Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Moldelagem... Ciência ou arte?

O dia seguinte de uma experiência única.
Amanhece o dia e o mundo está diferente.
O que era muito conhecido ontem mesmo, hoje parece cheio de novidades.
É assim que me sinto depois do Workshop no Atelier de Jum Nakao

Modelar é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte.

É arte quando modelamos formas e volumes desconhecidos, inspirados pela intuição e guiados pela experimentação. Guiados por tentativas, por erros e acertos até alcançar as descobertas.

É ciência quando modelamos formas e volumes desconhecidos inspirados por conhecimentos de desenho, das medidas do corpo e dos movimentos. Guiados pelo conhecimento dos materiais têxteis, das tendências da estação, do estilo da coleção e do público alvo consumidor dos modelos criados.

Para alimentar o movimento contínuo destas duas forças no trabalho de modelagem de roupas, é preciso experimentar arte e pesquisar novos conhecimentos incansavelmente. Mas não é sempre que estas duas coisas se encaixam com tanta harmonia em um só processo de aprendizado.

O conteúdo do Workshop Modulo I de modelagem Jum Nakao propõe aprender a modelar do zero, através uma novidade: A “modelagem da pele”! Quando não sabemos o que é isso, a “modelagem da pele” é uma ideia tão promissora quanto audaciosa, porque o workshop promete ensinar a modelar a pele em poucas horas de trabalho. Mas... Nada em modelagem é tão simples. A pele também não parece ser.

“Modelagem da pele”... Associei este conteúdo a um profundo conhecimento de Antropométrica – a ciência das medidas do corpo.

Fiz a inscrição e as malas. Topei esta jornada com a curiosidade de quem não consegue imaginar como seria a prática que vai ensinar modelar a pele. Ensinar um conteúdo tão abrangente como este, em menos de vinte horas.

Após comprar uma lista de materiais muito específica e totalmente sem explicação, aguardei o começo do workshop com entusiasmo e uma curiosidade crescente.

Logo no início dos trabalhos no atelier, a mágica acontece. A “modelagem da pele” é um processo simples e rápido. Sem mistérios. O resultado é quase óbvio, muito fiel à realidade.

No entanto, o trabalho que fazemos com esta “pele” faz verificações científicas, porque todos os conhecimentos experimentados podem ser comprovados.

blogModacad - a-modelagem-da-pele

Intuição e experimentação produzindo a ciência da arte. Poético. Eficiente!

A fronteira entre o volume tridimensional do corpo e sua superfície planificada em duas dimensões é agora tão familiar quanto a superfície planificada dos modelos nos moldes, nossa área de trabalho do dia a dia.

blogModacad - planificando-a-modelagem-da-pele

Vestir o corpo com volumes além da pele é a criação de roupas em si.

blogModacad - volumes-vestindo-a-modelagem-da-pele

Projetar estes volumes partindo de pontos localizados com precisão na pele permite a criação de volumes mais ousados. Permite uma avaliação mais precisa dos resultados. Encurta o caminho entre o processo de pilotagem e a peça piloto aprovada para entrada na produção.

Telma Barcellos
São Paulo, 20 de março de 2018

blogModacad - antes-e-depois-Jum-Nakao

Gostou deste post sobre modelagem? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Criadora do Modacad. Responsável pelo desenho de modelagem para vários tipos de corpo.