Bijuterias e joias orgânicas - o que é, onde e como encontrar essas peças para usar e vender

Você já se perguntou o que são bijuterias e jóias orgânicas? Confira no texto de hoje o que são e como encontrar essas peças.

Bijuterias e joias orgânicas - o que é, onde e como encontrar essas peças para usar e vender
(Foto de capa: Vchoi/Wiki commons)

.
Você já se perguntou o que são bijuterias e joias orgânicas?

São acessórios produzidos de forma artesanal, com matérias primas naturais e orgânicas. Podem ser matérias primas de extrativismo ou de resíduos de outros processos produtivos que seriam descartados. No caso de matérias primas orgânicas cultivadas, é necessário confirmar sua procedência para que elas possam ser usadas.

Em outras palavras, são acessórios feitos com lascas de madeira, sementes, folhas, capim, frutas, tecidos de fibras naturais, como o tecido de algodão orgânico por exemplo, látex, couro, conchas, madrepérola, penas, ossos e tudo o mais de original e belo, desde que obtido pelo extrativismo ou com o reaproveitamento de resíduos de materiais naturais e orgânicos.

No caso das joias, são usadas matérias primas mais raras na natureza como as pedras preciosas e ligas de metais nobres, que também são matérias primas naturais.

A originalidade que classifica estas peças como joias orgânicas, é que as pedras preciosas e ligas de metal mais valorizados são usados nas peças junto com todas estas outras matérias primas naturais e orgânicas, encontradas em maior abundância na natureza, cujo valor é a originalidade da sua beleza e de suas formas únicas.

Esta identidade que define uma joia orgânica fica bem clara por exemplo, nas peças em que as pedras preciosas não são lapidadas, preservando seu formato natural. Ou em uma peça de liga de ouro com uma lasca de madeira bruta presa por uma garra de design elaborado, normalmente usada para fixar pedras preciosas de alto valor.

Um destaque no design que confere valor às bijuterias e joias orgânicas é a exclusividade. Cada peça é única. Os artesãos trabalham para preservar a forma original e a história destes materiais orgânicos, criando verdadeiras obras de arte.
.

blogModacad-joias-organicas--Carol-Barreto16388149_1381558055228856_2301625035546923945_n-e1518038981217 Brincos da designer Carol Barreto feitos com resíduos plásticos (Fonte: Carol Barreto)

.
Imagine que resíduos de madeira usada na produção de instrumentos musicais têm milhares de formas únicas. Mas não é só isso. Cada uma destas peças de madeira tem uma história também única de exposição à luz, à umidade, ao tempo e às sujidades. Algumas podem inclusive estar parcialmente manchadas de resinas ou tintas.

Em alguns casos, o design pode ser feito especialmente para aquela beleza peculiar daquele pedacinho de resíduo de madeira, enxergada pelo artista que o escolheu.

Os conceitos usados para produzir as peças de uma coleção de joias orgânicas podem ter diversos estilos, resultando em peças minimalistas e sofisticadas ou em peças coloridas e exuberantes.

Dentro do universo das bijuterias e joias orgânicas, podemos distinguir pelo menos duas categorias. As biojoias e as ecojoias. Mesmo que uma só peça possa ter elementos das duas categorias ao mesmo tempo.

Veja o que diz o Programa do Artesanato Amazonense sobre a distinção entre biojóias e ecojóias entre todas as jóias orgânicas

Biojoias

Resumidamente, as biojoias são feitas majoritariamente com matérias primas biológicas. Estas matérias primas biológicas são naturais e orgânicas, como as matérias primas usadas em todas as bijuterias e joias orgânicas.

Quando há uso de matérias primas minerais, como as pedras preciosas e os metais, são usadas em pequena escala de quantidade, com impacto bem discreto no design.

Por muito tempo os materiais mais conhecidos na produção de biojoias foram o capim dourado e as sementes de açaí. Mas encontram-se nesta categoria acessórios feitos em látex, couro, ossos, peles, cabelos, folhas, frutas, sementes, cascas de árvore, madeira e tudo o mais de original e belo, desde que obtido com o extrativismo ou o reaproveitamento de resíduos de materiais biológicos.

Neste caso o conceito de joia está atrelado não somente à raridade destas matérias primas na natureza, mas também à preciosidade da cultura do seu extrativismo e da sustentabilidade do seu processo.

Afinal, quando estamos falando de extrativismo ou cultivo de material biológico, a sustentabilidade é fundamental. Incluindo em sua responsabilidade os impactos no meio ambiente e os impactos sociais desta cadeia produtiva.

Por exemplo, os impactos no meio ambiente e os impactos sociais deste processo de extrativismo devem fazer mais do que não poluir e não devastar. É preciso que este extrativismo seja um meio de empoderamento das comunidades nativas envolvidas e também gere impactos positivos no meio ambiente, promovendo o resgate do que foi anteriormente devastado.

