A subjetividade por trás das tendências de cores e estampas para a primavera verão 2020 2021
Subjetividade das cores e estampas primavera verão 2020 2021. Do minimalismo celebrando o encanto de uma vida mais simples à sustentabilidade diante da realidade mundial que já vive na pele os efeitos dos impactos ambientais. Temas de natureza quase opostas coexistem agora em uma mesma coleção.
A primavera começou! Na estação das flores e cores os casacos voltam para o armário e os looks passam a ser mais leves e descontraídos. Neste ano em que a pandemia ainda é um problema, esse desejo de leveza e alegria parece chegar com mais força! É a alegria do início de uma nova estação, mas é também um momento em que o distanciamento social ainda se faz necessário.
De certa forma, podemos supor que o isolamento social é mais tolerável em estações que convidam ao recolhimento como o outono/inverno. Mas agora, com dias mais longos e ensolarados, com a natureza colorida de cores mais vibrantes, podemos supor também que, neste contexto, o isolamento social torna-se um desafio ainda maior.
Portanto, a elegância do estilo comfy do outono/inverno, com seus agasalhos de moletom e calças confortáveis, agora precisa dar espaço a um novo estilo, mais dinâmico e desafiador.
É sobre isso que vamos falar hoje. Como será a moda primavera verão 20/21? Como a moda vai se reinventar para se conectar com o desejo das pessoas em uma situação tão complexa?
As cores da moda da temporada primavera verão 20/21 variam entre os tons pastéis e cores vibrantes (Criador: Povareshka | Crédito: Getty Images/iStockphoto)
Sabemos que as tendências apontam diversas possibilidades, mas sabemos também que algumas tendências que fazem sucesso em alguns países, são rejeitadas em outros. Estas são tendências cuja escolha traz maiores riscos.
Para acertar na escolha, é preciso entender que o sucesso ou o fracasso depende de como essa tendência será percebida pelo público. Portanto, para escolher as tendências com melhores chances de sucesso comercial é preciso conhecer bem o público alvo das coleções e a cultura do país onde está o seu mercado.
Mas algumas tendências são mais abrangentes e podem ser consideradas como um movimento de comportamento do universo fashion global. É sempre útil se informar sobre elas.
Em março de 2020, a blogueira e consultora de moda Constanza Fernandez fez um resumo das tendências para a primavera verão 20/21 apresentadas pela agência global de tendência WGSN. blog Futilish.
Entre essas tendências estão o minimalismo, com a celebração do encanto de uma vida mais simples, menos glamourosa. Destacar a elegância da moda comum, na contramão do design muito chamativo ou conceitual demais.
A demanda dos consumidores por sustentabilidade, já consagrada nas últimas estações, também é uma tendência para a próxima estação e se apresenta ainda mais forte. As pessoas já começaram a entender que estamos vivendo "na pele" os efeitos dos impactos ambientais que a própria humanidade provoca.
Para falar só do Brasil, desde o primeiro vazamento de lama tóxica da mineração, cuja trilha de devastação percorreu um território imenso antes de chegar ao mar e se espalhar para o mundo, que ainda se repetiu uma segunda vez, passando pelo vazamento de óleo no litoral de vários estados brasileiros, até as recentes queimadas na floresta Amazônica, no Pantanal e em outras regiões do país... Todos estes crimes ambientais e seus enormes prejuízos na vida pessoal e profissional de centenas de milhares de pessoas são um marco muito claro para a sociedade de que, se a busca cega pelo lucro produz todo este mal, o controle do consumo é a única força que pode conter essa destruição sem limites, uma vez que sem o consumo o lucro não pode se sustentar.
Essa consciência já está impactando a forma como parte significativa das pessoas consome moda e muitos outros produtos, aumentando a busca por uma moda mais responsável.
Se antes apenas uma bolha de consumo tinha essa demanda, agora o público da moda sustentável ampliou de tal forma que impactou e mudou até mesmo os grandes negócios de moda fast fashion, cujo objetivo central sempre foi atender ao desejo do público consumidor. E a sustentabilidade agora é um deles.
Estas indústrias já estão produzindo suas coleções com tecidos e materiais sustentáveis, sem falar na prática de muitas outras iniciativas, como trocar modelos da marca que seriam descartados por descontos em novos modelos. Esta prática evita os problemas ambientais do descarte, direcionando as peças para a reciclagem em novos fios, para tecer novos tecidos. Mas tem muito mais!
Você pode conhecer em detalhes estas e outras iniciativas de sustentabilidade nos grandes negócios de moda nacional e internacional aqui no blogModacad, nos textos Economia circular e a moda circular que já está acontecendo e Marcas e iniciativas que fazem a moda circular acontecer.
A conexão entre a moda e a natureza passa a ser cada vez mais relevante na decisão de compra dos consumidores (Criador: Delmaine Donson | Crédito: iStock/Getty Images)
Outra tendência que vem se consagrando é o aumento da inclusão dos corpos gordos tanto nas passarelas, quanto na publicidade.
