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O que é Upcycling?

O termo Upcycling não é novo, mas é novo o seu destaque no universo fashion. Desde os anos 90 esse termo dá nome à criação de novas peças feitas a partir de peças já prontas. O termo surgiu da fala do alemão Reine Pilz da Pilz GmbH, em uma entrevista:

"Reciclagem, Eu chamo isso de downcycling. Eles quebram tijolos, concreto, eles quebram tudo. O que precisamos é de upcycling, onde é dado mais valor aos produtos antigos e não menos".

Para Pilz não seria preciso passar por processos de transformação dos materiais se você pudesse reaproveitá-los. E nessa onda de moda sustentável na qual estamos, que eu espero que não seja passageira, o termo ressurgiu de forma intensa, trazendo ideias de reutilização que resultam em lindas peças.

blogModacad-upcycling-modelos1 Peças de roupas feitas através de Upcycling

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Eu acredito que no universo da moda essa história seja até mais antiga. Quem nunca ouviu histórias de avós que reutilizavam roupas ou tecidos para fazer novas peças, não é mesmo?

Mas voltando à definição do termo, o Upcycling é a reutilização de um material que seria descartado, sem a necessidade de intervenções químicas. No caso da moda, você tem uma nova roupa ou um novo acessório, sem desperdício de energia, sem poluir o ar e a água, sem desperdício de resíduos, sem emitir gases poluentes. O Upcycling dentro dos três Rs está mais próximo do reutilizar e reduzir, e mais distante do reciclar.

blogModacad-Upcycling-transformação Transformação de uma camisa em um vestido

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O processo é fácil de ser feito, inclusive, muitas de nós já fazemos isso a muito tempo. Quem nunca cortou uma calça jeans e transformou em um shorts estiloso? Eu já fiz isso e ainda repaginei colocando renda e strass na barra. Mas a grande sacada do momento é fazer isso além do ambiente doméstico, onde só reaproveitamos nossas próprias roupas. O upcycling foi percebido pelo mundo da moda como um nicho de negócio e está sendo bem recebido pelos consumidores. Isso é um dado muito interessante para a preservação do meio ambiente.

De acordo com informações da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tem cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis descartadas a cada ano e apenas 15% dessas sobras são reutilizadas ou recicladas. A pior parte disso é que alguns tecidos podem levar anos para se decompor depois de intoxicar o solo e a água.

blogModacad-upcycling-residuostexteis Resíduos têxteis não aproveitados em um lixão

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Ainda hoje, muitas marcas e consumidores tem preconceito com as peças feitas por meio dessa técnica, porém, algumas marcas ganharam seu espaço ressignificando o conceito de Upcycling. Nessa nova visão que começamos a ter sobre moda, o que antes era dito de forma discreta, agora é destacado e se torna a própria identidade das coleções.

Vou citar algumas dessas marcas e alguns projetos, que vem fazendo um trabalho incrível de ressignificação da moda. Além da prática do processo de Upcycling, vem trazendo novos conceitos no contexto ambiental, social e econômico através de suas criações.

blogModacad-upcycling-insectashoes Modelos de sapatos feitos com reaproveitamento de tecidos

Insecta Shoes

A marca lançou-se no mercado com "calçados veganos", ou seja a marca não utiliza couro e sua produção visa reduzir os impactos ambientais. A Insecta Shoes usa tecidos descartados e, em alguns casos, plástico descartado para produzir os calçados. Desde sua criação, a empresa reciclou mais de 900 quilos de tecidos e mais de 2 mil garrafas PET.

blogModacad-upcycling-DAMNProject Camilla Marinho e Marina Theiss sócias da D.A.M.N Project

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D.A.M.N Project

O D.A.M.N Project traz uma nova proposta para aproveitar o melhor da moda. Adeptos da moda justa e consciente, eles tem como objetivo incentivar as pessoas a compartilharem as peças que não usam mais, dando nova vida a estas peças. A ideia da marca é ajudar as pessoas a conhecerem peças bacanas, que podem interessar a outras pessoas, de forma a evitar compras injustas ou desnecessárias.

blogModacad-upcycling-thinkblue Think Blue é uma empresa que trabalha com jeans upcycling

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Think Blue Upcycled

A Think Blue trabalha com peças jeans porque esta é uma das peças que mais polui o meio ambiente, justamente por ser tão popular. Assim, a marca trabalha para reduzir esse impacto tão negativo apostando na criação de peças feitas a partir do reuso de roupas jeans descartadas. São calças, casacos, saias, vestidos, shorts, tops feitas com peças garimpadas, recortadas e remontadas, que se tornam um produto novo e original.

blogModacad-upcycling-reroupa Campanha da marca Re-Roupa

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Re_roupa

O Re-Roupa é uma metodologia que propõe a criação de roupas novas a partir de matérias primas que eram consideradas resíduo: fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos, propondo ir na contra-mão do processo acelerado que dita as tendências da moda, cuja lógica são produções efêmeras. A marca acredita que é possível estender o ciclo de vida dessas roupas já existentes, usando processos criativos inovadores como ferramenta.
Além da preocupação clara com o reaproveitamento, faz parte do conceito do projeto Re-Roupa valorizar a mão de obra local e capacitar costureiras para esse processo criativo chamado Upcycling

blogModacad-upcycling-ecomaterioteca Expositor de tecidos da Ecomaterioteca

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EcoMaterioteca

A Ecomaterioteca é um acervo itinerante que cataloga e classifica materiais têxteis que estejam dentro dos parâmetros sustentáveis. A intenção é fomentar práticas sistêmicas de produção sustentável de vestuário e acessórios de moda. Bem como a produção de outras áreas do conhecimento com pesquisas e consultas ao acervo, em constante renovação. Ela funciona como uma ponte entre a indústria têxtil e as confecções, propondo discussões e apresentando possibilidades da moda sustentável.

blogModacad-upcycling-bancodetecido O Banco de Tecidos recolhe tecidos que não seriam mais usados e destinam para novas criações

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Banco de Tecido

A ideia do Banco de Tecido é receber tecidos que seriam descartados - tecidos que encalharam na prateleira ou tecidos que as pessoas compram e não usam, e disponiblizá-los para serem usados em novas criações. O objetivo é desenvolver uma cadeia de produção mais sustentável, com reflexos sociais, econômicos e ambientais.

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Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.