Outono Inverno 2021 - Cores e estampas

Outono Inverno 2021 - Cores e estampas

Neste terceiro e último texto da série Outono Inverno 2021, vamos fazer um resumo dos temas de estampas e tendências de cores para esta coleção. Vamos falar de cores e estampas que já estão nos tecidos das coleções de tecelagens brasileiras, que já podem ser comprados para a produção desta coleção.

Confira as paletas de cores do Outono Inverno 2021 e as principais tendências de estampas que devem se destacar na próxima temporada.

No segundo texto "Outono Inverno 2021 - Modelos e tecidos que estarão em alta", decidimos falar só das escolhas de tendências lançadas no inverno do hemisfério norte que achamos mais adequadas para os negócios de moda brasileiros.

Esperamos com essa escolha editorial trazer informações úteis e bem práticas para quem está em plena produção desta coleção.

No primeiro texto desta série "Outono Inverno 2021 - o desejo contido no comportamento das pessoas", a escolha editorial foi outra. Foi tentar analisar como tudo o que está mudando no mundo de forma tão alucinante impacta a criação e a venda de produtos.

Falamos de três macrotendências de comportamento identificadas pela agência de tendências WGSN. Estas tendências orientam os trabalhos de outros setores produtivos além da moda e ensinam muito sobre o desejo das pessoas em um momento de mudanças tão profundas.

Agora, mãos à obra!

Cores Pantone

Quando o assunto são os tons que serão tendência no outono/inverno 2021, não podemos deixar de falar sobre a cor Pantone do ano 2021, que este ano vem com uma novidade! Pela primeira vez a cor Pantone do ano é, na verdade, uma dupla de cores.

São elas o "Amarelo Illuminating", PANTONE 13-0647, e o "Ultimate Grey", PANTONE 17-5104.

Este amarelo foi apresentado pela Pantone como um tom claro e animador desta cor, que brilha com vivacidade e com poder solar, quentinho e aconchegante.

O cinza é quase um contraponto deste amarelo. Segundo a definição da Pantone, é uma cor "formada por emblemáticos elementos sólidos e confiáveis, que são eternos e providenciam uma base firme".

A escala completa de todas as cores para esta coleção fala de atemporalidade e versatilidade. A ideia é colorir a criatividade do design original e contemporâneo, sem abandonar a elegância clássica de sucesso consagrado.

Para colorir duas intenções tão distintas, a paleta Pantone de cores eleita para a próxima estação tem cores bem vibrantes mescladas aos tons mais neutros e suaves.
.

blogModacad-cores pantone inverno (Fonte: Pantone/Divulgação)

.
Conheça a definição de algumas cores de destaque desta escala de cores para colorir as criações em sintonia com estas intenções:

  • A cor Green Sheen é um verde-amarelo ácido e audacioso que sempre se destaca.
  • O Rose Tan é um rosa empoeirado e suave que transmite a sensação de plenitude.
  • O Ultramarine Green é uma cor fria com notas azuis esverdeadas que inspira autoconfiança e equilíbrio.
  • O Fired Brick é um tom de marrom avermelhado que inspira força e resistência.
  • A cor Amberglow é um tom laranja radiante que intensifica a autoconfiança e a expressão criativa.
  • O vermelho Samba traz a ideia de sensualidade e volúpia, além de uma energia otimista.
  • O Sandstone é um tom de vermelho médio, que lembra a terra e traz uma ideia rústica e campestre.
  • E finalmente, o Classic Blue, a cor do ano 2020, continua em alta! Essa cor inspira o infinito, lembra o céu noturno e, de acordo com a Pantone, abre um mundo de possibilidades.

Na escala Pantone de tons secundários, algumas cores também se destacam:

  • O Almond Oil, um tom suave da cor crú, que remete à sutileza de gosto clássico e atemporal.
  • O Blue Depths, um tom de azul profundo que remete à ideia de autoridade.
  • O Sleet, um tom cinza que passa a ideia de longevidade.
  • E o Military Olive, um tom verde, forte e robusto.

Cores WGSN e Coloro

Esta parceria de agências de tendências de comportamento são uma autoridade que deve ser consultada quando o assunto é negócios de moda.

A paleta Outono Inverno 2021 da WGSN e Coloro inspira calma, conforto, contemplação e energia.

Estas agências acreditam que o que vai dar o tom da próxima temporada é a tranquilidade e a força que as pessoas tanto precisam para enfrentar esta crise mundial, quando a imprevisibilidade e o medo ainda não tem data para amenizar.
.

WGSN---Coloro_-Key-colours-A_W-21_22---WGSN-Insider Cores Outono/ Inverno 2021 (Fonte: WGSN)

.
Com esta perspectiva foram escolhidas cinco cores principais para as tendências do Outono/Inverno 2021:

  • O Golden Harvest, uma mistura de bege, cru e amarelo, é um tom de amarelo "sério" e fechado. Esta cor foi escolhida para trazer a ideia de criatividade e prosperidade.
  • O Bloodstone é uma combinação de marrom e vermelho inspirada na pedra hematita. É um tom forte, que transmite força e determinação.
  • O Dark Springs, um verde bem escuro, quase preto, representa bem sobriedade e seriedade. Esse tom mais escuro é uma das principais apostas de tendência de cor da WGSN e Coloro.

Em contraponto a esses tons mais fortes e sérios temos duas cores que se destacam:

  • A.I.Aqua, a cor do ano 2021 WGSN e Coloro. Esta cor foi descrita no seu lançamento como uma "cor com um matiz positivo, esportivo e moderno na medida".

Inclusive, a cor do ano 2021 WGSN e Coloro é tendência não só na moda, mas também
no design de tecnologia e de interiores ao longo do ano de 2021.

O A.I.Aqua é um tom de azul que transmite leveza e tranquilidade. Podemos supor que pode ser um bom contraponto em uma paleta de cores invernais, para os momentos de escapar um pouco do clima de sobriedade e recolhimento do inverno.

  • O Eletric Magenta, um tom vivo de vermelho rosa que se assemelha às frutas silvestres. É uma cor que colore a ideia de vivacidade e poder.

Por sua força e beleza ancestral, é bem possível que a gente venha a encontrar essas duas cores em muitas vitrines por aí.

ESTAMPAS

Listras assimétricas

Esqueça o padrão simétrico de listras que estamos acostumados! Na próxima temporada, as listras foram desenhadas em diferentes espessuras e cores numa mesma estampa.

Bem ao estilo upcycling, tecidos listrados também são encontrados em diferentes partes de um modelo, misturados com outros tipos de tecidos.

Mistura de padrões

Reafirmando o que já vimos nas últimas temporadas, este Outono Inverno 2021 elimina de vez a antiga "regra" não misture dois padrões ou estampas.

Em muitos desfiles foi possível ver a mistura de xadrez, listras e poá nos modelos, além da mistura de estampas florais com animal print e até com temas orientais. As combinações são inusitadas e não podemos sequer identificar um princípio comum a todas elas.
.

Mix de estampas e padrões(Fonte: MyPS/Pinterest)

.

Estampas etnicas

É incrível a diversidade de temas e linguagens gráficas deste Outono Inverno 2021!

Desenhos com inspiração nórdica, persa, mandalas e outros temas orientais são uma opção.

Temas de culturas locais incluem motivos super específicos, desde os desenhos dos bordados nas roupas das famosas bonecas Babushkas ucranianas, até os grafismos de povos originários latino americanos. Incrível!

As estampas étnicas são agora um grupo de temas de culturas locais espalhadas pelo mundo todo e suas representações gráficas falam dos saberes de cada uma destas culturas. Comunicar o conteúdo cultural ganha mais importância do que estar alinhado com uma tendência global de moda.

Flores

As flores também marcam presença nessa temporada outono inverno 2021, só que com uma pegada mais dramática, em cores mais escuras ou neutras, estampando transparências, misturando cores e texturas. Diferente do verão, com a alegria de seus florais em cores vibrantes, as flores do outono inverno trazem um ar mais melancólico aos looks.

Animal Print

Animal Print + Outono Inverno é uma combinação tradicional e nessa temporada a estampa de zebra será o grande destaque. As estampas de zebra foram vistas nos desfiles internacionais em looks total animal print, em detalhes nas roupas ou em acessórios como bolsas, botas, sapatos, cintos, casacos e agasalhos.
.

iStock-1133769305--1- A padronagem de zebra pode aparecer no próximo inverno com diferentes cores (Crédito:InnaPoka/iStock)

.
Mas claro, as padronagens de outros animais como onça, tigre e cobra também estarão presentes nos looks da temporada mais fria do ano.

Xadrez

Assim como o Animal Print, o Xadrez é presença garantida nas coleções Outono Inverno e na temporada 2021 o xadrez tartan será o grande destaque. Mas claro que outros modelos de xadrez também terão seu lugar nas coleções.

O diferencial trazido pelo xadrez nessa temporada é que uma mesma peça pode trazer diferentes padrões, além de uma assimetria nas estampas, trazendo um ar mais ousado e criativo ao look.
.

iStock-1168161833--1- O padrão xadrez tartan tradicional (Fonte: Crédito:debela/ iStock)

.
O xadrez será colorido com as cores da estação e uma tendência é que os looks tenham combinação dessa padronagem com outras peças de roupas em tons neutros.

Gostou deste post sobre "Outono Inverno 2021 - Cores e estampas"?

Não deixe de ler também o segundo texto desta série "Outono Inverno 2021 - Modelos e tecidos que estarão em alta" e o primeiro texto "Outono Inverno 2021 - o desejo contido no comportamento das pessoas".

Pode ser que te interesse ler também o post "Como surgem as tendências"

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.