O que é biomimética e como ela é usada na moda

Já ouviu falar sobre biomimética? Confira nosso texto e entenda como ela é usada na moda.

O que é biomimética e como ela é usada na moda
(Fonte da capa: Criador: miljko | Crédito: iStock)

.
Você já parou para pensar em como surgem as invenções? Como alguém pensou em inventar o avião? Ou ainda, de onde veio a ideia de criar o velcro?

Muitos inventores, entre eles Leonardo Da Vinci e Santos Dumont, buscaram inspiração na natureza para realizar suas criações. Para criar suas "máquinas de voar", Santos Dumont se inspirou nos pássaros. O aprimoramento de seus inventos até chegar ao avião 14 Bis foi baseado no estudo sobre o vôo dos pássaros e sua aero dinâmica.

O velcro foi criado pelo engenheiro suíço George de Mestral inspirado pelas sementes de bardana, ou carrapicho como conhecemos aqui no Brasil, que grudaram no seu cachorro durante um passeio.
.

iStock-1216364788 (Crédito:Joa_Souza/iStock)

.

Essas invenções são baseadas no que chamamos de biomimética, uma área da ciênca que estuda as estruturas biológicas e suas funções procurando aprender suas estratégias e soluções, para usar este conhecimento em diversos domínios da ciência.

Em outras palavras, a biomimética cria funcionalidades úteis aos humanos a partir de observações da natureza!

O termo Biomimética deriva das palavras gregas bíos e mímesis, que respectivamente significam vida e imitação.

De acordo com a bióloga norte-americana e fundadora do Biomimicry Institute, Janine Benyus, na Biomimética a natureza pode ser considerada de três formas diferentes

"1. A natureza como modelo:
A biomimética imita os modelos da natureza ou se inspira neles e em seus processos para solucionar os problemas humanos.
2. A natureza como medida:
O padrão ecológico é o instrumento usado para avaliar a "correção" das nossas inovações. Após 3,8 bilhões de anos de evolução, a natureza aprendeu o que funciona, o que é adequado, o que é durável.
3. A natureza como mentora:
Como uma nova forma de considerar e valorizar a natureza, a biomimética inaugura uma era baseada não no que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela."
Janine Benyus

Na moda, a biomimética é usada no design e também na criação de novas tecnologias e de novos materiais. Sem falar que a Biomimética pode ser muito útil agora que a ordem do dia é a sustentabilidade na criação e na cadeia produtiva têxtil. Agora que precisamos fazer mais do que não poluir e proteger os recursos naturais.

Mas a verdade é que a Biomimética já é antiga conhecida da moda. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney, a Speedo lançou um maiô com características semelhantes à pele de tubarões para melhorar o desempenho dos nadadores em movimento na água.
.

1200px-2018_Speedo_meeting_Wels_Aicher_Emilia-1980 (Isiwal / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

.
Em 2007, a empresa japonesa Teijin criou a fibra Morphotex inspirada nas asas das borboletas Morpho, depois da descoberta de que a cor azul cobalto destas borboletas não tem pigmentação. Depois da descoberta de que as cores nas asas de várias espécies de borboletas são resultado da reflexão da luz de um modo peculiar para cada cor.

"As asas das borboletas Morpho são de um azul cobalto vívido, mesmo sem pigmento. Graças à alternância de 61 tipos diferentes de fibras de poliéster e nylon a Teijin reproduziu o mesmo efeito nos tecidos.

A Teijin pode usar essa técnica para produzir tecidos em quatro cores básicas que mudam de tom e intensidade de acordo com o angulo da luz, sem tingir o tecido.

Como resultado, o processo de produção economiza energia e favorece o meio ambiente."

Renato Machado - Editor Chefe do site Stylo Urbano

Em outras palavras, além de inspirar belíssimas combinações de cores, de padrões e formas da natureza reproduzidas nos tecidos e modelos de roupas, a biomimética na indústria têxtil usa o conhecimento da forma e funcionamento de organismos vivos para criar materiais funcionais, como estes tecidos tecnológicos.

Outro exemplo disso são os tecidos impermeáveis graças ao "efeito lótus”. Este tecido técnológico foi desenvolvido com o modelo das microestruturas da superfície impermeável das folhas da flor de lótus, que impedem a absorção da água.
.

iStock-184657290 (Crédito:youngvet/istock)

.
Estes novos materiais são apenas o início de uma nova era em que a função das roupas começa a ir bem além do vestir.

