Inspirações para 2020 e a origem do carnaval

Resolvemos trazer nesse post algumas inspirações de fantasias para você cair na folia e deixar sua criatividade falar mais alto.

Inspirações para 2020 e a origem do carnaval
(Fonte da capa: Foliões no bloco "Enquanto Isso na Sala de Justiça"/ Autor Prefeitura de Olinda do Brasil)

.
O Carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e no Brasil é um dos períodos mais aguardados do ano. É uma época de muita festa, alegria, diversão e entre os ítens de maior destaque nesta festa estão as fantasias.

Com elas as pessoas se soltam, se transformam e conseguem se expressar, muitas vezes experimentando novas versões de si mesmas, através dessa magia que o carnaval traz.

Pensando nisso resolvemos falar neste post de algumas inspirações de fantasias para você cair na folia e deixar sua criatividade falar mais alto.
.

Tendências

.

Ombreiras

As ombreiras chegaram com tudo no carnaval 2020. Elas podem ser decoradas com fitas coloridas de cetim, plástico metalizado ou tiras de retalhos. Quem quiser aderir a esta moda, pode comprar as ombreiras em lojas de festas e fantasias ou pode aprender como faze-las com vídeos na internet.
.

Viseiras

As viseiras cheias de adornos e brilho estão entre as apostas deste carnaval. É um jeito de entrar no clima e ainda se proteger do sol durante a folia.
.

Fitas

As fantasias feitas com fitas vão estar em alta este ano. Em minhas pesquisas de tendências para o carnaval, encontrei ideias de fantasias com fitas em todos os lugares. Lindas, coloridas e fáceis de fazer em casa.
.

Inspirações

.

Fantasia de Girassol

Um dos destaques nas minhas pesquisas de inspirações é a fantasia de Girassol. Ela pode ser feita com as flores aplicadas em um sutien de biquini ou maiô e em uma saia de tule que completa o look. Entre os acessórios que você pode criar, o destaque é para a tiara de girassóis. Esta fantasia é bem simples de montar por isso muita gente deve aderir a esta ideia.

Fantasia Tropical

Outro tema que está bastante em alta é o tropical. Pássaros, folhagens, flores, frutas e muito glitter estão presentes nestas fantasias, nas estampas das roupas e nos elementos de adornos e acessórios.

.

Fantasia de Sol, Lua e Estrelas

Já a alguns carnavais que as fantasias de elementos da natureza fazem muito sucesso. O grande destaque nestas fantasias são as tiaras de sol, lua ou estrelas. Para completar o look é só escolher uma roupa com as cores combinando com a tiara. Entre as cores mais escolhidas estão é claro o dourado e o prateado.
.

Fantasia de Sereia

Essa tem sido a fantasia mais escolhida dos últimos 3 anos. Estas fantasias são feitas com tecidos brilhantes e os modelos devem incluir uma referência às caldas de sereia. As tiaras são decoradas com elementos marinhos como conchas e estrelas do mar. Além disso as sereias brasileiras capricham na maquiagem no carnaval.

.

Fantasia de Arco Íris

A festa mais animada do ano em 2020 está ganhando ainda mais cores. As minhas pesquisas mostram que as fantasias com as cores do arco-íris estão em grande destaque nas inpirações e tendências para o carnaval desse ano.

.

Fantasia com frases e memes

As frases divertidas e os memes também tem tudo para continuar a ser um sucesso no carnaval de 2020. O brasileiro não tem limites quando se trata de criatividade e irreverência na internet e é muito provável que as piadas, que fazem todo mundo rir o ano inteiro, "ganhem vida" durante a folia.

.

Fantasia cosplay

É muito comum no carnaval que os foliões se inspirem em algum personagem de que gostam, principalmente super heróis ou personagens de video game. No carnaval de Belo Horizonte no ano passado, eu encontrei muitas pessoas vestidas de Mario e Luigi!

.

O Papel das Fantasias

.
As fantasias de carnaval inicialmente eram um disfarce para que os participantes da festa não fossem reconhecidos. Com o passar do tempo, as festas de carnaval foram se adaptando à cultura de cada país e as fantasias passaram a ter um papel diferente no carnaval.
.

.
Na cultura brasileira, as fantasias criaram suas próprias tradições. Uma delas reconhecida e reverenciada mundialmente são os figurinos das escolas de samba. Exuberantes e bem elaborados, eles são uma marca que identifica o famoso carnaval do Brasil. Cada fantasia destes figurinos é criada para ilustrar uma parte do samba enredo que "canta" a história que a escola de samba decidiu contar no desfile.

.
Outro tipo de fantasia que representa o carnaval do Brasil no mundo são os trajes típicos de danças das festas populares, como por exemplo, o frevo em Pernambuco. Turistas de vários países brincam o carnaval em Pernambuco e Olinda, que é carregado desta e de outras tradições locais.

.
Já nos blocos de rua espalhados por todo o país, se vê fantasias de todo tipo e inspiração porque não há um tema pré definido para cada bloco. Além de todos estes temas de fantasias que acabo de falar, aparece também um fenômeno muito interessante que são as fantasias de grupo, onde um personagem ou tema de fantasia é ilustrado pelo conjunto de um grupo de pessoas.

.
Os temas escolhidos por estes grupos de foliões, além de muito originais e muito divertidos, causam uma reação de empatia e participação das pessoas por onde o grupo vai passando. Todo mundo reage, interage e se diverte!

Entre os temas que eu vi nos últimos carnavais, adorei a fantasia de redes sociais e o grupo de amigos que se fantasiou de Google Maps. O que vale é abusar da criatividade e se divertir.
.

Além disso aqui no Brasil é muito comum que os foliões usem o carnaval para expressar suas insatisfações políticas. Além das fantasias caricatas de personagens políticos, as versões mais atuais das marchinhas de carnaval costumam falar dos cenários político e social do Brasil.
.

Breve história do carnaval

.
Mesmo com toda a tradição e a paixão brasileira pelo carnaval, a origem desta festa é muito mais antiga do que o nosso país. Acredita-se que a origem do carnaval tenha sido as celebrações pelas boas colheitas, realizadas por povos antigos como os egípcios, hebreus, romanos e gregos.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval-William-Adolphe_Bouguereau_-1825-1905-_-The_Youth_of_Bacchus-1884- Os bacanais retratados pelo artista William Adolphe Bouguereau (Fonte: Crédito: Erik Cornelius / Nationalmuseum wikimedia commons)

.
Além de celebrar as colheitas, estas festas eram um momento de louvar as divindades ligadas à agricultura de cada povo. Um exemplo disso é a festa para louvar Baco, o Deus grego do vinho, o bacanal. A palavra bacanal é usada até hoje para nomear festas regadas a vinho e prazer.

As celebrações romanas dedicadas a Saturno, Deus da agricultura daquele povo, eram chamadas saturnais. Durante as festas as escolas eram fechadas, os escravos eram soltos e podiam até ser colocados no lugar de seus senhores. Os romanos dançavam pelas ruas enebriados com muita bebida alcoolica.

.
Muitos historiadores acreditam que, entre as festas antigas que podem ter inspirado o carnaval como conhecemos hoje, as saturnais romanas são as mais semelhantes.

Inclusive, uma tradição desta festa, que se pode chamar de um ancestral do nosso carro alegórico, é o carrum navalis. Estes carros, que tinham a forma estilizada de navios como diz o nome, carregavam homens e mulheres nus na festa. Por isso, alguns historiadores defendem ser esta a origem do nome carnaval.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval---carnaval-na-idade-m-dia O carnaval na Idade Média e os excessos (Fonte: wikimedia commons)

.
Durante a Idade Média, por volta dos séculos III e IV d.c. essas festas pagãs começaram a incomodar os religiosos da época, porque as celebrações eram marcadas pelos excessos e pelas inversões de papéis. Os homens se vestiam de mulher, escravos eram vestidos como reis, entre outros tipos de fantasias e brincadeiras. Inclusive, essas inversões de papéis podem ser consideradas também a origem das fantasias de carnaval.

Essa situação era abominada pela a Igreja Católica, pois para os líderes religiosos, fazendo um paralelo com estas inversões, nesse período, será que o demônio também poderia estar no lugar de Deus?
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval-como_era_festa-fantasia_regencial O Carnaval na Era Regencial (Fonte: wikimedia commons)

.

"Para reparar esta heresia da inversão entre Deus e o demônio, foi imposto aos cristãos o ritual da quaresma. Esse rito inspirado no período em que Jesus se isolou no deserto depois de ser batizado por João Batista, determinava que os católicos ficassem 40 dias sem comer carne.

O sacrifício dos fiéis louvava o sacrifício de Jesus que jejuou os 40 dias em que esteve no deserto e foi posto à prova por tentações impostas pelo próprio demônio."
Telma Barcellos

Além da criação da abstinência da quaresma, foi determinado que as festividades pagãs só poderiam ocorrer no período que antecedesse a quaresma.

Esta é outra hipótese para a origem do nome "carnaval, que estaria relacionado à expressão latina carnem levare, que significa retirar ou estar livre da carne.

O carnaval então era um período marca os últimos dias de "liberdade" antes das restrições relacionadas à quaresma.
.

As Máscaras e o Carnaval de Veneza

.
Como estamos falando sobre a origem do carnaval e das fantasias, não podemos deixar de falar sobre o as máscaras e do carnaval de Veneza. De acordo com as mesmas ordens religiosas, as festividades do carnaval de Veneza também antecediam a quaresma.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval-m-scaras-venezianas Algumas tradições do carnaval de Veneza como o uso das máscaras são mantidas até os dias de hoje (Fonte: leo2014 - Pixabay)

.
A diferença para os venezianos era que no carnaval eles podiam extrapolar os limites sem que ninguém soubesse quem era quem. Eles tinham esta liberdade a mais porque usavam máscaras escondendo o rosto dos foliões. Essa prática era comum principalmente entre os nobres, que podiam se misturar ao povo sem serem reconhecidos.

Nascia assim uma tradição da cidade que vive até os dias de hoje.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval--venezaPietro-Longhi-Il-ridotto Retrato do Carnaval de Veneza por Pietro Longhi (Fonte: wikimedia commons)

.
No início as máscaras masculinas eram compridas e tinham aberturas que não os impedia de falar ou comer. Já as mulheres usavam a “moretta”, uma máscara preta de veludo, oval, presa ao rosto por um botão que ficava dentro da boca.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval--Gabriel-Bellacarnaval-veneza-hist-ria O Carnaval de Veneza retratado por Gabriele Bella (Fonte: wikimedia commons)

.
A privacidade das máscaras permitia que personalidades venezianas sérias e cheias de restrições morais extrapolassem todos os limites, cometendo atos imorais, golpes e, em alguns casos, até mesmo crimes, estando a salvo das punições e da notoriedade pública por seus atos.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval-carnaval-de-veneza-atual O luxo das fantasias para o carnaval em Veneza (Fonte: extravagantni)

.
O carnaval veneziano acontece até hoje e é uma das festas de carnaval mais conhecidas do mundo. Muitas pessoas confeccionam suas fantasias, compram máscaras e participam dos bailes que são promovidos em diversos espaços da cidade. Assim os foliões locais e turistas de todos os lugares conseguem sentir a magia que está por trás da história e das tradições do carnaval de Veneza. O ponto de encontro principal da festa é a praça São Marco.
.

O Carnaval no Brasil

.
No Brasil o Carnaval começou a ser disseminado no século XVIII durante o período colonial. Tratava-se de uma festa popular portuguesa chamada Entrudo que se popularizou entre os escravos e a população menos abastada.

.
Durante o Entrudo as pessoas saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. No entanto apesar de parecer divertido o entrudo era considerado violento e ofensivo pela população mais rica.
.
No século XIX o entrudo passou a ser criminalizado e enquanto a prática era reprimida nas ruas, a elite brasileira criou os bailes de carnaval. Eram festas fechadas em clubes e teatros.

Diferente do entrudo, que eram brincadeiras sem música durante a festa, os bailes carnavalescos no império tinham dança, música, fantasias e bebidas alcólicas.
.
Além dos bailes fechados, a elite brasileira, mais especificamente no Rio de Janeiro, começou a sair às ruas com desfiles de carnaval, como o Congresso das Sumidades Carnavalescas.
.
Seu desfile inaugural ocorreu em 1855, com membros da alta sociedade brasileira vestidos de cossacos da Ucrânia, clarins escoceses, Dom Quixote, mandarins, nobres do Cáucaso, Fernando o Católico, entre outras luxuosas fantasias de inspiração europeia.

Paralelamente, a população brasileira que não pertencia à elite também continuou a celebrar o seu caranaval clandestino. No fim do século XIX foram criados os cordões que íam às ruas, inicialmente com seus foliões mascarados.
.
As camadas mais populares começaram a fazer sua festa usando a estética das procissões misturadas às manifestações populares como, por exemplo, a capoeira e os Zé pereiras, que eram os tocadores de bumbo que animavam os grupos de foliões.

Entre o fim do século XIX e começo do século XX, surgiram as consagradas marchinhas que até hoje embalam festas de carnaval. A primeira marchinha "Oh Abre Alas" foi criada por Chiquinha Gonzaga em 1899 e você com certeza já escutou em algum carnaval.
.
Ao longo da história do Carnaval, outras formas para esta festa foram sendo criadas. Um exemplo disso que merece destaque são os trios elétricos que surgiram com Dodô e Osmar em Salvador, Bahia, em 1951, que consagraram o carnaval da cidade como um dos maiores do Brasil e do mundo.
.
Tem também a evolução da história das escolas de samba que hoje são uma tradição brasileira, mais consagradas nas cidades Rio de Janeiro e São Paulo

Hoje os desfiles de escolas de samba nestas capitais são gigantescos e atraem turistas do mundo todo. Trazem em seus carros alegorias e foliões, alas com milhares de foliões a caráter que contam histórias através de seus sambas enredo e suas fantasias.
.

blogModacad-fantasias-de-carnaval-desfile-das-escolas-de-samba Toda a magia e a beleza das escolas de samba (Fonte: luoman)

.
Gostou deste post sobre "Inspirações para 2020 e a origem das fantasias de carnaval"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.