Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Técnicas de estamparia - Estampa corrida rotativa e por quadros

Estampa corrida sobre crepe de chine 100% seda - Designer Telma Barcellos

.
Precisamos começar este assunto explicando o que é estampa corrida. De forma bem resumida, podemos dizer que a estampa corrida é uma imagem que cobre toda a superfície estampada, que não se limita a um espaço localizado nesta área.

Este tipo de estampa é desenhada para estampar sem limite de comprimento e só é limitada na largura por causa da constituição dos tecidos. Isto é, se o tecido não fosse fabricado com uma largura determinada, os desenhos para estampa corrida poderiam se desdobrar infinitamente também na largura.

Para entender como isso é possível, é preciso entender o que é um rapport. O rapport é uma unidade de desenho que se repetirá por toda a extensão e largura do tecido. O desenho desta unidade é criado para que não se perceba a emenda entre as unidades que se repetem, causando o efeito de uma imagem sem interupções, uma imagem única em toda a sua extensão.
.
blogModacad-estamparia-rapport-encaixe

Imagem didática de rapport - Album Fotográfico Online Gratuito

.
Estampas corridas podem ser executadas pelas técnicas quadro a quadro, cilindro, sublimação e a até pela impressão digital.
.

Estamparia corrida quadro a quadro

.
Nesta técnica os quadros da estampa corrida são gravados em telas serigráficas. E a impressão da tinta no tecido também é feita da mesma forma. Lembrando que este processo usa a separação de cores da policromia para gravar e estampar as cores separadamente, o registro das telas para uma sobreposição perfeita das cores é muito importante.

Mas o fundamental para executar estampa corrida a quadros é o cuidado com as emendas para não comprometer o efeito de uma imagem única em toda a sua extensão.

Este processo pode ser feito de forma manual ou automatizada.
.
blogModacad-estamparia-estampa-corrida-quadro-a-quadro-manual

Estampa corrida quadro a quadro manual.

.

Nas máquinas à quadro automáticas, o tampo da mesa é uma esteira rolante e os quadros, instalados de forma a serem acionados mecanicamente, vão subindo e descendo, imprimindo o tecido, a medida que a esteira rolante vai andando num deslocamento pré-estabelecido (medida do rapport - ou atacadura em português, do desenho a ser repetido)

.
blogModacad-estamparia-quado-a-quadro-automatica-1

Máquina de estampar a quadros com sistema de alimentação automática.

.

Estamparia corrida feita por cilindros

.
A estamparia corrida por cilindros é um processo automatizado. As máquinas podem estampar extensões muito maiores em um tempo muito reduzido comparado à estamparia corrida quadro a quadro. Existem máquinas capazes de estampar até 60 metros por minuto.
.
blogModacad-estamparia-quina-estampa-rotativa-1

.
O processo ainda assim é similar ao processo quadro a quadro. Isto é, este processo usa a separação de cores da policromia para gravar os cilindros e estampar as cores separadamente.

As máquinas de cilindros estapam de 6 a 12 cores, imprimindo cada cor em um cilindro diferente, dispostos em uma sequência pré determinada na máquina. A combinação entre estas cores permite imprimir um número de cores e nuances incalculável. Sabemos que com as três cores primárias - o ciano, o amarelo e o magenta, podemos reproduzir todas as cores da natureza. Com o preto, que é ausência de luz e o branco, que é a presença de todas estas luzes, completamos uma escala com apenas 5 cores básicas. De 6 a 12 cores supera esta escala ampliando ainda mais as possibilidades imagéticas.

Neste processo, o tecido passa continuamente pela seqüência de cilindros, ajustado a uma esteira em movimento. Quando a máquina é acionada, a esteira com o tecido anda e os cilindros entram em movimento de rotação. A rasqueta força a saída da pasta colorida pelas superfície, gravada e vazada do cilindro, e imprime o tecido
.

Sublimação e impressão digital

.
Estes processos são o tema de um outro post aqui no BlogModacad. Mas de forma bem resumida, este dois processos eliminam a gravação de matrizes e a separação de cores da policromia. Seu processo de estampa é feito por impressoras direto sobre o tecido, no caso da impressão digital, ou sobre o papel sublimático, no caso do transfer.

A sublimação e a impressão digital estampam sem distinção estampas corridas ou localizadas. E ainda estampam imagens retratando transparências, luzes e texturas sutis, impossíveis de serem estampadas com fidelidade a bem pouco tempo atrás.

Isso é possível por causa da precisão da fonte de dados das imagens - computadores ou máquinas fotográficas digitais, e da eliminação do processo de separação de cores da policromia, com a incrível vantagem de eliminar os erros de registros nas estampas.
.
blogModacad-estamparia-impressao-digital

Impressão digital. Investimento em tecnologia de ponta.

.
Depois de conhecer Técnicas de estamparia - Estampa corrida rotativa e por quadros aqui no BlogModacad, leia também os outros posts da série Técnicas de estamparia:
Como surgiu a estamparia
Técnicas de estamparia - Manuais e semi manuais.
Técnicas de estamparia - Matrizes digitais

Gostou deste post da série sobre estamparia? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Criadora do Modacad. Responsável pelo desenho de modelagem para vários tipos de corpo.