Primavera Verão 2021 2022 - Tecidos e Modelos

Confira o último texto da série Primavera Verão 2021 2022 sobre os tecidos e modelos que estarão em alta na próxima temporada de moda.

Primavera Verão 2021 2022 - Tecidos e Modelos
(Foto de capa- Criador: Tijana87 | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
Este é o terceiro e último texto da série Primavera Verão 2021 2022. É hora de falar dos tecidos e modelos para a confecção desta coleção.

Depois de aprender com as informações das agências de tendências sobre o comportamento das pessoas, sobre os temas mais fortes para cores e estampas, chegou a vez de conferir os desfiles para a próxima primavera verão no hemisfério norte, que está começando agora.

Dos três textos, este é o que traz as informações de forma mais aplicada à prática de confecção de uma coleção.
.

Tecidos naturais

.
Os tecidos naturais são aqueles cujas fibras são de origem animal, como a seda e a lã, ou vegetal como o linho e o algodão, o cânhamo, o bambu, o rami e outros. Estes tecidos vão estar em alta.

Entre eles, o destaque é para o algodão orgânico, por causa da sustentabilidade que as marcas querem trazer para o seu DNA e o linho, por causa de seu aspecto rústico e tradicional que remete ao conceito de ancestralidade. O rami também tem estas qualidades do linho.
.

iStock-650141726-1 O linho está entre os tecidos naturais (Crédito:eugenesergeev/iStock)

.

Consumir produtos sustentáveis é uma contribuição individual possível para reverter a devastação ambiental. Já a ancestralidade conversa com nossos saberes mais antigos, nos quais podemos confiar neste momento de tanta imprevisibilidade e incertezas.

Estas duas tendências de comportamento estão explicadas com mais detalhes no texto "Primavera Verão 21/22 - Macrotendências, como acertar nas vendas no próximo verão",
.

Tricô, crochê e renda

.
Esta turma já esteve em destaque no Outono Inverno 2021 e continuará em alta na Primavera Verão 2021 2022!

Modelos de tricô, de crochê e look total de renda desenharam o estilo de pelo menos duas tendências nas últimas temporadas.

"New Mithologies" no Outono Inverno 2021 e a tendência de longo alcance "Boro", que já esteve presente no último verão e permanece como forte tendência para o próximo, na virada de 2021 para 2022 aqui no Brasil.

Crochês e tricôs para primavera verão precisam de fios leves, nas cores da estação. Os pontos vão tecer tramas mais abertas, produzindo um caimento mais fluido e um frescor para os modelos desta estação de muito calor.

Peças inteiras de renda quando sobrepostas a croppeds, shortinhos, mini saias ou minivestidos vão deixar muita pele à mostra esbanjando sensualidade e frescor.
.

iStock-1175712577 Veremos muitos modelos feitos em crochê na próxima temporada (Crédito:Lis Faino/iStock)

.
As rendas destes modelos lembram tecidos transparentes bordados. Apesar de sua singularidade, de ser tecida em padrões onde os desenhos se repetem, as áreas de fundo transparentes entre os desenhos deixam livres grandes espaços.

A sensação de caimento e frescor é a mesma de um tecido transparente, adequado para confeccionar peças inteiras, de variados volumes.

Modelos de tricô, crochê e renda desfilaram nas passarelas de alta costura. Bons exemplos disso são os fabulosos modelos Valentino "look total" de crochê e tricô e os lindos modelos de renda da Fendi.

Como as passarelas de alta costura influenciam o estilo da moda casual, tricôs, crochês e rendas vão estar presentes na moda festa, modinha, moda praia e até na lingerie.

É que as técnicas de tricotar receberam a atenção de uma legião de novos adeptos que aprenderam tricô e crochê durante estes longos períodos de isolamento social.

O interesse destas pessoas é tão diverso que vai desde a produção para consumo próprio até a produção como fonte de renda, ou mesmo, apenas aprender a valorizar e gostar de modelos tricotados depois de experimentar como fazê-los.

