Cores e Estampas Outono Inverno 2024

Como avaliar riscos e oportunidades na escolha das cores da coleção para ter sucesso nas vendas? Análise das tendências de longo prazo comparada às cores na moda out inv 23/24 no hemisfério norte.

Cores e Estampas Outono Inverno 2024
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/fundos-abstratos-de-fumaca-criam-movimento-de-estrutura-fisica-gerado-por-ia_41218956.htm#query=cores&position=35&from_view=keyword&track=sph&uuid=3079be3e-e780-4ae1-ba23-6629a983e19a">Imagem de vecstock</a> no Freepik

Começamos o texto sobre tendências de cores para a estação passada com a proposta de fazer um mix de informações práticas e direcionadas com informações de espectro amplo e menos definido, para inspirar estilistas e empresários brasileiros na criação daquela coleção.

Neste texto sobre cores e estampas outono inverno 2024 aqui no Brasil, podemos verificar como um mix de informações desta natureza se reflete na realidade.

Vamos começar relembrando as 5 cores chave lançadas pela WGSN Coloro para os próximos anos, expostas aqui no blogModacad no texto Cores primavera verão 2023 2024 WGSN Coloro e Pantone .

E na sequência, como de costume, vamos mostrar aqui cores Pantone que já desfilaram nas passarelas de Londres e Nova York a estação outono inverno 2023 2024 por lá.

A ideia é sentir a afinidade das tendências de longo prazo coloridas pelos conceitos das cores chaves WGSN Coloro com a realidade já desfilada nas passarelas neste último outono inverno no hemisfério norte.

Quais os aspectos desta afinidade entre o conceito e a realidade são mais nítidos na sua avaliação?

Quais os pontos destas macro tendências têm mais afinidade com o perfil do seu negócio de moda?

Para finalizar esta reflexão, vamos trazer também uma breve síntese das tendências de estampas desfiladas nestas passarelas de Londres e Nova York, mas sempre lembrando que a criação da estamparia precisa conversar diretamente com o tema de cada coleção.

Isto é, conversar com temas da cultura e do momento em que os criadores e seu mercado consumidor estão envolvidos. Por isso a criação de estamparia precisa se pautar por uma originalidade própria.

É sempre bom lembrar que, se a Moda é uma manifestação dinâmica de cultura, tão ligada aos acontecimentos quanto o próprio jornalismo, ela fala da vida e do contexto da comunidade à qual ela pertence.

O que mobiliza o interesse do consumidor do seu nicho de mercado? E num espectro um pouco mais amplo, o que engaja a atenção da sociedade onde o seu negócio está inserido quando o assunto é moda?

Aqui começa a nossa reflexão.

5 das "cores chave" WGSN Coloro para os próximos anos

A primeira delas é a cor WGSN Coloro para o ano 2024, o APRICOT CRUSH 024-65-27

As outras 4 cores são:

  1. Intense Rust - 015-33-25
  2. Midnight Plum - 151-22-09
  3. Sustained Grey - 035-73-04
  4. Cool Matcha - 055-85-20
1APRICOT CRUSH 024-65-27 Photo by Brigitte Tohm / Unsplash / 2. Intense Rust - 015-33-25 Photo by Alev Takil / Unsplash/ / 3. Midnight Plum - 151-22-09Photo by Marcos Paulo Prado / Unsplash - 4 Sustained Grey - 035-73-04 Photo by Martin Adams / Unsplash5 Cool Matcha - 055-85-20 - Photo by Fallon Michael / Unsplash

Mas para a nossa reflexão precisamos primeiro focar nosso olhar nos conceitos que orientaram a identificação destas cores.

Precisamos também ter em mente que as cores chaves foram eleitas para harmonizar com as cores de todas as estações em 2024, 2025 e até mesmo das estações por um período de tempo ainda maior.

Quais os critérios para projetar esta flexibilidade?

