Variedades e usos dos tecidos tecnológicos

(Foto de capa- Crédito:eli_asenova- iStock)

.
Nós falamos aqui no blogModacad sobre a moda inteligente e a tecnologia Wearable, com seus acessórios e roupas com funcionalidades. No texto de hoje vamos falar sobre tecidos tecnológicos e suas propriedades.

A prática de esportes é um dos campos de pesquisa mais ricos para o desenvolvimento de tecidos tecnológicos, porque trabalha para criar tecidos que atendendam às necessidades dos atletas. Já foram criados tecidos que ajudam a absorver os impactos, tecidos com proteção contra os raios solares, com ação antitranspirante e com muitas outras propriedades.
.

(Crédito:martin-dm/iStock)

.

Muitos tecidos ainda em desenvolvimento pretendem resolver questões bem mais complexas como por exemplo, monitorar o desempenho físico dos atletas durante as atividades esportivas.
Telma Barcellos

Além do uso em uniformes de atletas, estes tecidos tecnológicos também são usados na moda fitness, na moda praia e principalmente em roupas de crianças e bebês. Alguns desses tecidos já estão em uso em roupas de uso diverso no dia a dia, para pessoas de todas as idades.

Conheça alguns dos tecidos tecnológicos mais usados no mercado:

Dry-fit
A composição destes tecidos é de poliester e ou poliamida. São leves e com flexibilidade biorientada para favorecer os movimentos durante a prática de esportes e atividades físicas. A tecnologia usada para produzir o dry-fit leva a umidade da transpiração para a superfície do tecido, trabalhando para secar a umidade do suor na pele e nas roupas.
.

(Crédito:4x6/iStock)

.

Esta propriedade termodinâmica garante a troca de temperatura entre o corpo e o ambiente, eliminando o stress do atleta e otimizando o desempenho físico ao longo das atividades.
Telma Barcellos

Os tecidos tecnológicos conhecidos como dry-fit ou supplex são bastante usados na moda fitness, na moda praia, na prática de esportes, em uniformes escolares e em roupas cujo uso necessite da propriedade isolante térmica para frio e calor.

Emana
O tecido Emana é composto por minerais emissores de raios infravermelhos longos. Por amenizar os aspectos da celulite, esse tecido faz muito sucesso entre as mulheres.
.

(Crédito:AzmanJaka/iStock)

.
Durante as atividades físicas os minerais penetram a pele e a bioestimulam, proporcionando um aspecto mais jovem, mais liso. Para conseguir este resultado, esta tecnologia usa no processo o calor gerado pelo exercício.

Energy
A tecnologia do tecido energy foi desenvolvida especialmente para quem pratica atividades aquáticas.
.

(Crédito:ferrantraite/iStock)

.

Uma de suas funções é absorver e secar a transpiração de forma quase instantanea. Essa propriedade traz conforto para quem usa, além de proteger a pele da ação do cloro e dos raios UV da luz solar.

X-bio
O tecido x-bio impede a proliferação de bactérias durante as atividades físicas, evitando cheiros fortes e desagradavéis e, até mesmo, doenças relacionadas ao suor excessivo. Além disso, também oferece proteção antiUV.

Curiosidades

Entre as coisas interessantes que encontrei durante a pesquisa sobre tecidos tecnológicos está a tecnologia 100% respirável das camisas da seleção brasileira na copa de 2014. As camisas eram feitas com malha mesh e tinham perfurações laterais a laser para facilitar a ventilação. Esta malha mesh é dry fit, tem toque suave, absorve a umidade da pele dos jogadores e seca muito rápido, mantendo o corpo dos jogadores seco e sua temperatura o mais fresca possível.
.
Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 2014 (Danilo Borges/copa2014.gov.br Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons)
.

Outro caso super interessante são os tecidos feitos com tecnologia fotocromática que fazem com que os tecidos mudem de cor reagindo ao ambiente. Resultado da pesquisa de cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, o tecido tem membranas de cristais que reagem de diferentes formas à variados comprimentos de ondas de luz. Assim que a luz do ambiente brilha sobre o tecido é criada uma carga que faz com que os cristais mudem sua formação, alterando a cor do tecido. Inclusive, essa tecnologia chamou a atenção dos militares dos EUA porque tem a propriedade de desenvolver tecidos com camuflagem mutante, isto é, que reagem às mudancas de ambiente da mesma forma que os camaleões, se colorindo com as cores e texturas de cada lugar por onde passam.
.

(Crédito:assalve/iStock)

.
Além disso, também descobri os tecidos que repelem a água e que se auto curam. Apesar do termo parecer estranho, os tecidos de auto cura são capazes de regenerar a sua estrutura. Pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, estão desenvolvendo uma tela repelente à água, feita com nanopolímeros, que possui propriedade de auto reparação. De acordo com os cientistas o princípio básico da tela é que o seu revestimento, quando danificado, se funde a uma temperatura baixa, que sela a abertura, regenerando as propriedades que repelem os líquidos. Esse tecido é bastante resistente e, durante os testes, resistiu a 100 arranhões feitos com laminas de barbear e a 200 ciclos de lavagem, sem que a impermeabilização fosse realmente prejudicada.

A tecnologia no mundo da moda pode facilitar bastante a vida das pessoas. A cada pesquisa que faço fico mais encantada com as inúmeras possibilidades de benefícios que essas inovações podem trazer. Acredito que em pouco tempo já teremos acesso no nosso dia a dia a essas tecnologias que ainda parecem tão distantes. Poderemos usar roupas que mudam de cor, que se auto regeneram e até mesmo modelos que se modificam de acordo com o desejo do usuário. Parece uma proposta interessante ter um guarda roupas recheado de tecnologia, não é mesmo?

Gostou deste post "Variedades e usos dos tecidos tecnológicos"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.