O que é e como funciona a Colorimetria na Moda

Você já reparou que alguns tons de cores combinam mais com você, enquanto outras cores por mais lindas que sejam não ficam tão bem? Isso acontece porque cada tom de pele tem cartelas de cores específicas. Esse estudo de cores é chamado de colorimetria.

O que é e como funciona a Colorimetria na Moda
(Foto de capa - Criador: Coprid | Crédito: Getty Images/iStockphoto / Direitos autorais: Anton Snarikov)

.
Você já reparou que alguns tons de cores combinam mais com você enquanto outras cores, por mais lindas que sejam, não ficam tão bem? Isso acontece porque cada tom de pele tem cartelas de cores específicas que vão valorizar mais a sua beleza natural.
.
Esse estudo de cores é chamado de colorimetria. A cor pode ser considerada um dos pontos mais importantes na consultoria de imagem pessoal. A colorimetria ajuda a definir o tom ideal para o cabelo, maquiagem e as cores das roupas e acessórios de cada pessoa.
.

iStock-1130307939 (Crédito:Pattanaphong Khuankaew/iStock)

.
Apesar de ter se popularizado só nestes últimos anos, a colorimetria foi criada na década de 50 pela estilista Suzanne Caygill. A sua teoria defende que todos os tons de pele estão refletidos nas quatro estações da natureza e assim podem ser classificados e estudados.
.
Você deve estar se perguntando "e como é feita essa divisão de cores?". Nós falamos aqui no blogModacad, no texto História das Cores na Moda, sobre a classificação de cores entre primárias, secundárias e terciárias.

As misturas das cores primárias resultam nas secundárias e as cores terciárias são todas as cores de transição entre as cores primárias e secundárias. Por exemplo, entre as cores primárias azul e amarelo, a cor secundária da mistura destas duas cores é o verde. As cores terciárias destas 3 cores são os verdes azulados e azuis esverdeados, bem como os verdes amarelados e os amarelos esverdeados.
.
No post História das Cores na Moda também apresentamos o círculo cromático e mostramos as combinações de cores definidas como complementares, análogas e as tríades.

As cores complementares são as cores opostas no círculo cromático, por isso elas formam combinações bem contrastantes.

As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático, muito parecidas e formam combinações mais suaves e tradicionais

Já a combinação em tríade é uma forma de combinar três cores primárias, ou três cores secundárias, ou três cores terciárias. Estas combinações misturam ousadia com pluralidade de sensações.
.

iStock-966035930 (Crédito:extracoin/iStock)

A moda faz belíssimas criações com esta infinita gama de possibilidades de combinações. Mas como escolher as melhores criações para cada pessoa? É justamente essa pergunta que a colorimetria quer responder.
.
Para fazer suas combinações, as cartelas da colorimetria divididem as cores em tons de outono, inverno, primavera e verão. Esses grupos de cores tem sub variações divididas entre suave, intenso, profundo e puro.

E as combinações das cores com a imagem de uma pessoa, levam em consideração a temperatura do tom da pele, sua intensidade, o contraste deste tom e sua profundidade.

Compreender a nossa coloração pessoal é saber combinar as cores de nossas roupas e acessórios com as cores da nossa pele, olhos, cabelo e sobrancelha. Com esse conhecimento é possível fazer escolhas harmônicas para valorizar a nossa imagem.

Os tons de pele podem ser definidos como quentes, frios ou neutros. Mesmo que o senso comum leve a gente a pensar que as peles claras são mais frias e as escuras mais quentes, essa ideia está completamente errada.

Os tons de pele, independente da quantidade de melanina, podem ser definidos como frios ou quentes. Uma pele escura definida como quente, tem o seu tom dentro da famíla de uma cor quente, como o vermelho ou laranja por exemplo. Outra pele também definida como escura, pode ter um tom frio, dentro da famíla de cores como o azul ou verde por exemplo. O mesmo pode acontecer com todos os tons de pele.

Além de frias ou quentes, as cores das peles também podem ter diferentes tipos de saturação. Peles secas, aveludadas ou brilhantes têm texturas diferentes e sua saturação visual mostra isso.
.
As cores de pele classificadas como estações outono e primavera são das paletas de tons quentes. As cores de pele verão e inverno são das paletas de tons frios. E as peles neutras têm muita sorte porque podem combinar as cores indicadas para as peles frias ou quentes.
.

iStock-613239526 (Crédito:Voyagerix/iStock)

.

Para saber com exatidão se o seu tom de pele se encaixa em um dos três tipos é possível fazer um teste de cores. Lembrando que este teste pode ser feito com maior precisão quando se tem a orientação de uma consultora de imagem e estilo.

Para fazer o teste é preciso ter uma luz natural, remover toda a maquiagem, prender os cabelos e ficar em frente a um espelho.

Separe roupas de tons quentes (laranja, amarelo, vermelho vibrante) e de tons frios (azul, verde, cinza), além de uma peça branca e uma off-white.
.
No teste você vai aproximar essas roupas coloridas do seu rosto e analisar quais tons realçam o seu rosto, cabelos, olhos, e até mesmo quais cores destacam suas manchas e olheiras.

Os tons de pele quentes geralmente ficam acinzentados com roupas de cores mais frias. Já os tons de pele mais frios ficam amarelados ou esverdeados com roupas e acessórios de cores quentes.

Assim você mesmo pode fazer uma primeira avaliação da cor da sua pele e começar a escolher as cores de maquiagem, cabelo, roupas e acessórios com as orientações da colorimetria. Como saber se você está no caminho certo? Seus amigos com certeza vão notar alguma diferença!

As pessoas de pele quente ficam com uma pele mais bonita e iluminada apostando em tons mais quentes. As pessoas de pele fria, se destacam mais, ficam mais iluminadas e bonitas com os tons frios. E as pessoas de pele neutra conseguem ficar bem com roupas de todos os tons.

A ideia de fazer essa análise de coloração da pele e de combinação de cores é criar uma identidade pessoal marcante, aumentar a autoconfiança e destacar os pontos fortes de cada pessoa.

Gostou deste post "O que é e como funciona a Colorimetria na Moda"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.