorporava suas ousadias em seu guarda roupa pessoal, depois introduzia em suas coleções quando as mulheres manifestavam desejo de aderir às novidades.
Telma Barcellos

Após uma viagem a Rivera Francesa, Chanel se encantou pelo padrão listrado do uniforme dos marinheiros e usou como inspiração para uma de suas coleções. O minimalismo das listras passou a fazer parte de diversas peças de sua marca desde então.

As listras também fizeram parte do início da moda praia no começo do século XX. As peças cobriam grande parte do corpo, tanto das mulheres quanto dos homens.

Ao longo do sec XX, personalidades como Pablo Picasso e Andy Warhol popularizaram a camisa bretã entre os homens.
.

Audrey_Hepburn_War-Peace Audrey Hepburn com vestido listrado(Captura de tela do trailer, Public domain, via Wikimedia Commons)

.

Nos anos 50 Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e Audrey Hepburn deram um charme a mais ao padrão listrado no guarda roupa feminino, que hoje é usado nos mais diversos estilos e modelos de roupas para mulheres, homens e crianças.

Nos anos 60 o padrão listrado foi um dos simbolos do movimento literário Beat Generation, adotado por grande parte de seus adeptos.

O Rock'n roll também se rendeu as listras, na década de 70 com o ídolo Mick Jagger e na década de 90, com o saudoso Kurt Cobain.
.

iStock-1303005237 (Crédito:Deagreez/iStock)

.
Nos dias de hoje as listras são usadas em qualquer estação do ano, em todo tipo de peças tais como casacos, vestidos, calças, shorts, camisetas, estampadas com padrões verticais, horizontais e diagonais, com variações de cores e de largura das listras. As listras estão presentes em roupas para situações sociais mais casuais do dia a dia, até em looks mais elegantes e sofisticados para ocasiões mais formais.

Gostou deste post "A história das listras"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.