Faça você mesmo sua máscara de carnaval

Entre os adereços mais tradicionais de fantasias, as máscaras são um dos nossos preferidos aqui na Modacad.

Faça você mesmo sua máscara de carnaval

Uma coisa que não pode faltar nas festas de carnaval são as fantasias. Simples ou super elaboradas elas enchem o carnaval de cores, de criatividade e de alegria. Entre os adereços mais tradicionais de fantasias, as máscaras são um dos nossos preferidos aqui na Modacad.

blogModacad---M-scara-ouro---telmaBarcellos Máscaras de carnaval, a alegria de criar, de fazer e de cair na folia com elas!

.
Como já falamos no texto do blogModacad "Inspirações para 2020 e a origem do carnaval", as máscaras são adereços que fazem parte da tradição da história de carnaval.

Sua divertida função de esconder a identidade dos foliões é um dos "abre alas" da evolução da cultura de se fantasiar, que nada mais é do que trocar de identidade com o seu personagem.

Pensando nisso resolvemos fazer um post especial só sobre este adereço! Vamos fazer mais do que falar das máscaras. Queremos fazer máscaras com você!

blogModacad-00-top-m-scaras Moldes modacad para cortar as máscarase e criar com muita cor, tintas, tecidos, cola, strass, lantejolas, fitas e o que mais você encontrar para dar vida ao seu personagem

.
Colocamos a mão na massa e foi muito divertido. E para você se divertir com a gente, nest post vamos compartilhar moldes de máscaras e dicas para você escolher, cortar, pintar e decorar a sua máscara de carnaval.

São muitos os materiais e técnicas que podemos usar para fazer máscaras de carnaval. Primeiro vamos falar desta técnica mais versátil para uma pessoa se divertir fazendo as próprias máscaras de carnaval.

Depois vamos falar de uma das técnicas profissionais mais sofisticadas, usada na confecção das máscaras de carnaval mais consagradas do mundo.

A base da máscara que vamos fazer

.
Precisamos de tecidos encorpados, mas flexíveis e agradáveis ao toque na pele, como por exemplo, lona de algodão, tecidos para estofados ou jeans pesado. Fora os tecidos, retalhos de couro legítimo macio, E V A ou até mesmo lona de tela usada para pintar quadros também são opções muito interessantes.

blogModacad---M-scara-pop---telmaBarcellos Máscara feita com tela de algodão, com acabamento em um dos lados para pintura de quadros

.
Você pode até ter outras ideias de materiais para fazer a sua máscara! Apenas se certifique de que o material seja firme, mas um pouco flexível para se adequar às curvas do rosto. Sem se esquecer é claro, de que seja delicado e saudável ao toque da sua pele.

Como a brincadeira é fazer arte, depois de riscar o molde no tecido e cortar a máscara, começamos por desenhar e pintar a criação do personagem na máscara. Para deixar a originalidade da sua criação ainda mais impressionante, você pode decorar a máscara depois de pintada com materiais e acabamentos diversos.

blogModacad---M-scara-listras---telmaBarcellos Máscara pintada com listras coloridas para ser decorada. Qual a sua ideia para decora-la e criar o seu personagem?

.
Outra ideia interessante é cobrir a máscara com tecido ao invés de pinta-la. Você pode colar tecidos coloridos, lisos e estampados, com brilho ou com texturas como as rendas ou pelucia com estampas animal print e muito mais.

Para isso procure os tecidos de cetim, paetês, chitas, rendas, tule e o que mais você achar bonito e original. Dependendo do seu personagem, você pode escolher revestir sua máscara com materiais que nós nem imaginamos!
.

blogModacad-13---M-scaras-com-tecido As máscaras que decoramos com retalhos e pedrinhas ficaram lindas e criativas

.
Além disso, você pode também revestir a máscara com um patchwork de vários tecidos.
Um trabalho bem diferente e original que pode deixar a sua máscara incrível!

blogModacad---M-scara-patchwork---telmaBarcellos Máscara de patchwork pintado. Você pode usar o molde desta máscara para fazer o seu patchwork colando os retalhos de tecido da sua escolha

.

Ideias de enfeites

.
Para decorar a sua máscara o negócio é abusar da criatividade. Você pode fazer uma máscara mais divertida ou mais glamourosa, de heróis e heroínas a bichinhos delicados ou infantis, de personagens de ficção a caricaturas de "personas" públicas. Enfim, o que não falta é inspiração para criar a sua máscara de carnaval.

Veja a nossa sugestão de materiais para decorar a sua máscara:

  • rendas criam um efeito sexy e deixam qualquer máscara deslumbrante
  • glitter e purpurina trazem brilho e glamour para o seu personagem
  • aviamentos de bordado como lantejolas, miçangas, vitrilhos, flores, estrelinhas, pedrinhas de strass e pérolas podem ser fixados com cola de forma bem prática
  • aviamentos de costura como botões coloridos, fitas, eliós, tachas, argolas, viés colorido, sutachos e tudo o mais que você escolher para dar mais originalidade à sua ideia.
    .
blogModacad-11---as-infinitas-possibilidades-de-tecidos-e-aviamentos A riqueza inesgotável de possibilidades dos tecidos e aviamentos para fazer suas criações

.

Suas ferramentas de trabalho

  • tesoura
  • lápis ou giz
  • papel carbono
  • cola para tecido e cola para artesanato multimateriais
  • tinta para artesanato em geral
  • pincéis
  • plástico para revestir sua área de pintura ou colagem
  • martelo e um prego de 3mm de espessura
  • tecido ou o material de sua escolha para a base da máscara
  • tecidos de sua escolha para a cobertura da máscara ou patchwork para decorar
  • enfeites de sua escolha
  • elástico tubular, elástico comum ou fitas para amarrar a máscara à cabeça

E? É claro...

  • moldes modacad para riscar e cortar as máscaras
    .

Passo a passo para fazer a sua máscara

.
Comece por clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem do molde aqui no blogModacad. Selecione a opção "salvar como" a imagem. Não compacte o arquivo. Salve a imagem original, para não alterar as medidas do molde.

blogModacad-12---shot-screen-salvar-como

Selecione a imagem baixada no seu computador para imprimir em uma folha de papel A4. Faça a impressão do arquivo original, sem alterar o tamanho do desenho.

Depois de impresso o molde, confira as escalas de 5cm no desenho, medindo com uma régua, para ter certeza de que o tamanho original do molde permanece inalterado.

Agora é só recortar o molde e riscar no material de base da máscara para cortar. Não se esqueça de marcar os furos para o elástico ou fita que vai prender a máscara ao rosto.
.

blogModacad-08-preparando-novas-bases-para-as-colagens Riscando as máscaras com o molde para recortar

.
Usar o papel carbono para marcar os desenhos internos do molde na base é opcional. Afinal, você pode ter uma ideia ainda mais interessante para desenhar a sua máscara.

Pintando a base da sua máscara ou revestindo com um tecido ou com um patchwork de vários tecidos, a regra é soltar a sua imaginação e se divertir dando vida ao seu personagem.

Para revestir a máscara com tecido ou qualquer outro material, o primeiro passo é usar o pincel para passar uma camada mais espessa de cola sobre a máscara e deixar secar bem. Deixe secar completamente. Não se esqueça de lavar a cola do pincel assim que terminar de aplicar a cola.
.

blogModacad-máscaras de carnavall Nesse caso colamos a máscara em um pedaço de tule e a fixação foi excelente

.
O segundo passo é a passar a segunda camada, que pode ser um pouco mais fina. Aplique o tecido e coloque um peso, um livro por exemplo, para fixar de forma uniforme. Depois de uns 40 minutos, retire o peso e deixe secar completamente. Para finalizar, recorte as sobras bem rente à borda da máscara.

Quando o tecido transparente ou rendado vai revestir uma máscara que já foi pintada, como por exemplo o revestimento em tule, uma demão de cola é suficiente.

Depois de seca e pronta a sua base, você já pode prosseguir fixando os enfeites. Esta etapa é bem lúdica porque podemos experimentar as várias opções antes de fazer nossas escolhas, terminar o trabalho e deixar secar bem mais uma vez.

Pronto! Agora só falta furar os buracos para colocar o elástico que vai prender sua máscara ao rosto. Você vai usar um prego grosso e um martelo para fazer um furo bem redondinho que não fique muito largo para prender o seu elástico ou fita com firmeza.

Agora é só cair na folia com a sua máscara de carnaval exclusiva!
Só não se esqueça de nos mandar uma foto da sua máscara para o email
modacad@modacad.com.br
Vai ser muito legal publicar o seu trabalho nas nossas redes sociais!
.

Moldes para fazer sua máscara

.
Estes são os moldes dos quatro modelos de máscara que mostramos aqui no post.
.

blogModacad---M-scara-ouro---telmaBarcellos-MOLDE Máscara ouro

.
.

blogModacad---M-scara-pop---telmaBarcellos-MOLDE Máscara pop

.
.

blogModacad---M-scara-listras---telmaBarcellos-MOLDE Máscara listras

.
.

blogModacad---M-scara-patchwork---telmaBarcellos-MOLDE Máscara patchwork

.
.
blogModacad---abertura-do-v-deo
.
.

Como são feitas as máscaras mais tradicionais do carnaval

.
Na história do carnaval as máscaras mais tradicionais são as máscaras de Veneza. Elas em sua maioria são feitas em papel machê. Precisam de um molde feito em argila diretamente no rosto da pessoa, que é usado para fazer um segundo molde de gesso, que por sua vez, é usado para moldar o papel machê da máscara.

A camada de papel machê que cobre o molde para fazer a base da máscara é uma mistura de papel e cola que deve secar lentamente. Depois que essa cobertura enrijece, a máscara de papel machê é retirada do molde e revestida com uma fina camada de um papel especial. Depois de concluído este processo, a máscara pode ser pintada e decorada, com rendas, brocados e pedrarias em sua superfície e finalizada com plumas e outros adereços anexados à máscara.
.

blogModacad-m-scaras-de-carnaval-m-scara-de-veneza As máscaras de Veneza feitas em papel machê

.
Atualmente, existem diversas outras formas de fabricação, em outros materiais, tais como plástico, porcelana e até metal. Porém, as máscaras de papel machê são uma tradição que se mantêm no mercado a séculos. Hoje são vendidas em muitos lugares do mundo, em lojas de fantasia ou até de decoração.
.

blogModacad-m-scaras-de-carnaval-m-scara-de-veneza-porcelana-dourada Máscaras de Veneza feitas de porcelana dourada

.
Mesmo respeitando a beleza e a tradição destas máscaras de papel machê, escolhemos os tecidos e materiais alternativos para fazer nossas máscaras pensando no carnaval brasileiro.

Nosso carnaval de país tropical, com foliões irreverentes, ritmos e danças cheios de movimento combinam com máscaras mais leves, resistentes ao suor e à água da chuva e dos caminhões pipas que costumam refrescar o carnaval. E combinam principalmente com máscaras que deixem a boca descoberta para sorrir, cantar e beijar!

Gostou deste post ensinando como fazer você mesmo a sua máscara de carnaval?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.