Alfaiataria Masculina e a representação do status social de reputação e poder aquisitivo

Quer saber mais sobre a alfaiataria masculina? Confira nosso novo texto no blog.

Alfaiataria Masculina e a representação do status social de reputação e poder aquisitivo
(Criador: Ilnur Khisamutdinov | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
A alfaiataria masculina como nós a conhecemos hoje, teve origem no século XIX e esse estilo começou a se popularizar após a Revolução Industrial.

Esse movimento tem seu início com o surgimento dos dândis em Londres. Os dândis eram intelectuais de comportamento ousado e questionador, que provocaram muitas mudanças de padrões na sociedade, afetando inclusive a nobreza e o rei.

Esses homens podiam ser definidos como homens de bom gosto e fantástico senso estético. Além disso eram muito educados, cultos e gostavam de impressionar as pessoas.

O dandismo surge também como um movimento anti-moda de repúdio aos trajes exagerados usados pela aristocracia no século XVIII. Da mesma forma que repudiavam os trajes da nobreza, os dandis também reprovavam o estilo de vida burguês ligado ao trabalho na indústria, considerado por eles vulgar.

Esse foi o ponto de partida para a capital londrina, desde 1785, se tornar referência em alfaiataria e a tão famosa Savile Row se tornar símbolo da moda britânica, conhecida até os dias de hoje pelas suas consagradas alfaiatarias. Entre os clientes mais importantes e renomados destas alfaiatarias estão Sean Connery e Winston Churchill.

"Os dândis não pertenciam à nobreza, mas conviviam com ela devido à crescente mobilidade social que antes era muito mais restrita e não permitia isso. Séculos antes, um cidadão por mais estudado que fosse, dificilmente seria amigo do rei.

Os dândis tão pouco pertenciam à recém formada burguesia industrial, ainda desprovida de uma ética própria, que ganhava seu dinheiro ao invés de herda-lo, mas sem o menor respeito pelas pessoas que mobilizava como força de trabalho.

Acredito que da nobreza eles herdam o acesso ao conhecimento e da burguesia a mobilidade social que possibilitou este e muitos outros acessos. Por isto representam tão bem os novos protagonistas dos séculos seguintes que de um lado consagram os novos meios de produção desta burguesia industrial e de outro desenvolvem o respeito ao conhecimento que obriga a desenvolver uma nova ética social."
Telma Barcellos

Entre os dândis podemos destacar alguns nomes famosos como Beau Brummell, Oscar Wilde e Charles Baudelaire que faziam a alegria dos alfaiates da época pois investiam bastante em suas vestimentas.
.

blogModacad-alfaiataria-beaubrummel Beau Brummel, o primeiro dândi e entusiasta do novo estilo das roupas de alfaiataria (Fonte: Robert Dighton - Wikimedia Commons)

.
Beau Brummel, foi o primeiro dândi londrino de que se tem registro. Famoso entre as elites tanto pelo seu conhecimento acadêmico quanto por seu estilo pessoal peculiar, acabou iniciando uma era em que a elegância era definida por cortes impecáveis e por uma estética totalmente limpa.

Brummel foi o responsável pela mudança do visual do Rei George IV, de quem era amigo pessoal, fazendo-o abandonar os laços, rendas e maquiagem exagerada, normalmente usados pelos aristocratas, e adotar um visual mais comedido e elegante, que viria a ser marca dos dândis.

O visual dos dândis era composto por ternos sempre muito bem cortados e alinhados, com calças e coletes justos, paletó de corte impecável, camisas de gola alta empertigada e engomada, adornadas com o plastron, uma espécie de lenço amarrado ao pescoço.
.
Esse conjunto de peças impedia de movimentar demais o pescoço e conferia um ar esnobe, de superioridade ao vestir. Para completar a produção, usavam bengala, cartola e sapatos de bico fino. Além do traje bem cortado, todos os detalhes de sua aparência eram minuciosamente cuidados. As barbas deveriam estar sempre bem aparadas e as botas escovadas.

Os princípios e a estética do traje dos dândis influenciam o vestir ainda nos dias de hoje. Afinal a alfaiataria é quem dita o dress code dos eventos sociais formais na nossa sociedade. Ela determina em que ocasiões os homens vestem smokings e fraques e que o uso do terno é uma convenção em quase todos os eventos profissionais da nossa vida cotidiana.

A anti-moda dos dândis também serve de inspiração para muitos estilistas, que trabalham os princípios da elegância e da sofisticação do dandismo em peças de alfaiataria tanto masculina quanto femininas. O saudoso estilista Karl Lagerfeld além de usar o estilo como inspiração para o seu trabalho, o usou também para compor a sua imagem pessoal.
.

Dress Code Masculino e Feminino nos dias de hoje

Já se deparou com a descrição de um traje em um convite e não sabia muito bem o que isso significava?

Eu já e acredito que seja muito importante que a gente entenda como funciona o Dress Code de eventos sociais para saber exatamente como se vestir para cada ocasião. Confira a descrição dos códigos de vestimenta mais usados para eventos.

Esporte

O traje esporte também pode ser definido como casual. É o tipo de roupa que usamos no dia a dia, em aniversários, festas, bares e resturantes, tanto em eventos diurnos quanto noturnos.

Para os homens é indicado usar calça esporte, incluindo o jeans, camisa esporte de tecido, de mangas longas ou curtas, blusas de malha, incluindo a camiseta polo e até as camisetas, desde que se destaquem pela beleza e originalidade. O uso de blazer e gravata é opcional, mas é comum em dias mais frios ou em eventos à noite.
.
Para mulheres os trajes podem ser compostos de calças, saias, bermudas e shorts lisos ou estampados, usados com blusas de tecidos e malhas da moda, com acessórios originais e informais.

Os vestidos são mais descontraídos, de comprimentos variados, sendo mais comum os curtos e médios, mas os longos e longuetes já são vistos neste estilo, desde que os modelos sejam casuais e confeccionados em tecidos informais.

Macacões e macaquinhos também são muito usados nos eventos que exigem esse traje.

Esporte fino / Passeio

O Esporte fino ou Passeio é um estilo intermediário onde se exige uma certa formalidade.
.
Para os homens é indicado usar calça social de tecidos nobres ou sarja de acabamento refinado, com camisa social e blazer. O uso de gravata é opcional, mas frequente, em cores e estampas menos formais.
.

blogmodacad-esporte-fino-feminino Traje esporte fino feminino (Fonte:cookelma)

.
Os trajes femininos são bem mais variados, mas os modelos devem ser elegantes e originais, confeccionados em tecidos finos ou tecidos recém lançados na moda. Encontramos aqui blusas, calças e saias fluidas de seda ou malhas elegantes, vestidos de comprimentos variados, sendo mais frequentes os comprimentos mais sóbrios, mas é possível encontrar os bem curtos, desde que o modelo seja muito elegante e os longos desde que os modelos não sejam muito formais. Os terninhos de saia, calça ou até bermuda são uma opção interessante, desde que sejam descobtraídos, com cores e acabamentos na moda da estação.

Passeio completo / Social

Muitas pessoas já se depararam com esse termo em um convite de casamento, não é mesmo? O que faz deste tipo de traje aquele que a maioria das pessoas precisa conhecer.

O estilo de traje passeio completo ou social é um traje formal, cuja etiqueta social deve ser cumprida. Não é opcional. Os convidados devem se vestir de acordo com o que foi determinado.
.
Para os homens é exigido o uso de terno e gravata. Podem ser lisos ou listrados, as cores podem ser variadas, mas devem ser clássicas e discretas.

As cores mais escolhidas são o cinza, o preto e o azul marinho. Alguns mais ousados usam ternos de cores mais vivas, mas é um risco que exige muito bom gosto para não ficar inadequado.
.
Já os trajes femininos são bem mais variados. Vestidos longos são uma regra para eventos noturnos de traje passeio completo. Outros comprimentos são encontrados aqui, desde que os modelos sejam muito elaborados, feitos em tecidos nobres, com acabamentos refinados, como bordados com aviamentos refinados como pedrarias, vitrilhos etc.

Em eventos diurnos de traje passeio completo, vestidos de comprimentos longuete, midi e até mesmo no joelho são adequados. O que fala mais alto é a originalidade dos modelos e a elegância dos tecidos e acabamentos.

Os vestidos com decotes exóticos, fendas e transparencias são adequados no traje passeio completo, bem como o uso de jóias e brilhos. Os penteados e maquiagens são uma exigência e devem ser elaborados.

Gala / Black Tie / Traje a rigor

Este traje, como o próprio nome já diz, é a rigor! É o traje mais formal de todos do dress code.
.
Para os homens é indicado usar Smoking, com gravata borboleta preta "black tie", ou branca "white tie", camisa social branca e os sapatos pretos. É possível usar ternos, desde que sejam confecionados em tecidos muito nobres, de cores sóbrias ou preto. A camisa social deve ser branca e a gravata de preferência borboleta, sendo possível usar a gravata tradicional, mas desde que seja de seda, em cores também sóbrias e sem estampa.

Para as mulheres o traje ideal é o vestido longo, sendo muito difícil encontrar outros comprimentos, cuja originalidade do modelo o defina como um traje de gala.

Os modelos podem ser ousados, decotados, com fendas, ter transparências e brilhos. No caso dos modelos mais discretos, é indispensável que se destaquem pela suntuosidade dos tecidos e acabamentos.

Como adereço para trajes de gala, mulheres usam jóias, estolas, echarpes, luvas, pequenas carteiras e salto alto agulha, de acabamento delicado e formal.

Os cabelos e a maquiagem devem ser bem elaborados e podem incluir adereços de cabelo e chepéus.

Diferentes tipos de roupas de Alfaiataria

Muita gente ignora as diferenças entre smoking, fraque, terno, blazer, etc. Porém suas sutis diferenças são muito importantes para as regras de comportamento social, que fazem com que cada modelo seja adequado a um tipo de situação.

Por isso no nosso próximo post "Tipos de trajes de alfaiataria masculina e em que ocasião cada uma deve ser usada" vamos falar de cada um destes trajes e destas regras que é interessante conhecer para seguir. São eles:

Smoking

Casaca

Fraque

Meio fraque

Terno

Costume

Paletó

Blazer

Colete

Camisa Social

Calça Social

Gostou deste post sobre "Alfaiataria Masculina e a representação do status social de reputação e poder aquisitivo"?

Não perca o nosso próximo post "Tipos de trajes de alfaiataria masculina e em que ocasião cada uma deve ser usada".

Não deixe de conferir também o primeiro post desta série sobre Alfaiataria "O que é Alfaitaria e qual é a sua origem" e a continuação no post e "Alfaiataria Feminina e a conquista das mulheres dos meios de produção de riqueza e poder".

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.