Trabalhando com a premissa das emoções e inquietações sobre o futuro como uma tendência de comportamento nítida e duradoura, para a agência WGSN Coloro estas "Cores Chaves" colorem conceitos base bem definidos:
1. A economia do cuidado que agora abrange além do bem estar das pessoas, o bem estar das comunidades e da economia, elegendo cores que acalmam e tons sóbrios que trazem a estabilidade e a segurança da permanência.
2. A consciência ambiental, elegendo cores atemporais e duradoras, como os meios-tons e os tons neutros.
3. A crescente interconexão dos mundos físico e digital, elegendo cores hipervivas exaltando a criatividade, o otimismo e a imaginação contínuos.
4. A inusitada interconexão entre a escalada do avanço da exploração do espaço com os novos telescópios, a desbravação do ainda pouco explorado metaverso e a aceitação dos aspectos mais obscuros das emoções humanas, elegendo os tons escuros das cores quase pretas.

blogModacad

Quantas conexões podemos encontrar entre estes quatro conceitos "chave" e os conceitos das cores pantone desfilados nas passarelas de Londres e Nova York no outono inverno 2023 2024?

Pantone

London Fashion Week outono inverno 2023 2024

Selecionando 7 das 10 cores principais presentes nas passarela para a nossa reflexão:

1) Pantone 16-1544 TCX - Permission - "um tom coral doce como o mel e com sabor de suavidade"

2) Pantone 15-1624 TCX - Conch Shell - "um rosa distinto que traz em sua essência o engajamento"

Foto 1 Pantone Shell Conch <a href="https://www.freepik.com/free-photo/sea-shells-with-sand-as-background-copyspace-summer-concept_1203671.htm#fromView=search&page=1&position=24&uuid=e2e68f6c-cab4-4d24-aeaf-efce8f91bc7f">Image by snowing on Freepik</a> / Foto2 Persimmon <a href="https://www.freepik.com/free-photo/top-view-soft-juicy-persimmons-clear-plastic-bowl-wooden-surface_13803872.htm#fromView=search&page=2&position=49&uuid=1629c153-5565-4a1a-b59e-3452c4f6f491">Image by stockking on Freepik</a>

Para além da definição da Pantone para estas cores, sinta as associações que cada uma delas provoca em você. A inusitada luz um pouco mais pastel em tons vibrantes da paleta de cores quentes... A delicadeza... O acolhimento. É razoável associar estas duas cores à ideia de cuidado e bem estar? Quais as outras associações que estas cores inspiram em você?

3) Pantone 13-0535 TCX - Sharp Green - "um verde amarelado pungente e animado, expansivo e exuberante"

4) Pantone 14-3921 TSX - Lacecap Hydrangea - "um azul floral no frescor da essência sazonal"

Foto 1 Sharp Green Foto de Rebecca Diack: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cacto-em-vaso-proximo-a-latas-de-lixo-brancas-690772 / Foto 2 Lacecap Hydrangea - Foto de Annie Spratt na Unsplash

Continuando nossa experiência de associar à ideias nossos sentimentos olhando para estas cores... Uma luz tão delicada em uma cor usualmente "exuberante e expansiva"... Um tom de cor "com frescor", cuja leveza traz a ideia de imensidão... É razoável associar estas duas cores à ideia da delicadeza da natureza? É razoável também supor que a ideia de delicadeza inspira proteção? O que mais te ocorre olhando para estas cores?

5) Pantone 19-336 TCX - Sparkling Grape - "elegante, tem um apelo sedutor intrínseco"

6) Pantone 18-1664 TCX - Fierv Red - "sexy e sensual, Fiery Red evoca um ambiente animado"

7) Pantone 14-0957 TCX - Spectra Yellow - "um amarelo iluminado, traz a inovação, a luz e a energia"

Foto 1 Sparkling Grape Foto de Suzy Hazelwood: https://www.pexels.com/pt-br/foto/morangos-e-mirtilos-na-taca-com-pes-2291070// Foto 2 Fiery Red Foto de Bernd 📷 Dittrich na Unsplash / Foto 3 Spectra Yellow Foto de Klara Kulikova na Unsplash

E estas três cores hiper vivas? Podemos associa-las à interconexão dos mundos físico e digital? Trazendo para o mundo físico as cores cheias de luz das telas do mundo digital?

A ideia aqui é, através de uma experiência sensorial, entender que a escolha das cores pretende colorir o potencial de uma criação de se conectar ao desejo das pessoas, para ter sucesso nas vendas. E esta conexão das pessoas vem de um sentimento de identificação com aquela criação. Aquele sentimento de que... "hummm... isso tem tudo a ver comigo!"

Perceber as conexões que uma cor pode inspirar na sua criação é um talento que vai se sofisticando com o exercício constante da experiência sensorial do olhar, junto com a análise dos conceitos elaborados pelos pesquisadores das agências de tendências.

Mas para escolher quais "cores conceito" trazem o melhor impacto para as criações feitas para o público consumidor da sua marca, é interessante associar estes conceitos às tendências de comportamento que você identifica neste público que, afinal você conhece melhor do que ninguém.

Vamos continuar a nossa experiência sensorial com as principais cores Pantone nos desfiles da New York Fashion Week?

New York Fashion Week outono inverno 2023 2024

1) Pantone 17-1544 TCX - Burnt Sienna - "rústico e firme, nos traz um aspecto terroso sofisticado"

2) Pantone 17-3934 TCX - Persian Jewel - "um azul nobre inspirado no tom do precioso mineral lápis lázuli"

3) Pantone 12-0912 TCX - Tender Peach - "um delicado pêssego nos convida ao toque, suave e simples"

Foto 1 Burnt Sienna Foto de Josh Boaz na Unsplash / Foto 2 Persian Jewel Foto de Manuel Torres Garcia na Unsplash / Foto 3 Tender Peach Foto de Mariam Antadze: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessego-maduro-com-garfo-em-tecido-drapeado-5913179/ 

O que dizer  da elegância delicada destas cores? Aqui a experiência sensorial me parece misturar mais de um conceito. Acho razoável associar a sensação a um respeito discreto e profundo à preciosidade da natureza. Me inspira também a ideia de segurança e permanência.

4) Pantone 17-2624 TCX - Rose Violet - "um fuchsia exuberante, irradia pura energia"

5) Pantone 17.1464 TCX - Red Orange - "um tom de laranja aquecido e gregário que é ao mesmo tempo espontâneo e auto-confiante"

6) Pantone 13-0751 TCX -High Visibility -  "exalando o calor e o esplendor do sol, expressa alegria"

Foto 1 Rose Violet -Foto de Jana Ohajdova: https://www.pexels.com/pt-br/foto/floracao-florescencia-flor-brilhante-9378211/ Foto 2 Red Orange - Foto de Dagmara Dombrovska: https://www.pexels.com/pt-br/foto/apetitoso-tentador-aroma-cheiro-7071524/ / Foto 3 High Visibility - Foto de Neenu Vimalkumar na Unsplash

A forte presença das cores hiper vivas também nestas coleções é um convite para analisar os desfiles e aprender sobre o impacto sensorial destas cores nos modelos. Como elas harmonizam com os outros tons da paleta de uma coleção? Qual a proporção e o volume destas cores nestas harmonizações nos modelos?

7) Pantone 19.0913 TCX - Hot Fudge - "delícia das delícias, é tentador"

8) Pantone 19-3810 TCX - Eclipse - "um azul sombreado, tem uma aura de importância e relevância"

Foto 1 Hot Fudge -Foto de Tyler van der Hoeven na Unsplash //Foto 2 Eclipse <a href="https://www.freepik.com/free-photo/front-view-delicious-chocolate-cake-with-copy-space_8327633.htm#fromView=search&page=1&position=47&uuid=52e9bcca-c7a9-4445-8b8e-e27e280140e2">Image by freepik</a>

Para finalizar, escolho estas duas cores que conversam com o mistério do quarto conceito chave, lá do início da nossa reflexão.

E ainda com este roteiro no olhar, seleciono a seguir algumas estampas que conversam com alguns destes conceitos, que entendo ter força para durar mais de uma estação.

Este momento de instabilidade no mercado pede escolhas que tenham qualidade de aderência do consumidor mais duradoura. Mas como encontrar permanência em uma época de alta volatilidade nas tendências de comportamento?

Penso que as emoções mais profundas do ser humano não acompanham esta volatilidade. É razoável supor que identificar estas emoções por trás dos comportamentos, pode orientar escolhas mais assertivas para os negócios de moda, que lidam com o desejo e a originalidade no desenvolvimento de seus produtos.

Estampas selecionadas

Florais

As estampas florais com fundo escuro e padrões irregulares, com desenhos de tamanho médio e pequeno, são uma das formas de florais vistas nas passarelas das semanas de moda outono inverno 2023 2024 em Londres e Nova York.

Esta forma de floral foi selecionada para esta reflexão por sua versatilidade de combinar tanto com o aspecto sóbrio das temperaturas mais frias, quanto com os modelos para ocasiões formais e com as peças para combinar com alfaiataria, também nas estações de climas quentes ou amenos.

