Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Curiosidades sobre o Jeans

O jeans é um dos tecidos mais famosos do mundo, usado por todas as classes sociais e por isso é considerado o mais democrático dos tecidos. Mas você já parou para pensar em como é feito o jeans? Como surgiu? E como se tornou esse fenômeno na moda?

blogModacad-jeans-pe-asjeans Calças jeans são usadas por todas as classes sociais, em todas as faixas etárias, em quase todo o mundo

.
Vamos começar falando de como o jeans é produzido atualmente. Lembrando que existe mais de uma forma de se fabricar este tecido, nós vamos falar da mais básica delas - o jeans 100% algodão. Claro, a matéria prima é o algodão.

Em uma máquina o algodão passa por um processo de desembaraçamento, depois é penteado. Então ele é transformado em uma teia e finalmente em um fio resistente, usado para tecer o jeans.

blogModacad-jeans-fio-indigo Fios de jeans azuis, depois de imersos na solução de hidrogenossufutureto de sódio e índigo

.
A etapa seguinte é o tingimento.

a princípio o algodão é tingido na cor amarela. O índigo, que é a cor original do denim, não é solúvel em água. Desta maneira, precisa primeiramente ser misturado com uma solução de hidrogenossulfureto de sódio, e é exatamente esta solução que a torna amarela. As fibras de algodão são imersas nesta solução e assim que é retirado do banho, imediatamente as fibras se tornam azuis como conhecemos. O próximo processo é tratar as fibras de algodão com amido de milho para que elas se tornem ainda mais resistentes.

As diferenças de tons do jeans são obtidas com a mistura de fibras brancas e azuis no processo de tecelagem. Mas hoje em dia os processos de tinturaria e lavagen das peças já confeccionadas garantem efeitos de cores e texturas de uma originalidade e variedade incalculáveis.

História e Curiosidades

Essa história começa no século XVI em Nimes, na França. O nome Denim, é uma abreviação do nome original Tecido de Nimes. Nessa época o jeans não era tingido de azul, sendo um tecido mais refinado, constituído de fibras a partir da seda e da lã animal.

blogModacad-jeans-marinheiros Marinheiros de Gênova em suas calças "genoese" de cujo nome deriva o nome jeans

.
No século XVIII, esse tecido, por ser muito resistente, começou a ser usado para confeccionar os uniformes dos marinheiros de Gênova. Esse fato inclusive é a origem do nome mais comum desse tecido, porque as calças dos marinheiros eram chamadas de "genoese" e "genes". Aquele tecido ainda não era o nosso Jeans atual, mas o seu uso serviu de inspiração para o nome.

blogModacad-jeans-carro-a Representação artística do movimento portuário na Califórnia na época da "Corrida do Ouro"

.
Em meados de 1850, na Califórnia, um material semelhante, porém mais grosseiro, começou a ser usado para coberturas de carroças. O mercado estava aquecido em decorrência da Corrida do Ouro, o que fez com que muitas pessoas se interessassem em vender lonas e tecidos para este fim.

blogModacad-jeans-levistrauss-e-fam-lia Família Strauss

.
Um comerciante alemão, recém chegado aos EUA, que também estava confiante neste mercado, adquiriu um grande lote desse tecido para revenda. Porém houve uma saturação do mercado e o empreendimento não foi bem sucedido. Seu nome era Levi Strauss.

blogModacad-jeans-modelo-antigo-garimpeiros Calça para os mineiros feita de lona para cobertura de carroças. Um novo uso para um produto com excesso de oferta

.
Com muito material estocado e nenhuma ideia do que fazer com ele, Strauss percebeu que os garimpeiros tinham muitas queixas em relação à resistência das calças que usavam para trabalhar. Como o tecido estocado era muito resistente, ele produziu calças e doou três peças a alguns garimpeiros. A resistência das calças foi um sucesso entre os trabalhadores.

blogModacad-jeans-Levistrauss No início as calças de Denim não eram azuis, mas o Denim era um tecido resistente, com a flexibilidade que os usuários pediam

.
Com o uso começaram a surgir reclamações sobre a falta de flexibilidade das calças e macacões que incomodava bastante. Strauss foi então buscar alternativas de tecidos e encontrou na Europa o Denim, um tecido resistente, mas também flexível e confortável.

blogModacad-jeans-patente O diferencial das calças Levi Strauss junto aos seus consumidores era a resistência

.
Toda a produção das calças era pensada para que elas fossem resistentes. Inclusive os rebites de reforço usados na confecção foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Esses rebites eram tachinhas de cobre usadas para reforçar a costura dos bolsos.

