Primavera Verão 2021 2022 - Cores e estampas

Hoje vamos falar de cores. Acreditamos que elas têm um papel fundamental nessa reconstrução de comportamento pela qual estamos passando.

Primavera Verão 2021 2022 - Cores e estampas
(Foto de capa: Créditos: pixabay/pxhere)

O que nos aguarda nesta temporada Primavera Verão 2021 2022 aqui no Brasil?

Queremos acreditar que nossas vidas vão melhorar! Que até lá, as soluções coletivas para as crises que estamos atravessando no mundo todo estarão bem adiantadas. Queremos também acreditar que toda esta experiência vai nos fazer seres humanos melhores.

São grandes expectativas!

São muitas esperanças e elas sempre representam sentimentos como confiança, alegria, liberdade e muita coisa boa.
.

iStock-1255475059--1--1(Crédito:Lifestyle/iStock)

.
Hoje vamos falar de cores. Acreditamos que elas têm um papel fundamental nessa reconstrução de comportamento pela qual estamos passando.

As cores são uma poderosa ferramenta usada para estimular os sentidos, evocar uma emoção e criar uma conexão. Você pode conhecer um pouco mais o poder das cores em nosso texto "Cores na moda - sensações, significados e a conexão com nossas emoções"

No texto de hoje vamos falar de como as cores e as estampas refletem a moda neste momento de incertezas e esperanças que estamos vivendo. Vamos falar de como as paletas de cores Primavera Verão 2022 foram elaboradas para gerar bem-estar físico e mental para as pessoas.

Vamos falar também de como as estampas são usadas neste trabalho.

E claro, vamos falar do trabalho das tecelagens brasileiras que mais admiramos, que já lançaram suas coleções Primavera Verão 2021 2022 aqui no Brasil, em perfeita sintonia com tudo isso, que só irá para as passarelas da Primavera Verão, no hemisfério norte, no meio do ano de 2022.
.

Cores

.

WGSN e Coloro

.
As agências WGSN e Coloro definiram as cores da temporada Primavera Verão 2022 no hemisfério norte. Elas trazem inspirações muito interessantes, que casam perfeitamente com as perspectivas que identificamos no ecossistema da moda também aqui no Brasil, já para a Primavera Verão 2021 2022.

As cores escolhidas para a temporada mais quente do próximo ano foram inspiradas em elementos e situações cotidianas em nossas vidas.

São cores que destacam as emoções e sensações simples do dia a dia, resgatam os prazeres acessíveis neste novo normal e estimulam o humor.
.

Orchid Flower

.
Esta é a cor do ano 2022 na paleta da WGSN Coloro. Vai estar presente em todas as estações, mas por ser uma cor intensa e energizante, traz para o verão uma força de alegria e sensualidade perfeita para a estação mais descontraída do ano.

Nas combinações com outras cores da paleta Primavera Verão 2022, a Orchid Flower vai impor estas sensações por sua intensidade e destaque visual.
.

iStock-496540344--1--1O tom magenta saturado das orquídeas foi escolhido para representar o ano de 2022 pela WGSN e Coloro (Crédito:Devilkae/iStock)

.
É uma cor forte e imponente mas que tem um toque de doçura, que tem tudo a ver com o desejo das pessoas para o ano de 2022.

Sabemos que ainda vamos precisar de muita força e coragem no próximo ano, mas desejamos que a realidade já não seja tão difícil como em 2020 e 2021.
.

Butter

.
Este amarelo manteiga suave e cremoso, atende ao desejo por experiências "nutritivas" para o humor e saudáveis para a serenidade das pessoas. Tons de amarelo mais delicados passam a sensação de familiaridade, conforto e calma.
.

iStock-906372070--1--1 O tom amarelo manteiga mais claro é familiar e traz uma sensação de conforto (Crédito:lutavia/iStock)

.
O amarelo Butter é muito versátil para combinar com cores das mais vibrantes às mais sóbrias, em tons dos mais leves aos mais intensos.

E principalmente, combina perfeitamente com as outras 4 cores destaque da paleta WGSN Coloro Primavera Verão 2022.

O amarelo Butter, por sua versatilidade, vai estar presente em coleções de todos os perfis. Da moda luxo, passando pela moda casual, moda formal e profissional, cai muito bem também na moda infantil.
.

Olive Oil

.
Esta cor, que passeia entre o marrom e o verde, é uma cor mais neutra e vibra equilíbrio e energia revigorante. Por estas qualidades, também pode ser considerada como uma cor "nutritiva”.
.

iStock-464433694--1--1 O tom verde amadeirado do azeite está entre as cores da primavera verão (Crédito:dulezidar/iStock)

.
O Olive Oil, apesar de ser uma cor de destaque na paleta Primavera Verão 2022, é a cor adequada para produzir os modelos atemporais desta coleção, que vão sobreviver a esta estação.

Seu tom neutro permite que os modelos tenham vida longa e versatilidade para combinar com peças do estilo das próximas estações, incluindo os modelos das coleções de inverno.
.

Mango Sorbet

.
De todas as cores desta paleta WGSN Coloro, esta é a cor com identidade de verão mais genuína!

Mango sorbet é a cor desta fruta tropical, de sabor doce e exótico tão marcante quanto a força da cor de seu amarelo alaranjado. É a cara da exuberância das cores da natureza nas estações de Primavera e Verão.

Esta cor traz alegria e extroversão para esta paleta com cores que representam os desejos de delicadeza e intimidade causados pela crise global que estamos vivendo.

Mas não podemos nos esquecer que esta paleta de cores colore uma estação do ano marcada pela alegria, beleza natural, por muitas cores e sabores. É tudo isso que esta cor Mango Sorbet representa muito bem.
.

iStock-811844310--1--2 (Crédito:marrakeshh/iStock)

.
Apesar da sua natureza se destacar tanto na paleta, a Mango Sorbet tem uma sintonia com as outras cores quando podemos considerá-la também como uma das cores "nutritivas" desta Primavera Verão 2022.

A saciedade que ela provoca é a energia jovial que ela colore nos modelos, estimulando o bem estar e a alegria.
.

Atlantic Blue

.
Esta é a cor que melhor representa os desejos da paz e harmonia que queremos de volta em nossas vidas!

A WGSN Coloro define o Atlantic Blue como uma cor versátil e confiável. Nós percebemos algo mais nesta cor quando ela está lado a lado com todas as outras cores desta paleta Primavera Verão 2022.

Esta cor parece nos convidar a flutuar na água, em atitude de entrega neste mar de incertezas, nos levando a relaxar um pouco e a confiar que a água também pode nos carregar por caminhos com boas surpresas.
.

iStock-1215633020--1--1 (Crédito:borchee/iStock)

.
Além de tudo isso, o Atlantic Blue pode ser relacionado à sustentabilidade no processo produtivo, já que as coleções feitas com o upcycling têm no jeans uma de suas principais matérias primas.

Uma interpretação brasileira das cores para esta estação

A Cores e Tons estamparia rotativa e tinturaria fez uma generalização de todas estas tendências que achamos interessante registrar, porque ajuda a fazer uma síntese antes de começar a colorir estampas e modelos nas diferentes partes do mapa da coleção.

As cores das paletas de diferentes agências foram divididas em três categorias.

Candy Fresh

.
Eles acreditam que as candy colors continuam sendo uma boa aposta para a Primavera Verão 2021 2022 aqui no Brasil. Nós concordamos com eles.
.

iStock-506817544--1--1 (Crédito:germi_p/iStock)

.
Afinal, estas cores em tons pastéis têm a capacidade de trazer a sensação de calma e tranquilidade. São tons, que como o próprio nome diz, tem uma certa doçura. Em outras palavras, provocam sensações em perfeita sintonia com as principais tendências, identificadas inclusive por diferentes agências.
.

Vibrantes Saturados

.
Estas cores representam muito bem as mesmas qualidades da cor Mango Sorbet. Elas são a cara do verão.

Mas é importante observar uma coisa. A empresa Cores e Tons é uma estamparia que domina várias tecnologias, então nesta categoria, ela também inclui as cores vibrantes e fortes que colorem o mundo digital. Hoje é possível reproduzir as cores cheias de luz da tela digital na superfície dos tecidos.
.
blurred-pop-abstract-background-with-warm-colors-red-orange-and-yellow
Abstrato foto criado por user3802032 - br.freepik.com
.
Esta qualidade de estamparia faz desta categoria de cores uma aposta muito interessante neste momento de inclusão digital massificada e também de uma identificação das pessoas com os avatares do mundo digital.
.

Naturais de Impacto

.
A Cores e Tons define esta categoria de cores como atemporais. São cores que têm lugar em coleções de diferentes estações e também são necessárias como contraponto a todas as outras cores.

Vale lembrar que a força destas cores também reside na conexão com as sensações de tradição e ancestralidade, que saciam os desejos de segurança e sustentabilidade, que também estão entre as principais tendências de comportamento identificadas.

Desfiles para o verão 2021 começando no hemisfério norte

.

Branco

.
Um sucesso já consagrado pelas ruas na Primavera Verão 2020 no hemisfério norte, o branco marca presença também nos desfiles Primavera Verão 2021. Muitos estilistas apostaram nos looks total white em seus desfiles.
.

iStock-1148751038--1- (Crédito:voyata/iStock)

.
Esse fenômeno nos parece representar a continuidade do forte desejo por paz. Uma tela em branco! É essa sensação que estes modelos desfilam na passarela. É como se a moda continuasse se preparando para uma nova era, se renovando interminavelmente.

