Estilismo pelo Mundo MÉXICO

O sucesso comercial nacional e internacional de marcas com DNA da cultura de suas raízes. O que podemos aprender com a história dos negócios de moda mexicanos Lydia Lavin e Carlos Pineda? O DNA da cultura brasileira também tem o potencial de criar um espaço só seu no mercado internacional?

Estilismo pelo Mundo MÉXICO
Foto de RDNE Stock project: / Foto de Los Muertos Crew

No texto anterior desta série, falei de como a natureza desta pesquisa de desenho de moda, com o DNA da cultura nativa de seus criadores, precisa falar de diferentes estações do ano em uma mesma temporada, uma vez que este olhar quer investigar os dois hemisférios do planeta ao mesmo tempo.

Já neste texto, a descoberta é que não vai dar para orientar as pesquisas desta série apenas pelos eventos de moda de cada país, reconhecidos pelo calendário mundial do setor.

Estilistas e negócios de moda que apostam nessa atitude autoral em suas criações têm uma única característica em comum, a coragem. Em todas as outras características dos seus empreendimentos eles são únicos.

Podem ser grandes negócios de moda ou ateliês artesanais… Podem estar inseridos nos polos de produção e divulgação de moda no seu país ou não… Podem atuar no mercado local e internacional independente do porte da sua produção, enfim, seu codinome é “diversidade”!

Esta compreensão acontece justamente na pesquisa de criação de moda no México, este país cuja diversidade e riqueza cultural é milenar. Diante de um universo tão amplo de referências estéticas, a inspiração deste trabalho caminhou na direção oposta a buscar uma síntese. O convite é para mergulhar neste mar, sem tentar entender em que lugar deste mapa estamos.

Então, a escolha foi investigar estilistas sem um roteiro pré definido, entendendo que esta é apenas a primeira de muitas investigações de criação de moda na vibrante cultura deste país.

No texto de hoje vamos conhecer um pouco do desenho de moda e da história de dois ”desiñadores mexicanos” que honram a estética e as técnicas produtivas de suas culturas nativas, com muita beleza e sensualidade.

Mais!

Uma comparação entre as particularidades da identidade de cada um destes dois negócios de moda pode nos revelar perguntas valiosas para nossa investigação sobre a conquista do sucesso de mercado.

Foco no poder de criar o desejo de vestir destes “desiñadores” e muita inspiração para cada um de nossos leitores nesta jornada!

“Desiñadores mexicanos“ rastreados por este radar

Lydia Lavín

Alta costura e moda casual com lojas próprias

“Marca mexicana que trabalha com comunidades indígenas e artesãos de diversos estados do México” é a frase que apresenta o site de e-commerce lydialavin.com ao mundo.

Mas a identidade desta marca é mais! Muito mais. É um depoimento vivo do acervo intelectual desta professora e pesquisadora da cultura mexicana revelado em uma criação de moda contemporânea, cuja luxo, beleza e sensualidade podemos conferir nestes modelos divulgados no Instagram da marca.

No site Lydia Lavin, além dos modelos da última coleção, primavera verão 2024, é possível comprar também modelos do outono inverno de 2023, mas infelizmente não podemos mais visualizar os modelos das coleções “lá Finca” PV 2023 e de coleções que também não estão mais à venda como “Matices”e ”Madre Tierra”.

Depois de mergulhar os sentidos na beleza e originalidade dos modelos Lydia Lavin, a curiosidade de saber o que está por trás deste trabalho é grande.

Esta marca, que leva o nome de sua criadora, foi fundada em 2005 e depois de 2012, Lydia passa a contar com a parceria de sua filha Monserrat Messeguer nesta empresa, que completa 20 anos de sucesso no mercado em 2025.

Visitando uma loja Lydia Lavin - vídeo

Mas então, qual é a história por trás do sucesso desta marca, cujo DNA criativo é a mistura da tradição com a atualidade da cultura mexicana?

Para começo de conversa, Lydia Lavin é descendente de uma família de tradição têxtil e desenha sua primeira coleção para a empresa de seu pai aos 16 anos.