A técnica de confecção das calças foi evoluindo até chegar em um modelo que foi considerado o ideal. O primeiro lote destas calças recebeu o código 501. Até hoje este modelo tem este código como referência e a Levis 501 ainda é o modelo mais famoso da marca mundial.

blogModacad-jeans-etiqueta Modelo 501 da calça Levi Strauss, no mercado a quase 150 anos

.

blogModacad-jeans-linhadotempoLevis Modelo 501 da calça Levi Strauss permanece quase o mesmo a quase 150 anos

.
A cor azul anil, ou índigo, só passa a ser a cor do jeans a partir de 1880, em uma estratégia para popularizar a peça. Porém, esse sucesso não veio tão rapidamente. Só em meados da década de 1930, os cowboys americanos retratados nos filmes usando calças jeans índigo tornaram estas calças um símbolo de virilidade. O que também reforçou esta imagem de virilidade do jeans foi ele ser o tecido usado nas fardas do exército americano.

blogModacad-jeans--historia-do-jeans-cowboys Cowboys americanos retratados nos filmes usando calças jeans índigo

.
Coincidencia ou não, após o fim da Segunda Guerra Mundial as calças jeans se popularizaram. Muitas décadas depois, o jeans vira o queridinho dos estilistas na contra mão dos sucessos de moda normalmente valorizados por sua originalidade. Afinal, desta vez a moda adota uma peça popular a muito tempo e com suas releituras cria objetos de desejo apreciados por pessoas do mundo inteiro.

blogModacad-jeans-James-Dean James Dean era um símbolo de liberdade e rebeldia e transformou a calça jeans no ícone de uma geração

.
Mas esse caminho não foi tão fácil, a peça ainda era vista como vestuário utilitário e sem distinção social, até o astro James Dean, na década de 50, começar a usar calças jeans. O ator, que era um símbolo de liberdade e rebeldia para os jovens americanos, transformou a calça jeans, antes um uniforme de trabalho, em um ícone de uma geração.
.

blogModacad-jeans-Audrey-Hepburn Audrey Hepburn vestindo uma calça jeans em cena no filme "A Bonequinha de Luxo"

.

blogModacad-jeans-Elvis-Presley O jeans em cena com o Rei do Rock, Elvis Presley no musical Follow That Dream, em 1962.

.
Em 1960, a sua fama já era tamanha, que o modelo 501 da Levi's foi usado por estrelas de cinema como Marilyn Monroe. Audrey Hepburn também fez sucesso em uma das cenas mais icônicas do filme A Bonequinha de Luxo, ao tocar um instrumento musical sentada na janela, usando uma calça jeans. E não podemos nos esquecer do Rei do Rock, Elvis Presley no musical Follow That Dream, de 1962.
.

blogModacad-jeans-dancingdays Ao poucos o Jeans deixa de ser uma peça utilitária para ser uma peça de moda

.
Nos anos 70 o jeans se torna ainda mais versátil, compondo os mais variados looks e estilos. Nessa época, os modelos boca de sino, adotados pelos hippies também se tornaram um ícone desse movimento.

Nos anos 80 foi a vez dos modelos retos e rasgados das tribos punk. E claro, o jeans também fez sua marca no cinema sendo parte do figurino do famoso filme As Panteras. Nessa mesma época, aqui no Brasil, essa moda é representada em novelas como Selva de Pedra, Pecado Capital e Dancin’ Days.
.

blogModacad-jeans-BrookeShields A consagração do jeans como ícone de moda na passarela dos desfiles de grandes estilistas

.
Foi também nessa década que a Calvin Klein revolucionou as passarelas com o primeiro desfile de marca com calças jeans. Depois deste marco na história da moda, definitivamente o jeans muda de reputação, deixando para sempre de ser visto como uma peça de vestuário simples e útil, para ser visto como um ítem indispensável para a vanguarda da moda. A marca da Calvin Klein ficou fortemente identificada com o jeans desde então, sempre provocando reações adversas, como a famosa campanha publicitária "Não há nada entre mim e Calvin Klein."
.

blogModacad-jeans-Versace O jeans lançado por modelos em alta na estação. A conexão com a ideia de vanguarda do comportamento

.
Nos anos 80 mais marcas famosas se renderam às calças jeans. Entre elas, a Versace que fez anúncios com as calças como destaque da coleção, estrelados por modelos como Nadja Auerman e Claudia Schiffer.

blogModacad-jeans-Madonna Madonna e vanguarda do comportamento são uma coisa só

.
Acredito que nessa época as ruas também começaram a influenciar e inspirar a moda. Um dos marcos deste fenômeno são os estilistas japoneses que se inspiraram nos estilos urbanos e até em roupas de moradores de rua para desenharem suas coleções. Peças oversized, sobreposições e peças desgastadas fizeram um sucesso inédito nas passarelas em Paris. O estilo agradou estrelas de sucesso, como por exemplo Madonna. Este novo estilo também estrelou nos mais importantes editoriais da mídia da moda, inclusive fazendo parte do look de uma das capas da Vogue em 1988.

blogModacad-jeans-capa-da-Vogue Capa da Vogue, a consagração do jeans na mídia de moda mundial

.
.

blogModacad-jeans-Thelma-e-Louise Mom's jeans e a dupla Thelma & Louise

.
Nos anos 90 eles foram imortalizados pela dupla Thelma & Louise que usaram em seu figurino, o que hoje chamamos de moms jeans.