Falamos de sustentabilidade no extrativismo do couro do peixe amazônico pirarucu aqui no blogModacad no texto "Couro de Pirarucu - Uma maravilha que até pouco tempo era descartada"
.

blogModacad---Couro-do-Pirarucu-riqueza-que-era-descartada Couros de pirarucu (Fonte: Telma Barcelos BlogModacad)

.
Índios americanos e povos africanos têm cultura ancestral na produção de biojoias e atualmente ainda são a referência mais abundante de técnica e estética nesta arte na cultura ocidental.

Uma evidência clara disso é a forte presença de inspiração destas culturas na criação e produção de muitas coleções destes acessórios.

Uma das nossas matérias primas preferidas de biojoias são as penas de aves. No uso deste material os índios são criadores de uma estética belíssima. Sem falar em suas técnicas de extração, conservação das cores e de preservação da vida útil das penas nos acessórios.

A produção de biojoias é fonte de renda para muitas comunidades indígenas no Brasil e é responsável por manter a evolução da cultura e o registro da história, conforme descrevemos aqui no blogModacad no texto "A linguagem do Grafismo e a Identidade Cultural Indígena".

Ecojoias

São joias orgânicas feitas com materiais reaproveitados.

Podem ser feitas com materiais reciclados, como o papel por exemplo, ou com resíduos de outros processos produtivos que seriam descartados, como por exemplo resíduos de madeira.

Estas são as joias orgânicas que têm como premissa a sustentabilidade em detrimento do tipo de material. Biológico ou mineral, e até mesmo sintético, o que importa é a sua procedência estar em perfeita conformidade com a sustentabilidade.

Isto é, as ecojoias têm como matéria prima principal materiais reciclados ou de reaproveitamento como tecidos, PET, papelão, alumínio, couro, etc. Enfim, todo material cuja reciclagem ajude a minimizar os impactos negativos que o descarte provocaria no meio ambiente.

De forma resumida, o DNA da ecojoia é transformar lixo em arte! A qualidade do design e o tratamento dos materiais são as ferramentas para produzir peças tão originais e elegantes, que nem parecem ter sido feitas com resíduos.

Nos casos em que também há uma composição com uso de alguma porcentagem de matéria prima extraída da natureza, o processo tem que ser feito de maneira responsável e certificado.

Breve conclusão

"Pelo menos duas das três principais características das bijuterias e joias orgânicas está presente em suas peças.

São elas a originalidade, a sustentabilidade e as matérias primas naturais, orgânicas ou recicladas.

É o mesmo que dizer que esta arte produz peças únicas, artesanais já que são impossíveis de produzir em série, que não agridem o meio ambiente e empoderam as comunidades nativas. Além disso são feitas com materiais lindos e inusitados, que representam a multiplicidade da natureza e a oportunidade de resgatar o que nossa civilização já devastou.

Pode haver um conjunto de coisas mais feliz?
Comprar arte, desfrutar a beleza e mudar o mundo!"
Telma Barcellos

Fizemos esta seleção de Marcas de bijuterias e joias orgânicas para os nossos leitores entrarem neste universo que muda o mundo, justamente nesse momento em que a tragédia da pandemia nos mostra que a hora da sustentabilidade ambiental e social é agora.

DaTribu Moda Sustentável - Campanha Tu Pontes, nós ponteios... o futuro não demora!

.
Vamos começar pela DaTribu, uma marca de moda sustentável que faz um trabalho muito interessante com a comunidade ribeirinha de Pedra Branca no Pará.

A DaTribu nasceu em 2009, e foi criada pela artesã Kátia Fagundes. Usando conceitos de sustentabilidade e a cultura tradicional do povo da floresta, a marca cresceu no mercado de moda brasileiro, presente em diversos pontos de venda e através de seu e-commerce próprio.

Um diferencial importante da marca é a produção de joias com fio de algodão ecológico banhado em látex. Considerado o ouro branco da Amazônia, o látex usado pela DaTribu é extraído de forma sustentável, com mão de obra local bem remunerada.

Essas peças são produzidas em parceria com as famílias das comunidades ribeirinhas próximas a Belém, completando o ciclo de responsabilidade social e também ambiental da DaTribu.

Além do algodão e látex, os artesãos também usam papel reciclado para fabricar os brincos, colares, pulseiras, anéis entre outros acessórios que esbanjam sofisticação, beleza e sustentabilidade.

Ao adquirir um produto DaTribu o consumidor passa a fazer parte desse ecossistema de sustentabilidade, proteção da floresta e valorização da cultura tradicional dos povos originários, principalmente da Amazônia.

