A evolução dos modelos na Moda Fitness

Em tempos de musas fitness com trajes maravilhosos praticando exercícios fica difícil imaginar que as roupas usadas para fazer atividades físicas inicialmente não eram nem um pouco confortáveis, não é mesmo?

A evolução dos modelos na Moda Fitness
(Criador: Nutthaseth Vanchaichana | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

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Em tempos de musas fitness com trajes maravilhosos praticando exercícios, fica difícil imaginar que as roupas usadas para fazer atividades físicas inicialmente não eram nem um pouco confortáveis, não é mesmo?

A moda fitness no universo feminino começou a se popularizar no início do século XX. Foi a época em que o esporte e a prática de atividades físicas começaram a fazer parte do cotidiano das pessoas comuns. Antes dessa época, a prática de esportes era uma exclusividade das classes mais altas.
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iStock-1222933898 No início do século XX as atividades esportivas começaram a se popularizar (Crédito:duncan1890/istock)

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Por volta de 1910, ainda não existiam muitas regras no vestuário para se exercitar, tanto que era possível ver mulheres se exercitando vestindo saias longas e roupas que atualmente são impensáveis usar na hora de treinar.

Na década de 1920, os modelos de calças femininas, pouco abaixo do joelho e bufantes, usados na prática de esportes, principalmente no ciclismo, começam a fazer parte também do guarda roupa feminino social. Na moda feminina fitness, a calça fica ainda mais consagrada e começa a criação de novos modelos, que de lá para cá, evoluiu contínuamente ao longo destas décadas.
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48052525543_c25dc90dd8_o-1 Uniformes esportivos de futebol de 1926 usados pelas atrizes do Circo Queirolo (Acervo Arquivo Público do Estado de São Paulo/Domínio Público)

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Era o início da moda fitness, que amplia gradativamente a variedade e o estilo das roupas, num movimento crescente e contínuo, que também realiza a importante função de trazer para a moda casual novos tecidos e materiais.
A evolução da moda fitness também se destaca por romper o dress code das épocas. Com sua ousadia na criação dos modelos e dos novos volumes que buscava libertar os movimentos, a moda fitness libertava também os costumes com suas novidades.
Telma Barcellos

Os anos 30 foram marcados pela crise de 1929. As roupas passaram a ser feitas com tecidos mais baratos e as peças precisavam consumir menos tecido levando à criação dos macaquinhos femininos para a prática de esportes. Este modelo trouxe maior liberdade de movimentos para as atletas.

Estas restrições, como em outras épocas da história, levaram à criação de modelos fora dos costumes estabelecidos. Neste contexto, a criação dos macaquinhos femininos para atividades físicas conquistaram uma inovadora liberdade de movimentos para as atletas, ao mesmo tempo em que conquistaram uma importante libertação de costumes para as mulheres em geral.
Telma Barcellos

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Evolu--o-fitness Confira o video criado pela Beneden Health com trajes fitness durante os últimos 100 anos (Crédito: Canal Benenden Health no youtube)

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A década de 40 trouxe para a moda fitness o shorts curto com cintura alta. As mulheres também usavam camisetas de manga curta e já era possível praticar exercícios com roupas um pouco mais adequadas. No entanto, como podemos observar nas fotos, os calçados para prática de esportes começam sua evolução mais tarde.

Os anos 50 chegaram com as calças cigarrete bem justinhas e os macaquinhos apertados para o guarda roupa social feminino. A moda feminina estava conquistando mais liberdade e claro, a moda fitness também adota estas conquistas.

Nos anos 60 o conforto se tornou palavra chave na confecção de peças para praticar esportes e exercícios. As roupas eram pensadas para facilitar os movimentos.

Nas décadas de 70 e 80 a moda fitness ganhou o mundo. Os bodys e collants com cores fortes invadiram as salas de ginástica - novidade dos anos 60 popularizada nos anos 70, as academias de dança e a prática de quase todos os esportes de competição femininos.
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iStock-1064119354 (Crédito:LightFieldStudios)

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Invadiram também o guarda roupa social feminino. Com abotoamento entre as pernas, os bodys e collants eram usados com calças e saias substituindo blusas, camisas e camisetas. Os bodys são uma peça de moda usada até os dias de hoje.