A evolução da tecnologia da tecelagem e a popularidade do jeans fez com que o tecido ganhasse o coração dos estilistas e, consequentemente, cada vez mais espaço nas passarelas e nas ruas.

blogModacad-jeans-modelosjeans Calças em cena com o elenco da série Barrados no Baile, sucesso nos anos 90

.
Foi também na década de 90 que apareceram os primeiros modelos de jeans lavados com tecnologias diferenciadas e resultados de cores e texturas muito originais. Foi também quando novos fios, como o poliester e o elastano, foram mesclados com o jeans dando mais conforto e versatilidade ao vestir.

blogModacad-jeans-JeanPaulGaultier Desfile de Jean Paul Gaultier Primavera 2010

.

blogModacad-jeans-Chanel Desfile Chanel em 2011

.
Nos anos 2000 o jeans entrou para o hall dos itens classificados como artigos de luxo, quando Jean Paul Gaulier o incluiu em sua coleção Couture. Alguns anos depois a grife Chanel colocou calças jeans nas passarelas de Alta Costura.
Em épocas mais recentes, a Maison Martin Margiela também deu destaque para o jeans em seu desfile de Alta Costura em Paris em 2014.

blogModacad-jeans-streetstyle Looks jeans no street style

.
A moda é um eterno vai e vem, então atualmente as tendências para a criação de calças jeans são muitas vezes inspiradas nos modelos antigos. Pouco a pouco as pessoas começam a vestir mais o que as agrada do que um estilo imposto pela moda. As modelagens foram se desevolvendo de acordo com os diferentes tipos de corpo, harmonizando as preferências dos consumidores com as tendências da moda.

blogModacad-jeans-streetstyle2 Looks jeans no street style em todas as estações

.
Com a criação da moda sem gênero, tanto homens quanto mulheres têm à sua disposição os mais variados modelos. São modelos de cintura alta, baixa, boca larga, skiny, com lavagens diversas, adornos e apliques. O jeans também é usado para produzir acessórios, blusas, saias, jaquetas... Eu particularmente adoro as composições de looks Street Style que vejo por aí com jeans.

blogModacad-jeans-giselle Giselle Büdchen vestindo look jeans da Colcci

.
Pelo que me lembro da minha adolescência nos anos 2000, o jeans fazia parte do meu uniforme escolar, dos meus looks diários, noturnos e dos looks quase todas as outras pessoas que eu conhecia. Isso não mudou até hoje, então podemos perceber que o jeans permanece sendo um dos tecidos mais usados no mundo.

blogModacad-jeans-river-blue A produção do jeans é uma das mais poluentes do mundo

.
A parte triste dessa história é que, ao mesmo tempo em que o jeans é tão "democrático", usado nos mais variados estilos, por pessoas de todo tipo, seu processo de produção é um dos mais poluentes do meio ambiente. A maior parte das fábricas ainda utilizam agentes e processos químicos abrasivos, prejudiciais à natureza. Sem falar do altíssimo desperdício de água dos processos de tinturaria e lavagem. Esse tema é abordado com muita riqueza no documentário River Blue. Eu recomendo assistir para entender como isso acontece e também para conhecer algumas possibilidades de solução deste grave problema.

blogModacad-jeans-upcyclingThinkBlue UpcyclingThinkBlue - novos caminhos cheios de possibilidades

.
Muitas empresas estão trabalhando para mudar esse quadro e buscando formas sustentáveis de fabricação desse tecido. Na confecção estão usando laser e outras técnicas para produzirem os efeitos estéticos nos modelos, sem usar os volumes de água, químicos e corantes dos processos de tinturaria e lavanderia tradicionais. Outra iniciativa muito positiva é que o jeans já é um dos materiais mais usados em peças upcycling.

Gostou do nosso post sobre a história do Jeans? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos de calças com moldes para o corte e costura. Cada modelo de calça de calça jeans tem três alturas de cintura e diferentes estilos nas pernas, para você escolher o que atende melhor ao seu mercado. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.