Cores e Estampas Outono Inverno 2023

Outono Inverno 2023. Tendências de cores, estampas e padrões de xadrez, listras e geométricos. Não perca!

Cores e Estampas Outono Inverno 2023
Crédito capa: iStock

Podemos começar a falar de cores para o outono inverno 2023 observando três escolhas de estilo marcantes nos desfiles para o outono inverno 2022 2023 no hemisfério norte:

  • modelos look total
  • looks monocromáticos  
  • cartelas de cores pequenas

O desfile da Valentino em Paris mostra uma coleção inteira de looks mono cromáticos em apenas duas cores, uma que convida à introspecção enquanto a outra é pura extroversão.

O desfile Da Ralph Lauren mostra uma coleção inteira em preto e branco, com poucos tons de cinza em peças na composição de alguns looks, mas com presença marcante de modelos monocromáticos.

E até mesmo a Balmain, com um estilo futurista, bem diferente do estilo destas duas grifes, mostra uma cartela de cores bem reduzida, colorindo looks monocromáticos na maioria dos seus modelos, incluindo calçados e acessórios.

A Miu Miu que mistura mais as cores em seus looks, também desfilou uma coleção com uma cartela reduzida, de cores sóbrias, com apenas um vermelho da escala das cores extrovertidas para esta estação.

Já coleção da Moschino, que tem uma cartela um pouco mais ampla, também aposta bastante no look total não apenas nas cores, mas também nos modelos estampados e nos rendados.

Nas estampas, os padrões de xadrez tradicionais voltam com tudo. As listras e poás também aparecem em padrões tradicionais, simétricos e bem definidos. Os florais resgatam o design de estampas vintage.

O que tudo isso tem a nos dizer sobre a interpretação de todas as tendências de comportamento que analisamos no texto “Macrotendências Outono Inverno 2023” aqui no blogModacad?

Uma coisa é certa sobre look total e looks monocromáticos. Um bloco de cor ou estampa se destaca por não se misturar com objetos e ambientes à sua volta. Isso nos remete a uma ideia de força individual? Ou nos remete a um certo distanciamento deste ambiente de mudanças tão aceleradas para defender um estado de espírito mais sereno?

Será que a escolha de cartelas mais reduzidas, com cores mais sóbrias, também trabalha para saciar estes desejos?

Até mesmo a Maison Chanel, com seus padrões de xadrez exclusivos, veio com contrastes de cores bem suaves, que passam a sensação de uma cor única, sóbria e um pouco difusa.

Podemos supor também que padrões tradicionais de xadrez e estampas vintage nos remetem à segurança de um terreno conhecido?

E agora a pergunta que não pode faltar. Como podemos saciar estes desejos com cartelas de cores que conversem melhor com as características culturais e climáticas aqui do hemisfério sul e do nosso país?

Levantadas estas questões amplas, vamos agora conhecer as tendências de cores identificadas pelas agências WGSN Coloro e Pantone, bem como as tendências de estampas e padronagens para esta estação Outono Inverno 2023.

WGSN Coloro outono inverno 2023

As cores conectadas a emoções e comportamentos mais marcantes

Digital Lavander - a cor do ano 2023 WGSN Coloro

Crédito:Alexandra Ryabichenko

Em todas as estações do ano de 2023, esta é a cor que remete ao bem-estar digital e ao escapismo.

Esta é a cor da restauração do stress digital. Uma cor que promove entretenimento calmo, bem estar e saúde nos estados de atenção plena da imersão no universo digital, que agora já inclui em nossa rotina a realidade virtual imersiva e as plataformas micro-digitais, que proporcionam uma experiência sensorial e de autocuidado gamificada.

A propriedade calmante e balanceadora do Digital Lavender é uma conexão direta com este movimento crescente de busca pela saúde mental.

Por todos estes atributos e por ser esta uma cor a gênero, a Digital Lavander pode colorir modelos da moda casual à moda festa, da alfaiataria à moda fitness, incluindo aí acessórios e cosméticos.

Astro Dust - a conexão com os avanços da exploração espacial

Crédito:ClaudioVentrella

Um tom vermelho de poeira cósmica, esta cor é futurista e conectada à formas inusitadas na nossa realidade cotidiana.

As cores e imagens do universo começam agora a fazer parte de nossas vidas com a popularização do acervo inimaginável de imagens do espaço coletadas pelos novos telescópios e pelas primeiras viagens espaciais comercializadas.

Este tom de vermelho que também evoca a paisagem empoeirada e desolada de Marte, na moda vai colorir esta sensação nos modelos de estilo inovador e futurista, mas também de estilo tradicional disruptivo.

Galactic Cobalt - mais uma cor conectada à esta nova era espacial

Crédito:Selim Dönmez

É um matiz de azul intenso e digital, que faz parte das originais cores hiper brilhantes, reproduzíveis hoje em dia graças às tecnologias de cor de última geração.

Mais! Esta cor entra em evidência agora, justamente com a evolução do metaverso, que é uma conexão do consumidor com o escapismo proporcionado pela imersão na realidade aumentada.

Por todas estas qualidades, é uma cor que representa forte conexão com tecnologia e na moda colore bem roupas esportivas hiper funcionais, mas também jóias e modelos de moda formal, bem como acessórios e maquiagem.

Apricot Crush - uma injeção frutada de energia para a temporada

Crédito:Professor25

Um tom de laranja que faz parte da paleta de cores nutritivas e restauradoras, diretamente conectado a estilos de vida equilibrados e tranquilos, saudáveis para o corpo e para a mente.

É um tom pastel que faz uma suave transição das cores neutras para as novas cores hiper brilhantes e revigorantes. Combina com as cores neutras, fazendo composições delicadas, porém mais alegres do que sóbrias.  

Na moda é uma cor versátil, que colore bem roupas relaxantes, bem como esportivas e até roupas aconchegantes como agasalhos e casacos.

Na indústria do bem estar é uma cor com excelentes qualidades para roupas, acessórios e cosméticos.

Sage Leaf - conceitos novos ou esquecidos sobre o descanso?

Crédito:Stieglitz

Sage Leaf é um verde tranquilo e sedutor, que inspira uma sensação de contemplação, descanso e reflexão.

Esta cor conversa bem com o comportamento de rejeição à hiper estimulação, que nos leva à procura por ambientes sem mudanças tão aceleradas e portanto, por cores que reduzem os níveis de ansiedade e stress no cérebro.

Na moda, esta cor colore bem modelos e acessórios de alta funcionalidade. Mas colore também materiais tão diferentes entre si, como malhas macias e peles artificiais , ou jérseis escovados e linho ou veludo com lavagens de acabamento rústico.

Também é uma cor muito adequada para roupas, acessórios e cosméticos da indústria do bem estar.

PANTONE outono inverno 2023

O universo de cores da paleta PANTONE outono inverno 2023 está publicado nos tradicionais grupos:

As escolhas de cores que compõem esta paleta continuam falando dos desejos conflitantes entre proteção e liberdade ou introspecção e extroversão, reflexos de todas as mudanças de comportamento causadas pela imposição do isolamento social e seu estilo de vida híbrido de modus presencial e digital.

São tons de cores que falam tanto das nossas necessidades de isolamento, proteção e conforto, quanto das nossas necessidades de liberdade, tato e carinho dos relacionamentos presenciais.

Como começar a saciar estes desejos conflitantes resgatando ao mesmo tempo emoções calmas e restauradoras?

Veremos lado a lado as cores hiper brilhantes nos conectando à extroversão e liberdade e as cores repousantes e restauradoras nos conectando à calma revitalizante.

Esta paleta sugere que a harmonia entre estas cores pode nos trazer a harmonia entre estas emoções até agora percebidas de forma tão conflitante.

Mais! Sugere que só esta harmonia pode tecer uma nova percepção que dá energia à introspecção e calma à extroversão, saciando um desejo por mais equilíbrio e estabilidade daqui para frente.

Como colorir este novo estado de espírito que reconhece o ritmo acelerado de mudanças sociais como uma nova realidade, mas que pretende ter um domínio maior sobre as escolhas de vida individual?

Podemos traçar aqui também um paralelo entre a força individual e a capacidade de se impor frente à urgência de tantas mudanças, como aquele paralelo percebido nas escolhas de estilo dos desfiles das coleções outono inverno 2022 2023 no hemisfério norte?

Vamos agora visualizar estas cores e procurar sentir as definições traçadas pela agência Pantone para cada uma delas.

Ao final da exposição destes grupos de cores, vamos finalizar falando das estampas e padrões para a estação.

10 cores na paleta outono inverno 2022 2023 New York

PANTONE 18-1552 - Lava Falls. Um vermelho alaranjado apaixonado com uma presença cativante.

Crédito:guenterguni

PANTONE 14-0851 - Samoan Sun. Alegre, Samoa Sun ilumina e cintila.

Crédito:PeopleImages

PANTONE 16-1358 - Orange Tiger. Um laranja de alta visibilidade que agrega com capricho.

Crédito:Freder

PANTONE 17-2624 - Rose Violet. Vívido, vibrante e cheio de energia.

Crédito:Peter Vahlersvik

PANTONE 18-6024 - Amazon. Um verde folhagem, grande, exuberante e fértil.

Crédito:ValentinAyupov

PANTONE 14-2806 - Nosegay. Um rosa floral perfumado que envolve os sentidos.

Crédito:Marina Izvekova

PANTONE 14-4618 - Waterspout. Límpido, Waterspout esfria e atualiza.

Crédito:seamartini

PANTONE 18-1148 Caramel Café. Um delicioso tom marrom que atrai com bom gosto.

Crédito:erndndr

PANTONE 19-4127 - Midnight. Um azul profundo hipnótico evocativo do céu noturno.

Crédito:ValeryBrozhinsky

PANTONE 18-0625 - Martini Olive. Um tom verde inspirado em frutas com um toque de salmoura.

Crédito:ilkersener

5 cores clássicas outono inverno 2022 2023 New York

PANTONE 12-0602 - Arctic Wolf. Um branco tátil suavemente sombreado.

Crédito:Cybernesco

PANTONE 12-0813 - Autumn Blonde. Cremoso, Autumn Blonde nutre suavemente.

Crédito:Andrey Danilovich

PANTONE 19-4105 - Polar Night. Um tom azul de inspiração cósmica, Polar Night explora os mistérios de novos horizontes.

Crédito:Rastan

PANTONE 17-0210 - Loden Frost. Um verde com infusão terrosa, que acalma e restaura.

Crédito:PaulVinten

PANTONE 16-3917  - Chiseled Stone. Imprevisível, Chiseled Stone exibe uma força silenciosa.

Crédito:Andrea Kraus-Wirth

10 cores na paleta outono inverno 2022 2023 Semana de Moda de Londres

PANTONE 18-1555   - Molten Lava. Um tom vermelho ardente cuja intensidade queima e brilha.

Crédito:Justinreznick

PANTONE 16-1460 - Dragon Fire. Brilha com energia e entusiasmo.

Crédito:narawon

PANTONE 19-3526 - Meadow Violet. Mágico, Meadow Violet encanta e intriga.

Crédito:merrymoonmary

PANTONE 18-6026 - Abundant Green. Um verde emblemático de folhagens florescentes.

Crédito:dszc

PANTONE 14-0952 - Spicy Mustard. Pungente, Spicy Mustard é surpreendentemente exótico.

Crédito:MurzikNata

PANTONE 17-4032 - Lichen Blue. Inspirado na natureza Lichen Blue evoca serenidade.

Crédito:Sinhyu

PANTONE 13-2005 - Strawberry Cream. Um rosa cor de doce iluminado.

Crédito:TinaFields

PANTONE 19-1419 - Chicory Coffee. Um marrom terroso torrado.

Crédito:GeorgHanf

PANTONE 17-0529 - Cardamom Seed. Um verde cítrico de ervas naturais.

Crédito:rvimages

5 cores clássicas outono inverno 2022 2023 Semana de Moda de Londres

PANTONE 12-1403 - Tapioca. Cremoso, Tapioca aquece e conforta.

Crédito:luoman

PANTONE 15-1040 - Iced Coffee. Saboroso, Iced Coffee é um marrom cremoso e sedutor.

Crédito:john shepherd

PANTONE 16-1347 - Peach Caramel. Um tom de pêssego doce, quente e delicioso.

Crédito:Gulsina

PANTONE 19-4021 - Blueberry. Um azul índigo profundo e escuro.

Crédito:Stefan Tomic

PANTONE 18-4006 - Quiet Shade. Um tom de cinza discreto e robusto.

Crédito:Ratchapoom Anupongpan

Estampas e padrões de listras, xadrez ou geométricos

Se a estação é outono inverno, começamos pelos padrões de xadrez!

Xadrez

A volta dos padrões de xadrez tradicionais é nítida. Eles desfilaram nas passarelas do hemisfério norte nas cores das tendências, em cores vintage e também em suas cores tradicionais.

Apliques de brilho assimétricos na tecelagem dos tecidos traz um toque de dinamismo e modernidade, fazendo um atraente contraponto para estes padrões tradicionais.

Em qualquer uma destas opções, o xadrez aparece em peças inteiras e até em conjuntos de duas peças. O fato é que as composições de mais de um padrão em uma peça marcam uma presença bem menor nesta estação.

Crédito:Ollustrator

Listras

As listras surgem em diversas espessuras e combinações de cores, em versões monocromáticas destacadas pela opacidade e transparência no tecido e até mesmo compostas por faixas costuradas de diferentes tecidos.

No entanto, o que se destaca unindo a maioria das listras é a simetria do design, com uma definição bem gráfica em seus padrões.

Aparentes na forma horizontal ou vertical, às vezes nas duas em um mesmo modelo, como no caso do xadrez, as composições de mais de um padrão em uma peça marcam uma presença bem menor nesta estação.

Mas as composições de listras com padrões geométricos ou estampas florais são uma opção de estilo com possibilidades muito interessantes.

Crédito:klikk/iStock

Padrões geométricos

Eles ganharam força nesta estação, aparecendo em uma variedade incrível de formas, cores e dimensões.

Em escala grande ou minimalista, na maioria das estampas os desenhos se desdobram em escala fractal, espelhados como rappots, desdobrando-se em padrões geométricos, gerando em alguns casos estampas de mandalas estilizadas.

Coloridos com cores vintege ou com as super modernas hiper brilhantes, às vezes criam padrões harmonizando cores destas duas paletas.

Crédito:Aghidel

Estampa Poá

A estampa poá veio para as passarelas no seu formato tradicional, bem gráfico nas cores preto e branco e também em novos formatos, com as bolinhas estampadas em mais de uma cor, sobre fundos de cores variadas.

Em seu formato tradicional, os modelos podem ser estampados com uma mistura de vários tamanhos. Em seus novos formatos, estampam as peças sem misturas, com maior versatilidade para composição de looks com outras peças.

Crédito:Peppersmint

Florais

Se o assunto são flores, a aposta mais frequente para esta estação outono inverno 2023 são os florais vintage.

Inspirados em estampas de tecidos antigos, surgem também com padrões inspirados em tapeçaria, estofaria e até em papeis de parede.

A novidade aqui é a releitura destes padrões com as cores das últimas tendências, com destaque especial para as super brilhantes.

A variedade de resultados é incrível, impossível de eleger uma tendência predominante.

O fato surpreendente aqui é que esta estação outono inverno está muito florida! A aposta em forais é muito promissora para saciar os desejos identificados na maioria das tendências de comportamento.

Crédito:MarinaVorontsova

Pedrarias e bordados

Presentes em formatos minimalistas nos tecidos ou em estampa total, as lantejolas e brilhos laminados são dominantes nas pedrarias e bordados.

As lantejoulas aparecem em listras, xadrez, florais, geométricos, poás e claro, em tecidos monocromàticos.

Crédito:ajuga/iStock

Animal print

Presença garantida nas estações outono inverno, o destaque este ano é para a pele de zebra. Estampada da forma e cores tradicionais e de formas estilizadas e coloridas, ela pode ser vista em peças leves, casacos e calçados e acessórios.

Com presença menos frequente, mas não menos marcante, destacam-se a estampa da pele de vacas, de cobras e onça.

Crédito:Freder/iStock

Estampas contemporâneas

Estampas abstratas de tintas spray.

Estas belíssimas imagens são coloridas de uma harmonia bem primária entre cores puras neutras e cores puras bem saturadas.

São imagens sem padrão algum, evocando uma sensação de individuação marcante quando estampam modelos look total.

Nesta categoria podemos incluir também as estampas de grafites urbanos, feitas também com tintas spray.

Crédito:sedmak

Tie dye

Surge nesta estação com um look completamente assimétrico, manchado como a imagens de nuvens, com cores tão contemporâneas que evoca mais uma sensação de tecnologia espacial do que de uma estamparia ancestral, trabalhada com amarrações estampando padrões pre dimensionados.

Crédito:Stephanie Zieber/iStock

Slogans, frases de efeito e reflexões

Estampadas nas camisetas, são quase panfletos de ideias e questionamentos.

São a expressão de ideias e causas importantes como a luta pela preservação ambiental, o ativismo político, o feminismo e até mesmo como piadas e frases divertidas.

Crédito:natasaadzic

Gostou deste texto "Cores e estampas Outono Inverno 2023" ?

Não perca o primeiro texto "Macrotendências Outono Inverno 2022 2023" e os próximos textos da série com as tendências de tecidos e modelos e os lançamentos Outono Inverno 2023 da Moda Brasileira.

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.