A origem e o uso da Sarja

A Sarja tem sua origem bem interligada à origem do Denim e são tecidos muito semelhantes. A sarja começa a ser usada na confecção de vestuário no século 17, como tecido para os uniformes da Marinha de Gênova. Antes disso, esse tecido era usado para a confecção de velas para barcos.

O Tecido de Sarja no uniforme da Marinha Italiana Séculos XVII e XVIII. (Fonte: imtw)

Esse tecido para velas de barcos era produzido na cidade de Nimes na França. Buscando maior durabilidade para as roupas de trabalho do seu contigente, a Marinha genovesa decide usar este tecido também para confeccionar suas fardas.

Posteriormente nomeada como 'Serge De Nimes', aos poucos a sarja começou a ser usada também para vestuário civil. Parte dessa história você pode conhecer com maiores detalhes no blogModacad, no texto Curiosidades sobre o Jeans.

Aposto que muita gente já pensou como eu! Quando eu era uma adolescente, achava que aquelas calças coloridas que eu adorava, eram feitas de jeans fabricados em diversas cores! Hoje eu sei que eram feitas de sarja. A textura e a aparência da sarja e do jeans são realmente muito parecidas.

(Crédito:zsv3207/iStock)

.

Atualmente a Sarja continua a ser muito usada na confecção de todo tipo de uniformes profissionais e para isso precisa atender a exigências de resistência e proteção para o usuário durante o desempenho de suas funções. Estas exigências foram normalizadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A necessidade de altos padrões de funcionalidade nos tecidos usados para a confecção de uniformes mantém investimentos em pesquisas que resultam em constantes avanços tecnológicos em muitas áreas.

Por sua estrutura e ligamento, a sarja é um tecido resistente. Por sua composição de fibra natural de algodão, a sarja é um tecido que permite a passagem de ar entre as fibras, tem boa absorção de umidade e não provoca alergia. Estas características somadas a inovações tecnológicas resultaram em sarjas com novas qualidades.

Por exemplo: 1) as sarjas 100% algodão com proteção química contrafogo; 2) as sarjas mistas com uma pequena porcentagem de poliamida para maior liberdade de movimentos 3) e até composições mais complexas como algodão + modal + para-amida, que possui altíssima resistência à chama e ao calor, com maior flexibilidade para a liberdade de movimentos. Isso para citarmos apenas 3 exemplos.

As sarjas para uniformes são produzidas em cores mais sóbrias, como as cores para fardas e uniformes para funções executivas. Mas são produzidas também em cores vibrantes para os uniformes de funções de alto risco, ou mesmo para discriminar as diferentes funções em uma linha de produção nas indústrias.

Telma Barcellos

Na moda, os modelos feitos com sarja são variados. Muito usada na confecção de modelos do estilo casual, com sua versatilidade, a sarja também é usada em muitos outros estilos, até mesmo em um estilo mais formal como a alfaiataria.

Com isso, a sarja pode ser vista nas roupas usadas por pessoas de todas as idades, em momentos descontraídos do dia a dia, nas bermudas, calças, saias, shorts, macacões, jaquetas e vestidos, como também em ocasiões que pedem um pouco mais de formalidade, nos ternos, tailleurs, fardas e uniformes para as mais variadas funções.

Só um tecido tão versátil pode ficar muito bem tanto em um vestido quanto em fardas das forças armadas, policiais militares e de profissionais de segurança em geral.

Estrutura e Ligamento de Sarja

A estrutura da sarja possui amarrações cruzadas, assim o tecido fica com vincos diagonais. A trama torna o tecido mais resistente e proporciona uma certa elasticidade, mesmo quando tecida com fios não elásticos.

Diferença entre a padronagem do tecido comum e a padronagem da sarja (Fonte: arquivo pessoal)

O ligamento de sarja é um padrão de tecelagem que possui repetição de três ou mais fios de trama e urdume, com entrelaçamento diagonal. É justamente esse entrelaçamento diagonal que possibilita que os tecidos feitos com ligamento de sarja sejam mais resistentes e mais maleáveis ao mesmo tempo.

A lavagem dos tecidos com essa padronagem é mais difícil, porém eles se sujam menos. Os tecidos produzidos com esse ligamento são o brim, o denim, a sarja, o serge, o foulard, o surah, o tweed e a gabardina.

Gostou deste post "A origem e o uso da Sarja"?

Bom trabalho e bons negócios para todos os nossos leitores!

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok