Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Estilo primavera verão 20/21. Modelos e acessórios que chegaram com tudo nesta estação.

No último texto do blogModacad falamos sobre a subjetividade das cores e estampas da primavera verão 20/21. Neste texto vamos falar sobre o estilo - tecidos, modelos e acessórios que estão em alta nesta estação.

Como as cores e estampas, também os estilos desta coleção conversam com a esperança de dias melhores, representada nos tecidos leves e modelos despojados, mas cheios de sensualidade e criatividade, em contraponto ao conforto e recolhimento do estilo da temporada passada.

O desejo que está no ar é por alegria, descontração e movimento, tão reprimidos pelo isolamento social. Tudo isso combina com muita novidade! E tecidos leves, cores vibrantes e estampas alegres precisam de modelos que valorizem tudo isso.

Vamos começar falando dos modelos que, em nossa opinião, melhor representam estes desejos e portanto, que podem ter um sucesso comercial mais previsível.
.

MODELOS

.

Saias e Vestidos Breezy

As saias e vestidos Breezy são leves, soltos e românticos. São modelos com franzidos costurados em camadas, nos comprimentos curtos, médios ou longos.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-modelos-breezy-dress Modelo Breezy usado pela influencer Manuela Cavalcanti (Fonte: Instagram Manuela Cavalcanti)

.
Vestidos, blusas e batinhas não marcam a cintura e as saias não mostram o corpo. A sensualidade destes modelos reside no mistério do corpo oculto que se revela em seus movimentos, quando toca o tecido solto e fluido.

Por seu conforto, que não exclui a sensualidade, este modelo foi um dos preferidos das fashionistas no verão europeu e já está fazendo bastante sucesso aqui no Brasil também.

Alfaiataria

Na linha de contraponto ao estilo comfy da estação passada, a alfaiataria atende ao forte desejo por novidade com bastante ousadia.

Nessa temporada primavera verão 20/21 ela chega com ombreiras, modelos assimétricos, cortes ousados, botões e aviamentos mais extravagantes.

No entanto, sem esquecer o conforto e o despojamento que a rotina com o distanciamento social ainda exige de todos nós, nesta primavera/verão os tecidos destes modelos de alfaiataria são maleáveis, de toque agradável à pele e a modelagem tem que aliar conforto à elegância de modelos mais arrojados.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-modelo---alfaiataria-Balmain O desfile da temporada primavera verão 20/21 da Balmain apresentou modelos de blazer com ombreiras. (Fonte: Canal de Youtube da Balmain)

.
As composições de looks são muitas. É proposta misturar peças de elegância mais formal, tipo blazers e camisaria tradicional, com shorts e bermudas feitos em modelos e tecidos mais fluidos, que não são peças de alfaiataria.

Ou combinar casaquinhos leves e casuais com vestidos de alfaiataria como os modelos tubinho... Misturar terninhos de saias ou bermudas com camisetas de malha com cores lisas ou com estampas da cultura pop e por aí vai.

Os modelos de bermudas desta estação têm uma estética vintage que também pode nos remeter a um desejo de escapar desta realidade pela lembranças de tempos melhores.

Cinturas super altas e croppeds

Entre os looks mais interessantes da primavera verão estão as calças de cintura alta com amarrações, combinadas com croppeds.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-modelo--cal-a-clochard-1 Cropped e calça de cintura alta da Farm Rio (Fonte: Farm Rio)

.
Para usar essa trend é preciso criatividade! Os croppeds podem ser camisas clássicas desconstruídas pelas assimetrias ou pelos recortes e amarrações inusitados, ou ainda simplesmente desconstruídas por seu comprimento bem curto, que não é comum na camisaria tradicional.

É uma combinação cheia de sensualidade e ousadia, com muita novidade presente em todos os elementos de seus modelos.

Camisas e blusas bem trabalhadas

Camisas com franzidos, babados e pregas, que se distanciam da camisaria tradicional, foram tendência lançada no inverno 2020, mas que na nossa opinião vai se consagrar nesta temporada primavera verão 20/21 com tecidos mais leves e frescos.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o---camisa--iStock-1190575386 Camisa com tecidos leves e babados são uma das apostas dessa temporada (Fonte: iStock)

.
Acreditamos nisso porque esta tendência é muito adequada para atender ao desejo de novidade tão forte nas pessoas agora em que estamos sem poder viajar, viver novas experiências e mesmo ter uma rotina um pouco mais variada.

Mangas bufantes

O estilo romântico das blusas e vestidos com mangas bufantes estão em alta nessa temporada.
.

blogModacad-tendencia de verão modelos-Cropped-com-Manga-Bufante-e-Amarra--o-Branco Cropped da Renner com mangas bufantes (Fonte: Renner)

.
Esta é uma tendência que aposta na sensualidade do romantismo que parece ser uma tendência que vai se consagrar mas que, por outro lado, exige muito talento do estilista para criar peças com equilíbrio e originalidade.

Oversized

O conforto das roupas que foram destaque no inverno ainda exerce forte influência no "mood" desta temporada primavera verão 20/21. E seguindo essa linha, o estilo Oversized está muito presente nos looks vistos nas redes sociais.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-modelos--oversized---iStock-1221413339 Camisa branca oversized com short jeans (Fonte: iStock)

.
Esse estilo consiste em usar roupas largas ou maiores que o seu tamanho convencional. Essa tendência ganhou as celebridades e combina peças de diferentes estilos.

Bons exemplos de looks deste estilo são os croppeds com calças largas e blusas oversized com shorts de alfaiataria.

Cottagecore

Outro estilo que ganhou as redes sociais nesses tempos de pandemia e influenciou e muito as roupas dessa temporada foi o Cottagecore. Ele é um estilo de estética mais rústica e romântica, inspirado na vida campestre. Os modelos têm estampas mais delicadas, de flores e frutas, em tons mais claros de cores.

Os modelos deste estilo têm a sensualidade romântica das saias rodadas de volume amplo com cintura marcada, dos vestidos recatados mas bem certinhos no corpo com suas saias rodadas e os despojados macacões jardineira de jeans, com camisetas baby look bem femininas nas cores e detalhes.
.

blogModacad-tendenciade-ver-o-modelos-iStock-1271115674 O estilo campestre da estética Cottagecore é uma das principais tendências dessa temporada primavera verão 20/21 (Fonte: iStock)

.
É comum encontrar modelos com acabamentos como tiras bordadas, rendas, víes e tudo o que confere um toque sempre muito feminino de personalização dos modelos.

Caminhando lado a lado com o estilo breezy, acreditamos que o sucesso deste estilo neste momento se deve ao fato dele oferecer conforto, sem excluir a sensualidade. Mas também porque a sensualidade romântica remete ao saudosismo de quando tudo era mais simples, leve e solto.
.

ACESSÓRIOS

.
A temporada primavera verão 20/21 traz um grande destaque para os acessórios.

Brincos e pulseiras de volume maciço, correntes de presença marcante, aliados a acessórios de cabelo que ganharam as fashionistas, como os scrunchies, as tiaras e os lenços vieram com tudo.

Scrunchies

Os Scrunchies são elásticos de cabelo cobertos de tecido, que nos anos 90 eram chamados de frufrus.
.

blogmodacad---colecao-de-scrunchies-de-veludo-na-moda-em-fundo-rosa_108146-772 A febre dos scrunchies está de volta (Fonte: iStock)

.
Eles podem ter diversos tamanhos e cores. Assim como no passado, nesta estação, o acessório ganhou o coração das fashionistas e está presente desde de looks mais sérios e elegantes até os mais ousados e divertidos.

Lenço

O lenço chega como um dos acessórios queridinhos do verão, inclusive combina muito bem com os looks da moda praia. Eles podem ter padronagens clássicas, ser de uma só cor ou de um mix de cores mais exuberantes.

Os modelos maiores podem ser transformados em blusas, saias ou vestidos. Várias "digital influencers" já estão dando dicas de amarrações para fazer diferentes looks com lenços.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-modelos--len-oiStock-1276442910 O lenço usados no estilo camponesa (Fonte: iStock)

.
Amarrado nos cabelos como bandana ao estilo camponesa, o lenço já é um ícone desta temporada nas redes sociais.

Por sua diversidade de usos e formas, acreditamos nessa tendência dos lenços porque ela conversa com o desejo de criar novidades todos os dias, ainda que com as mesmas peças.

Correntes

Uma coisa que achamos no mínimo curiosa foi o sucesso de moda das correntes como acessório, justo agora em que nos sentimos tão presos! Ao mesmo tempo, isso prova o quanto a moda fala de como estamos vivendo e do quanto ela é uma expressão de como estamos nos sentindo.
.

blogModacad-tendencia-de--ver-o---Correntes---iStock-807419930 As correntes usadas como colar (Fonte: iStock)

.
O fato é que as correntes vieram com tudo! Estão nos acessórios em colares e pulseiras, nos cintos e até nos aviamentos costurados nas roupas.

As correntes que estão em alta são as de tamanhos maiores e mais espessas, tanto metálicas quanto coloridas.
.

TECIDOS

.
Tecidos sustentáveis e tecidos tecnológicos antivirais e anti bactericidas entram na moda para ficar, nesta estação e cada vez mais nas próximas.

As fibras naturais são ainda mais valorizadas quando entra em foco a saúde das pessoas aliada à preservação do meio ambiente.

