Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

A História do Blazer Feminino

O Blazer surgiu em 1837 no Reino Unido, como peça exclusiva do guarda-roupa masculino. Quase um século depois, nas primeiras décadas do século 20 as mulheres ainda se vestiam de forma a destacar suas cinturas com espartilhos apertados, grandes adornos em seus chapéus, saias e vestidos. Com a moda feminina dominada por trajes mais delicados neste período, o blazer se mostrava uma peça grosseira demais para ser usado por mulheres.

blogModacad-blazerfeminino-chanel

Mas por volta de 1930, a inovadora e ousada Coco Chanel criou o primeiro exemplar de blazer para mulheres. Chanel já havia transformado peças masculinas para o guarda roupa feminino, que acabaram se tornarando peças clássicas de uso feminino. Assim, a estilista se inspirou no terno masculino (blazer e calça no mesmo tecido), para criar o tailleur feminino (blazer e saia no mesmo tecido). O blazer com saias foi uma dupla inovação porque foi lançado para ser usado com colares de pérolas falsas, contrapondo a moda feminina usual na época, que só aceitava o uso joias de pedras preciosas.

blogModacad-blazerfeminino-anos40

Nos anos 40 a peça apareceu nas telas de cinema e aos poucos mais mulheres aderiam a esta moda. O blazer foi conquistando seu espaço e apagando a ideia de que esta peça masculinizava a imagem da mulher. Mas se me permitem uma opinião pessoal bem no meio do texto, acredito que a ideia de ver uma mulher com blazer assustava muito os homens e ameaçava sua posição dominante. Assustava justamente por dar a impressão de que estariam em pé de igualdade com eles, o que era considerado completamente inaceitável naquela época e, em alguns casos, é assim considerado até hoje.

blogModacad-blazerfeminino-YvesSaintLaurent

Com o passar do tempo, de fato, cresce a luta das mulheres pelo seu espaço social e profissional e entre os anos 60 e 70 Yves Saint Laurent trazia uma nova peça para sua coleção, o famoso "le smoking". A peça foi apresentada pela primeira vez 1966, acompanhando uma blusa transparente e uma calça masculina. Esse foi um forte sinal da mudança já consagrada na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante.

blogModacad-blazerfeminino-trabalho

Com a ampliação da entrada feminina no mercado de trabalho, o uso do blazer, em ternos ou em tailleurs, se tornou ainda mais comum. A mulher começou a buscar o sucesso profissional, consequentemente, a forma de se vestir também acompanhou essa mudança. Inegavelmente o blazer faz parte das formalidades do ambiente profissional e torna qualquer look muito mais elegante.

blogModacad-blazerfeminino-looksmodernos

A forma de uso do blazer continua em constante evolução e atualmente o blazer deixou de ser uma peça exclusivamente ligada ao guarda roupa profissional feminino ou usada em ocasiões muito formais. Hoje é usado nos looks mais "cool", descolados e modernos, acompanhando saias de estilos e tamanhos variados, vestidos e até shorts. A moda se tornou mais aberta, permitindo as mais diversas combinações com esta peça indispensável para todas as mulheres.

Gostou do nosso post sobre Blazers? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos de blazer com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.