Tecidos e Modelos - Texto 3 da série Tendências Outono Inverno 2022

Conheça os tecidos e modelos que estarão em alta na próxima temporada Outono Inverno 2022.

Tecidos e Modelos - Texto 3 da série Tendências Outono Inverno 2022
Crédito:Kiuikson/iStock

Nos primeiros textos sobre tendências Outono Inverno 2022, falamos sobre as macrotendências de comportamento e consumo e também sobre cores Pantone e WGSN Coloro, finalizando com estampas, xadrez e listras que estarão em alta na próxima temporada.

No texto de hoje vamos falar dos tecidos e modelos que vão estar em destaque no Outono Inverno 2022.

Tecidos

(Crédito:puhimec/iStock)

A presença dos tecidos de lã nas estações de clima frio é certa. Além de aquecer o corpo, as roupas de lã são duráveis, resistentes e não amassam com facilidade.

Mas neste outono inverno 2022 estes tecidos se mostram ainda mais atraentes pela forte conexão da lã com o desejo dos consumidores de afeto, conforto e aconchego.

Lurex, cetim e tecidos brilhantes

(Crédito:Olga Vasilyeva/iStock)

Os tecidos com brilho chegam com tudo nessa temporada outono inverno 2022 porque conversam com a esperança e o desejo dos consumidores de sair da intimidade e extravasar no convívio social as energias presas nesta longa permanência do isolamento social.

O desejo de brilhar e se destacar está tão evidente no comportamento das pessoas, que modelos de tecidos brilhantes já se mostraram uma presença garantida nas passarelas nacionais e internacionais.

Matelassê

(Crédito:Anastasiia Burlakova/iStock)

Conforme já foi dito aqui no blogModacad sobre as tendências de comportamento das pessoas, conforto e segurança continuam sendo pontos centrais no desejo de consumo e isso se reflete nas escolhas dos tecidos e estilos para os modelos das coleções.

Nesse contexto, o matelassê oferece estas qualidades desde as suas formas mais leves até as mais pesadas!

Jaquetas, casacos, calças e qualquer tipo de modelo confeccionado com matelassê são confortáveis por sua leveza e toque macio e são também seguros por sua impermeabilidade e proteção contra choques e atritos.

Modelos de matelassê, em sua maioria no estilo oversize, também já marcaram presença nos desfiles nacionais e internacionais.

Podemos supor que o estilo oversize veio com força nos modelos de matelassê, porque este estilo reforça ainda mais a sensação de conforto e proteção das roupas.

Transparência

(Crédito:bombardir/iStock)

Depois de fazer sucesso na temporada Outono Inverno 2021, a transparência permanece uma aposta segura para o Outono Inverno 2022.

Considerando o desejo de exposição e liberdade tão evidente no comportamento dos consumidores de moda, os tecidos transparentes realizam os desejos de se mostrar e de ser visto.

Sensuais e ousados, os tecidos transparentes confeccionaram modelos com peças de sobreposição, modelos em composição com renda e estiveram presentes também em detalhes de modelos de outros tecidos.

Pelos, pelúcia e plush

(Crédito:DisobeyArt/iStock)

A pelúcia, tecidos peludos e felpudos como o plush marcaram presença nos desfiles Outono Inverno 2021 2022 no hemisfério norte, talvez pela promessa de um inverno bastante rigoroso para esta virada de ano.

Para invernos menos rigorosos como o inverno brasileiro, podemos supor que a pelúcia e tecidos peludos podem ser usados mais em golas, detalhes e acabamentos, enquanto as malhas felpudas como o plush de trama mais leve e flexível podem confeccionar uma gama maior de tipos de modelos.

Modelos

Sobreposições

(Crédito:StudioMikara/iStock)

Sobreposições e temporadas Outono Inverno são uma dupla inseparável! A novidade aqui são as sobreposições de peças brilhantes e transparentes.

São vestidos, camisetas, coletes, camisas, leggings, calças e meia-calças sobrepostas por saias, shorts e tops longos, sem falar é claro, das blusas segunda pele compondo looks com camisa social e coletes.

Ombros marcados

(Crédito:Instagram Babic Goran/iStock)

Esta tendência permanece uma aposta segura por causa do comportamento "acima do teclado" above the keyboard, que dá ênfase às partes dos modelos aparentes nas telas, equipamento indispensável no trabalho remoto.

Sabemos que mesmo quando o isolamento social não for mais uma necessidade, o trabalho remoto vai continuar a existir e a crescer.

Ombros podem ser destacados em modelos com ombreiras ou, pelo contrário, com recortes mostrando a pele, com apliques e até mesmo detalhes de estilo como pregas, franzidos ou sobreposições de materiais.

Jaquetas fofas

(Crédito:BenAkiba/iStock)

Também conhecida como jaqueta Puffer, as volumosas e quentinhas jaquetas de nylon e matelassê estarão super em alta.

Estes modelos de jaqueta estão em perfeita sintonia com o desejo de conforto e segurança dos tecidos matelassê e do estilo oversize já citados acima.

Cutouts - decotes e recortes diferentes

(Crédito:Nazarevich/iStock)

O que não faltaram nos desfiles foram recortes e decotes ousados e diferentes.

Foram muitos modelos com recortes nos ombros, nas laterais do corpo e também os recortes assimétricos no estilo destroyed.

A ideia é mostrar o corpo explorando a sensualidade e o desejo de liberdade, deixando mais partes do corpo à mostra, mesmo na estação mais fria do ano.

Franjas Fringes  

(Crédito:bonetta/istock)

Jaquetas, saias, coletes e até acessórios com franja serão um dos hits da estação!

As franjas estarão presentes em modelos estilo country, nas barras de jaquetas, saias e coletes, mas também em modelos de estilo mais sofisticado e elegante, como vestidos de moda festa.

Essa tendência também está relacionada à macrotendência escapista 'Future Nostalgia', que funciona como uma forma de fugir da realidade dessa época turbulenta em o que vivemos.

Algumas características dos modelos deste estilo são os toques artesanais dos anos 70 e 80.

(Crédito:faruk narin/iStock)

Os coletes são uma peça marcante nos looks deste estilo quando o assunto são as sobreposições de outono inverno.

Os coletes frinje com brilho, paetês, pelos, franjas, estamparia étnica e bordados estão entre os que mais apareceram tanto nas passarelas, quanto no street style.

Catsuits (Macacões colados)

(Crédito:PeopleImages/iStock)

Por mais inusitado que possa parecer o seu uso no dia a dia, os macacões colados ao corpo, ou catsuits, foram presença marcante nos desfiles internacionais.

Esses modelos também estão conectados à ideia de sensualidade e ao desejo de se mostrar, de se apresentar ao mundo novamente.

Estes macacões podem ser confeccionados em tecidos transparentes ou renda, mas nos desfiles, os modelos que mais se destacaram foram os macacões de tecidos brilhantes ou de couro e até de vinil.

Calça cargo e outros modelos utilitários

(Crédito:Nataliia Prokopenko/iStock)

Na próxima temporada Outono Inverno se preparem para ver roupas com muitos bolsos e a famosa calça cargo que fez muito sucesso no início dos anos 2000.

Se a ideia é carregar menos "peso", roupas utilitárias permitem guardar o que for necessário nos seus muitos bolsos espalhados pelos modelos.

Capuz

(Crédito:Halfpoint/iStock)

Uma coisa é certa, o capuz terá uma presença marcante no Outono Inverno 2022.

Nos casacos, o estilo determina bastante volume e tecidos ou malhas peludos.

Além de ser a cara da ideia de proteção, este tipo de capuz é também a marca do glamour das divas pop do início dos anos 2000 e, por isso mesmo, se torna também um acessório que conversa muito bem com todas as tendências escapistas de nostalgia.

Conjuntos

(Crédito:Deagreez/iStock)

O conjunto de agasalho e calça de moletom continuará em alta! Vai marcar presença das ocasiões mais cotidianas até as baladas e festas mais elegantes.

Mas não apenas o moletom vai dar as caras nestes conjuntos!  Muitos modelos serão confeccionados em outros tipos de malha, lã, couro e outros materiais.

Um estilo que dividiu opiniões nas últimas estações foi o conjunto de calça jogger e cropped de moletom, mas que por causa de tanta polêmica ganhou tantos adeptos, que permanece entre os os queridinhos da próxima temporada

Gostou deste "Tecidos e Modelos - Texto 3 da série Tendências Outono Inverno 2022"?

Não perca os primeiros textos da série "Texto 1 da série Tendências Outono Inverno 22 - Macro" , "Texto 2 da série Tendências Outono Inverno 2022 - Parte 1 Cores Pantone" e Texto 2 da série Tendências Outono Inverno 22 - Parte 2 Cores WGSN Coloro e Estampas.

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.