Jacquard, da revolução industrial têxtil ao computador

Hoje vamos falar do Jacquard, um tecido com uma estrutura riquíssima em possibilidades de visual e textura, além de poder ser tecido em diferentes espessuras.

Jacquard, da revolução industrial têxtil ao computador
(Foto de capa - Ruleyay Store)

.

Os tecidos têm diferentes estruturas. A estrutura de um tecido é o tipo de entrelaçamento entre os fios longitudinais, paralelos à ourela – o urdume, e os fios transversais – a trama.

Esses fios podem ser naturais ou sintéticos, porém é a sua textura que é determinante para a forma final do tecido. A composição e a textura dos fios, somados à forma e a tensão do entrelaçamento, é o que determina o caimento, o aspecto e o toque de um tecido.

Telma Barcellos

Hoje vamos falar do Jacquard, um tecido com uma estrutura riquíssima em possibilidades de visual e textura, além de poder ser tecido em diferentes espessuras.
.

iStock-899611350 (Crédito:Sergii Kozak/iStock)

.
Por estas qualidades, o Jacquard é um tecido que pode ser usado desde a alta costura, quando tecido com fios nobres e naturais, até em roupas casuais, quando tecido com fios mistos ou sintéticos.

O Jacquard com espessura mais encorpada é muito adequado para a alfaiataria, por exemplo. Com espessuras mais pesadas ainda pode ser usado em estofamentos de móveis e até em tapeçarias.

O tear capaz de tecer este tecido, que leva o seu nome, foi criado por Joseph Marie Jacquard e pode ser considerado uma das invenções mais importantes da história.

Primeiro porque mecanizou o trabalho de tecer, eliminando mão de obra ao mesmo tempo em que padronizava a qualidade do trabalho, com uma diminuição do tempo de execução nunca antes vista.

Segundo porque esta mecanização possibilitava inúmeras criações de estruturas ao tecer, com infinitas possibilidades de imagens. Sendo que a originalidade das imagens é o que conferia nobreza e maior valor ao Jacquard.

Terceiro porque a invenção de Jacquard, que funcionava como uma espécie de acessório para teares, era um cartão perfurado, considerado o primórdio dos computadores que revolucionaram o mundo.

Telma Barcellos

O primeiro modelo mecânico foi projetado por Joseph Marie Jacquard no ano de 1801. A criação de Jacquard era uma tira com cartões perfurados que eram usados para formar os desenhos dos tecidos. Era necessário um cartão para cada linha de desenho. Ao anexá-los ao tear, a máquina de tecelagem criava automaticamente padrões texteis e estes padrões podiam ser bem mais complexos do que os de teares manuais. Assim todos os teares que utilizavam o acessório eram denominados Tear de Jacquard.
.

6292683_d0953197 Museu do Tapete - tear Jacquard Wilton. Um tear Wilton de 27 "de largura construído no final de 1800 por Crossley de Halifax e equipado com um acessório Jacquard dos anos 1950. Ele está tecendo um tapete de 5 cores com pêlo cortado Wilton (Crédito: Chris Allen/geograph.org.uk/photo/6292683)

.
Essa invenção incomodou muitos tecelões. O medo de que a máquina pudesse ocupar seus espaços de trabalho gerou muitas revoltas, não apenas na França, como também na Inglaterra, onde os movimentos anti-indústria eram bem fortes. A notícia sobre o Jacquard foi um dos fatos que impulsionaram o movimendo inglês ludista

Os luditas são considerados os primeiros sindicalistas do mundo.

O Ludismo ocorreu entre 1811 e 1816 e consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas que produziam as mercadorias da indústria têxtil.

Entre 1820 e 1839 o Jacquard se tornou um dos principais sistemas de padronização têxtil no mundo, até ser substituído pelo tear mecânico de maquineta em 1840.
.

1200px-A_Jacquard_loom_showing_information_punchcards-_National_Museum_of_Scotland Máquina Jacquard (Stephencdickson, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

.

O tear Jacquard também teve grande importância fora da indústria têxtil. O matemático inglês Charles Babbage, um inventor, hoje considerado um dos precurssores da ciência da computação, idealizou o projeto de uma Máquina Análitica. Ao conhecer o sistema Jacquard ele decidiu que sua máquina analítica seguiria o mesmo padrão de cartões perfurados.

Apesar de brilhantes, os projetos de Babbage exigiam técnicas bastante avançadas e caras na época. Mesmo sem ter construído sua máquina analítica e sua máquina diferencial, precurssora das calculadoras modernas, foi considerado o inventor do primeiro computador de uso geral mecânico, idealizado com os cartões perfurados de Jacquard.

Telma Barcellos

Em 1880 o engenheiro americano Herman Hollerith criou, o primeiro computador de cartões perfurados, inspirado no tear de Jacquard. Em 1884, ele registrou uma patente para um dispositivo eletromecânico que podia ler rapidamente a informação codificada nos furos feitos em uma fita de papel ou num conjunto de cartões. Ele criou a empresa Tabulating Machine Co. que mais tarde ficou conhecida como IBM.

O tear Jacquard foi grande uma inovação tecnológica e seu sistema foi sendo aprimorado com automatizações ao longo do tempo.
.

iStock-918583234 (Crédito:ra2studio/iStock)

.

Entre suas novidades tecnológicas mais recentes está um projeto da Google, denominado Project Jacquard. O objetivo é desenvolver máquinas mais modernas de tear industriais e tricô 3D para criar roupas inteligentes que poderão funcionar como computadores vestíveis aplicando também o conceito de Internet das Coisas.

Tanto o Project Jacquard, como outros projetos de modernização e humanização dos processos produtivos, podem ajudar a criar uma nova era na indústria da moda mais sustentável e inteligente.

Gostou deste post "Jacquard, da revolução industrial têxtil ao computador"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.