Se antes estilistas e marcas que desfilavam corpos diferentes do biotipo magérrimo dominante nas passarelas eram considerados "ousados", agora a inclusão de corpos reais pode acabar se tornando uma obrigação para todas as marcas.
Caso essa tendência seja consagrada, muita coisa vai mudar. A moda vai deixar de orientar suas criações por regras pré estabelecidas, "ditadas", para se orientar pela dinâmica do comportamento das pessoas e assim conquistar seu desejo de compra.
Já estamos convivendo com uma nova geração de pessoas que questiona a sociedade em que estão vivendo, que não aceita ser excluída, que exige representatividade e o principal, que decide como quer viver a própria vida.
O mundo da moda tem que estabelecer uma parceria com esta força, nunca mais um enfrentamento que dita normas, inclui e exclui biótipos, entre outras práticas normalizadas atualmente.
Neste novo contexto, o plus size, por exemplo, deixa de ser diferente, especial e passa a ser considerado normal, comum.
De acordo com as tendências apresentadas pela WGSN, as roupas não serão mais reconhecidas como especiais para gordos ou magros. Elas serão roupas para todos. E pessoas de diferentes biotipos vão ter todas as opções para seguirem o estilo que quiserem.
Você pode saber mais sobre o mercado plus size no texto Desafios da moda Plus Size aqui no blogModacad.
As tendências ligadas às inovações tecnológicas também chegam com força para as próximas temporadas de moda. A interatividade entre o digital e o presencial, os elementos de futurismo nas roupas e acessórios, assim como uma invasão de wearables e tecidos tecnológicos em roupas para o dia a dia vão estar presentes em coleções para consumidores de todos os tipos e gostos.
O ambiente digital se torna cada dia mais importante no mundo da moda (Crédito:PRImageFactory/Fonte: iStock)
Mas, de tudo o que encontramos nas tendências pesquisadas, o que mais despertou nosso interesse foi a alegria das cores, que leva ao desenho de um estilo que possa destacar este sentimento.
Acreditamos nesta tendência porque o desejo de alegria e descontração é uma certeza para todos nós após vivermos um período sombrio e cheio de incertezas tão prolongado.
Acreditamos nesta tendência também porque sabemos que cada um de nós vai defender estes sentimentos com unhas e dentes, reinventando nosso dia a dia na continuidade deste isolamento social, que ainda não tem data para terminar.
Leveza e fluidez dos tecidos, aliado a cores mais vivas e alegres parece ser o caminho com o poder de trazer prazer e alegria para a intimidade da vida das pessoas neste momento.
E, invertendo a ordem das coisas, isso também vai "ditar" as tendências no próprio comportamento dos eventos de moda. De acordo com a WGSN a tendência é que os desfiles de lançamento sejam mais animados e alegres.
Tudo isso parece ser uma busca por tempos mais felizes, um desejo forte pelo fim dessa era sombria em que estamos vivendo.
Mas para ilustrar esse desejo subjetivo por mais alegria e leveza, vamos agora falar mais detalhadamente sobre as cores e estampas da temporada primavera verão 20/021.
Cores WGSN e Coloro
A WGSN (Worth Global Style Network) é uma agência especializada na coleta e na análise de tendência de consumo em diversos segmentos, como lifestyle, moda e design de interiores.
A cartela da WGSN de tendência de cores para o próximo verão foi feita em parceria com a Coloro, uma consultoria especializada em cores, semelhante à Pantone.
Cores Coloro/WGSN (Fonte: TexNeo)
O tom eleito como cor do ano 2021 pelas agências WGSN e Coloro foi o A.I Aqua, um azul elétrico descrito pela agência como um matiz positivo, esportivo e moderno. O tom foi inspirado em elementos tecnológicos e é uma cor emocional e imersiva.
Além do A.I Aqua, a WGSN e a Coloro definiram mais 4 cores para o verão 20/21.
Depois do A.I Aqya, a segunda cor é o Quiet Wave, ou verde tecnológico, que tem inspiração na natureza mas também tem ares futuristas. O verde dá ainda uma ideia de esperança e otimismo para a nova década.
A terceira cor eleita foi o Oxy fire, ou vermelho reativo, uma cor forte e intensa. Um misto de vermelho vivo e laranja que traz a ideia de extroversão e reação.
A quarta é o Lemon Sherbet, ou amarelo conforto. O amarelo é uma cor que já está em evidência a algumas temporadas e na primavera verão 20/21 ela vem em um tom mais suave, que estimula a calma e o relaxamento.
A quinta cor eleita pelas agências é o Good Gray, ou cinza neutro. Fugindo da vivacidade das outras cores, o tom foi eleito para equilibrar a paleta de cores do verão. A cor remete a sensações como equilíbrio, calma e traz a ideia de minimalismo e simplicidade.
De acordo com os estudos e pesquisas das agências, estas escolhas foram feitas porque essas cores têm a capacidade de promover bem-estar físico e mental, além de estarem ligadas ao conforto. Também estão relacionadas às novidades tecnológicas, como a chegada da internet 5G e a crescente difusão de uma cultura digital.
Cores Pantone
As cores Pantone para 2021 também seguem a mesma linha de vivacidade e alegria na seleção de cores para a primavera verão 20/21. De acordo com as pesquisas e análises do Instituto, essa nova estação traz o nosso desejo por cores que inspiram criatividade.
Tons mais versáteis que trazem a ideia de flexibilidade, adaptação ao novo estilo de vida das pessoas, que ainda não sabemos ao certo como será.
“Oferecendo uma gama de tons ilustrativos da natureza, as cores para a primavera verão 20/21 reforçam o nosso desejo por cores flexíveis que funcionem o ano todo. Infundidas com uma autenticidade genuína que continua a ser cada vez mais importante, as cores para a estação combinam um nível de conforto e relaxamento com faíscas de energia que encorajam e elevam o nosso humor.”
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
(Fonte: Pantone)
As cores são:
Marigold, um tom que mistura amarelo e laranja dourado, que traz uma sensação de calor.
Cerulean, um tom de azul que se assemelha à cor do céu em um dia mais calmo e sereno.
Rust, um tom marrom ferrugem, inspirado na terra e nas folhas de outono.
French Blue, um azul mais forte e vibrante.
Green Ash, um verde mentolado mais claro, que remete a refrescância e calma.
Burnt Coral, que é um tom semelhante à cor do ano de 2018, um tom que dá a ideia de expressividade e sociabilidade.
Mint, um verde um pouco mais forte que o Green Ash, trazendo mais uma vez a ideia de refrescância.
Amethist Orcchid, uma cor floral lilás e roxo.
E Raspberry Sorbet, um tom rosa forte semelhante a cor de sorvete de framboesa.
Candy Colors
As candy colors são uma das apostas promissoras. Estas cores em tons pastéis têm a capacidade de trazer a sensação de calma e tranquilidade. São tons, que como o próprio nome diz, tem uma certa doçura.
Alimento foto criado por svetlanasokolova - br.freepik.com
De alguma forma as tendências da nova temporada se apresentam como uma forma de aliviar as tensões que temos vivido nos últimos tempos.
Total White
Seguindo essa mesma tendência de trazer a sensação de um novo tempo, temos o Total White como uma forte tendência dessa temporada primavera verão. Muitas grifes apresentaram looks completamente brancos nas passarelas com babados, rendas, decotes ousados, porém elegantes, trazendo muita sofisticação e elegância aos looks.
(Fonte: iStock - Crédito:PeopleImages)
Tradicionalmente no Brasil o branco é a cor da virada do ano. Por aqui, a ligação desta tendência com o desejo por um ano novo diferente desse que estamos vivendo fica ainda mais forte, com grandes chances de sucesso comercial. Afinal, ela representa uma uma "página em branco" para se escrever um novo caminho.
Balançar uma bandeira branca é um pedido de paz. Poderíamos estar também com um desejo subjetivo de disseminar essa mensagem de paz através do que vestimos?
Estampa geológica
As estampas geológicas são inspiradas em pedras, rochas e solo. As roupas podem vir com a tendência aplicada de forma literal, com imagens dos temas, ou ilustrações mais abstratas, como desenhos ou imagens de paredes rochosas, mármore ou pedras em forma bruta, dando um ar novo à estamparia da temporada primavera verão.
Estampa marmorizada (Crédito:NexTser/Fonte: iStock)
Floral, Arco-íris, Poá e Animal Print
Essas estampas já são recorrentes nas últimas temporadas. Nesta primavera verão, elas voltam com pequenas variações de cores e padronagens.
São estampas atemporais e se encaixam em diversos estilos, independente da estação.
A estampa floral é uma tradição em temporadas primavera verão e dessa vez, os padrões que vão estar em alta são o floral liberty, vintage, além de margaridas e rosas.
Estampa tie dye arco íris (Crédito:Premyuda Yospim/Fonte: iStock)
A mistura de cores lembrando um arco íris também se apresenta como uma tendência promissora para a primavera verão desse ano.
A estampa poá volta nessa estação. Além de lindas, as bolinhas trazem leveza aos looks. No verão o poá vem em cores variadas e a padronagens podem ser pequenas ou grandes.
Modelo de estampa poá (Criador: SrdjanPav |Crédito: Getty Images/iStockphoto)
Animal print na primavera verão já vem se repetindo a alguns anos. A escolhida para ser a queridinha da estação é a estampa de zebra. Mas claro, a tradicional oncinha também está presente em grande parte dos looks.
Estampas animal print (Criador: MilenaKatzer | Crédito: Getty Images/iStockphoto)
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Não deixe de conferir também nosso texto "Como surgem as tendências de moda".
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