A cor branca já é uma tradição nas coleções de primavera verão aqui no Brasil. No estilo casual, na alfaiataria, na moda formal e na moda praia os modelos brancos são sempre uma boa aposta para a estação mais quente do ano.
.

Neon

.
Os tons neon já vem aparecendo nas coleções de moda a algumas estações e a Balmain trouxe novamente esses tons em peças de alfaiataria.

É possível que essa mistura de tradição com cores tão inusitadas cause estranhamento aos olhos dos consumidores mais "conservadores". Mas com certeza são uma aposta promissora para a moda da Geração Z!
.

iStock-491380080--1- O neon está de volta nas tendências de cores para o verão 2022 (Crédito:puhhha/iStock)

.
Quebra de expectativa, ousadia e o gosto por chamar atenção são a cara de muitas gerações de jovens que já amadureceram.

Mas a geração Z tem um elo a mais com as cores neon. Estas são as cores do ambiente digital, onde eles vivem, se relacionam, estudam e trabalham a maior parte de suas vidas, já bem antes deste isolamento social chegar.

Laranja

O laranja em variados tons também marcou presença nos desfiles, mas com destaque para sua versão mais saturada, que tem uma dose extra de vitalidade, alegria e animação.
.

iStock-891364894--1- A cor laranja esteve presente em muitos desfiles primavera verão 2022 (Crédito:ljubaphoto/iStock)

.
Como o amarelo Mango Sorbet, este laranja saturado traz extroversão e alegria para a próxima temporada Primavera Verão 2022. Em meio a tantos cerceamentos que este isolamento social nos impôs, dentro de nós este desejo não quer calar e pode se sentir compreendido por esta cor.

Sem dúvida esta é uma cor que estimula a criatividade e em se tratando de coleções brasileiras, estímulo à criatividade é sempre uma aposta muito interessante.

Já podemos confirmar isso pela presença desta cor nos tecidos das coleções Primavera Verão 2021 2022 de tecelagens brasileiras cujo estilo tem reputação internacional.
.

Estampas

.

Quadriculados

.
No nosso imaginário os quadriculados podem estar vinculados à ideia de aprisionamento. Portanto podem satisfazer nosso desejo de gritar esta revolta para o mundo.

Em sintonia com esta ideia de aprisionamento, eu vejo os quadriculados também como os tabuleiros de jogos e nós como as peças do jogo, presas alí, sem autonomia para nos movermos para onde e quando quisermos.
Lívia Monteiro

.

iStock-944304086--1- (Crédito:art-TAyga/iStock)

.
Pois é, os quadriculados também marcaram presença em alguns dos principais desfiles da temporada, com diversos formatos, misto de cores, patchwork e, claro, o tradicional preto e branco, sem falar nas linhas quadriculadas.
.

Listras assimétricas e coloridas

.
As listras assimétricas são um lançamento das coleções do último inverno, que continuaram marcando presença nos desfiles desta Primavera Verão 2021, no hemisfério norte, em coleções de variados estilos.

Apareceram nos modelos com combinações de cores bem originais, linhas retas ou onduladas e até mesmo sobrepostas com estampas ou com apliques. Pelo que foi visto nas passarelas, a criatividade vai dar o tom dessa tendência na próxima temporada.
.

iStock-523405930--1- Inspirações para estampas listradas (Crédito:antos777/iStock)

.
Uma forma de listras interessante desfilada pela Dolce & Gabbana foi um patchwork de faixas de diferentes tecidos formando um padrão listrado que era luxo puro.

Esta ideia pode ser explorada em estilos bem diferentes como na tendência Boro por exemplo, reciclando pontas de tecidos de várias coleções ou mesmo no upcycling, usando peças de roupas descartadas como matéria prima.
.

Palmeiras e folhagens

.
Principalmente no Brasil, o verão tem sido sinônimo de plantas tropicais nas estampas. Nessa temporada Primavera Verão 2021 2022, as palmeiras surgem com muita força.
.

iStock-1221511160--1-Inspiração para as estampas tropicais de palmeiras e folhagens (Crédito:bombuscreative/iStock)

.
Podemos ver a beleza destas estampas nas coleções da Santaconstancia e da Sprint Têxtil.

Nestas coleções as estampas de palmeiras e folhagens tem um design tão elegante que podem confecionar tanto modelos descontraídos de moda casual e até moda praia, quanto modelos mais formais para os looks de trabalho e até mesmo modelos de moda festa.
.

Personagens de games, desenhos animados, cultura pop

.
A cultura pop, os games e os desenhos animados estarão presentes na primavera verão 2021 2022 aqui no Brasil.

Queridinhas da Geração Z, estas estampas já estão presentes na moda do dia a dia desde algumas estações passadas.

As grifes internacionais já estão confeccionando modelos com estas estampas. A Gucci, usou a imagem da animação japonesa Doraemon em sua última coleção de inverno.
.

Doraemon-a-cat-robot-anime-character O anime Doraemon foi a inspiraçãõ da Gucci para sua coleção de inverno (Fonte: https://pixy.org/4464253/)

.
Alguns desejos da geração Z são comuns a todos nós. São eles uma vida com mais leveza, um resgate da energia infantil que vê o mundo de forma mais lúdica e divertida e finalmente, uma forma de escapar do que a realidade nos está apresentando.

Além disso, outra semelhança mais recente entre todos nós e a geração Z é estarmos vivendo uma exaltação da fantasia e do digital, que estão totalmente ligados a esses personagens fictícios. Assim, as chances de vermos muitas estampas de desenhos animados e games por aí é bem grande.

Tecelagens brasileiras

Santaconstancia

A empresa têxtil brasileira Santaconstancia lançou uma coleção de estampas seguindo a escolha de 4 estilos bem diferentes entre sí.

O estilo de design da Santaconstancia tem uma identidade própria, porque sempre leva em consideração o seu profundo conhecimento sobre as preferências dos consumidores de moda brasileiros. São décadas de mercado, continuamente elevando seus padrões de qualidade e estética, lançando tecidos com novos diferenciais a cada estação.

Podemos supor que este é um fator importante para o alto índice de sucesso dos seus tecidos na indústria de confecção brasileira. Mas a beleza e a qualidade de suas criações exerce um encanto tão sedutor, que deixa todos estes outros fatores em segundo plano.

Conheça os estilos:
.

Tropical urbano

.

.

A ideia é trazer a fauna e a flora brasileira para os tecidos e inspirar a criação de coleções que sejam a cara do nosso país. A linha Tropical urbano traz combinações de cores e estampas que celebram o nosso clima e nossa biodiversidade.
.

Aconchego retrô

.

.

A linha Aconchego Retrô também estampa folhagens brasileiras, porém com um estilo sofisticado e minimalista. São tecidos para a criação de coleções com público mais definido ou de modelos para determinados tipos de eventos. Enfim, as estampas aconchego retrô levam este tema cheio de brasilidade para perfis de coleção onde eles chegam cheios de novidade.

.

Jardim Romântico

.

.

E se a estação é primavera verão, claro que não poderia faltar as flores!
As estampas Jardim Romântico são florais delicados e bucólicos. Seu objeto de desejo é inspirar a sensação de tranquilidade e docilidade.

.

Movimento futurista

.

.

As estampas Movimento Futurista são de estilo esportivo e tecnológico. O design tem formas gráficas abstratas e geométricas, com combinações de cores modernas e ousadas.

Os temas futuristas conversam com todas as mudanças de comportamento da inclusão digital em massa e também com todas as afinidades e desejos da geração Z que acaba de entrar no radar do mercado.

.

Sprint Têxtil

.
Conheça os estilos:
.

Tropical Sunset

.

.

Tropical Sunset tem um design de linguagem bem gráfica, com traços estilizados na cor preta, flutando sobre fundos coloridos. Cria um contraste muito interessante porque estes fundos são coloridos com mais de uma cor e a transição entre elas é na forma de um degradê de uma cor para a outra.

O resultado é uma beleza elegante que exala tropicalidade, porque os degradês, sobre os quais estão estampados os desenhos das folhagens da flora brasileira, nos remetem às cores de um exuberante por do sol de verão ou ao frescor dos tons da água do mar das águas rasas às mais profundas.

Um verdadeiro viva à beleza da natureza nesta estação que é a Primavera Verão!

.

Florais Reenergizados

.

.

Na linha Florais Reenergizados a Sprint Têxtil traz florais com contrastes gráficos. As flores parecem esboçadas, desenhadas ou pintadas à mão livre, em traços pretos sobre fundo branco, dando a impressão de que estão inacabadas.

Estes desenhos recortados, com seus fundos brancos, margeados por bordas, se sobrepõem a fundos coloridos de cores uniformes e impactantes, que variam das mais quentes, como uma cor coral cheia de identidade, às mais frias e refrescantes, como um azul céu de verão.

A descontração da linguagem gráfica dos traços se reveste de uma elegância quase suntuosa no contraste com estas cores uniformes, criando uma originalidade única para este tema tão familiar nas coleções Primavera Verão que são os florais.

Gostou deste post sobre "Primavera Verão 2021 2022 - Cores e Estampas"?

Leia também nosso post sobre "Primavera Verão 21/22 - Macrotendências, como acertar nas vendas no próximo verão" e "Cores na moda - sensações, significados e a conexão com nossas emoções".

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.