Tipos de trajes de alfaiataria masculina e em que ocasião cada uma deve ser usada

Muita gente ignora as diferenças entre smoking, casaca, fraque, meio fraque, terno, costume, blazer, etc. Porém suas sutís diferenças são muito importantes para as regras de comportamento social, que fazem com que cada modelo seja adequado a um tipo de situação.

Tipos de trajes de alfaiataria masculina e em que ocasião cada uma deve ser usada
(Foto de capa: pxHere)

.
Muita gente ignora as diferenças entre smoking, casaca, fraque, meio fraque, terno, costume, blazer, etc. Porém suas sutís diferenças são muito importantes para as regras de comportamento social, que fazem com que cada modelo seja adequado a um tipo de situação.

Por isso agora vamos falar das características dos modelos de peças de alfaiataria e de como cada uma deve ser usada.

Smoking

O Smoking é um traje composto por calça, paletó e camisa social de colarinho quebrado para usar com a gravata borboleta branca, "white tie", ou preta, "black tie".

Smokings devem ser usados sempre com uma peça que cubra a cintura, seja o tradicional colete ou uma faixa.

As faixas usadas na cintura são plissadas e geralmente são feitas no mesmo cetim das faixas laterais da calça e dos acabamentos da lapela do paletó.
.

iStock-107430031 Smoking (Crédito:Chris Ryan/iStock)

.
Estes acabamentos em cetim na lapela e nas faixas laterais das calças são as principais diferenças entre um smoking e um terno.
.
O smoking "black tie" e "white tie" são os segundos trajes mais elegantes e suntuosos na hierarquia do dress code da alfaiataria, só perdendo para as casacas.

O uso de smoking é indicado em eventos sociais mais sofisticados e suntuosos como premiações, eventos diplomáticos, casamentos de celebridades, etc.

Casaca

A casaca é o equivalente noturno do fraque. As sutis diferenças entre os dois são o corte longitudinal na cauda, dividindo-a ao meio, e o comprimento mais curto na frente.
.
Tanto a casaca quanto a calça são pretas, usadas com camisa branca e gravata borboleta branca. O colete pode variar entre preto ou branco.

A casaca só deve ser usada em eventos noturnos, muito formais, onde os convidados têm como única opção à casaca, o uso do smoking.

Fraque

O fraque é composto por três peças, paletó, colete e calça social. Deve ser usado com camisa social sempre branca e gravatas de vários modelos ou com lenços de pescoço.

A principal característica deste traje de alfaiataria é o modelo do paletó que tem uma calda longa nas costas, que finaliza na altura da parte de trás dos joelhos e é mais curto na frente.
.

iStock-1189372369 Homem de fraque (Crédito:maurusone/iStock)

.
O uso do fraque é adequado para eventos formais feitos de dia e em lugares abertos e descontraídos.
.
Como o fraque sempre foi muito usado em casamentos nestas condições nos países europeus, principalmente na Inglaterra, aos poucos o fraque começa a ser usado também em casamentos à noite, em lugares mais formais.

Este é um costume consagrado aqui no Brasil e em muitos outros países, apesar de contrariar as convenções.

Meio fraque

A diferença entre o fraque e o meio fraque é o comprimento mais curto da calda do paletó. Os meio fraques são mais usados no Brasil do que o fraque por serem um pouco mais informais.
.

Terno

O termo "Terno" vem da palavra três, por ser este traje de alfaiataria composto de 3 peças: paletó, calça social e colete. Mas o colete é uma peça que tem seu uso bastante limitado em estações e regiões de clima quente.

Portanto, o terno de duas peças, chamado pelo nome menos conhecido de "Costume", tem sido a forma mais usual dos ternos, mesmo em países e estações de clima frio.

O terno é considerado o traje do estadista ou do homem de negócios ocidental. A sua forma atual nasce na Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra.
.

iStock-1089349110 Modelo de terno (Fonte: D-Keine/iStock)

.
De todos os trajes de alfaiataria o terno é o mais versátil. Pode ser confecionado em variados tecidos e cores, o que confere a cada modelo estilos do mais formal até o mais informal.

Por isso tem modelos de terno para todas as idades e ocasiões. É usado em seus modelos mais formais em casamentos, formaturas, reuniões de negócios, em ambientes políticos e acadêmicos, bem como em seus modelos mais informais em festas familiares, inaugurações, palestras, eventos abertos ao público e muitas outras situações da nossa vida cotidiana.

Costume

Conforme dito acima, o costume nada mais é do que o terno, porém sem o colete. Ou seja, o costume é um terno composto apenas por calça e paletó.
.
close-up-photo-of-young-successful-business-man-in-black-suit Modelo de costume (Negócio foto criado por drobotdean - br.freepik.com)
.
Por não ter o formalismo do colete, o costume é muito versátil. Pode ser confeccionado em modelos mais formais para ser usado em casamentos, eventos profissionais, festas e solenidades bem formais e também pode ser confeccionado em modelos mais informais para ser usado em inúmeros tipos de ocasiões do dia a dia.

Por ser tão versátil, seus modelos combinam bem com gravatas borboleta e com gravatas de modelo tradicional, das estampas e cores tradicionais às mais chamativas, que deixam a produção com um look mais ousado.
.

Paletó

O paletó é esta importante peça da alfaiataria, presente em todos os trajes citados acima. Em todos eles, tem um corte estruturado, ajustado ao corpo de forma que esta peça possa ser vestida também com coletes ou peças de lã por dentro.
.
É uma peça de alfaiataria formal na maioria dos trajes, podendo ser confeccionada em modelos um pouco mais informais nos ternos e costumes.

Em todos os trajes que compõe, é usado com calça e camisa social, gravata borboleta, gravata tradiconal ou lenços de pescoço, conforme o dress code de cada traje.

O dress code do paletó é definido pelo traje em que ele está inserido.

Blazer

O blazer é um paletó de alfaiataria de corte estruturado, feito com tecidos da moda que não se restringem às cores e estampas da alfaiataria tradicional. Pode ser feito inclusive de couro e outros materiais. Entre os casacos de alfaiataria, é o que tem estilo mais descontraído.

Seus modelos podem ser confecionados em diferentes comprimentos e é uma peça solo para ser usada com diversos tipos de calças, blusas ou camisas.
.
businessman-in-navy-suit-for-menswear-apparel-studio-shoot Modelo de blazer (Pessoas foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com )
.
Ele é ideal para ocasiões informais e combina bem com camisas coloridas, xadrezas, blusas de malha com variados tipos de gola e com calça esporte, incluindo as calças jeans.
.

Colete

O colete é uma peça que cobre o tórax e o abdômen. Ele não possui mangas, nem gola, mas pode ter lapelas adornando o decote que finaliza o abotoamento frontal.

É uma peça que dá muita distinção a vários trajes de alfaiataria. Usado com smoking, casaca, fraque, meio fraque ou terno, o colete enriquece o look com suntuosidade e luxo em alguns casos e com criatividade e originalidade em outros.
.

iStock-1310779637 Colete alfaiataria (Crédito:Dmytro Duda/iStock)

.
O colete aquece o corpo, o que limita um pouco seu uso nos trajes de alfaiataria nas estações e países de clima quente. Por isso, em países tropicais como o nosso, é comum ver as pessoas tirarem paletós ou blazers durante o uso, deixando os coletes à mostra, contrariando a etiqueta social adequada para esta peça de alfaiataria, que não deve ser usada desta forma.
.

Camisa

A camisa social é usada com todos os trajes de alfaiataria e com trajes esportivos e informais também.

É um ítem presente em lançamentos de moda de variados estilos, em todas as estações, até porque deu forma às camisas esporte, confeccionadas com mangas curtas e longas, com bolsos e colarinhos e golas mais informais.
.

iStock-607754632 Camisa social (Crédito:Rostislav_Sedlacek/iStock)

.
Ela é uma blusa de tecido plano leve, com abertura na frente, abotoamento, colarinho e gola. A camisa social sempre tem mangas compridas com punhos no acabamento e não deve ter bolsos.

Punhos, colarinho e gola são coenizados com entretelas encorpadas, responsáveis pelo aspecto engomado e impecável, que dão sobriedade a estas camisas.
.

Calça social

A calça social masculina deixa o visual bem elegante. Os modelos mais tradicionais tem o corte reto e a barra da calça fica um pouco acima do sapato, porém existem modelos mais justos ao corpo e com diferentes comprimentos.
.

"A calça social é uma peça de alfaiataria formal, mas atualmente bermudas de alfaiataria, e até mesmo shorts, são usados em casamentos durante o dia, em lugares informais como a praia, sítios e fazendas."
Lívia Monteiro
.

iStock-1134284957 Calça alfaiataria (Crédito:Antonio_Diaz/iStock)

.
Gostou deste post sobre "Tipos de trajes de alfaiataria masculina e em que ocasião cada uma deve ser usada"?

Não perca o nosso próximo post "Alfaiataria Feminina e a conquista das mulheres dos meios de produção de riqueza e poder".

Não deixe de conferir também o primeiro post desta série sobre Alfaiataria "O que é Alfaitaria e qual é a sua origem" e a continuação no post e "Alfaiataria Masculina e a representação do status social de reputação e poder aquisitivo".

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.