Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

We are the Fashion Revolution

Em 2015, ainda morando em São Paulo, descobri o Fashion Revolution e me tornei uma entusiasta do movimento. Agora em 2018 partí para a ação e me tornei uma voluntária.

Resolvi fazer parte da Fashion Revolution Week em BH!

O Fashion Revolution é um movimento que defende a sustentabilidade no processo produtivo do ecossistema têxtil, incluindo a cadeia produtiva da moda, minha área de atuação e minha paixão.

A sustentabilidade do processo produtivo da cadeia têxtil é um assunto polêmico, mas que não pode mais ser adiado. A indústria têxtil e por consequência, toda a cadeia produtiva da moda é a segunda maior fonte de poluição mundial, ficando atrás somente da indústria petrolífera.

blogModacad-fashionrevolution-fashion-revolution-belo-horizonte-2018

Por isso a reflexão sobre a sustentabilidade na cadeia têxtil tem que deixar de ser considerada como um discurso ecofriendly, para ser encarada como uma busca por caminhos tecnológicos e comerciais que possam resolver este problema.

O movimento Fashion revolution foi criado em 2013 em Londres, pelas designers e ativistas Carry Somers e Orsola de Castro. Hoje já se espalhou pelo mundo.

Ele nasceu para o mundo não se esquecer do acidente ocorrido há cinco anos em Bangladesh, no edifício Rana Plaza, que abrigava várias fábricas de roupas de produção em larga escala.

As condições de trabalho eram insalubres e o prédio desabou devido às péssimas condições de infraestrutura. O acidente causou a morte de mais de 1,1 mil pessoas e deixou outras 2,5 mil feridas.

Por isso, todo ano na semana do dia 23 de abril é feita a campanha de conscientização em mais de 92 países, por meio da hashtag: #Quemfezminhasroupas?

blogModacad-fashionrevolution-eventoBeloHorizonte2018

Nas redes sociais os voluntários desse movimento criam um ambiente de perguntas e questionamentos que nos fazem refletir e pensar qual é o nosso papel de consumidores finais e como podemos parar de alimentar uma indústria injusta e marcas que fazem uso de todo esse processo desumano de produção. Equipe Fashion Revolution.

O Fashion revolution é um movimento sem fins lucrativos, resultado do trabalho colaborativo e voluntário das pessoas que se identificam com a causa e acreditam na missão desse projeto.

Eu como integrante da equipe do Fashion Revolution Week em BH, convidei a Modacad para participar da mesa de debate Moda, Tecnologia e Inovação, do Fashion Revolution no dia 26/04 no MUMO - Museu da Moda de BH.

blogModacad-FashionRevolution-Modacad

A Modacad trabalha com inovação para o setor da moda e acredita que tecnologia inovadora e sustentabilidade alinhadas são o futuro para o sistema produtivo deste mercado.

O debate trouxe a reflexão sobre a importância de valorizar a produção local e de ampliar a prática da produção colaborativa. Também da importância de criar uma mentalidade de consumo responsável.

Um dos pontos centrais foi o debate sobre como o ideal da sustentabilidade precisa lutar para crescer em um mercado focado na rentabilidade.

Na questão “qual é o papel da tecnologia neste desafio?”, o debate foi muito rico explorando as muitas possibilidade que a inovação pode criar para a solução destes problemas.

E finalmente, todas as reflexões reforçaram o quanto a mobilização é fundamental para disseminar o conhecimento sobre os problemas ambientais, que transforma as pessoas em consumidores mais críticos e conscientes de seus atos.

Se cada indivíduo, valendo-se do seu livre arbítrio, praticar o consumo responsável, a sustentabilidade pode virar uma realidade sem volta. Por isso é tão importante a participação de cada um de nós.

Convido a todos vocês a participar do movimento Fashion Revolution e a disseminar esta ideia para todas as pessoas à sua volta.

blogModacad-fashionrevolution-quemfezminhasroupas

Assim, como eu, cada novo integrante do movimento será mais do que um indivíduo. Será um hub capaz de conectar muitos outros indivíduos a estas novas ideias, a este novo estilo de vida.

Todos juntos podemos mudar o mundo!

Gostou deste post sobre o movimento Fashion Revolution? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Graduada em Moda no Centro Universitário UNA BH MG «a moda é uma forma de expressão individual que une criatividade,  arte e cultura de pessoas diferentes com comportamentos distintos»