Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

O uso do quimono na cultura ocidental

(Fonte capa: iStock/Crédito:SrdjanPav)

No nosso texto anterior, 'Kimono Project - o quimono na cultura japonesa e as olimpíadas de 2021 no Japão', falamos da história e da importância dos quimonos na cultura japonesa. No texto de hoje vamos falar sobre o uso do quimono na cultura ocidental.

A moda ocidental já teve influências da cultura japonesa em diversos momentos de sua história. Seja usando seus belíssimos tecidos ou criando modelos e acessórios inspirados nos trajes tradicionais dessa cultura.

A secular tradição do uso de adaptações do quimono nos países ocidentais é um importante exemplo disso. Mas a diferença entre os modelos de quimono usados na moda ocidental e os modelos tradicionais japoneses é muito grande.

Para entender como esse traje chegou à moda ocidental precisamos falar sobre o orientalismo, um movimento estético ocidental sob a influência da cultura de países orientais, mais notadamente da China, Japão, Índia e alguns outros países do sudeste asiático.

Este movimento estético pode estar presente na culinária, arquitetura, artes plásticas, na estética de filmes, desenhos animados e, claro, na moda!
.

blogModacad-quimono-ocidental-675px-Opera_coat_MET_DP142046 O casaco orientalista de Paul Poiret que consagrou o quimono na cultura ocidental, CC0, via Wikimedia Commons

.
O orientalismo teve um destaque inédito no universo da moda no início do século XX, com o estilista Paul Poiret. Ele foi o responsável por fazer uma releitura do quimono, adaptando este traje à realidade do mundo ocidental.

Em meados de 1903, o estilista francês criou uma versão de casaco inspirado pelo quimono tradicional. A princípio, o modelo foi considerado muito ousado para moda feminina do início do século XX. Mas contrariando essas expectativas, o modelo foi um sucesso e se popularizou pela Europa.

Este fenômeno fez com que outros estilistas criassem suas próprias versões de quimono, consagrando de vez esta peça como parte indispensável do guarda roupa ocidental.

Tantas décadas depois, o quimono permanece nesta posição nos guarda roupas feminino, masculino e infantil, em diferentes categorias como moda casual e formal, roupas íntimas e trajes esportivos.

O quimono nas últimas temporadas da moda ocidental

Nas últimas coleções de moda casual feminina, o quimono reaparece com modelos para eventos formais ou informais, noturnos ou diurnos.

Para cobrir toda esta diversidade, os modelos são bem variados. A escolha do tipo de tecido, cores e estampas, aliados ao volume e acabamento das peças, cria a identidade do modelo para cada ocasião, incluindo até a moda praia.

Usado como "terceira peça", isto é, como uma peça de sobreposição a outras roupas, os modelos de quimono que usamos no mundo ocidental atualmente foram inspirados no modelo do quimono tradicional japonês kosode.
.

blogModacad-quimono ocidental- quimono comum Os quimonos deixam os looks mais leves e descontraídos (Fonte: iStock/ Crédito:Goodboy Picture Company)

.
O fato do uso do quimono na cultura ocidental não ter que representar tantos valores da milenar cultura japonesa trouxe mais leveza à peça.

A liberdade de poder usar tecidos que não precisavam representar estas tradições permitiu a criação de combinações de cores e estampas inéditas e originais.

E claro, os modelos refletiam toda esta novidade nos volumes, comprimentos e detalhes que nunca haviam sido vistos nos quimonos japoneses tradicionais.

Na moda ocidental encontramos modelos de quimonos compridos, na altura dos tornozelos, midi, no joelho, curtos mini e micros, e até mesmo nos comprimentos para blusas que vão do quadril até os bem curtinhos.

Encontramos todos estes modelos feitos em diversos tipos de tecidos. Os naturais como o algodão, o linho, a seda e o cetim de seda ou de algodão, materiais pouco usuais como o couro e rendas, bem como tecidos de fibras artificiais como a viscose e tecidos de fibras sintéticas como o poliéster.

Além disso, os modelos ocidentais podem ter franjas, transparências, bordados e adornos, como pedrarias, pérolas e miçangas, assim como podem ter cortes assimétricos e estamparias diversas.
.

blogModacad-quimono ocidental - modelo com franja Os quimonos no ocidente podem ser estilizados com adornos e franjas (Fonte: iStock/Crédito:Bogdan Kurylo)

.
De todos os comprimentos, os modelos de quimonos coloridos e estampados tornam a produção dos looks muito mais criativas e divertidas.

Mas os quimonos de cores lisas e até mais discretas também têm o seu charme na produção de looks elegantes e arrojados.

Por toda esta versatilidade, na moda casual é possível criar modelos de quimonos para todos os gostos e estilos. Das ocasiões mais casuais às mais informais, existem modelos de quimonos adequados para pessoas de todas as idades e identidades.

Sem falar é claro dos quimonos que nunca saem de moda a décadas. São eles os quimonos na moda íntima e nos ítens de vestuário para a prática de esportes.

Diferentes formas de usar quimonos

Na moda casual, uma coisa importante sobre os quimonos é que eles vestem bem vários tipos de corpo.

É uma peça de sobreposição que pode ser usada aberta ou fechada. O fechamento é feito pela amarração do obi ao corpo, justo ou com folga, em diferentes alturas, enfim, ajustável ao gosto e tamanho de cada usuário. Super prático não é mesmo?

Além de leve e descontraído, o quimono atrai cada vez mais adeptas principalmente porque combina com muitos tipos de roupa, produzindo looks para os mais diversos estilos.
.

iStock-1127166500 Os quimonos podem ser usados de muitas formas e agradam mulheres com todos os tipos de corpo (Fonte: iStock/Crédito:sUs_angel)

.
Os quimonos são muitas vezes a peça chave de um look. Eles conseguem dar destaque até a looks tão básicos e descontraídos, como uma camiseta lisa com um shorts jeans de modelo bem simples.

A versatilidade do quimono permite que ele sirva tanto para fazer com que um look seja mais ousado e criativo como para torná-lo mais formal e discreto. Como por exemplo, quando um quimono colorido é a peça de sobreposição em um look total preto, para quebrar o estilo discreto e comportado com um pouco de ousadia.

Ou quando o uso do quimono provoca o efeito oposto, levando a elegância e o luxo de um tecido como a seda, para quebrar o estilo informal e descontraído de um cropped com um shorts rasgadinho.
.

blogModacad-quimono como vestido (Fonte:iStock/Crédito:puhhha)

.
Já os quimonos de comprimento do meio da coxa até o longo podem ser usados também como peças únicas, como se usa um vestido por exemplo. Presos com a faixa ou com cintos, vale esbanjar criatividade na largura e estilo destes acessórios e vale até mesmo usar a sobreposição de cintos e faixas juntos. Além de lindos, os modelos usados dessa forma ficam muito elegantes.

Mas de todas estas opções, o modelo de quimono que está em alta nessa temporada primavera verão 2020/2021 é o de comprimento no meio da coxa, que combina com praticamente todos os tipos de roupa e com diversas ocasiões. Ele combina bem com looks mais sérios para o trabalho ou para um happy hour, para um passeio no parque e até mesmo para uma balada.

Tudo depende das outras peças do look. Este quimono de comprimento no meio da coxa combina com calças, principalmente os modelos skynny ou de corte mais reto, combina com vestidos curtos, médios ou longos, com shorts e saias usados com cropped ou camisetas, enfim, as possibilidades de combinações são incríveis!
.

blogModacad-quimono ocidental - quimono de verão Os quimonos combinam com os mais diversos modelos de roupas (Fonte: iStock/Crédito:Tinpixels)

.
Apesar dos modelos de quimono na moda casual ocidental se destacarem bastante nas temporadas mais quentes do ano, eles também são uma ótima opção para as coleções desenhadas para climas de frio ameno, que combinam com casacos leves e despojados.

Para temporadas de outono em países de inverno rigoroso ou de inverno em países tropicais como o Brasil, não é mesmo?
.

blogModacad-quimono ocidental - modelos mais quentes7 É comum ver modelos de quimonos mais quentinhos quando a temperatura cai (Fonte: iStock/Crédito:segray)

.
A diferença principal nesses casos é o tipo de tecido usado para fazer o quimono, como por exemplo os quimonos feitos de lã ou mesmo de algodão, que são adequados para temperaturas quentes ou frias.

Gostou deste post sobre "O uso do quimono na cultura ocidental"?

Leia também nosso post sobre "Kimono Project - o quimono na cultura japonesa e as olimpíadas de 2021 no Japão".

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Aproveite também para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Lívia é a pesquisadora e roteirista da dupla. Telma é a redatora e curadora dos temas.