O impacto da pandemia nos negócios de moda foi profundo porque este mercado está ancorado no consumo de grande volume, em alta velocidade. Neste mercado, mais que em todos os outros, repensar a sustentabilidade virou a ordem do dia.

Neste momento estamos sentindo na pele os incríveis impactos da devastação do meio ambiente e da interligação do ecossistema do planeta com a nossa sobrevivência e com a nossa qualidade de vida cotidiana.

A sustentabilidade nos processos produtivos que já era uma tendência consagrada, agora é uma condição que veio para ficar. Já é mais que um desejo do consumidor, é uma demanda levada muito a sério pela maioria das pessoas e os negócios de moda precisam se adequar a esta condição em tempo recorde.

Na prática isso já levou a mudanças bastante significativas.

Algumas das principais grifes de moda já estão confeccionando pelo menos parte de suas coleções com tecidos sustentáveis, já estão reduzindo o número de coleções lançadas por ano, além de adotarem o ambiente digital para o lançamento, divulgação e venda das suas coleções.

A criatividade e a adaptação foram os elementos essenciais para que estas marcas, tanto as grandes, quanto as pequenas, sobrevivessem à pandemia do Coronavírus.

Como não poderia deixar de ser, essa temporada primavera verão 20/21 reflete também tudo isso.

Confira nesta lista os tecidos em sintonia com as tendências que conversam com o desejo coletivo de liberdade, leveza e ousadia, aliados à sustentabilidade e à novos comportamentos de consumo.

Algodão e Linho

Os tecidos de linho e algodão continuam a se destacar nas coleções primavera/verão por serem ideais para a produção de roupas mais leves e confortáveis, que permitem que a pele respire com suas fibras naturais.

Estas qualidades agora se tornaram ainda mais importante para aumentar a tolerância das pessoas ao calor, com as privações de permanência prolongada nas áreas públicas e ao ar livre.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-modelos-iStock-1266975650 O linho está em alta nessa temporada primavera verão 20/21 (Fonte: iStock)

.
Mas a produção de fibras naturais sustentáveis ainda tem um volume baixo para atender ao volume da demanda da indústria têxtil de confecção.

E para piorar esta situação, a atual desvalorização do real faz com que a exportação de nossos fios e tecidos de fibras naturais seja destinada em grande quantidade para o mercado externo, causando escassez de matéria prima para a nossa indústria de confecção.

Viscose

A viscose de gramatura mais leve também mantém sua tradição de destaque em coleções primavera verão por suas qualidades de textura, caimento e frescor, ideais para modelos de vestidos, blusas e saias fluidos e leves.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o-tecido-viscose-o-que-e-1 Tecido de viscose na cor azul elétrico, escolhida como uma das cores do verão 20/21 (Fonte: iStock)

.
Sua fibra artificial de celulose tem as propriedades para reciclagem dos tecidos das roupas descartadas em novos fios para tecer novos tecidos, com um consumo de novos recursos naturais bem reduzido.

Mas a coleta de peças para alimentar a incipiente indústria de reciclagem desta fibra ainda atinge volumes muito baixos, frente ao volume anual de produção destas fibras, fios e tecidos, que tem um alto custo ambiental no processo produtivo tradicional.

Laise

A laise também é uma boa aposta para esta primavera verão 20/21 quando sua composição é de algodão. Com seus bordados vazados, a laise é muito adequada para o estilo Cottagecore.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o---tecido-laise-bordado-flores-branco-6f2 Modelo de laise (Fonte: Casa Boa Vista)

.
Mas neste momento, com a escassez dos fios de algodão, é necessário contratar um fornecimento com uma programação de entrega que tenha boa previsibilidade.
.

TEXTURAS - aviamentos e acessórios

.
As texturas como o tricô, crochê e tramas em ráfia, juta ou palha estão presentes nos calçados, bolsas e acessórios em geral nessa temporada.
.

blogModacad-tendencia-de-ver-o--bolsa-de-palha--iStock-998440308 As bolsas e chapéus de palha são a cara do verão (Fonte: iStock)

.
Estas texturas também estão presentes em aviamentos para roupas de looks com sobreposições, looks de peças de alfaiataria misturadas com peças da moda causal e até para acabamento de roupas de tecidos nobres como a seda.

Gostou deste post sobre "Estilo da primavera verão 20/21. Modelos e acessórios que chegaram com tudo nesta estação"?

Não deixe de conferir também nossos textos "A subjetividade por trás das tendências de cores e estampas para a primavera verão 20/21" e "Como surgem as tendências de moda".

Faça parte do nosso trabalho e deixe um comentário para nos mostrar como podemos melhorar. Compartilhe nosso post e ajude a divulgar o blogModacad.

Aproveite também para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Lívia é a pesquisadora e roteirista da dupla. Telma é a redatora e curadora dos temas.