Nesta época também foram lançados e consagrados as polainas, faixas atoalhadas e diversos assessórios de moda fitness. Mas um dos marcos dessa década para os esportes foi o lançamento dos tênis! De meados da década de 60 à década de 70, a moda fitness chega aos calçados.

Esses looks extravagantes eram usados por mulheres e celebridades dentro e fora das academias e estúdios de dança.

Essa revolução na moda fitness, que invadiu a moda e foi para as ruas com a criação de peças inéditas para o vestuário, que continuam em uso até hoje, só foi possível por causa da criação da “Fibra K” em 1959, por Joseph Shivers.

Essa fibra foi registrada logo depois com a marca LYCRA®.

A lycra, ainda recém lançada, começa imediatamente sua revolução na fabricação de roupas, mas isso acontece primeiro na moda íntima.

Em meados da década de 60 a lycra chega à moda praia, causando uma revolução que não deixa pedra sobre pedra. Traz beleza e sensualidade para a acanhada moda praia, que sequer havia resolvido os problemas de conforto e aspecto do uso das peças quando molhadas.

Não muito tempo depois, o uso dos tecidos de lycra rompe os limites da moda íntima e da moda praia para invadir a moda, ir para as ruas e conquistar o mundo! Hoje quem consegue imaginar a criação de uma coleção sem tecidos com elastano?
Telma Barcellos

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Nos anos 90 o collant continuou em alta e era usado em sobreposições com shorts ou calças de lycra. A moda era usar cores fluorescentes.

Com a chegada dos anos 2000 a moda fitness sofreu uma grande transformação. As sobreposições já não eram novidade e a busca pelo conforto e melhor desempenho durante os treinos exigiram mais investimento em design e tecnologia para a criação das peças, nas confecções de moda fitness.

A beleza das peças ganhou nova importância para as consumidoras na hora da compra. As mulheres, além do conforto para se exercitar, também queriam beleza enquanto estavam nas salas de ginástica, que nesta época já eram, em sua quase maioria, frequentadas por homens e mulheres simultaneamente.

Mais. Como a prática de atividades físicas tem sua frequência aumentada na última década do século XX e passa a ser quase diária nas duas primeiras décadas deste século, as roupas de ginástica começam a ser vistas nas ruas no desempenho de atividades rotineiras, feitas antes e depois das aulas de ginástica, como pequenas compras ou transporte dos filhos e pets para suas atividades.
Este fenômeno também é uma das causas da demanda de mais beleza e originalidade da moda fitness por suas consumidoras.
Telma Barcelos

Por isso hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de modelos na moda fitness. Encontramos diferentes conjuntos de top e calça, camisetas de variadíssimos estilos, shorts, shorts-saia, macacões, etc. Enfim, todo tipo de peça, feitas em variados tipos de tecido, para facilitar a prática dos exercícios e dar conforto, bem estar e estilo para quem usa.

No avançado estágio do progresso tecnológico atual, hoje muitos modelos da moda fitness são feitos especificamente para cada tipo de esporte ou exercício. São peças como os shorts de corrida que diminuem impacto, as roupas para atividades aquáticas com proteção UV, entre muitos outros exemplos de modelos com propriedades específicas para cada atividade.
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iStock-537902804 (Crédito:grandriver)
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Além da qualidade do desempenho na funcionalidade das peças, a moda fitness é produzida com estilo sempre muito arrojado e original, que lança muitas tendências para a moda em geral.
Isso acontece porque esta moda permanece pioneira no uso dos lançamentos de tecidos tecnológicos desenvolvidos para o esporte. Tem o privilégio de lançar as novidades e o enorme desafio de descobrir todas as peculiaridades nos processos de corte, costura e distribuição de modelos com estes tecidos ainda em fase de experimentação.
Sem falar do desafio maior ainda de lançar e divulgar produtos inéditos, que o consumidor precisa ser desafiado a experimentar.
Telma Barcellos

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