Moda praia - modelos e estampas do verão 2020 e a história dos trajes de banho

Vamos falar sobre Moda praia, as tendências, curiosidades e um pouquinho da história e evolução dos modelos, desde as roupas de banho enormes até os biquinis e maiôs como conhecemos hoje. .

Moda praia - modelos e estampas do verão 2020 e a história dos trajes de banho
(Foto de capa: Pexels)

.
Começou a estação mais iluminada e quente do ano e automaticamente a gente pensa em sol, piscina, praia, muita energia positiva e roupas bem fresquinhas. Aproveitando que o verão chegou, vamos falar sobre moda praia, as tendências que pegaram neste verão 2020, curiosidades e um pouquinho da história e evolução dos modelos, desde as roupas de banho enormes até os biquínis e maiôs como conhecemos hoje.
.

iStock-1203037159 Crédito:webphotographeer

.
Começando pelas tendências desta estação, algumas estampas e estilos ganharam o coração das fashionistas pelo mundo e vieram com tudo nos modelos do Verão 2020. Os biquínis, maiôs, saídas de praia e chinelos chegam em cores vibrantes e alegres prometendo um verão cheio de vida, com um toque de glamour a mais para as praias e piscinas do Brasil.

Veja quais os estilos que estão em alta nas praias e piscinas neste Verão.

Estilo Assimétrico

Modelos com um lado diferente do outro, como por exemplo, com alça em apenas um dos ombros, chegaram com recortes muito criativos e estão entre as peças mais desejadas para os dias de sol - seja na moda praia ou na moda casual.
.

iStock-1039594926 Crédito:riccardo bianchi2

.

É possível combinar esse estilo de modelos com tendências como as modelagens com cintura alta ou decote reto e com as estampas animal print ou neon. Por se adequar bem a diversos tipos de corpo, o biquíni ou maiô assimétrico atende bem a uma grande parcela das mulheres.

Asa Delta

Sucesso dos anos 90, maiôs e biquínis asa delta, aqueles com cava acima da cintura, voltaram com tudo para o verão 2020. As mulheres estão aderindo a estes modelos que destacam as curvas.

Ciganinha

Os biquínis e maiôs com estilo ciganinha fizeram bastante sucesso no verão 2019 e continuam em alta para o verão 2020. Eles dão um ar mais romântico aos looks de praia.
.

pexels-dhemer-gon-alves-1852694 (Foto de Dhemer Gonçalves no Pexels)

.

Artesanal

O look artesanal ganhou a moda praia no verão 2020. Os biquínis de crochê, ou com aplicações e bordados, tem um look requintado e são lindos! Claro que uma grande parte das mulheres aderiu a essa tendência.
.

iStock-691468046 Crédito:jeffbergen

Para acompanhar esta tendência do look "feito à mão", bolsas, chapéus e sandálias feitos com palha, ráfia, materiais e tramas mais rústicos e naturais estão bombando entre as fashionistas.

Tie Dye

Seja na camiseta, na bolsa ou no biquíni, o tie-dye veio com tudo para dominar as produções nesta estação. Um clássico do charme do estilo artesanal, esta estampa garante um look descontraído, cheio de cor e conquistou seu lugar no closet das “it girls”.
.

iStock-184133020 Crédito:Kangah

.
Algumas adeptas deste estilo são as famosas Iza e Giovanna Ewbank, que já desfilaram este modelo queridinho da temporada por aí.

Neon

Os tons quase fluorescentes nas cores laranja, rosa e verde combinam muito com o verão e estão presentes nos looks de grande parte das It Girls. Isso acontece porque os tons neon valorizam bastante as peles bronzeadas e trazem um toque moderno aos biquínis, maiôs e saídas de praia.
.

iStock-501139575 Crédito:NinaMalyna

.
Se você é mais discreta, mas quer investir neste estilo, vale comprar biquínis e maiôs com detalhes em neon. Sem esquecer é claro de acessórios e saídas de praia com detalhes nestas cores.

Poá

O estilo romântico costuma dar as caras no verão para deixar os looks mais leves e divertidos. É nessa “vibe” que o poá se destaca. As bolinhas, que podem ser coloridas ou seguir o clássico duo "preto e branco", deixam o visual mais meigo.

Animal print

Esta estampa atemporal já foi até considerada brega por algumas temporadas, mas este clássico da moda tem aparecido cada vez mais nas passarelas internacionais, em diversas padronagens.
.

iStock-1016276378 Crédito:Pavel Mikhailov

.
Se o objetivo é um look com pegada fashionista, a dica é brincar com diferentes tendências em alta no “street style” e esta com certeza é uma delas. Para as adeptas das estampas de animais, uma dica do momento é misturar padrões de zebra com vaca ou oncinha.

Estampas de plantas e animais

As folhagens, cactos, os flamingos e frutas como abacate e abacaxi, continuam em alta para o verão 2020 deixando os looks praianos mais divertidos e delicados.

Brilho

Já faz tempo que as roupas brilhantes deixaram de ser modelos exclusivos da moda festa, usados à noite. Elas já fazem parte dos looks para o dia e agora chegaram à moda praia! Para as mais ousadas, os tecidos metalizados são o "must have" do verão. Quem prefere um brilho mais sutil, pode optar pelos tecidos acetinados.
.

História e curiosidades

.
Os primeiros registros de trajes específicos para banho são do séc XVIII e mostram que as mulheres usavam vestidos para nadar. Eles eram feitos com tecido mais grosso, para não ficar transparente quando molhado.

Os trajes de banho masculinos eram túnicas compridas, de mangas longas, cobrindo os braços e as pernas.

Estes trajes de banho mudaram muito pouco também durante o século seguinte.
.
O primeiro traje de banho considerado como um maiô, foi criado ainda no século XIX. Era uma espécie de vestido cobrindo do ombro até o joelho, usado com uma calça que ia da cintura ao tornozelo.

.
No início do século XX, os trajes de banho começam a ficar menores. A primeira parte do corpo a ficar descoberta foram os braços, depois, as pernas, com o comprimento das calças subindo do tornozelo para a altura das coxas. Essas mudanças permitiram a criação de modelos de roupas de banho mais confortáveis.
.

blogModacad--moda-praia-anos-20 Os maiôs nos anos 20 (Fonte: wikimedia commons)

.
Nos anos 30 surgiram as roupas de banho com duas peças.

"Nestes modelos de "trajes de banho duas peças", a parte superior era sobreposta à parte inferior, permitindo que esta parte semicoberta fosse aos poucos, sem muito alarde, se transformando em shorts mais curtinhos e mais colados ao corpo.

Além de garantir mais liberdade para os movimentos, estes modelos foram um passo importante em direção à criação do maiô, excluindo de vez o pudor que ainda impedia descobrir as pernas inteiras."

Telma Barcellos

.
Na década de 40, após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi criado o primeiro biquíni pelo estilista francês Louis Réard. O nome escolhido para a peça foi uma referência ao Atol de Bikini, local usado para testes de armas nucleares, localizado no oceano pacífico.

"A escolha deste nome foi uma clara alusão ao estrondo que os biquínis causariam nos recatados costumes da época. Expor o corpo da mulher sempre foi um assunto polêmico e explosivo. Mas, seguindo esta linha, o biquíni foi polêmico e explosivo numa escala nunca antes vista, exatamente como as nunca antes vistas explosões nucleares.

Acho que nunca vi um fenômeno social tão bem representado pelo seu nome. Sim. Um fenômeno! Porque os biquínis foram muito mais do que um traje de banho. Eles foram um divisor de águas nos costumes, foram um marco importante na libertação feminina."

Telma Barcellos

.
Quase uma década depois, em meados de 1950, o biquíni ainda era tão polêmico, que os modelos usados por uma minoria de mulheres eram muito mais recatados do que o primeiro biquíni desenhado por Réard e fotografado com a dançarina francesa Michele Bernardini.

"Nesta década, o umbigo feminino à mostra ainda era uma polêmica em evidência. No entanto, mesmo cercado de contestação, os biquínis mantêm sua ousada trajetória diminuindo de tamanho.

Por outro lado, a sociedade continuou a não aceitar esta evolução, com o famoso argumento de que "os biquínis já deixavam muita pele à mostra". Por isso, em meio a tanta polêmica, os maiôs e os biquínis de cintura alta, que escondiam o umbigo, permanecem ainda por um bom tempo mais populares do que os ousados biquínis, usados por um número bem menor de mulheres."

Telma Barcellos

.

blogModacad-moda-praia-biquini-anos-60-Marilyn Marilyn Monroe com modelo de biquíni de cintura alta que continuou a fazer sucesso também nos anos 60 (Fonte: wikimedia commons)

.
Os anos 60 vieram com uma criação ainda mais ousada do que o polêmico biquíni, o monoquíni! O monoquíni era a parte de baixo do biquíni sustentada por duas finas alças presas nos ombros. Isso mesmo! O monoquíni deixava os seios das mulheres à mostra!

O escândalo protagonizado pelo monoquíni sem dúvidas tirou o biquíni do lugar de "o traje de banho mais ousado", que ele ocupava a quase duas décadas, facilitando a sua popularização em maior escala.

Mas este movimento de popularização tem um crescimento gradual, de forma que a grande maioria das mulheres ainda continua a preferir o maiô e os biquínis de cintura alta nesta década, porque eles eram mais discretos.
.

blogModacad--moda-praia--monoquini O ousado monoquini criado nos anos 60 (Fonte: wikimedia commons)

.
Na década de 70, uma das criações mais marcantes foi o biquíni de lacinho que ainda faz muito sucesso até hoje.

"Nesta década, o uso do biquíni já era senso comum. As novidades na moda praia ficavam mais por conta da criação de modelos originais e da variedade dos novos materiais como a lycra, com seu aspecto moderno e cores inovadoras.

Mas o biquíni continuava ligado à ideia de ousadia e até mesmo de provocação! A criação do modelo do biquíni de lacinho cumpriu bem este papel. Além da ousadia de expor a pele da lateral dos quadris, a ideia de que a calcinha se sustentava por apenas um lacinho, provocava a imaginação e a libido masculinas. Sem falar que este foi mais um passo na ousada trajetória dos biquínis diminuindo de tamanho."

Telma Barcellos

.
Nos anos 80 foi a vez da tanga, modelo inspirado nas roupas tradicionais de tribos da Amazônia. Nesta década os biquínis eram bem mais ousados e mostravam o corpo das mulheres sem os pudores das décadas anteriores.

.
Na década de 90 a novidade foi contrariar a ousadia e surpreender aumentando as calcinhas e sutiãs dos biquínis. E veio a criação do tankíni, que combinava uma camiseta regata com a calcinha do biquíni. Ao longo desta década, as calcinhas dos biquínis se mantiveram mais comportadas do que nos anos 80.

.
Uma invenção muito interessante da década de 2000 foi o burkini, um traje de banho que cobre o corpo inteiro deixando à mostra apenas o rosto, as mãos e os pés.

O burkíni se tornou muito popular no Oriente Médio, usado pelas mulheres que usam burcas, para ter mais conforto ao nadar, sem contrariar a proibição de exibir seus corpos.

.
Em tempos atuais, os biquínis e maiôs tem grande variedade de formatos, modelos, estampas e cores. Podem ter calcinhas de cintura alta, média ou baixa; mais ou menos cavadas; em formatos de shorts, modelos tradicionais ou tanguinhas; com partes de cima de decotes retos, modelo cortininha, com bojo e armação de metal, tomara que caia, tudo isso em uma infinidade de combinações. Enfim, com toda esta liberdade e variedade de modelos, os maiôs e biquínis atendem aos mais diferentes estilos de consumidoras.

Gostou deste post sobre "Moda praia - modelos e estampas do Verão 2020 e a história dos trajes de banho"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.