Berlin Fashion Week - Fashion Sustain e Fashion Tech

Saiba tudo que rolou no Berlim Fashion Week, Fashion Sustain e e Fashion Tech com nossa nova colaboradora, Lívia Monteiro.

Berlin Fashion Week - Fashion Sustain e Fashion Tech
(Foto de capa - Arquivo pessoal Lívia Monteiro)

De férias na Alemanha, estou encantada com a diversidade cultural que encontrei em Berlim.

Entre as gratas surpresas que essa cidade me trouxe está a Berlin Fashion Week - BFW, com seus desfiles, as tendências das grandes marcas, as novidades de tecnologia e de sustentabilidade no setor da moda.

Sinta--Pense--Aja--1 Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro
Transfer-entre-os-eventos-da-Berlin-Fashion-Week-patrocinado-pela-Mercedes-Benz Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro

Fui convidada para participar da semana de moda sustentável, que fez parte da BFW, com os eventos Fashion Sustain, Fashion Tech, Ethical Fashion Show e Green Show, que aconteceram no Kraftwerk em Berlim.

O Fashion Sustain teve a participação de especialistas e líderes do setor de moda, oficinas DIY de tingimento natural e apresentação de trabalhos acadêmicos dos alunos do mestrado Sustainability in Fashion and Creative Industries da AMD - o primeiro mestrado em moda sustentável do mundo.

A conferência teve como tema Jump into The Future - um salto para o futuro e abordou os temas condições de trabalho na moda, investimento em comunidades locais para produção e apropriação cultural.

Entre os participantes desta conferência estavam Bandana Tewari editora da Vogue Índia e Stephanie Klotz, coordenadora de comunicação da C&A Foundation.

Fashion-Sustain Fonte: fashionstreet-berlin
Manequim-produzido-pelos-alunos-do-mestrado-em-SUSTAINABILITY-IN-FASHION-AND-CREATIVE-INDUSTRIES--M.A.--da-AMD-Berlin Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro

Durante a Fashion Tech, recheada de palestras e demonstrações das tendências tecnológicas, foi possível experimentar roupas inteligentes que reagem a toques, roupas que avaliam desempenhos esportivos e até que geram energia.

Mas o que considero mais importante desta experiência, foi ter contato com a visão dos empreendedores sobre o futuro da moda. Sobre como a moda se conecta à indústria de tecnologia e às start-ups, abrangendo todos os aspectos da transformação digital, inovação e tecnologias disruptivas.

Uma conferência incrível que reuniu especialistas do setor de moda, de comunicação, designers, start-ups e políticos para discutir desenvolvimentos, potenciais e novas abordagens. Debates para gerar novos negócios, fomentar a rede e o intercâmbio entre todas essas áreas.

Quem participou pôde ter contato com diversas start-ups inovadoras, participantes de programas de aceleração e incubadoras como o Fashion Fusion e Retailtech Hub, que compartilharam seus conhecimentos e conceitos apresentando seus cases e produtos.

Fashion-Tech Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro
Smart-Runner-Jacket-da-Adidas-e-Fashion-Fusion Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro

Entre os espaços que eu mais gostei está o PrePeek, realizado pelo Fashion Changers e que reuniu influenciadores digitais, com make up e produtos de beleza orgânicos, peças exclusivas das marcas em exposição nas feiras e talks sobre moda sustentável, marketing e tendências.

Quem participava do Prepeek podia escolher looks, contando com a ajuda de consultoras de moda, para uma sessão de fotos em um estúdio montado exclusivamente para as novas Fashion Changers. Claro que me inscrevi e agora faço parte da comunidade. Fiquei bem inspirada para realizar eventos semelhantes em BH.

Com-Clara-Garcia-no-estudio-do-PrePeek-Fashion-Changers Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro
Make-up-organico-da-I-amazing-no-PrePeek-Fashion-Changers-2 Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro

Nas feiras Ethical Fashion Show e Green Show foi possível acompanhar novos produtos feitos através de produção e materiais sustentáveis, reciclados ou reaproveitados.

Coleções incríveis feitas com couros e tecidos produzidos com restos de alimentos. O meu chaveiro de couro de maçã é quase igual ao couro animal.

Outra novidade foram as camisetas e bolsas feitas com air bag reciclado e tingidas a partir da transformação de outros tecidos em tinta.

Eram mais de 300 marcas mostrando que é possível produzir moda sustentável, atraente e acessível.

Ethical-Fashion-Show-e-GreenShow-- Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro
Ethical-Fashion-Show-e-GreenShow Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro

Para finalizar a semana com chave de ouro teve a Fair Fashion Move, uma manifestação pró moda justa e ética, contra o trabalho escravo, o desperdício e a poluição causada pela indústria têxtil ao meio ambiente.

Centenas de pessoas caminharam embaladas por música e muita diversão da Alexander Platz até o Kraftwerk, entoando FAIR FASHION MOVE! Literalmente parando o trânsito!

Uma semana cheia de novidades, e conhecimento que fez essa viagem a Alemanha ficar ainda mais especial.

Fair-Fashion-Move-agitando-as-ruas-de-Berlim-1 Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro
Fair-Fashion-Move-1 Crédito: arquivo pessoal Lívia Monteiro

Gostou deste texto "Berlin Fashion Week - Fashion Sustain e Fashion Tech"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.