Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

A História e o uso da Lycra® na moda

Você sabia que grande parte das roupas que usamos hoje em dia é feita com fios de Lycra®? Nossas lingeries, biquinis, sungas, modelos fitness, aquelas calças jeans que se moldam perfeitamente ao seu corpo, camisas, ternos e tailleurs feitos com tecidos confort e muito mais têm na composição do seu tecido o fio de elastano da Lycra®.

blogModacad-origem-da-lycra---lingerie
.
O fio de Lycra® faz parte do dia a dia das pessoas no mundo todo e hoje vamos contar um pouco sobre essa fibra sintética no nosso post aqui no blogModacad. Vamos falar da sua origem, os usos mais comuns e a evolução tecnológica deste material na história da moda.

blogModacad--origem-da-lycra---fio-de-lycra O fio de Lycra® é transparente

.
Antes de começar a contar a história da Lycra® é importante ressaltar que apesar do uso comum da expressão "roupa de Lycra®", um tecido não pode ser feito apenas com o fio de Lycra®, os fios de elastano são sempre misturados com outros fios, naturais, artificiais ou sintéticos.

blogModacad--origem-da-lycra---surgimento-da-Lycra As novas peças íntimas feitas com Lycra® deixavam os movimentos mais livres

.
No ano de 1958 uma equipe de cientistas criou o fio Lycra® com o objetivo de substituir a borracha usada nos espartilhos. Esse grupo de cientistas trabalhava na empresa americana DuPont e era liderado por Joseph Shivers. O fio, que inicialmente ganhou o nome de "fibra K", um tempo mais tarde seria batizado com a marca comercial Lycra® e lançado oficialmente no mercado em 1959.

A criação da Lycra® causou uma das maiores revoluções têxteis da história!
O fio sintético de elastano era mais resistente à tensão que a borracha, com a versatilidade de ser bem mais leve e incrivelmante mais flexível. Essas características, somadas à sua aparência translúcida, tornavam quase imperceptível sua presença na composição de um tecido. O aspecto e o toque original do tecido sem Lycra® permanecia quase inalterado quando era tecido com uma porcentagem de fios de Lycra®.

blogModacad--origem-da-lycra--anos-60 Conforto passou a ser a palavra chave para roupas íntimas após a criação dos fios de Lycra®

.
Inicialmente, o material ganhou o universo da moda íntima. Os tecidos usados para produzir roupas íntimas, antes da Lycra®, eram mais pesados, dificultavam a modelagem e não facilitavam os movimentos durante o uso das peças.

Quando começaram a ser fabricadas com fios de Lycra® as peças ficaram muito mais confortáveis por causa da elasticidade, mais leves e mais bem modeladas, vestiam melhor o corpo e por isso eram também muito mais sensuais.

Beleza, conforto e sensualidade comprovaram ser uma trinca de qualidades imbatível no mercado. O sucesso comercial destas lingeries dominou o mercado destes produtos de tal forma, que até hoje ele ainda é fortemente ocupado por empresas ligadas às indústrias destes fios.
Telma Barcellos

Na sequência, ainda no início da década de 60, o próximo setor a incorporar o fio revolucionário foi o de meias femininas. A introdução do fio de Lycra® na composição da malha de meias finas acabou resultando no lançamento da meia-calça. A praticidade das meias-calça foi muito bem recebida pelas mulheres, que começaram a aposentar a cinta-liga rapidamente.

blogModacad-origem-da-lycra---roupas-dos-anos-60 As meias-calça nos anos 60 com fios de Lycra®

.
Também nessa década o fio de Lycra® entrou na Moda Praia. Os trajes de banho de tecidos grossos e pesados, que quando molhados limitavam os movimentos na água e custavam a secar foram substituídas por trajes leves, que secavam bem mais rápido, não causando tanto incomodo na hora de nadar.

blogModacad-origem-da-lycra---biquini-anos60 Biquinis feitos com Lycra® eram mais confortáveis e secavam mais rápido

.

Os trajes de banho feitos com os tecidos de Lycra® libertavam os movimentos com sua flexibilidade e leveza, eram mais confortáveis também porque secavam no corpo e tinham uma modelagem completamente nova, para atender às característocas inéditas dos tecidos de Lycra®. A criação dos modelos se apropriou destas novas possibilidades de desenho e a moda praia nunca mais foi a mesma!
Também na moda praia, o fenômeno do sucesso comercial da trinca "beleza, conforto e sensualidade" dominou o mercado em pouquíssimo tempo, mesmo considerando o período de adaptação às novidades que precisam mudar costumes arraigados.
Telma Barcellos

A Lycra® foi usada em competições esportivas pela primeira vez em 1968, por uma equipe de esqui que foi a vencedora da medalha olímpica. Mas rapidamente se tornou parte dos uniformes de diversos esportes, pela leveza, praticidade e conforto das peças feitas com fios de Lycra®. Sem falar da importância da liberdade de movimentos para os atletas, que a flexibilidade dos tecidos de Lycra® proporciona.

blogModacad-origem-da-lycra---selos-olimpiadas A Lycra® estreou oficilmente no mundo esportivo nas Olímpiadas de Inverno de 1968

.
Nas décadas de 70 e 80 o uso da Lycra® aumentou ainda mais. O início do aumento do interesse pelas atividades físicas fizeram a procura por tecidos feitos com Lycra® aumentar. Era muito comum encontrar jovens mulheres com suas leggings coloridas e seus collants, dentro e fora das academias e estúdios de dança.

blogModacad-origem-da-lycra-cal-ajeans Calças jeans com fios de Lycra® modelam o corpo

.
Porém um dos maiores marcos do fio de Lycra® foi quando eles começaram a fazer parte das calças jeans em 1979. As calças jeans que já eram bastante usadas, feitas de jeans com Lycra® passam a ser mais confortáveis, mais maleáveis e mais bonitas. Elas moldavam o corpo, vestiam super bem e conquistaram o público.

blogModacad--origem-da-lycra---academia-anos-80 Nos anos 80, a maior parte das roupas das pessoas já eram feitas com Lycra®

.
Na década de 80, com o crescimento consolidado da prática de atividades físicas, os segmentos de activewear passaram a produzir produtos com recortes anatômicos que melhoravam o desempenho na prática de atividades físicas, com tecidos compostos de Lycra® e de outros fios tecnológicos recém lançados.

Na década de 90 a Lycra® se consolidou no mercado esportivo com o lançamento de evoluções tecnológicas da fibra como a Lycra® Power. Esta fibra, usada nos shorts de compressão, ajudava a reduzir a fadiga muscular.

blogModacad-origem-da-lycra---moda-fitness Fios tecnológicos permitem que atletas e pessoas que praticam atividades físicas melhorem seu desempenho

.
Os anos 2000 trouxeram ainda mais inovações tecnológicas para a Lycra®. Com a venda da marca para a Koch Industries, diversas variedades dos fios foram desenvolvidas como a Lycra® Black, que fazia com que as meias-calça pretas não perdessem o tom ao esticar e o fio Lycra® XTRA LIFE que minimiza o desgaste dos tecidos usados nas roupas de banho, uma vez que são mais resistentes à presença do cloro nas piscinas e dos protetores solares na pele.

No ano 2000, o CFDA (Conselho de Estilistas de Moda da América) anunciou o fio Lycra® como uma das inovações mais importantes para o setor de vestuário do século 20.

blogModacad-origem-da-lycra--lycrasport Tecidos tecnológicos feitos com o fio Lycra® Sport são ideais para os atletas

.
Em 2009 foi desenvolvido o Lycra® SPORT, esse fio dá mais elasticidade ao tecido e favorece os movimentos durante o uso. As roupas ficam mais confortáveis e também proporcionam a compressão necessária para aumentar a performance dos atletas.

Também em 2009 foi criado o fio Lycra® FUSION. Esse fio é mais resistente e não rasga, o que faz com que ele seja ideal para as meias-calça evitando os tão comuns constrangimentos que diversas mulheres passam ao usar as estas meias.

blogModacad-origem-da-lycra---meia-cal-a-que-n-o-rasga Meias calça feitas com Lycra® Fusion são mais resistentes

.
Em 2010 a marca lançou o Lycra® BEAUTY. Os tecidos que possuem esse fio conseguem moldar a silhueta sem apertar o corpo, destacam as curvas sem sacrificar o conforto. Por estas qualidades esta fibra é ideal para as lingeries e para as amadas calças jeans.

blogModacad--origem-da-lycra---lycra-beauty Peças feitas com Lycra Beauty não marcam o corpo

.
Acompanhando as tendências de sustentabilidade e da necessidade de nos preocuparmos com o meio ambiente, já existe o fio de elastano bio derivado. Eles são fabricados com matéria prima renovável, uma dextrose derivada do milho. A produção desse fio emite menos carbono que a produção tradicional do fio de Lycra® e estes fios são biodegradáveis.

blogModacad--origem-da-lycra---lycra-biodegrad-vel Peças feitas com fios de Lycra biodegradáveis

.
A busca incessante por inovações tecnológicas no desenvolvimento de seus fios para melhorar a experiência do usuário, reforça ainda mais a crença de que a Lycra® é uma das maiores e melhores invenções do mundo da moda. Mostra que a Lycra® criou o fio que libertou os movimentos do corpo no mundo e continua evoluindo, construindo o presente e o futuro da moda.

Gostou deste post sobre A História e o uso da Lycra® na moda? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos com LYCRA nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube

Author image
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.