De toda forma, esta produção individual é um dos fatores que estão levando os modelos de tricô e crochê para o gosto de uma diversidade maior de pessoas, que vão usá-los em uma diversidade maior de ocasiões.
.

Redes

.
Tricotadas com fitas, cadarços e outros materiais que podem até não ser têxteis, estas redes vazadas como redes de pesca, apareceram em desfiles das grifes Hermès e Balenciaga.

Não há dúvidas de que "tecidos" tão vazados como estes combinam bem com modelos frescos de verão, com leveza e caimento fluido.

Mas este conceito apareceu nas passarelas também de forma mais rígida, em peças de sobreposição, tricotadas com materiais metálicos.
.

iStock-1301378419-1 As redes vão aparecer em peças de sobreposições, em vestidos e saídas de praia (Crédito:Svetlanais/iStock)

.

Nas duas propostas, podemos supor que, tal qual como os quadriculados nos dois últimos invernos, esta tendência conversa bem com a ideia de estarmos nos sentindo presos "nesta rede" e com o desejo de gritar isso para o mundo inteiro ouvir.
Lívia Monteiro

É uma aposta na originalidade, em um conceito recém lançado. Mas este tipo de estética já foi bem aceita aqui no Brasil em outros momentos, com propostas bem diferentes.
.

Transparências

.
Este tipo de tecidos é outra categoria que já esteve em destaque no Outono Inverno 2021 e continuará em alta na Primavera Verão 2021 2022!

Transparências e estações de clima quente tem uma harmonia até bem previsível. As transparências marcaram presença como originalidade foi nas coleções para as estações de clima frio. Mas o fato é que organza, chiffon e até o tule são uma aposta de baixo risco agora que eles foram tão bem aceitos na estação passada.
.

iStock-930582662-1 A transparência vai estar em destaque na próxima temporada Primavera Verão (Crédito:Vladimirs/iStock)

.

Na Primavera Verão 2021 2022, os modelos explorando as transparências são ideais para ressaltar as curvas femininas, dando balanço e movimento aos looks em vestidos esvoaçantes e vários tipos de modelos capazes de saciar o desejo de liberdade e de se mostrar ao mundo, após um período tão longo de reclusão.
Lívia Monteiro

.

Pontas de tecidos e de modelos usados como matéria prima

.
O patchwork e o upcycling vem ganhando espaço cada vez maior em confecções de grande porte. Os modelos de patchwork da Dolce & Gabbana já estão se tornando uma constante em seus desfiles de alta costura.

Aos poucos este perfil de negócios de moda está incluindo alguns modelos produzidos com estas matérias primas em suas coleções. Para produzir patchwork em escala, já é possível terceirizar o serviço de mão de obra e comprar pontas de tecido de outras indústrias para completar o volume necessário com as pontas de tecido da própria indústria.

É importante salientar, que este tipo de contratação de mão de obra realiza a inclusão profissional de trabalhadores informais, cuja qualificação é crescente quanto maior for a oportunidade de trabalhar de forma constante.
.

iStock-1254870906 O upcycling vem conquistando cada vez mais espaço nos negócios de moda (Crédito:Deagreez/iStock)

.
O upcycling também encontrou uma forma de ser viável para negócios de moda deste porte . Marcas, cujos modelos lançados em uma coleção precisam ser produzidos em escala para atender à demanda, podem fazer parcerias com indústrias de produtos padronizados para comprar todas as peças descartadas pelo controle do padrão de qualidade. Camisarias, fábricas de uniforme e de outros tipos de modelos produzidos em série são parceiros adequados para este tipo de contratação.

Este fenômeno é o início da consagração destas práticas no mercado dos negócios de moda e devemos muito desta conquista aos pioneiros que investiram nesta ideia e resistiram no mercado até conseguir abrir um espaço e torna-lo rentável.

Segue abaixo uma lista de marcas que praticam o upcycling, a confecção de modelos com patchwork e que fazem muitos outros tipos de reciclagem de materiais para confeccionar modelos e acessórios. Vale a pena conhecer a ousadia e criatividade dessa turma.

Florent
CaMon Upcycling Zero West
Re Roupa
Comas
Vicenta Perrotta
Brocki Vintage
Farrapo Upcycling

Um caminho para experimentar a demanda dos seus clientes por este perfil de modelos na sua coleção é fazer uma "collab" com um destes criativos.
.

Modelos

.

Mini shorts e mini saia

.
Os comprimentos mini estarão em alta! Minissaias, microvestidos ou shorts ultra curtinhos vão deixar o corpo ainda mais à mostra nesta temporada primavera verão 2021 2022.
.

iStock-928768940-1 (Crédito:Deagreez/iStock)

.
Estes modelos já são uma tradição em estações de clima quente, que pedem descontração e sensualidade. Mas, podemos supor também que estes modelos encaixam como uma luva na macrotendência Above the Keyboard Dressing. Aquela macrotendência que destaca a parte de cima dos looks que ficam em evidência nas telas de vídeo conferências.
.

iStock-1094560780-1 (Crédito:Staras/iStock)

.

Acreditamos que estes modelos não podem faltar em nenhuma coleção, de todos os perfis de público.
.

Alfaiataria desconstruída

.
A alfaiataria é o estilo de confecção de roupas mais impactado pela urgência de mudanças exigidas pelo isolamento social.

O home office, cuja prática vinha se consolidando aos poucos no mercado de trabalho, em poucas semanas se mostrou como a única alternativa para a maioria das relações de trabalho durante o isolamento social, que permanece assim a pelo menos 15 meses.

A criatividade foi a resposta não apenas na hora de criar os modelos de alfaiataria, mas principalmente, na hora de identificar quais eram as novas demandas. Lá no início de tudo isso, ainda não havíamos consolidado os novos hábitos e os criadores que fizeram as melhores previsões saíram na frente.
.

iStock-178534414-1 Modelo de blazer cropped e bermuda de alfaiataria (Crédito:AlexZabusik/iStock)

.
Acontece que todas estas mudanças continuam em pleno processo. Continuar atentos às novas possibilidades é uma exigência. Já entendemos inclusive que nada será como antes, mesmo depois que este isolamento social acabar.

Enfim, este processo de mudanças está tão intenso agora, que para a próxima temporada já está sendo chamado de "alfaiataria desconstruída".

Looks de blazers com cropped, casacos com shorts e toda a sorte de combinações de extremos, que antes nunca eram vistos juntos, vai continuar. A regra para inovar aqui é encontrar no baú mais tradições para quebrar e contrariar.

Tendências de longa duração como as ombreiras e cortes assimétricos devem continuar. Outros recursos de estilo que conferem suntuosidade estão mais presentes nas partes de cima e da frente dos modelos por causa da macrotendência "Above the Keyboard Dressing", que parece ter nascido por causa do home office.
.

É um modelo de roupa ou de pijama?

.
A gente sabe que o inverno é a cara do comfy, mas ao que tudo indica a Primavera Verão 2021 2022 também terá suas versões desse estilo. Modelos aconchegantes, inspirados em pijamas e nas roupas de ficar em casa estão entre as apostas da próxima temporada.
.

iStock-1247014696-1 Os pijamas são confortáveis e agora este shape também pode ser usado no dia a dia (Criador: Martseniuk/Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.

A ideia é abandonar a sensação de que precisamos estar sempre impecáveis, com roupas muito elegantes e sapatos de salto alto, por exemplo, para abraçar a ideia de que o conforto pode "frequentar" também os ambientes sociais, os formais e os informais.
Lívia Monteiro

.

iStock-1095582446 Modelo de pijama chic (Criador: DmitriiSimakov (Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
Este movimento nos faz lembrar da História da Camiseta. Esta peça de roupa que permanece indispensável no guarda de mulheres, homens e crianças de todas as idades e perfis sociais, a mais de um século, era uma peça íntima que ganhou as ruas para nunca mais voltar.

Precisamos estar atentos às possibilidades de criar novos fatos históricos assim.
.

Recortes e decotes criativos

.
Outro destaque das tendências de modelos foram os decotes redondos. Na frente ou nas costas, estes decotes conversam bem com recortes redondos também no corpo das peças.
.

Decotes -- canva Também veremos muitos modelos com decotes redondos no verão 2021 2022 (Crédito: Canva.com)

.
Estes decotes ou recortes ficam muito bem em vestidos, bodys, calças, saias e shorts. São um recurso do design bem versátil porque misturam sensualidade e recato às vezes em um mesmo modelo.
.

Vestidos longos e soltos

.
Uma das tendências que combinam mais com a energia dessa temporada primavera verão são os vestidos longos, soltos e fluidos.

Os modelos podem ser feitos em tecidos armados ou em tecidos leves e esvoaçantes.
.

iStock-1005599534-1 Vestidos soltinhos e longos estão entre as apostas para a temporada mais quente do ano (Crédito:Jun/iStock)

.
A aposta nesta tendência não traz grandes riscos, porque vestidos longos e soltos deixam os movimentos livres ao mesmo tempo em que dão privacidade ao corpo.

Acontece que a proteção e a liberdade são objeto de desejo de todas as pessoas neste momento.
.

É um cropped ou um sutiã?

.
Agora vivemos quase todos os eventos cotidianos das nossas vidas em casa. A liberdade de ficar mais à vontade, até mesmo durante o trabalho, é inevitável!

Nos momentos em que não estamos compartilhando telas para nos relacionar com outras pessoas, podemos estar com peças de roupas entreabertas, deixando à mostra nossas roupas íntimas mais queridas, ou até mesmo, podemos estar vestidos apenas com elas.
.

iStock-521008444-1 Modelos de cropped parecidos com sutiãs e biquínis (Crédito:4FR/iStock)

.
Essa realidade inspirou o design de croppeds estilo sutiã, trazendo estilo e elegância para esta descontração e conforto estar presente também nos momentos compartilhados na tela.

Nesta próxima coleção, esses croppeds aparecem em looks com coletes, quimonos ou vestidos e blusas transparentes.
.

Bermudas

.
As bermudas também estarão em alta nessa temporada.

Elas também são uma proposta para trazer conforto e descontração aos modelos desta coleção. Por isso, também são uma ótima alternativa para a macrotendência Above the Keyboard Dressing.
.

iStock-1224636382 Bermudas em alta na próxima temporada (Crédito:ta-nya/iStock)

.
São tão versáteis, que vão marcar presença em coleções de todos os perfis. Da moda casual até a alfaiataria, passando pela moda praia, esportiva e até na lingerie.

Por isso as bermudas serão confeccionadas em quase todos os tipos de tecidos. Podem ser feitas em todos os tecidos usados na alfaiataria, em todos os tipos e gramaturas de jeans, sarjas e tecidos de algodão mais leves, malhas leves e pesadas, enfim, uma mesma coleção pode incluir modelos de bermudas de tecidos tão diferentes entre sí.

Gostou deste post sobre "Primavera Verão 2021 2022 - Tecidos e Modelos"?

Confira nossos primeiros posts da série "Primavera Verão 21/22 - Macrotendências, como acertar nas vendas no próximo verão" e "Primavera Verão 2021 2022 -Cores e estampas".

Leia também os textos relacionados "Quais são os Tecidos Sustentáveis" , "Tecidos biodegradáveis para moda praia" e "Algodão: utilidades, curiosidades e história" .

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.