Como já falamos em alguns dos nossos textos aqui no blogModacad, já vestimos roupas ajudam o desempenho dos atletas, que ajudam a prevenção de doenças e roupas que desempenham funções que até a bem pouco tempo eram pura ficção científica.

Nesse sentido, a Biomimética é um universo riquíssimo e ainda quase inexplorado pela moda. Roupas e acessórios com funcionalidades muito úteis podem ser criadas com base em modelos e mecanismos que já existem na natureza.

.

916--1- (Inspirationist Iris Van Herpen's Fall/Winter '15-'16 ready-to-wear explores the possibility of new geographies | Inspirationist/ Criador: Peter Stigter Direitos autorais: PHOTO © 2015 - TEAM PETER STIGTER - FOR EDITORIAL USE ONLY - WITH CREDITS)

A Biomimética pode orientar a criação de roupas e acessórios com muita beleza, criatividade, conforto, segurança, qualidade e tudo o mais que podemos desejar vestir, calçar e usar junto ao nosso corpo.

Como seria usar uma roupa capaz de fazer fotossíntese? Ou... Que possa polinizar plantas? Enfim, usar roupas e acessórios que nos tornem parte dos fluxos da natureza?

Como a biomimética é ferramenta usada na indústria têxtil desde a investigação científica para a criação de processos industriais mais eficientes e de novos materiais para os produtos, até como ferramenta para a criação do design dos produtos para o mercado, ela gera benefícios de vários tipos, em etapas bem distintas da cadeia produtiva.

Um destes benefícos que impactam os negócios de moda são os avanços para criar cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis. Isso acontece porque a Biomimética extrai seus padrões da natureza cujo modelo se renova continuamente.

"Este é um caminho de investigação que pode criar processos produtivos focados também na regeneração dos recursos e matérias primas necessários à cadeia produtiva da moda. Isto é, um caminho para dar um passo à frente de apenas não poluir o meio ambiente e não exaurir os recursos naturais."
Telma Barcellos

Por tudo isso, podemos dizer que a biomimética anda de mãos dadas com a moda circular. Todo fruto da sua criação já é concebido para se renovar.

Soma-se a isso que o ideal dos modelos extraídos da Biomimética para processos industriais é não gerar resíduos e também renovar seus recursos. Tanto os resíduos do processo de produção quanto os produtos destas indústrias precisam fazer parte deste circuito cíclico de criação, vida útil e renovação.

Atualmente os resultados alcançados ainda não realizaram este objetivo plenamente, mas já produzem produtos e cadeias produtivas menos poluentes para o meio ambiente e com processos de reciclagem que poupam o consumo de recursos naturais.

Um exemplo da evolução destas inovações baseadas na Biomimética já em produção na cadeia produtiva da moda é o tecido que imita couro feito a partir de cogumelos, o Mylo.

O Mylo é uma criação da empresa norte americana Bolt Threads, especialista na criação de materiais inovadores. Para fazer o tecido a empresa usa o micélio dos cogumelos, que é uma rede composta por bilhões de pequenas células ramificadas, que formam uma estrutura de malha.
.

mushroom-g766553c5d_640 (Imagem de Manfred Richter por Pixabay)

.
O processo de produção do Mylo começa com o uso das células de micélio. A Bolt usa a tecnologia para controlar a multiplicação dessas células e a medida que crescem e se multiplicam elas formam uma rede 3D interconectada que resultam nos tecidos.

Após a rede de células chegar ao formato e espessura ideal, o tecido é tingido para ficar com o aspecto semelhante ao couro animal.

Uma forma inovadora de se inspirar e usar a natureza a favor da sustentabilidade na moda.

Para finalizar, a tendência é que as tecnologias criadas com a biomimética produzam um resultado ainda mais promissor! São as roupas, calçados e acessórios que tenham a capacidade de se auto-regenerarem.

Roupas, calçados e acessórios com função autolimpante, capazes de regenerar rasgos, desgastes e a cor, ou até mesmo capazes de trocar de cor, tudo isso usando energia também auto gerada!

Esta é só uma amostra do potencial da criação de tecnologia usando os modelos de mecanismos que já existem na natureza! Uma pequena amostra das possibilidades que a Biomimética proporciona ao se guiar pela infinita sabedoria da natureza!

Gostou deste post sobre "O que é biomimética e como ela é usada na moda"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.