O que é Upcycling?

Upcycling e moda. Você já pensou no upcycling para criar novos produtos com peças paradas? Como está técnica está entrando na moda? Mas o que é o upcycling? Neste texto vamos falar do upcycling e de projetos e marcas que empreendem produção sustentável de seus produtos.

O que é Upcycling?
(Foto de capa - Criador: Elena Belykh | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

O termo Upcycling não é novo, mas é novo o seu destaque no universo fashion. Desde os anos 90 esse termo dá nome à criação de novas peças feitas a partir de peças já prontas. O termo surgiu da fala do alemão Reine Pilz da Pilz GmbH, em uma entrevista:

"Reciclagem, Eu chamo isso de downcycling. Eles quebram tijolos, concreto, eles quebram tudo. O que precisamos é de upcycling, onde é dado mais valor aos produtos antigos e não menos".

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iStock-1316029561(Crédito:netrun78/iStock)

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Para Pilz não seria preciso passar por processos de transformação dos materiais se você pudesse reaproveitá-los. E nessa onda de moda sustentável na qual estamos, que eu espero que não seja passageira, o termo ressurgiu de forma intensa, trazendo ideias de reutilização que resultam em lindas peças.

Eu acredito que no universo da moda essa história seja até mais antiga. Quem nunca ouviu histórias de avós que reutilizavam roupas ou tecidos para fazer novas peças, não é mesmo?

Mas voltando à definição do termo, o Upcycling é a reutilização de um material que seria descartado, sem a necessidade de intervenções químicas. No caso da moda, você tem uma nova roupa ou um novo acessório, sem desperdício de energia, sem poluir o ar e a água, sem desperdício de resíduos, sem emitir gases poluentes. O Upcycling dentro dos três Rs está mais próximo do reutilizar e reduzir, e mais distante do reciclar.
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iStock-486751924 (Crédito:marugod83/iStock)

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O processo é fácil de ser feito, inclusive, muitas de nós já fazemos isso a muito tempo. Quem nunca cortou uma calça jeans e transformou em um shorts estiloso? Eu já fiz isso e ainda repaginei colocando renda e strass na barra. Mas a grande sacada do momento é fazer isso além do ambiente doméstico, onde só reaproveitamos nossas próprias roupas. O upcycling foi percebido pelo mundo da moda como um nicho de negócio e está sendo bem recebido pelos consumidores. Isso é um dado muito interessante para a preservação do meio ambiente.

De acordo com informações da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tem cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis descartadas a cada ano e apenas 15% dessas sobras são reutilizadas ou recicladas. A pior parte disso é que alguns tecidos podem levar anos para se decompor depois de intoxicar o solo e a água.
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iStock-1055265130 (Crédito:bdspn/iStock)

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Ainda hoje, muitas marcas e consumidores tem preconceito com as peças feitas por meio dessa técnica, porém, algumas marcas ganharam seu espaço ressignificando o conceito de Upcycling. Nessa nova visão que começamos a ter sobre moda, o que antes era dito de forma discreta, agora é destacado e se torna a própria identidade das coleções.

Vou citar algumas dessas marcas e alguns projetos, que vem fazendo um trabalho incrível de ressignificação da moda. Além da prática do processo de Upcycling, vem trazendo novos conceitos no contexto ambiental, social e econômico através de suas criações.

Insecta Shoes

A marca lançou-se no mercado com "calçados veganos", ou seja a marca não utiliza couro e sua produção visa reduzir os impactos ambientais. A Insecta Shoes usa tecidos descartados e, em alguns casos, plástico descartado para produzir os calçados. Desde sua criação, a empresa reciclou mais de 900 quilos de tecidos e mais de 2 mil garrafas PET.

D.A.M.N Project

O D.A.M.N Project traz uma nova proposta para aproveitar o melhor da moda. Adeptos da moda justa e consciente, eles tem como objetivo incentivar as pessoas a compartilharem as peças que não usam mais, dando nova vida a estas peças. A ideia da marca é ajudar as pessoas a conhecerem peças bacanas, que podem interessar a outras pessoas, de forma a evitar compras injustas ou desnecessárias.

Think Blue Upcycled

A Think Blue trabalha com peças jeans porque esta é uma das peças que mais polui o meio ambiente, justamente por ser tão popular. Assim, a marca trabalha para reduzir esse impacto tão negativo apostando na criação de peças feitas a partir do reuso de roupas jeans descartadas. São calças, casacos, saias, vestidos, shorts, tops feitas com peças garimpadas, recortadas e remontadas, que se tornam um produto novo e original.

Re roupa

O Re Roupa é uma metodologia que propõe a criação de roupas novas a partir de matérias primas que eram consideradas resíduo: fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos, propondo ir na contra-mão do processo acelerado que dita as tendências da moda, cuja lógica são produções efêmeras. A marca acredita que é possível estender o ciclo de vida dessas roupas já existentes, usando processos criativos inovadores como ferramenta.
Além da preocupação clara com o reaproveitamento, faz parte do conceito do projeto Re-Roupa valorizar a mão de obra local e capacitar costureiras para esse processo criativo chamado Upcycling

EcoMaterioteca

A Ecomaterioteca é um acervo itinerante que cataloga e classifica materiais têxteis que estejam dentro dos parâmetros sustentáveis. A intenção é fomentar práticas sistêmicas de produção sustentável de vestuário e acessórios de moda. Bem como a produção de outras áreas do conhecimento com pesquisas e consultas ao acervo, em constante renovação. Ela funciona como uma ponte entre a indústria têxtil e as confecções, propondo discussões e apresentando possibilidades da moda sustentável.

Banco de Tecido

A ideia do Banco de Tecido é receber tecidos que seriam descartados - tecidos que encalharam na prateleira ou tecidos que as pessoas compram e não usam, e disponiblizá-los para serem usados em novas criações. O objetivo é desenvolver uma cadeia de produção mais sustentável, com reflexos sociais, econômicos e ambientais.

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