Mas é em sua formação universitária que Lydia estuda a matéria Design Têxtil Tradicional com a antropóloga Marta Turok e abre as portas do conhecimento sobre a cultura das comunidades indígenas, que mobilizou seu interesse para o resto da vida, principalmente o conhecimento sobre o vestir e tecer nestas culturas.

Pouco depois de concluir seus estudos, Lydia passa a lecionar na Universidad Iberoamericana em que fora estudante e sua trajetória docente incrementa seu conhecimento sobre estas culturas com pesquisas e publicações ao longo dos anos.

Ela publicou 6 volumes na coleção “Museo del Traje Mexicano” e tem trabalhos expostos em museus no México, Espanha e Holanda.

O reconhecimento e o apreço pelo patrimônio cultural destas comunidades indígenas leva a uma mobilização cada vez mais atuante para proteger e fortalecer a sustentabilidade destas comunidades no mundo contemporâneo.

Em 1994 Lydia funda a empresa AsesorText para dar assessoria a marcas de moda mexicanas, e até mesmo internacionais, alinhadas com este patrimônio cultural do seu país.

Têxteis e bordados mexicanos

Onze anos depois, Lydia cria sua marca, com o propósito de produzir moda em um trabalho conjunto com o Instituto Indianista, para manter vivas e produtivas as técnicas têxteis indígenas mexicanas, com a contratação de artesãos das diversas técnicas de cada uma destas comunidades.

“Nuestra misión de marca es mostrar y dar a conocer lo mejor de México, relatar tradiciones y valorar el trabajo artesanal mexicano; preservar la tradición y las técnicas textiles artesanales”.

Lydia Lavín

Com toda esta bagagem cultural, mas sobretudo, com todo este trabalho para a representatividade e sustentabilidade da cultura dos povos originários do México no cenário nacional e internacional, a estética do design de moda de Lydia Lavin cria uma conexão com o espírito do que é ser mexicano.

Um negócio de moda com alma que trabalha para mobilizar o desejo de consumo criando também vínculos culturais. Seus modelos provocam desejo de vestir em mexicanos e não mexicanos que querem carregar consigo um pouco das experiências vividas com esta cultura.

O que podemos aprender com esta história para nortear o sucesso de negócios de moda?

Podemos supor que fomentar uma cadeia produtiva local qualificada com tecnologias próprias é uma vantagem competitiva?

Podemos constatar que negócios de moda com uma identidade forte são únicos aos olhos de seus consumidores e por isso mais aptos a conquistar sua fidelidade?

Podemos entender que em um mercado globalizado, ultra diversificado, o consumidor quer encontrar seus produtos preferidos sem ter procurar por eles repetidas vezes entre tantas possibilidades?

Isto é, o consumidor deseja encontrar novos modelos com o shape que ele espera quando voltar à loja da marca?

Resumindo, podemos supor que quando um cliente se identifica com o estilo de uma marca, esta é a conquista que precisa ser eternizada? Esta é a oferta de valor que precisa se manter na ponta do dedo que clica o botão de ação “comprar” no site da marca?

Dubai Fashion México novembro de 2021

Com estas perguntas em mente… bóra continuar esta trilha atrás de novas histórias de negócios de moda de sucesso, para encontrar novas perguntas!

Carlos Pineda

Alta costura mexicana no mercado internacional

Este estilista capta a atenção desta investigação por dois motivos principais.

O primeiro é a identidade criativa de Carlos Pineda que fala do espírito de ser mexicano no século XXI, em interação com a aldeia global.

Seu estilo cria moda com uma originalidade única, mas carregado de uma memória plena das diversidades da cultura mexicana contemporânea, que é resultado da mistura das culturas dos colonizados com a dos colonizadores, incluindo aqui colonizadores dos pioneiros aos contemporâneos.

Como a cultura brasileira hoje também é o resultado de uma mistura social e histórica como essa, provavelmente podemos aprender com o sucesso deste negócio de moda.

Dubai Fashion Week outubro de 2021 YOUTUBE

Afinal, estamos falando de um estilista que desfilou sua primeira coleção ainda em 2017 no evento Intermoda em Guadalajara e já faz sua estréia no cenário internacional apenas dois anos depois, em 2019, na Los Angeles Fashion Week e na Expo Dubai, mantendo o histórico de participação nestes eventos desde então.

Numa publicação da revista Vogue sobre a coleção Carlos Pineda outono inverno 2023, está divulgado que Carlos foi convidado para fazer uma exposição de desenhos seus no marco de abertura da New York Fashion Week, no próximo 7 de setembro de 2024.

New York Fashion Week setembro de 2023 YOUTUBE

O segredo do sucesso no mercado de alta costura é a excelência na confecção dos modelos. Carlos Pineda se envolve no processo de produção de cada detalhe para executar com perfeição a essência do design de cada modelo criado.

Persegue a perfeição em cada peça produzida porque acredita que suas roupas sã0 como obras de arte, portanto, são confeccionadas para ter uma vida longa no guarda roupa de suas clientes, podendo passar de geração a geração.

Outra qualidade fundamental para o sucesso da marca é que seu estilo se destaca no mercado. Paletas mexicanas de cores, a natureza da região estampada nos tecidos e seu estilo inconfundível deixam uma assinatura em todas as passarelas por onde desfila a suas coleções.

A vantagem competitiva destas duas qualidades é notável.

Editorial de moda da marca de 2018

Um editorial com foco em publicar a identidade da marca o invés do marketing de vendas

O segundo motivo pelo qual este estilista capta a atenção desta investigação é o seu interesse e sua trajetória profissional na produção de “informação de moda”.

Um de seus primeiros trabalhos foi em uma agência de modelos em 2014, onde participava da coordenação de campanhas e desfiles. Essa experiência parece dar base para esta outra informação que encontramos sobre suas realizações criativas.

Sua história não é nada fácil de ser rastreada na rede, mas parece que Carlos Pineda começa sua carreira na moda desenhando camisetas com um trabalho autoral bastante minucioso, que o levou a se interessar pela criação de acessórios feitos à mão. Além dos colares, ele criava flores e laços cujo sucesso passa a dar visibilidade ao seu estilo, que desde então já revelava uma identidade criativa marcante.

Parece também fazer parte desta identidade criativa marcante a iniciativa de Carlos Pineda de promover sessões de fotos de moda com suas criações desde o início de sua carreira, contando com a ajuda de amigos e com os recursos que sua criatividade realizava.

Do nada ele fazia as sessões de fotos de moda… e adorava todos os processos envolvidos como decidir a locação, as roupas, modelos, cabelo, maquiagem e stiling é claro!

The Mc Closkey

Dez anos depois… dá só uma olhadinha nos desfiles no YouTube e no Instagram da marca. Fico aqui só imaginando a maravilha que ele vai criar um dia para o ambiente de uma loja física da sua marca!

O que podemos aprender com esta história para nortear o sucesso de negócios de moda?

Podemos supor que investir em excelência no processo produtivo é mais do que investir na formação de mão de obra?

Podemos constatar que as empresas precisam registrar o desempenho de cada tecido e aviamento que passou pela produção para conquistar um crescimento contínuo de qualidade na produção?

Podemos ver valor em pilotar moldes base técnicos por tecido para arquivar e usar no desdobramento de modelos nas coleções futuras também?

Podemos entender que o estilo de uma marca precisa de uma identidade nítida para resistir inalterado diante da necessidade da participação de novos criadores?

Será que uma identidade multicultural como brasileira e a mexicana, cheia de diversidade, tem mais possibilidades de gerar identificação da marca com consumidores de outros países?

E… De novo! Podemos supor que quando um cliente se identifica com o estilo de uma marca, esta é a conquista que precisa ser eternizada? Esta é a oferta de valor que precisa se manter na ponta do dedo que clica o botão de ação “comprar” no site da marca?

E para finalizar… Podemos supor que nos negócios de moda a criação de produtos tem a mesma importância do que a criação de informação de moda?

Podemos acreditar que a criação de informação de moda da marca precisa ter uma célula de criação e direção dentro da empresa, para preservar genuína a identidade da marca na contratação de serviços especializados de terceiros?

Gostou deste texto "Estilismo pelo Mundo MÉXICO”?

Não perca o próximo texto... Estilismo pelo Mundo... África? Sudeste asiático? Ou Rússia? Ainda não sabemos quais os ventos vão nos levar nesta aventura.

A gente se vê no próximo texto e...

Bom trabalho e bons negócios para todos os nossos leitores!

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok