O couro nas roupas e na moda

Neste texto queremos falar do couro na moda! Falar destas roupas e acessórios que encantam a maioria das pessoas.

O couro nas roupas e na moda
(Foto de capa- Criador: Constantinis | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
Já falamos sobre os tipos de couro, as polêmicas que envolvem o seu uso e suas alternativas sustentáveis no post do blogModacad "Tipos de couro - o processo produtivo, polêmicas e curiosidades".

Neste texto queremos falar do couro na moda! Falar destas roupas e acessórios que encantam a maioria das pessoas.

.
Por ser durável, resistente e também por ter um processo produtivo difícil, o couro sempre foi muito valorizado e seu preço é elevado. Por esta razão roupas e acessórios de couro estão conectados à ideia de luxo e sempre tiveram destaque na moda.
.

blogModacad-couro-na-moda-modelos-diferentes Roupas e acessórios de couro (Fonte: cobrusia)

.
Mas, também por sua beleza e sensualidade, é inegável que as roupas e acessórios de couro deixam os looks mais elegantes e e mais luxuosos, atraindo e fascinando a maioria das pessoas.

.
Por ser o uso do couro tão antigo e tradicional, peças de couro legítimo são atemporais e por isso são produzidas em variados estilos. Do estilo rocker mais rebelde até o lady like mais romântico, modelos de couro são objeto de desejo dos mais variados tipos de consumidores.

.

Bolsas

.
Bolsas de couro sempre foram muito valorizadas porque a resistência e a durabilidade de uma bolsa são fundamentais para o bom desempenho da função de "carregar e proteger" os bens que precisamos transportar.
.

blogModacad--couro-na-moda-malas-louis-vuitton-1 Louis Vuitton e uma das coleções de malas mais desejadas do mundo (Fonte: ilbusca)

.
Sem falar é claro, que carregamos junto conosco por mais tempo, nossos objetos mais necessários como os documentos, mas principalmente, nossos objetos mais queridos como joias, bijuterias, perfumes e maquiagens.

.
Se pensarmos que os filósofos consideram a percepção humana da necessidade de carregar provisões como um dos marcos do início da civilização, podemos entender o tamanho da nossa paixão por bolsas, carteiras, mochilas e malas!

Nos dias de hoje, usamos bolsas dos mais diversos materiais, em cores e modelos lindos, com leveza, resistência e funcionalidade iguais ou até superiores às bolsas de couro legítimo. Mas as bolsas de couro legítimo ainda são as queridinhas da maioria de homens e mulheres, de todas as idades e dos mais variados perfis sociais.

.
O fascínio que a aparência, o toque e até mesmo o cheiro do couro exercem sobre as pessoas é tamanho, que as griffes de luxo criaram linhas de bolsas de couro legítimo com preços que pagam a exclusividade e a beleza de seus artigos numa escala superior a dez, vinte ou até trinta vezes o custo da criação, produção e distribuição das peças.

.
Algo como uma bolsa com custo mais lucro em torno de 2 mil reais ter um preço de mercado entre 20, 40 ou até 60 mil reais. Isso acontece tamanho é o valor que os consumidores conferem à exclusividade e à beleza destes objetos de desejo que são estas bolsas de couro legítimo, produzidas para um número seleto de pessoas.

Luvas

.
Outra peça do vestuário onde o couro legítimo tem um destaque especial são as luvas!

.
Ao longo da história, as luvas sempre foram um artigo usado quase exclusivamente pelas elites de cada cultura. Não só por serem feitas com materiais seletos e pouco disponíveis como o couro, mas também porque são difíceis de confeccionar e poucos artesãos dominavam esse ofício.

.
Ainda hoje, quando a confecção de luvas pode contar com o corte a laser, máquinas de costura especiais, linhas e acabamentos modernos, a confecção de uma luva precisa da habilidade manual de costureiras e cortadores para ser confeccionada.

.
Além disso, não é possível confeccionar luvas com qualquer tipo de couro. O couro precisa ter uma espessura mais delicada para ter flexibilidade durante a confecção, mas principalmente durante o uso. As luvas de couro de pelica são valorizadíssimas ainda hoje, porque seu toque e flexibilidade são mais delicados do que os de muitos tipos de tecidos.

.
Tal como acontece com as bolsas, hoje podemos comprar luvas dos mais diversos materiais, em cores e modelos lindos, com leveza, resistência e funcionalidade iguais ou até superiores às luvas de couro legítimo. Mas as luvas de couro legítimo ainda exercem o fascínio da aparência, toque e até mesmo do cheiro do couro que são objeto de desejo de quase todos nós.

Acessórios

.
Quando pensamos em acessórios de couro, as duas primeiras imagens que vêm à cabeça são os cintos e os sapatos, por isso é deles que vamos falar.

blogModacad-couro-na-moda--louboutin Um dos sonhos de consumo das mulheres são os sapatos de sola vermelha Louboutin. (Fonte: spyross007)

.
Começando pelos sapatos, proteger os pés é o mesmo que aumentar e muito a mobilidade e o alcance de locomoção de uma pessoa. Com sapatos competentes andamos maiores distâncias sem nos deter nos trechos de solo hostil.
.
Agora imagine essas vantagens de andar calçado ao longo da história, desde quando a humanidade só andava a pé e, mesmo depois quando já usava a tração animal para se locomover e transportar cargas, mas só uma minoria das pessoas podia usar esses meios de transporte e a maioria continuava andando a pé a maior parte da sua vida.
.
Resumindo, possuir e calçar sapatos sempre foi objeto de desejo de todas as pessoas, mesmo quando só uma minoria podia tê-los. E é fato que antes dos sapatos serem um objeto de beleza, eram objeto de proteção, e quando possível, de conforto.

Em qualquer uma destas três situações, o couro sempre foi a matéria prima que podia proporcionar tudo isso ao mesmo tempo. Sapatos de couro são uma das criações humanas que se mantém em uso desde os primórdios da história.
.
Tal como acontece com as bolsas e as luvas, hoje podemos comprar sapatos dos mais diversos materiais, em cores e modelos lindos, com leveza, resistência e funcionalidade iguais ou até superiores aos sapatos de couro legítimo. Mas, o fascínio do couro legítimo permanece insubstituível.

Hoje sapatos de couro legítimo voltaram a ser um artigo cujo acesso é restrito a consumidores que podem pagar preços diferenciados, repetindo a história lá no seu princípio.
.
Sobre os cintos, não é tão fácil identificar se o couro, apesar de suas qualidades maravilhosas para a confecção de cintos, foi mesmo um dos primeiros e principais materiais usados na sua confecção e se se manteve assim ao longo da história.
.
Podemos supor que a humanidade amarra ao corpo seus filhos, víveres e até filhotes de outros animais, desde a pré história, provavelmente usando todo tipo de material encontrado.

Pensando nestas situações, em quais delas se amarrava qualquer destas coisas à cintura, imediatamente vem à mente as amarrações para segurar peles ou peças de roupas.
.
Neste caso estamos falando dos primórdios do cinto como o conhecemos hoje! Este cinto quando é de couro legítimo garante muito mais do que beleza e luxo. O cinto de couro legítimo é flexível, é isolante térmico e permite que a pele respire.
.
Todas estas qualidades são fundamentais para artigos de couro, mas como o cinto é atado junto ao abdômen, estas qualidades tem sua importância aumentada.
.

Uma curiosidade muito interessante sobre os cintos e outros acessórios de couro está relacionada à produção de selas para cavalos. Isso mesmo! Selas para cavalos! Acredita-se que elas foram inventadas no século IIIac e eram feitas de couro.

Muitos séculos depois, uma das maiores grifes de moda do mundo, a Hermès, que atualmente produz cintos desejados no mundo inteiro, inicia sua trajetória produzindo selas para cavalos.

.

Em 1837 o artesão Thierry Hermès inaugurou sua primeira boutique em Paris onde seu foco era única e exclusivamente a selaria. Anos mais tarde começou a desenvolver peças para os montadores, porém, deixando claro que seus “clientes” principais eram os cavalos e, em segundo lugar, os cavaleiros.