Com a crise causada pela pandemia do coronavírus a queda nas vendas tem sido um desafio para a DaTribu manter este sistema produtivo em operação, já que entre outras coisas, é responsável por cerca de 80% da renda da comunidade ribeirinha de Pedra Branca no Pará.
.
blogModacad-joias-organicas-campanha-datribu
.
Por isso a marca lançou a campanha "Tu pontes, nós ponteios... o futuro não demora!", que vai garantir a renda para a comunidade repassando 50% da receita gerada pelas vendas da campanha. O objetivo além da geração de renda é valorizar a história criativa das comunidades amazônicas.

As peças são lindas e estão sendo vendidas a preços especiais para manter a produção ativa e garantir a renda da comunidade extrativista.

Além de comprar as peças diretamente também há a opção de adquirir Vale Presente, e um passeio para conhecer a comunidade e a Ilha de Cotijuba no Pará.

Para conhecer a marca e a campanha "Tu pontes, nós ponteios... o futuro não demora!" acesse o site https://datribu.com/tupontes-nosponteios/.

Biojoias Ceci Joias

.
A Ceci é uma marca de semijoias, biojoias e ecojoias que mistura pedras semipreciosas e insumos da Amazônia, como cerâmica, madeiras e vários tipos de semente em seus brincos, colares, pulseiras e tornozeleiras folheadas a ouro 18k e prata.

As biojoias da marca são feitas apenas com matérias-primas naturais como pérola, madrepérola, coral, ametista, turquesa, ágata, jaspe, entre outras.
.
blogModacad--joias-organicas--ceci-joias--colares-como-combinar-com-o-decote-certo-1024x512
.
A produção dessas peças tem foco na sustentabilidade. A Ceci usa sementes colhidas da floresta por populações nativas de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente. A marca trabalha com muitos insumos naturais, desde a seleção da matéria prima até o material das embalagens dos produtos. Conheça a Ceci Joias no site https://cecijoias.com.br/ 82395020672

Ecojoias Carol Barreto

.
A designer Carol Barreto criou sua marca quando começou a fazer a separação do lixo entre materiais orgânicos e recicláveis. Nesse momento Carol percebeu que muitos daqueles materiais usados ali, uma única vez, como embalagem por exemplo, poderiam se tornar outras coisas.

A partir da beleza que a designer viu nos plásticos que iriam para o lixo nasceu a primeira ecojoia de sua marca.

Todo o processo de criação das ecojoias é manual, Carol Barreto usa técnicas próprias e também a ourivesaria. Ela cria uma coleção por ano e não se preocupa em seguir tendências ou inspirações relacionadas às estações do ano.

As opções de matéria prima são muitas, alumínio de latinhas de bebida, plásticos de embalagens diversas, câmara de pneu e até chapas de radiografia. Todos esses resíduos se transformam em belos brincos, colares, pulseiras e anéis. Conheça o trabalho da Carol Barreto Ecojoias no site https://www.carolbarreto.com.br/conceito

Flávia Amadeu Design Sustentável

.
A empresa Flavia Amadeu Design Sustentável produz joias orgânicas que apresenta um tripé de ações e serviços: design sustentável, consultoria para projetos de responsabilidade social, criação de coleções exclusivas, pesquisa e o espaço Educativo, com workshops em design, sustentabilidade e empreendedorismo.
.

491218_1_orig Pulseiras de borracha silvestre Flávia Amadeu (Crédito; site Flávia Amadeu/divulgação)

.
As joias orgânicas são feitas de borracha silvestre, inspiradas na natureza, mas segue um conceito minimalista e contemporâneo.

As peças planas de borrachas são elásticas e maleáveis e se adaptam ao corpo criando um efeito visual muito bonito, a impressão é que a pessoa que usa a jóia se integra com ela e também com a natureza.

De acordo com a marca “a joia orgânica possui design holístico, de profunda natureza para a moda sustentável high-end. A joia orgânica está viva na Amazônia!”
Conheça o trabalho da Flávia Amadeu no site: https://www.flaviaamadeu.com/

Juli Buli

.
A designer Juliana Buli cresceu em uma família que tinha entre seus ofícios os trabalhos manuais finos. Seu pai fabricava instrumentos musicais e outros objetos de madeira. Inspirada por seu histórico familiar designer criou um espaço onde é possível encontrar pinturas, joias, fotografias e arte.
.

blogModacad--Juli-buli---divulga--o Colar de madeira (Crédito: Juli Buli Estúdio / divulgação)

.
O Juli Buli Estúdio é um espaço de criação onde Juliana usa a técnica de upcycling para produzir lindas peças, que tem como matéria prima madeiras nobres aproveitadas do processo de fabricação de violões e violinos. Os resultados são acessórios belíssimos e elegantes. Você pode conhecer o trabalho da Juli Buli no instagram: https://www.instagram.com/julibuliestudio/.

Gostou deste post sobre "Bijuterias e joias orgânicas - o que é, onde e como encontrar essas peças para usar e vender"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.