Marcas e iniciativas que fazem a moda circular acontecer
Lista de marcas e projetos que já praticam a moda circular para nossos clientes e leitores conhecerem. Que tal experimentar consumir as criações destas marcas de moda produzidas de forma consciente e sustentável?
Preparamos uma lista de projetos e marcas que já praticam a moda circular, para nossos clientes e leitores conhecerem e experimentarem consumir moda e matéria prima feita por quem já está produzindo de forma consciente.
Aurea Lúcia Moda Circular
A Aurea Lúcia é uma empresa brasileira de design e consultoria especializada em moda circular. Além de reaproveitar roupas e tecidos para transformá-los em novas peças, a marca contrata mulheres em situação de vulnerabilidade social.
(Fonte: Aurea Lúcia)
A criação mais recente da marca é a reBAG Aurea Lúcia. Uma bolsa feita com tecidos reaproveitados das roupas de suas antigas coleções. Os materiais usados são algodão, linho e seda.
Florent
A Florent é uma marca de Belo Horizonte, criada pela produtora de moda, estilista e pesquisadora de moda circular Sarah Almeida.
A Florent tem como objetivo fazer "florescer" a consciência sustentável nas pessoas e assim contribuir para mudar aos poucos a atual indústria da moda para uma indústria mais ética, local e circular.
(Fonte: Florent)
Entre as práticas usadas em sua confecção, a Florent prioriza o aproveitamento de matéria prima já produzida, trabalhando com os processos de modelagem zero waste (resíduo zero) e com as técnicas de upcycling e patchwork.
A Florent acredita que a moda precisa ser ressignificada e uma das formas de fazer isso é prolongando a vida útil das roupas e tecidos que já existem, para criar e produzir novas roupas e acessórios com eles.
By My Hands
A By My Hands foi criada pela fashion lawyer e designer de moda Paty Barbosa.
A marca de moda autoral, que nasce da insatisfação de sua criadora com as opções de moda disponíveis, foi criada com o objetivo de produzir roupas por caminhos sustentáveis.
A By My Hands cria coleções cápsula, livres do calendário tradicional de moda que impõe alta volatilidade ao processo criativo e produtivo. Em outras palavras, a marca anda na contramão da "fast fashion" praticando um calendário criativo e produtivo alinhado ao conceito de "slow fashion".
(Fonte: By My Hands)
Outro princípio ético da By My Hands é a prática do "Fair Trade" (comércio justo) que, entre outras coisas, tem como premissa o respeito aos direitos trabalhistas e aos direitos humanos de seus trabalhadores.
Além de criar e produzir roupas criativas, lindas e confortáveis, a marca também faz trabalhos sociais como a campanha "Lencinhos do Amor", que reverte sua renda para ajudar pessoas em situação de rua.
Além disso, a By My Hands reaproveita tecidos e usa a técnica de upcycling nas suas coleções. É uma das marcas que levanta a bandeira da moda circular!
CaMon UPZW
A CaMon UPZW, fundada pela designer Camila Monteiro, foi criada com base na prática da economia circular.
A marca usa tecidos que seriam descartados pela indústria e roupas seminovas para criar novos produtos com as técnicas de modelagem "zero waste" e "upcycling".
A peças são produzidas por encomenda e a produção é artesanal. Essa é uma medidas adotadas pela CaMon para ser mais sustentável e combater o desperdício.
EcoOuse
A EcoOuse, criada pela designer de moda Caroline Caron, presta serviços de consultoria de moda para desenvolver, gerenciar e implementar projetos que possam divulgar os conceitos de "Consumo Consciente" e multiplicar a prática da "Moda Circular".
A idealizadora do projeto, Caroline Caron, uniu sua vocação para a responsabilidade social e a paixão pela moda consciente para criar o EcoOuse.
A EcoOuse é uma plataforma de moda sustentável, que incentiva, orienta e capacita as pessoas para a reutilização de roupas, acessórios, materiais e sobras têxteis na confecção das coleções, para diminuir os impactos negativos da cadeia produtiva da moda no meio ambiente.
C&A
A C&A está trabalhando para promover a moda circular e apoiando também melhores práticas de moda no ecossistema atual.
O Instituto C&A investe em conhecimento, tecnologia e inovação com objetivos que vão desde a transformação da indústria têxtil em geral, até garantir que seus trabalhadores tenham qualidade de vida, além de dignas condições de trabalho.
Uma das obras de relevância do Instituto C&A para disseminar a prática da sustentabilidade na cadeia produtiva têxtil é a criação do "Índice de Transparência da Moda".
Este índice conta com a parceria de um grupo de movimentos em defesa da sustentabilidade, como o Fashion Revolution por exemplo.
Além da fundação do Instituto C&A, a empresa lançou o movimento #VistaAMudança.
Esta campanha promove o consumo de moda produzida com matérias primas recicladas ou sustentáveis, preservando recursos naturais e o meio ambiente, em sintonia com um dos princípios básicos da moda circular.
A C&A é uma das empresas de moda tradicional que tem algumas práticas voltadas para a economia circular(Crédito:Lya_Cattel/ Fonte: iStock)
Promove também o consumo de moda produzida em sintonia com o "Índice de Transparência da Moda", que entre muitas outras exigências, garante condições de trabalho justas e seguras aos trabalhadores da cadeia produtiva interna da empresa e externa, em seus fornecedores.
Também muito importante, a campanha promove o consumo de "moda cons
ciente" junto às suas consumidoras. Faz o trabalho de disseminar os conceitos da nova mentalidade de agir agora para preservar o futuro do planeta.
E o principal! A campanha #VistaAMudança amplia a oferta de produtos da moda circular, criando mais oportunidades para seus clientes terem a escolha de consumir moda sustentável.
O movimento também está ligado ao movimento "Algodão mais Sustentável".
A empresa está trabalhando para que 100% dos seus produtos de algodão sejam feitos com fibras cultivadas e processadas dentro dos padrões estipulados pelo movimento.
Além disso a C&A está investindo em distribuir mais produtos com a certificação Cradle-to-Cradle™.
Produzidos com matéria prima sustentável certificada, estes produtos já são desenhados para serem reciclados depois da sua vida útil terminar.
A C&A também lançou o "Movimento ReCiclo"!
As lojas C&A agora contam com urnas de logística reversa em suas lojas para recolher roupas usadas que podem ser doadas ou recicladas.
Renner
A empresa Renner também está investindo em sustentabilidade e na moda circular. Uma de suas iniciativas é o projeto de logística reversa "EcoEstilo Renner" Moda Responsável.
Algumas lojas já estão equipadas com os coletores EcoEstilo para os clientes descartarem suas roupas sem uso. A Renner envia todas as peças para reciclagem em novas matérias primas têxteis ou para re-utilização como roupas.
As roupas recolhidas são encaminhadas a um parceiro que faz uma triagem inicial, separando as peças que serão enviadas para reciclagem daquelas que irão para reutilização.
As peças de roupas triadas para reciclagem, são separadas de acordo com o tipo de composição das fibras para a decomposição e recomposição de novas fibras e fios.
A Renner tem desenvolvido projetos voltados à economia circular (Crédito:tupungato/ Fonte: iStock)
Alguns destes fios são adequados para tecer novos tecidos para roupas. Outros serão usados para artesanato, como o crochê e o tricô.
Nos casos em que a composição do tecido das roupas não permite uma reciclagem para produtos têxteis, há possibilidades de reciclar matérias primas para outros produtos, como por exemplo enchimento de almofadas ou de bonecos, fibras para tecer cobertores rústicos e até como preenchimento de forro de carros na indústria automotiva, beneficiando outros processos produtivos.
As peças selecionadas para reutilização são separadas entre as destinadas para upcycling e as destinadas para doação. Isto é, as roupas encaminhadas para upcycling são transformadas em novas roupas ou acessórios e as roupas doadas são distribuídas por organizações sociais.
SENAI CETIQT e Laudes Foundation
O SENAI CETIQT e a Laudes Foundation lançaram o Projeto Moda Circular com o objetivo de promover ações de apoio à transformação de consumidores e profissionais, das empresas e da indústria da moda, através da disseminação de informações, dados, metodologias, processos e práticas para dar escala à transição para um modelo circular.
Parte da jornada de transição acontece online com conteúdo disponível na plataforma Inova Moda Digital, na seção Novas Economias. Seguido da página Inspire-se, destinado ao compartilhamento de boas práticas, iniciativas e soluções de "cases" de negócios do Brasil e do mundo.
Fibersort - Circle Economy
A Circle Economy desenvolveu a máquina Fibersort que é uma poderosa ferramenta para a moda sustentável.
O projeto é uma iniciativa em parceria com Valvan Baling Systems, ReShare, Procotex, Worn Again Technologies e Smart Fibersorting.
A máquina Fibersort foi feita com tecnologia baseada no infravermelho (NIR) e é capaz de separar cerca de 900 kg de tecidos e roupas por hora em 45 frações diferentes.
A seleção é feita por cores e pela composição das fibras. A ideia é promover a indústria circular sustentável, que vai reduzir os impactos dos resíduos têxteis no meio ambiente.
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