Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Variedades e Curiosidades sobre Estampas Florais

(Foto de capa-Criador: Foremniakowski | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
As estampas florais fazem sucesso em qualquer estação, mas não podemos negar que elas ganham muito mais destaque nas temporadas primavera/verão.

As estampas florais podem ter diferentes estilos, tamanhos, desenhos e cores. As tendências para a temporada 2019/2020 por exemplo, indicam que as estampas com maxi flores e motivos tropicais, semelhantes às estampas de Chita, estarão entre as mais procuradas.

Eu sou apaixonada por flores, cultivo um jardim e fotografo flores sempre que vejo uma que me chama atenção, quando estou passeando por aí. Então você já pode imaginar que tenho várias peças floridas no meu guarda-roupa. Acho que elas deixam os looks mais delicados, me dão a sensação de leveza e foi muito legal fazer essa pesquisa.

Conheçam os diferentes tipos de estampas florais:

Floral Clássico

A estampa floral clássica usa uma base de cor e ao longo do tecido são estampadas flores coloridas. Geralmente as flores tem tamanho médio. A estampa pode ter diferentes espécies de flores. As mais comuns são as rosas, margaridas e lírios.

Liberty

A estampa floral Liberty apresenta desenhos de pequenas flores. A estampa é bastante antiga, considerada um clássico no mundo da moda. Por causa disso, roupas com estampa Liberty dão um ar vintage aos looks. O nome vem do nome da primeira loja que vendeu estampas com esse padrão em 1875, a Liberty of London.

Maxi Foral

A estampa maxi floral apresenta desenhos bem realistas das flores, com tamanho ampliado.

Floral Tropical

A estampa floral tropical, em muitos casos, também reproduz imagens realistas de flores tropicais. Porém, as flores podem vir acompanhadas de folhagens, animais ou até mesmo de frutas.

Eu tenho um vestido que eu amo estampado com flores, folhas e pássaros beija-flor. É um dos meus favoritos. Essas estampas são bastante coloridas e alegres.

Floral Abstrato

Na estampa Floral Abstrato os desenhos das flores são como borrões ou traços livres. Eles dão um look mais moderno para as estampas florais, normalmente tão românticas.

Floral Gráfico

Já a estampa floral gráfica é o oposto das imagens reais de flores das estampas Floral Tropical. Este estilo de estampa é feito com desenhos gráficos de flores, que mostram seus contornos e detalhes de forma estilizada, com colorações chapadas, sem efeitos de sombra e luz.

História e Curiosidades

Como já falamos no texto Como Surgiu a Estamparia, as primeiras técnicas de estamparia surgiram a mais de 2000 anos. Alguns historiadores creditam a invenção da estamparia à India, outros à China.

Em nossas pesquisas, encontramos evidências do surgimento da estampa floral na Índia e de sua trajetória até a Europa , levada pelos mercadores de tecidos.

A estampa floral passou a ser produzida na Europa por volta do século XIV nas regiões de Gênova e Florença.

Inicialmente as flores estampadas eram muito grandes e foram substuídas por um floral mais simples por volta do século XVIII.

No fim do século XIX a estampa floral foi novamente destaque com a ascenção do movimento artístico da Art Nouveau, que reproduzia linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores.

Gostou deste post sobre Estampas Florais? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos com estampas florais nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube

Author image
Belo Horizonte Website
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.