Atualmente a Hermès produz acessórios como bolsas, sapatos e cintos que são o sonho de consumo de muitos destes "clientes em segundo lugar" no mundo todo.

Lívia Monteiro

Roupas

.
Finalmente! Agora vamos falar de roupas de couro!

Por ser o couro uma matéria prima com tantas qualidades funcionais, quando pensamos em roupas de couro ao longo da história da humanidade, logo nos vem à mente as roupas de batalha e caça, que precisavam garantir proteção ao usuário nas culturas mais antigas.

Se pensarmos nos esportes também como uma forma de competição não muito diferente das caças e batalhas, apenas um pouco menos bélicas, entendemos a forte presença do couro também nas roupas destas práticas.

.
O fato é que mesmo na moda, os modelos de couro carregam esta imagem de poder, competitividade e ousadia.
.

Um bom exemplo disso são as jaquetas de couro terem se tornado sinônimo de rebeldia na moda na década de 50, por terem sido usadas pelos corajosos pilotos de caça na Segunda Guerra Mundial.
.

Como ícone de rebeldia e irreverência, a jaqueta de couro ficou ainda mais famosa em 1953 com o filme “O Selvagem” ao ser usada pelo astro do cinema Marlon Brando.

Mas quando pensamos em ousadia, um divisor de águas são as jaquetas de couro femininas que viraram tendência na década de 80, popularizadas pela irreverente rainha do pop Madonna, que virou costumes e crenças de ponta a cabeça naquela época.

Lívia Monteiro

.

As calças de couro também carregam estas imagens e sensações. Nestas peças a memória de esportes de elite como a caça, o polo, a equitação e a esgrima são muito fortes.

blogModacad-couro-na-moda-esgrima Luvas e proteções de couro são indispensáveis na prática de esgrima (Fonte: pexels - pixabay)

.
Os culotes influenciam o design de peças de couro na moda como calças, leggings, shorts, bermudas, etc.

As casacas, coletes, capacetes, luvas e tacas de couro usadas nestes esportes influenciam também o design de peças de couro na moda feminina e masculina como blazers, sepencers, coletes, jaquetas, etc.

.
Hoje com a popularização de couros de espessura e toques tão delicados como o couro de avestruz, saias e vestidos de couro tiveram sua gama de modelos muito ampliada. Preguear, franzir e usar volumes mais soltos e fluidos são livres possibilidades agora, que antes eram restritas ou impossíveis.
.
Mas, por mais romântico e sensual que seja um modelo de couro na moda, o seu poder de atração não raro reside naquele toque de ousadia e até de virilidade que o couro traz para "quebrar" ou "misturar" novas sensações ao modelo original da roupa.
.

Como conservar suas roupas e acessórios de couro

Para conservar sua peça sempre linda é preciso ter alguns cuidados especiais. Como essas roupas não são utilizadas o ano todo e acabam passando muito tempo guardadas, é ideal tirá-las do armário de vez em quando e colocá-las em um local fresco e arejado, na sombra.

Não guarde essas peças se estiverem úmidas! Deixe a roupa ou acessório arejar e secar de um dia para o outro antes de colocá-lo novamente no guarda-roupa.

.

blogModacad-couro-na-moda-conserva--o-das-pe-as-de-couro O couro precisa de cuidados especiais para garantir sua beleza e resistência com o passar do tempo (Fonte: wikimedia commons)

.

Uma queixa comum são as rachaduras na peça, que acontecem até mesmo nas peças de couro sintético. Para prevenir esse efeito “esfarelado” e garantir a durabilidade do produto, o ideal é hidratar as roupas com glicerina para calçados.

.

blogModacad-couro-na-moda-como-cuidar-das-pe-as-de-couro Use sempre um pano úmido sem produtos químicos pra limpar suas roupas, acessórios e sapatos de couro (Fonte: tfexshutter)

.

Na hora de limpar, use apenas um pano úmido torcido. Não use produto químico! Isso também vale para o couro sintético.

Lívia Monteiro

Gostou deste post sobre "O couro nas roupas e na moda"? Não deixe de ler também "Tipos de couro - o processo produtivo, polêmicas e curiosidades".

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.