Variedades e Curiosidades sobre Estampas Florais

As estampas florais fazem sucesso em qualquer estação, mas não podemos negar que elas ganham muito mais destaque nas temporadas primavera/verão.

Variedades e Curiosidades sobre Estampas Florais
(Foto de capa-Criador: Foremniakowski | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
As estampas florais fazem sucesso em qualquer estação, mas não podemos negar que elas ganham muito mais destaque nas temporadas primavera/verão.

As estampas florais podem ter diferentes estilos, tamanhos, desenhos e cores. As tendências para a temporada 2019/2020 por exemplo, indicam que as estampas com maxi flores e motivos tropicais, semelhantes às estampas de Chita, estarão entre as mais procuradas.

Eu sou apaixonada por flores, cultivo um jardim e fotografo flores sempre que vejo uma que me chama atenção, quando estou passeando por aí. Então você já pode imaginar que tenho várias peças floridas no meu guarda-roupa. Acho que elas deixam os looks mais delicados, me dão a sensação de leveza e foi muito legal fazer essa pesquisa.

Conheçam os diferentes tipos de estampas florais:

Floral Clássico

A estampa floral clássica usa uma base de cor e ao longo do tecido são estampadas flores coloridas.
.

iStock-1237107076 (Crédito:matrixnis/istock)

.
Geralmente as flores tem tamanho médio. A estampa pode ter diferentes espécies de flores. As mais comuns são as rosas, margaridas e lírios.

Liberty

A estampa floral Liberty apresenta desenhos de pequenas flores. A estampa é bastante antiga, considerada um clássico no mundo da moda. Por causa disso, roupas com estampa Liberty dão um ar vintage aos looks.
.

digital-paper-5262550_640 (Imagem de Please Don't sell My Artwork AS IS por Pixabay)

.
O nome vem do nome da primeira loja que vendeu estampas com esse padrão em 1875, a Liberty of London.

Maxi Foral

A estampa maxi floral apresenta desenhos bem realistas das flores, com tamanho ampliado.
.

iStock-1293556586 (Crédito:samposnick/iStock)

.

Floral Tropical

A estampa floral tropical, em muitos casos, também reproduz imagens realistas de flores tropicais. Porém, as flores podem vir acompanhadas de folhagens, animais ou até mesmo de frutas.
.

iStock-937653496 (Crédito:Andrea_Hill/iStock)

.

Eu tenho um vestido que eu amo estampado com flores, folhas e pássaros beija-flor. É um dos meus favoritos. Essas estampas são bastante coloridas e alegres.

Floral Abstrato

Na estampa Floral Abstrato os desenhos das flores são como borrões ou traços livres. Eles dão um look mais moderno para as estampas florais, normalmente tão românticas.
.

ornamental-6235776_640 (Crédito: maxpixel.net/photo-6235776)

.

Floral Gráfico

Já a estampa floral gráfica é o oposto das imagens reais de flores das estampas Floral Tropical. Este estilo de estampa é feito com desenhos gráficos de flores, que mostram seus contornos e detalhes de forma estilizada, com colorações chapadas, sem efeitos de sombra e luz.
.

abstract-1300667_640 (Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay)

.

História e Curiosidades

Como já falamos no texto Como Surgiu a Estamparia, as primeiras técnicas de estamparia surgiram a mais de 2000 anos. Alguns historiadores creditam a invenção da estamparia à India, outros à China.

Em nossas pesquisas, encontramos evidências do surgimento da estampa floral na Índia e de sua trajetória até a Europa , levada pelos mercadores de tecidos.

A estampa floral passou a ser produzida na Europa por volta do século XIV nas regiões de Gênova e Florença.

Inicialmente as flores estampadas eram muito grandes e foram substuídas por um floral mais simples por volta do século XVIII.

No fim do século XIX a estampa floral foi novamente destaque com a ascenção do movimento artístico da Art Nouveau, que reproduzia linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores.

Gostou deste post "Variedades e Curiosidades sobre Estampas Florais"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube