Couro de Pirarucu - Uma maravilha que até pouco tempo era descartada
Meio afobada para a primeira visita ao salão de negócios do Minas Trend Primavera Verão 2019, fui paralisada pela beleza das cores e texturas de uma exposição de amostras de couros no lounge da feira.
Crédito: arquivo pessoal Telma Barcellos
Entre os couros tradicionais de animais mamíferos, saltava aos olhos os couros dos peixes Pirarucu e Salmão. Para completar a cena, havia alguns calçados e bolsas de extremo bom gosto, junto às informações divulgadas.
Crédito: arquivo pessoal Telma Barcellos
Impossível não parar tudo e visitar esta exposição com calma e muita atenção. Foi o que eu fiz.
Você sabia que o couro de Pirarucu é usado na produção de artefatos a menos de 10 anos? Que antes essa maravilha era descartada?
Quem conta esta história na exposição é Eduardo Figueiras, sócio do curtume Nova Kaeru. O pirarucu (Arapaima gigas) é o maior peixe de água doce e de escamas do mundo. Espécie nativa da Bacia Amazônica, considerado um dos peixes símbolo da região.
Em 2008, a nova Kaeru iniciou um programa junto às populações indígenas e ribeirinhas de sensibilização do valor que pode ser gerado com a retirada da pele do Pirarucu.
Investiu na atualização das técnicas usadas pelos pescadores, resultando em melhores práticas para o fornecimento de couro in natura para os curtumes.
Eduardo conta que a economia das regiões de pesca melhorou com esta nova fonte de renda. “Milhares de famílias na região Amazônica têm a sua sobrevivência ligada à conservação e captura deste peixe e agora o couro faz parte desta cadeia produtiva.”
Toda a pesca é controlada pelo IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, que define a extensão possível da pesca do Pirarucu. E já existe criação em cativeiro do Pirarucu.
Ainda fascinada com essa beleza originária do Brasil, continuei minhas pesquisas e descobri que o couro de pirarucu brasileiro acabou de ser premiado na Première Vision Paris 2017.
A Première Vision Paris é uma feira da indústria têxtil referência para o setor que destaca os materiais mais inovadores do mercado de moda.
Veja a matéria feita pela Suzana Camargo, no conexão planeta: "Couro de pirarucu brasileiro ganha prêmio internacional".
O Brasil tem um ecossistema com riquezas incalculáveis. Mas é fundamental o talento para identificar a oferta de valor para a cadeia produtiva e para o mercado.
É primordial o comprometimento para operacionalizar a exploração, tornando rentável e sustentável o processo de produção. Parabéns Nova Kaeru.
Essa é a visão de mercado capaz de mudar a posição do Brasil no mercado globalizado da moda.
A originalidade, a criatividade e a inovação são as qualidades que mais agregam valor aos produtos da cadeia produtiva do setor.
E vale sempre lembrar que a indústria da moda é um vetor importantíssimo para a economia do país.
Gostou deste texto "Couro de Pirarucu - Uma maravilha que até pouco tempo era descartada"?
Bom trabalho e bons negócios para todos os nossos leitores!
Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.
Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!
Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.
Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.
É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!
A gente se vê por lá!
Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok