Negócios de moda nos jogos e redes sociais do Metaverso

Que tal ver na prática como tudo isso está funcionando conhecendo os "cases" das marcas de moda que já estão no metaverso e o que elas estão fazendo?Então, mãos à obra!

Negócios de moda nos jogos e redes sociais do Metaverso
Crédito:ismagilov/iStock

Depois de saber o que é Metaverso e como criar moda dentro dele, que tal ver na prática como isto está funcionando conhecendo as marcas de moda que já estão no metaverso e o que elas estão fazendo?

Além das marcas de moda criando coleções para skins de games e NFTs vestíveis para qualquer ambiente virtual, outros negócios de moda também têm um futuro promissor no Metaverso.

Agências de avatares de modelos, como por exemplo a Biobots, já produzem avatares inspirados em celebridades como a Satiko, o avatar da Sabrina Sato

Já existem também marcas de moda exclusivamente digitais com a Tribute que foi criada para vender apenas vestidos virtuais.

Dentro desse "pacote" podemos colocar ainda a produção de outras skins além de roupas e acessórios para os jogos e os filtros de redes sociais com roupas, acessórios, maquiagem de realidade aumentada, os aplicativos de provadores virtuais entre outros negócios de moda que cabem muito bem no mundo digital do Metaverso.

Então, mãos à obra! Quais as marcas de moda que já estão no metaverso e o que elas estão fazendo?

EMPRESAS QUE JÁ USAM O METAVERSO

Nike

Crédito: Nike News/Roblox


Já ouviu falar em Nikeland? É uma cidade dentro do jogo Roblox criada pela Nike para  conquistar os fãs de jogos e esportes que gostam de moda.

Para jogar o Roblox, é possível usar o acelerômetro do smartphone que detecta os movimentos do usuário para comandar seu avatar on-line com os seus gestos. Isso mesmo! O avatar vai reproduzir no jogo seus movimentos com o corpo e com seu smartphone para dar saltos longos ou corridas rápidas por exemplo.

Além disso, a Nike também investiu na compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis, acessórios e outros objetos digitais.

Ralph Lauren

Crédito Imagem: Divulgação Ralph Lauren / Roblox


A grife Ralph Lauren criou dentro do jogo Roblox Winter Scape, uma área de experiências que possui patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca.

Além disso ela criou um espaço imersivo na rede social Zepeto, onde já teve mais de 1 milhão de visitantes.

Vans

Crédito imagem: Site Roblox/Vans 


O jogo Roblox parece ser um dos mais usados pelas marcas. A marca de calçados Vans também ingressou no jogo e criou o Vans Workd onde o usuário pode customizar seus tênis dentro do jogo.

Gucci

A Gucci já lançou diversos NFTs, entre eles a coleção Supergucci criada em parceria com a empresa de jogos e entretenimento SUPERPLASTIC.

Outro ponto alto da grife no metaverso foi sua versão digital da bolsa Dionysus reproduzida no jogo Roblox vendida por US$4.115 dólares, um preço maior do que o preço da versão física da bolsa, .

Além disso, a Gucci criou no metaverso uma loja conceito com o nome Vault, que de acordo com a própria marca, tem “ar de magia”  e é a prova de que "passado, presente e futuro podem coexistir através do poder da imaginação”.

A loja conceito pode funcionar como uma espécie de arquivo para armazenar suas compras Vault, como um ambiente de encontro entre fãs da marca e uma biblioteca de estilo. Isso por que nessa loja você encontra peças Gucci de todas as temporadas, desde 1960.

Balenciaga

A Balenciaga foi a primeira marca do segmento luxo a fechar parceria com o jogo Fortinite, considerado a porta de entrada de várias marcas no ambiente do Metaverso.

Naquela parceria, os jogadores podiam comprar quatro modelos da marca entre as opções de skins disponibilizadas no jogo.

Cada skin Balenciaga custa 1000 V-Bucks, a moeda virtual do jogo, cuja cotação no mundo real é de U$8 dólares por skin.

Saiba mais sobre o  jogo Fortinite e sobre outros jogos no nosso texto do blogModacad Os games na moda: como as marcas usam os jogos para conquistar novos públicos,

Lojas Renner

Crédito Imagem: Fortnite/Renner

As lojas Renner também estão investindo no Metaverso e também marcam presença no jogo Fortnite. Com uma loja dentro do jogo, a Renner tem realizado ações em suas redes sociais para chamar a atenção do público e permite que seus seguidores e usuários do jogo participem de enquetes interativas para escolher as estampas dos modelos que serão comercializados na loja virtual.

Havaianas

Outra brasileira que também está no Fortnite é a Havaianas, que criou a "Ilha de Havaianas" no jogo.

O valor do lucro das vendas dos skins das Havaianas no jogo foi revertido para o projeto Favela Galeria, museu de arte a céu aberto, localizado na zona Leste da cidade de São Paulo.

Pantys

A Pantys tem investido em NFTs para marcar sua presença no metaverso. A marca apostou em artes digitais com foco no universo íntimo do público feminino.

A cada transação envolvendo esses NFTs, a marca doará uma peça para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Pampili

A Pampili criou  um tênis digital em NFT que foi leiloado em junho de 2021 por R$ 7 mil reais. Após uma disputa de 19 lances, a obra ficou com um comprador de Xangai.

O tênis que existia apenas em ambiente virtual passou a receber pedidos para que fosse criada sua versão real e esse ano a Pampili vai lançar o tênis SPK35, inspirado nesse NFT e com direito a um NFT próprio. O preço do par será de R$ 229,90 de reais.

70% do valor do tênis digital da Pampili foi destinado a ONG Movimento Saber Lidar, braço da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC).

Além disso a Pampili também lançou um modelo em parceria com o jogo PKXD que tem as versões virtual e real disponíveis para venda.

Dolce & Gabanna

A Dolce & Gabanna MacKinnon-Lee lançou uma coleção de moda  de NFTs vestíveis, que  foi vendida por mais de  US$ 5 milhões de dólares.

O leilão da D&G ofereceu um vislumbre do potencial da moda de se tornar o próximo foco do enorme mercado de NFTs que, logo no terceiro trimestre de gestão gerou US$ 10,7 bilhões em volume negociado.

No entanto, a moda, diferente de outras categorias bem sucedidas de NFT como arte ou cards de negociação, não gera apenas peças para colecionar, mas também para vestir. Isto é, a moda tem também um outro valor agregado, o valor de uso.

JOGOS E REDES SOCIAIS DO METAVERSO

Fortnite


Criado pela empresa Epic Games, lançado em 2017, o Fortnite se tornou mundialmente conhecido em um grande evento "in-game" no ano de 2020 quando recebeu um investimento de US$1 bilhão de dólares, que foram investidos na criação do seu universo no metaverso.

O jogo tem o estilo battle royale, ou seja, os jogadores batalham entre si, precisam se deslocar entre as áreas de batalha, eliminar os outros competidores e se tornar o único sobrevivente de cada partida.

Entre os ambientes do Fortnite, cada jogador pode personalizar seus avatares com skins vendidas em lojas e espaços personalizados e é aí que entram as marcas de moda.

Considerado um dos ambientes virtuais preferidos das marcas de moda, o Fortnite já fechou parcerias com várias grifes, entre elas Balenciaga, Gucci, Burberry e as marcas brasileiras Havaianas e Rener, todas já citadas aqui no texto.

Decentraland

Entre as redes sociais e plataformas do Metaverso o Decentraland tem chamado bastante atenção. Nesse programa de realidade virtual é possível criar, experimentar e monetizar conteúdo e aplicativos.

Em um ambiente virtual alimentado pelo blockchain Ethereum, os usuários podem comprar lotes de terrenos virtuais para construir e monetizar.

Como por exemplo, a Primeira Semana de Moda do Metaverso foi realizada em um desses terrenos virtuais da Decentraland, que reuniu virtualmente cerca de 108 mil pessoas e contou com exposições em galerias e desfiles de moda de diversas marcas, entre elas Dolce & Gabbana e Tommy Hilfiger.

A plataforma está crescendo bastante e seus usuários já criaram milhares de experiências virtuais interativas em suas parcelas dos terrenos virtuais,  ou LANDs, como têm sido chamados esses territórios.

Roblox

Loja do Avatar no jogo Roblox com produtos Gucci (Crédito Imagem: Roblox/perfil Lívia Monteiro)

Febre entre as crianças e adolescentes, o Roblox é uma plataforma de games 3D que permite ao usuário tanto jogar as criações de outras pessoas, quanto criar seu próprio game. A base da plataforma oferece diversas opções de programação para que cada usuário possa criar dentro dela.

Para usar o Roblox é só criar uma conta e começar a criar ou jogar as criações de outros jogadores. Os jogos feitos na plataforma têm a mesma estrutura básica do Roblox, mas é possível personalizá-los, criando seus próprios personagens, regras e objetivos.

O catálogo de itens de Roblox está em constante expansão e inclusive conta com alguns nomes importantes da moda, como  Nike, Ralph Lauren, Vans e Gucci.

A última vez que foi registrado em 2021 o número de usuários era de 48 milhões por dia e com o investimentos de grandes marcas e a expansão das possibilidades dentro da plataforma, esse número tende a aumentar.

Avakin life

Crédito imagem: Site Avakin Life

É um jogo de simulação da vida real onde é possível interagir com outros jogadores, ganhar as moedas virtuais Avacoins, realizando trabalhos reais nas lojas e ambientes dos jogos e que tem alta qualidade de imagem. À medida que os jogadores participam de atividades dentro do jogo, eles vão subindo de nível.

As marcas também já estão de olho nesse jogo. Uma delas é O Boticário que criou uma loja conceito dentro da plataforma e já recebeu mais de 9 milhões de visitas.

Quanto à moda, a Avakin Life já fez parceria com Bruna Gomes, uma influenciadora brasileira de moda e estilo que faz sucesso na rede social Tik Tok, e lançou uma coleção de moda com roupas e acessórios exclusivos para o jogo.

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Confira também nosso primeiro texto sobre o tema: "O que é Metaverso e como criar moda dentro dele"?

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