A História dos Shorts

O Atualmente nós não vivemos sem eles, compõem os mais diferentes looks e são grandes parceiros nos dias de calor. Mas afinal como surgiram os shorts?

A História dos Shorts
(Foto de capa - Criador: Vasyl Dolmatov | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
Atualmente nós não vivemos sem eles, compõem os mais diferentes looks e são grandes parceiros nos dias de calor. Mas afinal como surgiram os shorts?

Por volta do século XV, os nobres começaram a usar calças curtas em estações mais quentes. Na época eram usados calções de cintura alta, com comprimento até os joelhos, acompanhados de meias longas. Claro que haviam diferenças na indumentária de cada reino, mas a grande maioria era composta por peças bufantes, com forro estufado e enchimentos.

WhatsApp-Image-2021-06-29-at-20.17.08 Fonte: wikimedia commons

Os modelos foram variando ao longo de alguns séculos, porém, ainda era uma peça exclusiva do vestuário masculino. No século XVIII os shorts já eram mais justos ao corpo. Um modelo chamado culote era usado pelos nobres europeus e também pelos colonizadores nas colônias nas Américas. A peça, associada à monarquia, foi usada inclusive para provocar a nobreza durante o reinado de Luís XVI. Os rebeldes da Revolução Francesa eram conhecidos pelo termo "sans culottes", sem calções. Eles vestiam calças de algodão grosseiro, enquanto a monarquia vestia culotes em tecidos finos e sedosos.

Essa peça se tornou um ícone das gritantes diferenças entre as classes sociais daquele período e foi um dos símbolos da revolução francesa. Inclusive um dos decretos do Governo Revolucionário chegava a mencionar: "Nenhuma pessoa, de qualquer sexo, poderá obrigar nenhum cidadão a vestir-se de uma maneira determinada, sob pena de ser considerada como suspeita e ser perseguida como perturbadora da ordem pública."

Mesmo envolvida neste contexto tão conturbado, a popolêmica peça continuou sendo muito usada. O imperador brasileiro Dom Pedro II e o imperador da França Napoleão Bonaparte estavam entre seus usuários ilustres.

Enquanto isso, até o século XIX, as mulheres usavam apenas saias. Aos poucos começaram a usar calções bufantes, porém apenas embaixo de túnicas, como trajes de banho.

Mesmo assim, no início do século XX, os shorts ainda continuavam a ser usados publicamente apenas por homens. O uso era comum em apenas em atividades esportivas e trajes de banho. Esses shorts tinham o comprimento até a altura do joelho e eram feitos de materiais leves.
.

Annette_Kellerman Annette Kellerman (Domínio público/Wikipedia)

.
No mesmo período, as mulheres ainda eram legalmente reprimidas quanto ao uso de shorts. Um bom registro disso é o caso de Annette Kellerman, presa por indecência após usar esta roupa de banho em público em 1907.

Na década de 30 o uso de shorts por mulheres começou a ser adotado para a prática de atividades esportivas. E segundo o site Fatos desconhecidos, em 1937 duas mulheres usaram shorts curtos em público pela primeira vez em Toronto, no Canadá. Anos mais tarde, na década de 50, as mulheres já podiam usar shorts curtos em trajes de banho, sem que isso fosse um atentado ao pudor .

Com o passar dos anos alguns esportes como futebol e rugby se tornaram muito populares e, automaticamente, o uso dos shorts foi se popularizando com eles. Inclusive, com os anos de uso, na década de 70, os shorts foram se tornaram mais curtos, para facilitar o movimento dos esportistas. A popularização do uso do shorts fez com que a peça se tornasse uma febre entre homens e mulheres nessa década, que é um marco na busca por mais liberdade nos modos de pensar e vestir.

Na década de 80 os shorts se tornaram ainda mais populares e seus modelos foram se diversificando, se tornando mais parecidos com os modelos que usamos hoje. Muitas vezes os shorts vinham acompanhados por leggins coloridas. Nessa época o neon e os trajes mais esportivos estavam bastante em alta.
.

iStock-1249398701 No fim dos anos 80 era muito comum as pessoas andarem de shorts pelas ruas (Crédito:atlantic-kid/istock)

.
No fim dos anos 80 e ínicio dos anos 90, o shorts era utilizado por celebridades até mesmo em programas de TV, como no antigo Xou da Xuxa. Ele se tornou uma das peças mais usadas nos anos 90, com destaque para o modelo jeans, que vem sendo usado até os dias de hoje. Inclusive, a moda dos anos 90 é uma das tendências apontadas para essa temporada Primavera/Verão.

Dependendo de seu modelo, o shorts é bem aceito até mesmo em ambientes de trabalho, como no caso dos shorts de alfaiataria, principalmente em climas mais quentes.

Em tempos mais atuais, as mulheres têm liberdade de usar shorts até em ambientes sociais ainda mais formais. Inclusive nos ambientes em que muitas vezes os homens são proibidos de entrarem de shorts ou bermudas. Mas não podemos nos esquecer de que, apesar de hoje em dia as mulheres terem menos restrições à sua liberdade ao vestir, continuam a serem muito mais julgadas pelas roupas que escolhem usar do que os homens.
.

iStock-1175523169 (Crédito:Jun/iStock)

.
Assim como a moda se tornou mais aberta e democrática, com looks mais ousados e criativos, eu imagino que em algum momento haverá menos julgamento e preconceito em relação aos diferentes estilos de vida que conhecemos.

Gostou do nosso post sobre o shorts?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.