O que é preciso saber para experimentar a impressão 3D na sua empresa de moda

O que é preciso saber para experimentar a impressão 3D na sua empresa de moda
(Crédito da imagem de capa: NASA / JPL-Caltech)

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Conforme falei aqui no blogModacad, no post “O que é a impressão 3D e como ela pode ser usada na moda?”, imprimir um tecido 3D, com o caimento e a textura do tecido tradicional, isto é, com as camadas de filamentos entrelaçadas como são entrelaçados os fios nos teares, é um trabalho que ainda não pode ser feito nas máquinas de impressão 3D existentes no mercado. Este trabalho é chamado de tecelagem 3D.

Naquele post falei também dos criadores e de suas criações para vestir feitas com a impressão 3D disponível no mercado e já em uso na moda.

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Agora vamos falar do que consegui aprender, com esta pesquisa, sobre o que é preciso saber para experimentar a tecelagem 3D em nossas criações!

Depois de aprender que a impressão 3D é uma tecnologia que imprime objetos em três dimensões, com seus filamentos em camadas, vamos começar a nossa jornada por aprender sobre estes filamentos.

Os filamentos na impressão 3D

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Os filamentos são a matéria prima com a qual a impressora constitui o objeto impresso em camadas. Eles podem ser feitos de muitas composições e cada uma delas dá ao filamento as características que o objeto impresso precisa ter. Carracterísticas tais como resistência à temperatura, maior rigidez, alta resistência mecânica e química, entre outras.
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iStock-1136215999 (Crédito:Grafner/iStock)

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No caso da tecelagem têxtil, precisamos de flexibilidade, elasticidade, leveza, opacidade e transparência, entre outras características escolhidas pensando na funcionalidade da roupa e no estilo do modelo.

Considerando as impressoras 3D disponíveis no mercado, os filamentos mais versáteis para as variadíssimas criações têxteis e seus incríveis desafios são os filamentos de silicone, os de plástico PLA e os de plástico flexível TPU. Vamos falar sobre estes dois últimos que são menos conhecidos.

O plástico PLA é um poliéster termoplástico biodegradável e reciclável. Ele é feito com ácido lático composto de fontes renováveis como milho, mandioca e beterraba.

O plástico flexível TPU é um poliuretano termoplástico. Dos materiais flexíveis é o mais fácil de imprimir e os desenhos impressos são os mais flexíveis também. São dobráveis e esticáveis, sendo estas qualidades muito valiosas para a produção de têxteis.

Impressões com o plástico flexível TPU podem fazer roupas e produtos com formas das mais originais porque reproduzem a flexibilidade do tecido, mesmo que ainda com limitações.

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Porém, além do uso das matérias primas mais adequadas, da criatividade e qualidade dos desenhos, a avaliação dos resultados deve considerar o conforto e a funcionalidade que o tecido pode oferecer aos usuários finais. Sem isso, mesmo com toda a beleza e caimento do tecido, o sucesso comercial dos modelos será pouco provável.

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Um exemplo do inverso, isto é, de modelos, de composição mista com a impressão 3D, com qualidade de usabilidade, é o trabalho de Iris van Herpen. O amadurecimento de suas soluções com o uso desta tecnologia está firmemente ancorado na experiência. Uma pioneira da área, Iris desfilou seus primeiros modelos híbridos usando a impressão 3D em 2011.

"A estilista holandesa Iris van Herpen apresentou, durante os desfiles de alta costura na Paris Fashion Week 2018, vestidos que fundem o artificial com o orgânico explorando a técnica PolyJet.

Essa técnica permite imprimir desenhos 3D sobre o tecido tradicional com resina de alta qualidade, cuja superfície lisa é quase imperceptível sobre tecido.

As roupas foram produzidas com tecnologia digital, corte a laser, impressão 3D e design paramétrico."

Lívia Monteiro

Para encurtar o caminho das pesquisas, aprender com tudo o que já foi feito é fundamental. Vale pesquisar a pioneira na fabricação de tecidos 3D, a empresa Electroloom. A empresa teve que fechar as portas por escassez de investimento nas fases de amadurecimento comercial da solução. Mas o seu pioneirismo deixa aberta uma valiosa trilha de conhecimentos para os próximos.

As impressoras 3D! Distribuidores e prestadores de serviço no Brasil

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Seleção de alguns fornecedores de impressoras, filamentos e serviços:

1) 3D Applications

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A 3D Aplications fornece impressoras 3D e os filamentos, presta serviços de impressão 3D e também presta o serviço de modelagem da sua ideia para a impressão 3D. No site você vai conhecer mais do que os produtos e serviços, vai conhecer também as aplicações pedagógicas destas tecnologias.

2) 3D Criar

Este é o fornecedor de impressoras cujo investimento poder ser viável para o seu negócio, se elas forem adequadas para o que você pretende produzir. A 3D CRIAR nasceu em fev/2015, no CIETEC (Centro de Inovação e Tecnologia da USP – Universidade de São Paulo).
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Atualmente fornece impressoras 3D para universidades, escolas, indústrias, empresas, governo, bureaus de impressão, pesquisadores e profissionais (engenheiros, arquitetos, designers proteticos, dentistas, médicos). No site você pode conhecer as impressoras à venda e pedir maiores informações para fazer uma escolha mais adequada aos seus objetivos.
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3) Imprima 3D

A Imprima 3D está no mercado brasileiro de prestação do serviço de impressão 3D desde 2011. É a pioneira no Brasil. Por isso tem um parque de materiais e tecnologias para atender às mais variadas demandas. Penso que no Brasil sejam os mais preparados para impressão de desenhos em escalas maiores e para entrega de maior volume de produção.
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4) Impressão 3D Fácil

A Impressão 3D fácil presta serviços de impressão 3D. Fazem também a pintura de acabamento das peças. Selecionei este fornecedor pensando em impressão 3D para produção de acessórios e de aviamentos como botões exclusivos, fivelas, etc. Esta empresa está no mercado de serviço de impressão a 15 anos e já presta os serviços de impressão 3D a 4 anos. No site você vai conhecer quais os tipos de impressão que eles oferecem para você contratar.
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Esta é uma pequena amostra para expor empresas com diversos critérios de qualificação dos serviços e produtos. O importante é saber que tem fornecimento para diferentes demandas e que se comunicar com o atendimento destas empresas é o caminho para conhecer a fundo os recursos disponíveis e assim criar desenhos e produtos que explorem estes recursos em toda a sua plenitude.
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Os softwares de design

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Sabemos que quando o assunto é software as informações são dinâmicas! Se renovam a cada minuto. Novos programas são lançados no mercado constantemente e todos os programas que já existem estão em constante evolução. Por isso recomendo a inscrição em comunidades de debates sobre o desenho para impressão em 3D na área de seu interesse. Sim, na sua área de interesse bem específica!

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Isso é muito importante porque a impressão 3D é um recurso utilizado por todos os tipos de indústria, dos mais variados produtos. Então é preciso conhecer e acompanhar as evoluções e lançamentos de recursos nesta área que beneficiem as suas demandas objetivas.

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Para orientar sua primeira investigação nesse universo, selecionei o artigo "Os 27 melhores softwares para impressoras 3D de 2019", do blog All3DP. Nele você vai conhecer esta lista de programas qualificados por "função", "nível" (de maturidade do designer) e "sistema" (operacional - windows. mac, linux, etc).

Boa jornada neste fascinante e infinito universo do desenho e da impressão 3D!

As principais vantagens da impressão 3D

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Na moda e em todas as outras áreas, uma vantagem se destaca entre tantas outras. É a capacidade de execução de desenhos muito mais complexos. As impressoras 3D não têm os limites impostos pelos materiais e processos de prototipagem tradicionais. Elas são capazes de realizar movimentos muito mais complexos, com uma gama de materiais bem vasta e imprimir os objetos desenhados com muito maior precisão. Elas são capazes de produzir peças de moda com altíssimo nível de detalhamento e peças exclusivas, duas possibilidades valiosíssimas para o mercado da moda de luxo.

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A segunda vantagem que se destaca é que a impressão 3D tem uma mobilidade incrível! Isto é, se enviarmos os arquivos para o equipamento certo, com a prescrição das matérias primas indicadas para os filamentos corretos, a impressão 3D pode ser feita por qualquer fornecedor, em qualquer lugar. Inclusive a tecnologia pode se desenvolver a tal ponto, que estas impressões venham a ser feitas em casa. Imagine todas as etapas excluídas do sistema produtivo como o conhecemos hoje. Compra, estoque e distribuição das matérias primas até os produtos finais são as primeiras que podemos colocar nesta lista de etapas excluídas. Mas se pensarmos em todos os beneficiamentos como estamparia, bordados, lavanderia e tantos outros, a lista fica bem maior e mais difícil de avaliar.
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E finalmente, das principais vantagens que escolhi falar, a minha preferida! O grande potencial de sustentabilidade da produção têxtil via impressão 3D. Só pensando no que a mobilidade da impressão 3D vai eliminar no sistema produtivo atual, já dá uma dimensão deste potencial de sustentabilidade. Pensa nos prejuízos ambientais dos processos de estamparia por exemplo. Mas tem mais!

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A impressão 3D pode usar como matéria prima para os seus filamentos, uma fibra produzida por um processo chamado Refibra, que usa resíduos de madeira, algodão e celulose. Sem falar das possibilidades de criação de novos materiais compostos de fontes renováveis como o PLA.

No entanto, não podemos falar de mudanças tão profundas sem pensar nos impactos sociais e econômicos para a humanidade.

Os principais desafios comerciais e sociais da impressão 3D no mundo

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A impressão 3D, na moda e em todas as outras áreas, faz parte da quarta revolução industrial, isto é, faz parte da indústria 4.0. É uma tecnologia tão revolucionária que vai transfigurar o cenário dos interesses comerciais e produtivos de toda a indústria.

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A indústria têxtil, com a sua grandeza, que inclui toda a cadeia produtiva da moda e de muitas outras áreas, tem uma importância planetária na configuração de forças do mercado global. Os impactos de uma desconfiguração do sistema produtivo atual, sem um planejamento, trazem em si riscos muito sérios.

Por ser tão revolucionária, a impressão 3D ameaça os interesses de players importantes do mercado têxtil. Um exemplo disso é a possibilidade de perda da posição no mercado das grifes de luxo, que pode causar uma grande guerra comercial, com consequências geopolíticas.

Isso e muitos outros fatores poderiam ser minimizados com a criação de novas regras e procedimentos para proteger a propriedade intelectual. Este fator torna-se crucial neste cenário com uma mobilidade tecnológica e produtiva nunca antes vista, que permite a reprodução de produtos com 100% de fidelidade e qualidade.

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Mais. Uma mobilidade que continuará a se multiplicar exponencialmente. Isto é, o que pode ser impresso hoje por equipamentos espalhados pelo mundo, passa a ser impresso em casa pelo consumidor final, que passa a ser impresso por equipamentos mobile e por aí vai num sem fim.

Será que as normas, as regulamentações e os movimentos de mercado conseguirão conquistar uma mobilidade tão ágil quanto para garantir civilidade e segurança nas relações comerciais e geopolíticas?

Esta é a resposta a todas estas perguntas! Precisamos que as relações entre pessoas, empresas, instituições e países sejam beneficiadas pelo progresso tecnológico e nunca prejudicadas por ele.
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Saiba quem já está produzindo e vendendo suas criações impressas em 3D no Brasil e no Mundo

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Noiga

Esta empresa brasileira de acessórios de moda feminina entrou no mercado em 2014. Produz brincos, anéis, braceletes, pulseiras, colares, pingentes e a noiga bag. Confira o e-commerce no site.

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We.me

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A We.Me é uma marca de acessórios que você pode customizar, modificar tamanho, cor e até colocar sua inicial por dentro das peças! Você pode também comprar apenas o arquivo para imprimir onde e quando quiser, ou até mesmo, para imprimir na sua própria impressora 3D!

Danit Peleg

Uma pioneira e a minha preferida, a marca Danit Peleg é uma linha de roupas 100% impressas em 3D. Esta estilista israelense é um ícone do design reconhecido mundialmente e, na minha opinião, é um ícone do marketing também.
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Suas peças são belíssimas e ultra complexas. Duas coisas que normalmente impactam os custos e o tempo de produção, inviabilizando os produtos comercialmente. No entanto, a marca já transformou uma de suas criações em um produto comercial viável com o conceito "Possua uma parte da história". Em outras palavras, o cliente compra algo como vestir a materialização de uma evolução tecnológica ainda em andamento, que por acaso é uma jaqueta. Sensacional!

A marca colocou no mercado a "primeira jaqueta impressa em 3D, pronta para vestir, disponível para compra on-line", isto é, pessoas de qualquer lugar do mundo podem entrar no site e comprar. A peça demora mais de 100 horas para ser impressa e montada. É impressa na Espanha e montada em Tel Aviv...

"Cada peça é única, feita sob medida com suas próprias personalizações... Esta é uma edição limitada de 100 jaquetas. O número de série da sua jaqueta será impresso em 3D na etiqueta e será enviado em uma caixa premium."
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Em outras palavras, a marca soube valorizar a exclusividade e a personalização para viabilizar comercialmente um produto com tantas horas de produção e um custo elitizante, capaz de pagar toda a complexidade deste processo produtivo.

Este case nos mostra a irrefutável verdade de que a impressão 3D e a indústria 4.0 já são uma realidade. Não existe nenhuma tecnologia pronta e testada para ser adotada e nunca existirá. Portanto, a chave para fazer parte de tudo isso é aprender a criar e produzir com tecnologias em desenvolvimento. Aprender a perceber os recursos de uma ferramenta para a sua demanda, ainda que esta ferramenta tenha sido concebida para outras ofertas de valor no mercado.

A criatividade nesta nova revolução industrial é o ingrediente fundamental para todas as etapas de qualquer processo. Não se limita mais à percepção de uma demanda do mercado não atendida e à originalidade e design da concepção do produto.

Quem conseguir enxergar o mundo, as pessoas e o trabalho sem paradigmas, vai estar sempre aberto a se lançar em novas propostas o tempo todo. Até porque, diante de tamanha mobilidade, o aprendizado de um case de sucesso não vai ensinar quase nada para o próximo.

A premissa do sucesso daqui para frente é criatividade com muita flexibilidade para conquistar o sucesso em um mundo cuja velocidade de evolução já é alucinante!

Gostou deste post sobre "O que é preciso saber para experimentar a impressão 3D na sua empresa de moda"? Não deixe de ler também o post "O que é a impressão 3D e como ela pode ser usada na moda".

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