Foto de Lisa Fotios: https://www.pexels.com/pt-br/foto/tecido-pano-trama-flores-16132522/ / <a href="https://www.freepik.com/free-vector/organic-flat-abstract-floral-pattern_13446604.htm#fromView=search&page=6&position=21&uuid=ee9c4232-dc85-46e6-ac33-6b48c67ec4e3">Image by freepik</a>

Animal Print

É uma aposta clássica nas estações de clima frio, mas que já saiu deste lugar tradicional e tem público garantido também nas estações de clima quente.

Portanto, é uma escolha com flexibilidade para criar modelos que podem estar em mais de uma coleção, atendendo à tendência de comportamento que se conecta com o desejo das pessoas de permanência, durabilidade e estabilidade. Estampas realistas ou estilizadas de zebras e onças tiveram um destaque mais evidente naquelas coleções.

<a href="https://www.freepik.com/free-vector/leopard-stains-background_865629.htm#fromView=search&page=2&position=13&uuid=0913bc59-7de9-43db-b7e9-3c0ee617c468">Image by dotstudio on Freepik</a> / <a href="https://www.freepik.com/free-photo/skin-zebra_946176.htm#fromView=search&page=1&position=32&uuid=803d1be9-60c2-47e8-b6b5-6531931f08ed">Image by bedneyimages</a> on Freepik

Poá

Esta estampa veio com força no inverno 2023, continuou nas passarelas no verão 2023 2024 e permanece firme para este inverno 2024.

Se diversificando de uma coleção para a outra, a versão para esta coleção outono inverno no hemisfério norte que achei mais criativa nas passarelas, foi um padrão irregular de poás grandes sobre um fundo claro, estampado em um tecido fluido e transparente.

Passou uma sensação de originalidade, talvez por contrariar a sensação tradicional desta estampa, de padrão regular e tamanho delicado, que nesta coleção teve presença mais marcante nas versões de fundos escuros.

Mas será que esta estampa ainda vai permanecer somando as próximas coleções?

<a href="https://www.freepik.com/free-vector/hand-drawn-red-polka-dot-background_30576583.htm#fromView=search&page=1&position=52&uuid=0913bc59-7de9-43db-b7e9-3c0ee617c468">Image by freepik</a> / <a href="https://www.freepik.com/free-vector/red-watercolor-dotty-seamless-pattern_12267147.htm#fromView=search&page=1&position=20&uuid=0913bc59-7de9-43db-b7e9-3c0ee617c468">Image by freepik</a>

Listras

As listras trazem para a moda feminina uma atraente conexão com o imaginário das roupas masculinas. Atemporais,  as listras marcam presença tanto nas estações de clima frio, quanto nas de clima quente. Portanto, são sempre uma boa aposta.

Opções para este inverno, que tenham a flexibilidade de resistir até as estações seguintes, podem ser as listras finas de padrões mais tradicionais como o da alfaiataria e camisaria masculina ou as listras hiper largas com a descontração e irreverência de novidade, que desfila bem em qualquer estação.

<a href="https://www.freepik.com/free-photo/top-view-fabric-texture-background_13624458.htm#fromView=search&page=2&position=20&uuid=00e632fa-0e3c-4464-8745-cf234ac0cb3e">Image by freepik</a> / <a href="https://www.freepik.com/free-vector/flat-design-stripes-pattern_32051534.htm#fromView=search&page=2&position=17&uuid=be604f9e-a48b-4831-8b89-c30517a17770">Image by freepik</a>

Xadrez...

Olhar para um padrão de xadrez nos remete imediatamente à nossas conexões com a ancestralidade. Afinal, o xadrez é uma visualização do padrão da tecelagem dos fios de trama e urdume. É uma estampa tradicionalmente tecida com os fios já coloridos cujo entrelaçamento desenha os padrões.

Por esta conexão com a própria história da tecelagem, padrões de xadrez na tessitura com fios tintos eram o símbolo de protetorados nas regiões nórdicas da Europa, antes da formação de nações como conhecemos hoje. Todos os padrões de xadrez dos clãs daquela época existem até hoje e o povo europeu conhece suas origens.

O que me faz pensar... Nossos criadores podem tecer padrões exclusivos que representem a nossa diversidade cultural? Que registrem nossa cultura para as próximas gerações? E que divulguem agora, no presente, a nossa original diversidade para o mundo todo conhecer, apreciar e usar?

Gostou deste texto "Cores e estampas Outono Inverno 2024"? Não perca também o texto anterior desta série, "Macro tendências Outono Inverno 2024 - os consumidores"

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok