Estilo e Tecidos para a Primavera Verão 2022 2023

Estilo e Tecidos para a Primavera Verão 2022 2023
Crédito:Kiuikson/Crédito:Paffy69/Crédito:BjelicaS/Crédito:cokacoka/iStock

Pensando na força da dualidade introversão/extroversão que ainda estamos vivendo, a Primavera Verão é a estação que faz o equilíbrio entre esta dualidade pender para a extroversão com muita descontração e sensualidade.

Comprimentos de saias e shorts encurtaram e, em alguns casos, as cinturas desceram, exacerbando ainda mais a sensualidade destes modelos.

Decotes e recortes ousados continuam a ser um recurso de estilo de criatividade inesgotável, revelando a pele de forma insinuante tanto em suas formas mais exuberantes, quanto nas mais discretas.

Crédito:MoustacheGirl/iStock

Cores de tons bastante saturados surgem em blocos definidos e combinações ousadas, colorindo modelos que impactam a cena por onde passam.

O top sutian, as transparências e os brilhos vêm arrematando a sensualidade e a alegria desta estação com ousadia e muito luxo.

Contemplando também os momentos de introversão e intimidade,  os modelos oversize entram nos looks porém em sobreposição à peças justas ao corpo, fazendo um delicioso mix de descontração com sensualidade.

Os looks monocromáticos de cores tradicionais e menos saturadas são também uma opção um pouco mais recatada dos modelos com cores de tons bastante saturados que surgem em blocos definidos e combinações ousadas.

Enfim, a energia da Primavera Verão 2022 2023 consegue transitar nesta dualidade introversão/extroversão com muita leveza e alegria.

Vamos agora ver algumas sugestões de estilo e tecidos para a próxima coleção!

Estilo Primavera Verão 2022/2023

Shorts e minisaias

Shorts e mini saias são praticamente um ícone das estações de primavera verão. Nesta primavera verão 2022 2023, uma novidade de estilo para estes modelos são as caldas sobrepostas a estas peças.

Elas apareceram tanto no comprimento longo e volumoso em modelos luxuosos, quanto no comprimento curto e sem volume em modelos exóticos, porém bem mais versáteis.

Outro recurso com bastante potencial é o uso de pregas e machos em tecidos de texturas e caimentos inusitados. Por exemplo, as pregas podem figurar em modelos de tecidos pesados, bem como os machos em tecidos fluidos e até transparentes.

E para enriquecer mais modelos, também as bainhas podem ser trabalhadas com apliques e acessórios.

Alfaiataria

Este é o grupo da coleção onde o céu é o limite para a criatividade.

Os comprimentos de blazers, spencers e casacos vão do midi e três quartos até o cropped. As modelagens de peças bem estrututaras e de volume justo ao corpo desfilam lado a lado com peças de modelagem oversize.

O segredo aqui é misturar a ousadia com peças clássicas e o oversize com peças de volume justo ao corpo.

Tons saturados, looks monocromáticos, bem como materiais inusitados como o couro de aspecto metalizado estão em alta para estes modelos.

Top Sutian

Crédito:Adene Sanchez/iStock

Esta peça está se consagrando como uma peça tradicional no guarda roupa feminino em todas as estações.

Agora ela está cada vez mais presente em looks tradicionais de alfaiataria e da moda luxo.

Mas por sua ousadia e inovação, continua a ser a queridinha da sensualidade e figura garantida nos modelos sexy das coleções.

Cut out - decotes e recortes

Tal como na alfaiataria, nos decotes e recortes a originalidade não tem limites. Simetria e assimetria desfilam lado a lado.

Os recortes estão presentes em todos os grupos da coleção. Na alfaiataria ganharam o espaço das costas em alguns modelos. Na malharia surgem com bastante ousadia, incluindo nos modelos plus size.

Calças

Crédito:bedya/iStock

Volumes soltos e fluidos para tecidos de caimento leve e fresco.

Estes volumes estão presentes também na alfaiataria mesmo em tecidos mais encorpados.

No jeans estas modelagens de volume mais solto ganham maior variedade de comprimento e forma, sem que os modelos tradicionais, mas justos ao corpo, percam o seu lugar na coleção.

Vestidos

Crédito:Wand_Prapan/iStock

De todos os comprimentos, nesta primavera verão 2022 2023 os vestidos da moda casual estão soltinhos, com uma pegada feminina bem forte. Nós, laços, franzidos e volumes fluidos dão muito frescor e jovialidade aos modelos.

Mangas bufantes ou finalizando os modelos sem ombros também são uma boa aposta para os vestidos.

Tecidos Primavera Verão 2022/2023

Tecidos artesanais

Crédito:tongo51/iStock

Modelos confeccionados em crochê e tricot continuam a marcar presença nos desfiles das semanas de moda do hemisfério norte.

Estes modelos são uma prova da força das macrotendências que apontam a valorização do trabalho feito à mão. Estes estilo representa a conexão com a moda afetiva e com o sentimento de nostalgia tão presente atualmente.

Rendas

Crédito:Margaryta Basarab/iStock

As rendas também estão em sintonia com as mesmas macrotendências dos tecidos artesanais. Elas são um trabalho de tecelagem complexo e delicado, mesmo quando tecidas por máquinas, em grandes tecelagens.

Seu requinte é fortemente conectado à imagem do feminino, tanto em modelos sensuais, quanto nos modelos tradicionais mais recatados.

Para esta temporada primavera verão 2022 2023 a renda Guipir está em destaque.

É uma renda de tradição muito antiga. Sua tecitura é complexa e seu aspecto é rico e muito elegante. Por tudo isso, é uma renda de alto valor no mercado, que agrega valor aos modelos.

Tecidos Texturizados

Crédito:Aleksandr Krotkov/iStock

As texturas na verdade são fios modificados no processo de fiação. Estes fios podem ser naturais, artificiais ou sintéticos.

Nesta temporada, além das granadines com a textura da seda, das gramaturas mais leves às mais pesadas, e também das moussês transparentes, encontramos ricas versões de metalizados.

Os tecidos metalizados estão ganhando cada vez mais qualidade em termos de durabilidade e conforto, ampliando sua gama de modelos para confecção.

Até porque os avanços das tecnologias dos têxteis metalizados ampliou também a variedade de gramatura destes tecidos e malhas, encontrados hoje dos caimentos mais leves e transparentes até os médios e pesados.

Tecidos Naturais

Crédito:168season/iStock

O linho e o algodão continuam a ter seu lugar de destaque em temporadas de primavera verão.

Mas apesar de conversarem bem com sentimentos de conexão com a natureza orgânica apontada em importantes macro tendências, a questão da sustentabilidade está cada vez mais conectada às restrições de uso destes tecidos em alguns grupos da coleção.

Transparências

Crédito:janiecbros/iStock

As transparências voltam a figurar em um menor número de peças em cada grupo da coleção. Moussês e mousselines são os destaques.

Os tecidos transparentes de textura rendada voltaram ao seu tradicional papel no mix de tecidos de alguns modelos.

Elas aparecem com menos força, mas ainda são uma presença garantida nas roupas sexy da moda luxo e também aparecem com bastante originalidade em peças para composição nos looks de alfaiataria.

Gostou deste texto  "Estilo e Tecidos para a Primavera Verão 2022 2023"?

Não perca os dois primeiros textos da série, "Macrotendências Primavera Verão 2022/2023" e "Cores e Estampas Primavera Verão 2022/2023".

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.