A História do Shorts
Hoje é difícil imaginar a vida sem o shorts no guarda roupa de homens mulheres e crianças. Mas afinal como surgiu o shorts? A polêmica trajetória desta peça de roupa até popularizar o seu uso entre os homens e as barreiras culturais para as mulheres vestirem shorts.
Hoje em dia nós não vivemos sem ele! O shorts marca presença nos looks para os mais variados tipos de ocasiões e é um grande parceiro nos dias de calor. Mas afinal como surgiu o shorts?
Por volta do século XV, os nobres começaram a usar calças curtas em estações mais quentes. Na época eram usados calções de cintura alta, com comprimento até os joelhos, acompanhados de meias longas. Claro que havia diferenças na indumentária de cada reino, mas a grande maioria era de calças curtas bufantes, com forro estufado e enchimento.
Fonte: wikimedia commons
Os modelos foram variando ao longo de alguns séculos, porém, ainda era uma peça exclusiva do vestuário masculino. No século XVIII os modelos de shorts já eram mais justos ao corpo. O modelo chamado culote era usado pelos nobres na Europa e também pelos colonizadores nas Américas. Este precurssor do shorts, associado à monarquia, foi usado inclusive para provocar a nobreza durante o reinado de Luís XVI. Os rebeldes da Revolução Francesa eram conhecidos pelo termo "sans culottes", sem calções, porque eles vestiam calças de algodão grosseiro, enquanto a monarquia vestia culotes confeccionados em tecidos finos e sedosos.
Essa peça de roupa se tornou um ícone das gritantes diferenças entre as classes sociais daquele período e foi um dos símbolos da revolução francesa. Inclusive um dos decretos do Governo Revolucionário chegava a mencionar: "Nenhuma pessoa, de qualquer sexo, poderá obrigar nenhum cidadão a vestir-se de uma maneira determinada, sob pena de ser considerada como suspeita e ser perseguida como perturbadora da ordem pública."
Mesmo envolvido nesta polêmica, este precurssor do shorts continuou sendo muito usado. O imperador brasileiro Dom Pedro II e o imperador da França Napoleão Bonaparte estavam entre seus ilustres usuários.
Enquanto isso, até o século XIX, as mulheres usavam apenas saias. Aos poucos começaram a usar calções bufantes, porém apenas embaixo de túnicas, como por exemplo as túnicas dos trajes de banho.
No início do século XX, o shorts ainda continuava a ser usado publicamente apenas por homens. O uso do shorts feminino era aceito apenas em atividades esportivas e trajes de banho. Mesmo assim, esse shorts tinha o comprimento até a altura do joelho e era feito de tecidos leves mais adequados para roupas simples do que para roupas da moda.
Annette Kellerman (Domínio público/Wikipedia)
Até a década de 1930, as mulheres ainda eram legalmente proibidas de usar shorts em público. Um bom registro disso é o caso de Annette Kellerman, presa por indecência após usar esta roupa de banho em público em 1907.
Na década de 30 o uso de shorts por mulheres começou a ser permitido para a prática de esportes.
Mesmo assim, o registro de que duas mulheres usaram shorts curtos em público pela primeira vez em Toronto, no Canadá, data de 1937, segundo o site "Fatos desconhecidos".
E só na década de 1950 as mulheres já podiam usar shorts curtos em trajes de banho, sem que isso fosse um atentado ao pudor.
Com o passar das décadas, alguns esportes como o futebol e o rugby se tornaram muito populares, popularizando o uso do shorts junto com eles.
Por volta da década de 70, os shorts foram se tornando mais curtos para facilitar o movimento dos atletas.
Também na década de 70, com os movimentos sociais reinvindicando mais liberdade nos costumes, a popularização do uso do shorts ganhou um impulso ainda maior.
Na década de 80 o uso do shorts já estava consagrado entre homens, mulheres e crianças. Os modelos foram se diversificando e o uso do shorts deixa de ser adequado apenas às atividades esportivas e determinados tipos de lazer. O shorts agora é usado nas ruas e em todos os tipos de evento nas estações de calor.
O shorts enfim alcançou a moda casual! Looks femininos mais elaborados com o shorts criavam sobreposições com leggins coloridas da febre de neon daquela década e também trouxeram o look esportivo do shorts para os looks das festas e baladas noturnas.
No fim dos anos 80 era muito comum as pessoas andarem de shorts pelas ruas (Crédito:atlantic-kid/istock)
No fim dos anos 80 e ínicio dos anos 90, o shorts era usado por celebridades até mesmo em programas de TV, como no antigo Xou da Xuxa. Ele se tornou uma das roupas mais usadas nos anos 90, com destaque para o modelo jeans, que continua sendo um suceso na moda até hoje.
Dependendo do modelo, o shorts é bem aceito até mesmo em ambientes de trabalho, como o shorts de alfaiataria por exemplo, principalmente em culturas de climas mais quentes.
Hoje, o shorts feminino é bem aceito também em eventos sociais mais formais. Inclusive em ambientes em que o uso do shorts e bermuda masculinos é proibido.
Mas vale lembrar que, apesar de hoje em dia haver menos restrições à liberdade das mulheres para se vestir, nós ainda somos muito mais julgadas pelas roupas que escolhemos usar do que os homens.
(Crédito:Jun/iStock)
Observando esta evolução dos costumes que tornou a moda democrática e mais livre para criar looks ousados, que desafiam os limites, quero acreditar que em algum momento também haverá menos julgamento e preconceito em relação aos diferentes estilos de vida que conhecemos.
Gostou do nosso post sobre o shorts?
Bom trabalho e bons negócios para todos os nossos leitores!
Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.
Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!
Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.
Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.
É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!
A gente se vê por lá!
Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok