Wearables - a moda inteligente das tecnologias vestíveis

Isso não é mais coisa de cinema. No nosso post de hoje você vai conhecer os Wearables Devices - as tecnologias vestíveis!

Wearables - a moda inteligente das tecnologias vestíveis
(Crédito:metamorworks/istock)

.
Sabe quando estamos assistindo a filmes futuristas, com tecnologias incríveis, em que as roupas tem funcionalidades e dispositivos inteligentes? Quando os relógios, as lentes de contato ou os sapatos tem funcionalidades que ajudam os personagens a realizar suas missões? Isso não é mais coisa de cinema. No nosso post de hoje você vai conhecer os Wearables Devices - as tecnologias vestíveis!

A tradução para wearable em inglês é vestível e este termo foi escolhido para denominar todos os dispositivos de tecnologia que o usuário pode vestir ou usar como um acessório.
.

iStock-864465280 (Crédito:metamorworks/iStock)

.
Esses dispositivos tecnológicos se encaixam na categoria de IOT (Internet of Things) ou, em português, Internet das Coisas. A internet das coisas é o ambiente virtual em que os dispositivos interagem entre si independentemente da intervenção do usuário. Ou seja, se você tem uma blusa que funciona como ar condicionado, o sistema pode ser ativado pelo sensor de acordo com a temperatura do ambiente, sem que você precise comandar o início do funcionamento ou a alteração da temperatura.
.

iStock-1258410769 (Crédito:lechatnoir/iStock)

.
Os famosos smartwatches - relógios inteligentes, e os óculos de realidade virtual também são modelos de wearables que já estão disponíveis para compra. São infinitas as possibilidades quando pensamos nesses dispositivos! Eles estão sendo desenvolvidos com o objetivo de trazer praticidade à vida das pessoas, de modernizar a assistência à saúde, de promover experiências de cultura e entretenimento, entre outros.
.

blogModacad-wearable-vestido-inteligente-projeto-reversa Natacha Lamounier e sua obra sensacional (Fonte: arquivo pessoal)

.
O meu primeiro contato com o termo foi na palestra “Aplicações de Wearables Eletronics no Vestuário”, com a engenheira de materiais e estudante de moda Natacha Lamounier, durante a Semana Fashion Revolution BH, em abril de 2019. Natacha desenvolveu um vestido dançante movido pelo estímulo dos movimentos e pelo som da música, captados por um sensor.

Além de apresentar este protótipo na palestra, resultado do seu "Projeto Reversa", Natacha também falou de várias outras possibilidades de uso dos wearables no dia a dia das pessoas. Na ocasião eu e mais alguns ouvintes pudemos fazer o vestido dançar enviando sinais musicais para o sensor do protótipo. Muito legal!

Entre os projetos de Wearables, alguns chamam bastante atenção, como por exemplo a antena vestível

Criadas por engenheiros da USP aqui no Brasil, estas antenas têxteis e vestíveis tem inúmeras aplicabilidades se pensarmos na principal delas, que é melhorar a recepção de sinais de internet sem fio e GPS. Isso impacta todas as outras funcionalidades de IOT porque trata-se de transmitir com mais qualidade e maior volume todo e qualquer tipo de informação captada por sensores wearables.

Telma Barcellos

Só para citar um exemplo, essas antenas podem melhorar a qualidade da captação e da transmissão de informações médicas coletadas por sensores wearables, como temperatura do corpo e batimentos cardíacos do paciente, para envia-las a centros médicos e hospitais.

Muitos modelos de Wearables ainda são protótipos, mas grande parte deles já estão à venda. Conheça alguns Wearables que já estão disponíveis para os usuários comprarem:

Commuter Trucker

A jaqueta desenvolvida pela parceria das empresas Levi's e Google através do Projeto Jacquard, usou o modelo jeans clássico para lançar seu Wearable que conecta a roupa ao celular. Com a Commuter Trucker você pode controlar o seu telefone através do dispositivo instalado no punho direito da jaqueta. Com ela você pode mudar a música que está ouvindo, atender uma chamada ou ser guiado pelo Google Maps sem precisar tirar o aparelho do bolso. Esse modelo já é vendido nos Estados Unidos desde 2017, sendo o primeiro lançamento do Projeto Jacquard.

do bem máquina

O 'do bem máquina' é a primeira pulseira inteligente 100% brasileira feita para medir o movimento do corpo e avaliar o padrão de sono de seus usuários. Ela foi concebida e desenvolvida pela empresa 'do bem'. Também é produzida por esta empresa, que é especializada na produção de sucos de caixinha sem aditivos e conservantes químicos.

Nike HyperAdapt 1.0

O tênis Nike HyperAdapt 1.0 foi inspirado no filme "De Volta Para o Futuro 2" de 1.989, e tem a capacidade de amarrar os cadarços sem a intervenção do usuário. Os tênis podem ser encontrados nas cores branca, cinza e preto e custam em média U$720. Um ótimo jeito de não tropeçar mais nos cadarços, não é mesmo?

Cute Circuit

Essa empresa tem duas das peças wearables que eu mais gostei.

Uma delas é a iMiniSkirt, que já foi usada em shows pela cantora Kate Perry. Essa mini saia plissada possui um tecido com um sistema inteligente que projeta animações digitais, isto é, quem usa a saia tem milhares de possibilidades de estampas em uma só peça.
.

file Soundshirt (Reprodução/Divulgação CuteCircuit)

.
A segunda é o Soundshirt que permite que uma pessoa surda sinta a música na pele e possa vivenciar concertos ao vivo. Em outras palavras, a tecnologia faz com que a roupa capte o som e o transforme em vibrações, tornando a experiência musical possível para quem não escuta. Isso é incrível!

Running Jacket

Essa jaqueta foi projetada para corredores ou ciclistas. Tem o propósito de fazer com que eles sejam vistos pelos motoristas. A Running Jacketvem equipada com LEDs de alto brilho costuradas diretamente no tecido. As luzes têm a incrível visibilidade com alcance de até 135 metros. E o melhor, com uma carga de apenas 30 minutos é possível utilizar esse wearable por até 8 horas.

Gostou deste "Wearables - a moda inteligente das tecnologias vestíveis"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.