Brasil lançamentos Primavera Verão 2022/2023

As semanas de moda espalhadas pelo país lançaram coleções super originais entre si, mas com uma linha mestra única, a brasilidade! Sem mais demora, vamos agora nos deliciar com toda a beleza e sensualidade de algumas destas maravilhosas coleções brasileiras para a temporada Primavera Verão 2022 2023

Brasil lançamentos Primavera Verão 2022/2023
Crédito:Pollyana Ventura

As semanas de moda espalhadas pelo país lançaram coleções super originais entre si, mas com uma linha mestra única, a brasilidade!

A nossa incrível diversidade cultural está estampada em coleções de muitos lugares do país nos temas estéticos, históricos, regionais ou étnicos, sempre com muita beleza e originalidade!

Mas algo mais também salta aos olhos a cada estação de moda em nosso país.

A moda brasileira tem feito bem mais do que estampar nossa cultura na estética das cores e estampas dos tecidos e na estética do estilo super original de seus modelos.

Agora, a moda brasileira retrata também, cada vez mais abertamente, o nosso comportamento social, ambiental e até político.

Vencendo resistências à demanda por mudanças estruturais, a moda abriu espaço para a diversidade de corpos, para a inclusão social e para as questões ambientais.

Tudo isso traz para o mercado novas práticas no processo de criação e produção e também novas práticas na promoção dos eventos de lançamento e das campanhas de divulgação das marcas.

Paradoxalmente, novidades e mudanças contínuas parecem ser a única certeza que podemos vislumbrar daqui para frente.

Sem mais demora, vamos agora nos deliciar com toda a beleza e sensualidade de algumas destas maravilhosas coleções brasileiras para a temporada Primavera Verão 2022/2023!

A Estética Afrodescendente

Meninos Rei SPFW53

Uma coleção que esbanja originalidade nos modelos, cores e estampas! Um espetáculo de identidade desfilando força e atitude com muita beleza e sensualidade.

Uma festa para os olhos colorindo o mundo com a beleza da diversidade de corpos. Uma festa para os sentidos vestindo a diversidade de seres humanos que habita a realidade no nosso país.

Meninos Rei muda o mundo com sua estética, antes mesmo de considerarmos a aguerrida narrativa de seus polêmicos desfiles, porque falam sem rodeios de como vivem as pessoas pretas no Brasil.

Essa mudança de mundo que Meninos Rei vem produzindo na nossa sociedade beneficia pretos e não pretos porque coloca as pessoas reais em evidência na passarela.

Um viva para moda, atração e sedução para todos!

Desfile SPFW Meninos Rei / Crédito: SPFW

Naya Violeta SPFW53

A transcendência do tribal para o planetário, do étnico para o estético atemporal.

Esta coleção Naya Violeta é tudo isso! Seus modelos desfilam a diversidade de corpos, com corte e modelagem versáteis para a inclusão da diversidade de faixas etárias também.

Mas é nas cores e estampas que acontece a ponte entre o design afro e a estética que veste com este DNA as pessoas não pretas também.

É pura poesia!

"Todo corpo, uma dança, uma curva, um desejo de ser o que é! Todo corpo, uma crença, uma força que balança o movimento pra onde quiser..."

Héloa, trilha sonora autoral do desfile Naya Violeta Sanofa SPFW53

Desfile Naya Violeta/ Crédito: SPFW

Az Marias SPFW53

O "Futuro é Ancestral" é um nome que diz muito sobre esta coleção!

Neste trabalho Az Marias desenha o mundo afro brasileiro de hoje e de daqui para frente.

Desfila a tribo em que os tons da pele negra são muitos e que os corpos indígenas estão juntos e misturados. A cara do Brasil! Uma tribo urbana e eclética que é o DNA atual da nossa afro descendência.

As roupas que vestem essa tribo são futuristas, ousadas e cheias de atitude! A força da ancestralidade é afro mas também brasileira em sua raiz.

Desta vez a força da identidade da coleção está muito mais marcante na ousadia de seus modelos, do que na temática tribal de suas cores e estampas.

Um viva a um Futuro Ancestral também para todas as muitas outras faces da cultura brasileira, que precisa deixar sua marca cunhada na cultura da aldeia global.

Desfile A Marias / Crédito: SPFW

A Estética Indígena

Falar de estética indígena é conhecer a cultura de centenas de povos originários. Pouca gente conhece.

Por outro lado, o que a cultura de cada um dos povos originários primeiro nos ensina é a magnitude de sua linguagem simbólica representada pelo grafismo de suas imagens.

De forma que cada cultura indígena que conhecemos e apreciamos nos dá a medida do inesgotável universo cultural de todos os outros povos originários que podemos procurar conhecer.

Graças ao recente protagonismo de criadores indígenas no mercado, a moda brasileira dá um passo notável incluindo toda essa riqueza da estética indígena no patrimônio de sua identidade cultural reconhecida pelo mundo.

Estes criadores pioneiros no mercado de moda se engajaram em movimentos para organizar eventos próprios de divulgação do seu trabalho e para participar dos eventos de moda brasileiros já reconhecidos mundialmente.

(Crédito: Foto: Michael Dantas/AFP/Estado de Minas/Portal Uai)

Você pode ver aqui um desfile da primeira edição da Mostra de Moda Indígena. O evento aconteceu de 2 a 23 de abril de 2022, em Manaus, quando  36 modelos indígenas apresentaram as coleções de 30 estilistas.

"Os promotores do evento fizeram bem mais do que mostrar a cultura de seus povos originários. Promoveram também uma produção de moda mais consciente e sustentável, feita com materiais naturais, como sementes, pigmentos orgânicos e algodão cru, confeccionados com mão de obra artesanal indígena, valorizando a criatividade e o trabalho das comunidades."

Lívia Monteiro

Já a modelo indígena Dandara Queiroz foi recordista de desfiles na última SPFW, edição 53, que terminou sábado, 4 de junho de 2022. Portal Terra

E nesta mesma edição do SPFW, o stylist Henrique Sca, de origem indígena Pataxó, assinou o desfile da marca Silvério, colocando na passarela um casting de modelos indígenas e pretos.

A Estética da Inclusão Social e da Sustentabilidade

Ponto Firme SPFW53

Mais que uma marca, a Ponto Firme é um projeto social.

Liderada pelo estilista Gustavo Silvestre, a Ponto Firme já ensinou crochê, tricô e amigurumi para mais de 150 egressos, pessoas refugiadas e mulheres trans.

O casting de modelos no desfile retrata este engajamento da marca com a inclusão social étnica, de gênero e também de pessoas portadoras de deficiência, como a brasileira Maju de Araújo, modelo internacional que possui síndrome de Down.

Esta coleção desfilada na SPFW53 é um espetáculo de diversidade também na criatividade. A variedade das tramas e materiais resulta em modelos super originais, numa mistura tão orgânica que não dá para imaginar se a trama foi criada antes dos modelos ou o contrário, se os modelos criados vão exigindo as tramas adequadas para a sua proposta.

"Desenvolvida a 30 mãos, apresentaram bolsa feita de sacos de arroz descartados, babados gigantes de fita de metal, bonés estampados e tramas com miçangas reaproveitadas. Comandado com sucesso por Gustavo Silvester, o projeto foi fundado em 2015 e além de atender na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, também possui desde 2021 uma escola no centro de São Paulo." Vogue.

Desfile Ponto Firme/ Crédito: SPFW

Sensualidade e fetiche

Isaac Silva

A coleção "Panterona" de Isaac Silva desfilada na SPFW53 é puro brilho e luxúria!

Modelos em tecidos metalizados super brilhantes, cetins de seda e até peles luxuosas mostram as curvas do corpo e destacam os movimentos de forma explícita e excitante.

A identidade da coleção "Panterona" é uma homenagem à drag queen Márcia Pantera, artista da noite paulistana precursora do bate-cabelo e à Eartha Kitt, a primeira Mulher-Gato negra.

Com suas imagens estampadas em modelos e projetadas nos telões, o desfile contou também com a presença na passarela de Márcia Pantera em pessoa.

Desfile Isaac Silva/ Crédito: SPFW

Bold Strap

A coleção Bold Ride da Bold Strap é sexy, provocante, puro fetiche!

O desfile nos transporta para um ambiente Metaverso onde tudo é possível. Os modelos parecem improváveis, desenhados para vestir avatares de games ao invés de pessoas.

No entanto vestem o corpo em movimento com maestria. Incrível!

Uma vasta gama de materiais, que vai dos laminados plásticos e metalizados, passando por malhas de diversas gramaturas, até as transparências com elasticidade e metais confeccionam modelos bastante complexos, que vestem corpos de vários tipos.

Por sua ousadia, as pessoas vão gostar e não gostar dessa coleção com bastante convicção. Não deve haver meio termo! Mas uma coisa é certa, a competência da confecção de todas as peças é notável!

Desfile Bold Strap/ Crédito: SPFW

A sintonia com as tendências globais

Podemos identificar nas coleções brasileiras algumas das tendências globais que apresentamos aqui nos textos anteriores sobre esta Primavera Verão 2022 no hemisfério norte e 2022 2023 aqui no Brasil e em todo o hemisfério sul.

Entre as macro tendências que já estão consagradas a algumas coleções, continuam em alta a alfaiataria desconstruída, os comprimentos micro para shorts, saias e vestidos da moda casual à moda festa, os modelos plissados, recortes ousados simétricos e assimétricos e as transparências.

Entre as tendências mais recentes, a volta da silhueta das roupas bem justas com ou sem a sobreposição de peças oversize e os tecidos metalizados, incluindo aqui as malhas e tecidos bordados com maxi lantejoulas e outros apliques metalizados.

A elegância e originalidade das marcas veteranas brasileiras

Glória Coelho

Os modelos parecem sair de um sonho onde todos os nossos desejos de sensualidade, beleza e conforto são realidade!

Glória Coelho é a marca brasileira da mulher contemporânea global. A coleção tem a originalidade e a versatilidade do estilo brasileiro, com a elegância a postura da moda sem fronteiras.

Você vai ver neste desfile uma alfaiataria surpreendente e impecável, vestidos fluidos e sensuais, recortes ousados e uma criatividade incrível na moda praia!

Numa palavra... Esta coleção provoca o desejo de se vestir assim para sempre.

Desfile Glória Coelho/ Crédito: SPFW

Martha Medeiros

A alagoana Marta Medeiros fez uma coleção contando a história de sua marca, que se entrelaça com a trajetória da moda brasileira nas última décadas!

O símbolo da marca, a flor de mandacaru presente em toda a coleção, aparece como gigantes botões em um modelo de alfaiataria tradicional, estilo Saint Laurent.

Na passarela, a estilista apresenta o modelo explicando estas enormes flores de mandacaru dizendo "não queremos ser modernos, queremos ser brega". Citação que podemos traduzir como... Temos orgulho de nossas raízes brasileiras e nosso tema é o sertão nordestino.

Elegante, feminina e romântica a coleção apresenta modelos em tecidos fluidos, rendas e tiras bordadas, incluindo modelos feitos de patch work de rendas usadas na trajetória da confecção.

Brasil ontem, hoje e sempre é a identidade desta coleção. Parabéns por esta história Marta Medeiros!

Desfie Martha Medeiros/ Crédito: SPFW

O que andam propondo as marcas mais novas

Anacê

Uma cartela de cores para Primavera Verão apenas com preto, branco e cinza é no mínimo surpreendente.

A coleção desfilou uma alfaiataria com modelagens amplas e confortáveis, com estilo agênero cheio de sensualidade.

Desfile Anacê/ Crédito: SPFW

Martins

Original, jovem e empolgante!

Todos os modelos com modelagem oversize, tecidos muito fluidos, brilho e cores saturadas em blocos. As estampas com um traço bem estilizado, gráfico, às vezes são monocromáticas.

O luxo da coleção desfila na passarela alguns modelos metalizados ou em cetim de seda com plumas.

Desfile Martins/ Crédito SPFW

Gostou deste texto "Brasil lançamentos Primavera Verão 2022/2023" ?

Não perca os três primeiros textos da série:

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.