Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Couro de Pirarucu - Uma maravilha que até pouco tempo era descartada

blogModacad - Couro-do-Pirarucu-riqueza-que-era-descartada

Meio afobada para a primeira visita ao salão de negócios do Minas Trend Primavera Verão 2019, fui paralisada pela beleza das cores e texturas de uma exposição de amostras de couros no lounge da feira.

blogModacad - Couros-brasileiros---bovino--caprino-e-de-jacar--do-pantanal

Entre os couros tradicionais de animais mamíferos, saltava aos olhos os couros dos peixes Pirarucu e Salmão. Para completar a cena, havia alguns calçados e bolsas de extremo bom gosto, junto às informações divulgadas.

blogModacad - Couro-do-Pirarucu---beleza-original-brasileira-3

Impossível não parar tudo e visitar esta exposição com calma e muita atenção. Foi o que eu fiz.

Você sabia que o couro de Pirarucu é usado na produção de artefatos a menos de 10 anos? Que antes essa maravilha era descartada?

Quem conta esta história na exposição é Eduardo Figueiras, sócio do curtume Nova Kaeru. O pirarucu (Arapaima gigas) é o maior peixe de água doce e de escamas do mundo. Espécie nativa da Bacia Amazônica, considerado um dos peixes símbolo da região.

Em 2008, a nova Kaeru iniciou um programa junto às populações indígenas e ribeirinhas de sensibilização do valor que pode ser gerado com a retirada da pele do Pirarucu.

Investiu na atualização das técnicas usadas pelos pescadores, resultando em melhores práticas para o fornecimento de couro in natura para os curtumes.

Eduardo conta que a economia das regiões de pesca melhorou com esta nova fonte de renda. “Milhares de famílias na região Amazônica têm a sua sobrevivência ligada à conservação e captura deste peixe e agora o couro faz parte desta cadeia produtiva.”

Toda a pesca é controlada pelo IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, que define a extensão possível da pesca do Pirarucu. E já existe criação em cativeiro do Pirarucu.

Ainda fascinada com essa beleza originária do Brasil, continuei minhas pesquisas e descobri que o couro de pirarucu brasileiro acabou de ser premiado na Première Vision Paris 2017.

A Première Vision Paris é uma feira da indústria têxtil referência para o setor que destaca os materiais mais inovadores do mercado de moda.

Veja a matéria feita pela Suzana Camargo, no conexão planeta: "Couro de pirarucu brasileiro ganha prêmio internacional".

O Brasil tem um ecossistema com riquezas incalculáveis. Mas é fundamental o talento para identificar a oferta de valor para a cadeia produtiva e para o mercado.

É primordial o comprometimento para operacionalizar a exploração, tornando rentável e sustentável o processo de produção. Parabéns Nova Kaeru.

Essa é a visão de mercado capaz de mudar a posição do Brasil no mercado globalizado da moda.

A originalidade, a criatividade e a inovação são as qualidades que mais agregam valor aos produtos da cadeia produtiva do setor.

E vale sempre lembrar que a indústria da moda é um vetor importantíssimo para a economia do país.

Gostou deste post sobre o couro de Pirarucu? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Criadora do Modacad. Responsável pelo desenho de modelagem para vários tipos de corpo.