Aplicativos de moda para trabalhar, aprender e comprar

Conheça diferentes aplicativos de moda para se manter bem informado, aprender sobre moda, combinar os looks e até desenvolver sua coleção.

Aplicativos de moda para trabalhar, aprender e comprar
(Fonte de capa: Criador: Eva-Katalin | Crédito: Getty Images Direitos autorais: Eva Katalin Kondoros)

.
Você já usou algum aplicativo no celular específico para a área de moda? Nas pesquisas de conteúdo para o blogModacad encontrei uma grande variedade de apps de moda e decidi compartilhar aqui para quem mais quiser conhecer.

Alguns destes apps são grandes aliados dos profissionais na hora de planejar e produzir coleções de moda. Outros são para o consumidor final. São os aplicativos que orientam e ajudam a escolher roupas que combinam com o seu estilo, usando a tecnologia para facilitar o processo.

Ainda encontrei mais uma categoria de apps, são os informativos. Esses interessam a quem quer saber como funciona a cadeia produtiva da moda, quais são as tendências do setor, como funcionam os negócios de moda das grandes marcas, enfim, para profissionais e consumidores que questionam e querem saber como tudo isso funciona.

blogModacad-modacad-app-responsivo-1 O Modacad é responsivo, isto é, você pode acessar em desktop, notebook, palm ou tablets. O Modacad é mobile, isto é, você pode acessar no seu celular.

app.Modacad

.
Vamos começar pelo nosso próprio aplicativo, o Modacad.

Vendemos moldes em um aplicativo, com funcionalidades de uso gratuito, úteis também para outras etapas do planejamento e criação da coleção.

O Modacad pode ajudar desde o planejamento do mapa da coleção, até as etapas de fornecimento dos moldes e riscos de corte para a produção.

Na tela de início do Modacad você tem acesso à coleção de desenhos dos modelos dos moldes disponíveis para selecionar e comprar.

blogModacad-modacad-app-tela-inicio-modelos Home do Modacad com a opção "modelos" selecionada. É só escolher qual o tipo de modelos pretende pesquisar. Calças, camisas, vestidos?

.
O acesso aos desenhos de modelo é livre para ser útil também de outras maneiras. Por exemplo, com um modelo selecionado, você pode escolher um tecido para visualizar neste desenho de modelo. Neste caso, o Modacad já direciona o usuário para os tipos de tecidos cadastrados no app que podem ser usados na confecção daquele modelo.

E você pode mais! Pode fotografar a sua seleção de amostras, os seus tecidos para pilotagem ou tecidos do seu estoque, para visualizar nos desenhos de modelos do Modacad. Cada uma das suas imagens de tecido pode ser salva com as informações técnicas e comerciais, na sua pasta "Meus Tecidos".

blogModacad-modacad-app-fotografe-e-visualize-tecidos-nos-modelos Fotografe com o celular e salve na sua pasta "meus tecidos" para usar as imagens de tecidos no dispositivo que você quiser.

.
Você pode também começar escolhendo um tecido que o Modacad seleciona todos os desenhos de modelos do app que podem ser confeccionados com ele. Sabe aquela seda que vc tem em estoque e quer cortar novos modelos para esta coleção? É só buscar e selecionar uma seda na tela e depois ir para os modelos. O Modacad reúne todas opções disponíveis de modelos de calças, blusas, camisetas e vestidos para confecção em seda. Depois de visualizar as opções, é só escolher e montar o mapa mais estratégico para estas peças na sua coleção.

blogModacad-modacad-app-escolhendo-modelos-para-um-tecido O Modacad te ajudar a escolher modelos para um tipo de tecido.

.
Depois de pesquisar para tomar suas decisões, você pode salvar os PDFs de cada modelo com a ficha técnica do tecido, concluindo etapas do seu mapa da coleção. Pode fazer isso quantas vezes quiser.

Tudo isso antes mesmo de decidir suas compras de moldes. O acesso a estes recursos é gratuito e ilimitado.

Quando chega a hora de decidir a compra de moldes, cada modelo tem variações para você fazer as escolhas que ajustam o seu molde ao shape do seu perfil de mercado.

Um modelo de calça por exemplo, está disponível com três diferentes alturas de cintura e quatro tipos de desenho nas pernas. Desta forma, é possível pedir o molde de uma calça "five pockets" flare de cintura bem baixinha para uma confecção de moda casual ou o mesmo modelo de cintura alta e pernas retas para uma confecção de uniformes.

Depois de fazer estas escolhas para pedir o molde, chega a hora de preencher as três principais medidas da manequim de provas da peça piloto.
.

blogModacad-modacad-app-medidas-moldes Você preenche as medidas que o sistema usa para selecionar a tabela de medidas para os seus moldes.

.
A proporção entre estas medidas sinaliza para o aplicativo o tipo de corpo que a tabela de medidas da sua empresa trabalha. O aplicativo vai selecionar a tabela que melhor se aproxima deste shape para desenhar seus moldes. A tabela selecionada sinaliza este tamanho base na tela e os outros 9 tamanhos disponívies para você selecionar os tamanhos que quer comprar.

Desta forma, duas confecções de moda casual comprando o molde de uma calça "five pockets" flare de cintura bem baixinha, terão moldes diferentes se as tabelas de medidas selecionadas atenderem a diferentes tipos de corpo, entre os mais ou os menos curvilíneos.

Todos os recursos do Modacad para os nossos usuários foram criados para conhecer suas preferências e as exigências de qualidade dos seus modelos. Tudo isso visa a assertividade nas provas pilotos, o padrão de qualidade na produção, e o mais importante, o sucesso nas vendas da sua coleção. Queremos mais do que fornecer moldes e riscos de corte com alto padrão de qualidade. Queremos ser parte do sucesso nas vendas de nossos clientes.
.

Continuando com nossa pesquisa de aplicativos que auxiliam na hora de produzir moda

.

blogModacad-Fashion-Design-Flat(Fonte: Google Play Store)

Fashion Design Flat Sketch
Versão Android
.
Com esse app é possível montar croquis de moda com diversas opções de modelos de blusas, vestidos, macacões, calças, entre outras peças. É uma boa opção para designers de moda iniciantes ou para profissionais que estejam procurando agilizar seu processo de criação.

É possível comprar os vetores dos desenhos que são criados no app. Cada peça de roupa disponibilizada tem várias opções de acabamentos, comprimentos, decotes, mangas, etc e você pode acrescentar acessórios e complementos em cada uma delas.
.

blogModacad-Esbocos(Fonte: Google Play Store)

Esboços de design de moda plana
Versão Android
.
Nesse app você encontra diversos esboços de roupas para baixar e desenvolver croquis. Os modelos são limitados e não existe um desenho de corpo onde você pode aplicá-los. Considerei um pouco confuso e um pouco primário para profissionais da moda.
.

blogModacad-Design-JS(Fonte: Google Play Store)

DesignJS
Versão Android
.
Entre os modelos para design de moda o DesignJS apresenta o diferencial de dar opções de tons de pele, traços do rosto e de tipos de cabelos para os croquis na opção model. É possível criar diversos modelos de roupas, colocar medidas especificas para criar cada croqui. Você tem a opção de escolher diferentes acabamentos, definir aviamentos, cortes, bolsos, mangas, alças, entre outros.
É um app interessante para profissionais de moda iniciantes.
.

blogModacad-Costufy(Fonte: Google Play Store)

Costufy
Versão Android
.
Esse app dá muitas dicas de costura, exibe workshops e é ótimo para quem quer aprender a costurar. Funciona como uma rede social também, onde você pode seguir outros usuários. Na parte dos padrões eles oferecem moldes em pdf.
.

blogModacad-Pantone(Fonte:Apple Store)

Pantone Studio
Versão IOS
.
O Pantone Studio disponibiliza uma biblioteca com mais de 10 mil cores para você criar paletas, analisar como diferentes tons se comportam em determinadas texturas, desenhos, gráficos, tecidos e superfícies 3D.

Você pode compartilhar os resultados dos testes com clientes e nas redes sociais. Além disso o app também passa informações importantes e disponibiliza artigos sobre psicologia das cores, dicas de aplicações, além de informar em primeira mão quais são as cores tendência definidas pela Pantone.
.

blogModacad-Vogue(Fonte:Apple Store)

Vogue Runway
Versão IOS
.
O aplicativo para estilistas Vogue Runway permite que você visite o arquivo de imagens da revista Vogue, uma das mais conceituadas no mercado da moda em todo o mundo. O arquivo contém fotos de passarelas, desfiles e coleções da publicação desde o ano 2000.

É possível acessar a reviews de editores e escritores da Vogue sobre cada lançamento. O Vogue Runway também envia lembretes de novos desfiles e dá acesso à cobertura estendida dos grandes eventos da moda, incluindo informações sobre os bastidores e detalhes da criação de peças segundo seus idealizadores.
.

blogModacad-LookBook2(Fonte: Google Play Store)

Look Book
Versão Android
Versão IOS
.
O aplicativo Look Book reúne looks criados por estilistas de grandes marcas e também criados por profissionais independentes, que estão entrando agora no mercado.

É possível acessar perfis com diferentes composições, fazendo combinações inusitadas de peças e mostrando como é o caimento de determinada roupa.

O Lookbook é muito bom como fonte de informação sobre tendências e novidades para quem busca inspiração para criar coleções de moda.

Agora aplicativos para quem ama moda e quer saber como usar e combinar seus looks:

.

bloModacad-closetspace(Fonte:Apple Store)

ClosetSpace
Versão Android
Versão IOS
.
O ClosetSpace usa a tecnologia para combinar estilos de acordo com os itens que já existem no seu guarda-roupa. Você preencha as informações com fotos de sapatos, camisetas, acessórios, entre outros.

Tudo o que for colocado deve ter tags, que podem envolver marca, tamanho, cor, preço, etc. Também é possível falar sobre como é o clima de onde você está e o app indicará quais peças são ideais para esse dia. Também é possível usar um calendário com planejamento de looks.
.

blogModacad-chicisimo(Fonte:Apple Store)

Chicisimo
Versão Android
Versão IOS
.
Amei esse app, logo quando você abre ele te faz algumas perguntas sobre qual o seu objetivo com o app, o que você acha do seu guarda roupas e quantos anos você tem. Depois te apresenta algumas peças e questiona quais peças são semelhantes as que você já tem. O objetivo do app é ajudar a combinar looks e apresentar possibilidades com peças parecidas com as que você já tem. Ele mostra inspirações com looks semelhantes e você pode fotografar suas roupas e inserir no app. Um dos apps que mais gostei.
.

blogModacad-stylicious(Fonte: Google Play Store)

Stylicious
Versão Android
Versão IOS
.
O Stylicious é muito interessante e é um dos meus sonhos de consumo desde criança. Quando eu assisti o filme Patricinhas de Bervely Hills o meu sonho era ter algo semelhante para me ajudar a escolher as roupas. E nesse app é possível registrar suas roupas com informações básicas para criar um closet virtual que te ajuda a fazer combinações. Também é possível comprar roupas através desse app mas não tem lojas brasileiras lá. É possível programar e registrar os looks que você usou em cada dia no calendário.
.

blogModacad-URstyle(Fonte:Apple Store)

URStyle
Versão Android
Versão IOS
.
Esse app une as dicas de estilo as compras. Ele reune as suas listas de desejos de vários sites e possibilita que você visualize se as peças que você quer combinam umas com as outras ou com o que você já tem no guarda-roupa. Uma ferramenta interessante para auxiliar na hora de fazer compras inteligentes e que podem ser bem aproveitadas.

Aplicativos de compras/trocas

.

blogModacad-roupa-livre(Fonte: Google Play Store)

Roupa Livre
Versão Android
Versão IOS
.
O Roupa livre permite que você coloque suas roupas disponíveis para trocar com outros usuários que também disponibilizem suas roupas. É uma espécie de Tinder das roupas. Achei criativo e super útil, principalmente nesses tempos em que os encontros de trocas não podem acontecer.
.

blogModacad-enjoei(Fonte:Apple Store)

.
Enjoei
Versão Android
Versão IOS
Enjoei é um aplicativo de compra e venda de produtos. Você pode disponibilizar roupas, acessórios e sapatos que não quer mais e comprar de outras pessoas também. Tem as abas para venda, troca e compra das peças. O app fica com 50% do valor das transações.
.

blogModacad-dafiti(Fonte:Apple Store)

Dafiti
Versão Android
Versão IOS
.
O aplicativo da Dafiti é uma ferramenta do Market Place, é bom para quem quer ficar por dentro das novidades e promoções da loja online, algumas delas exclusivas para usuários do app. O aplicativo é bem organizado e tem menus que categorizam os produtos e tornam a visualização e as compras bem práticas para o usuário.

Aplicativos que dão informação sobre moda

.

blogModacad-Moda-Livre(Fonte: Google Play Store)

Moda Livre
Versão Android
Versão IOS
.
O Moda Livre é ótimo para se informar antes de realizar compras. Ele reune informações sobre marcas de moda em relação as condições de trabalho, tipos de materiais, políticas de descarte de resíduos e apresenta esses dados para os consumidores.

Você pode verificar se a marca de roupas que você gosta está com sinal verde, amarelo e vermelho em relação a sustentabilidade, políticas sociais e ambientais. Vale a pena conferir. Infelizmente apenas grandes marcas estão disponíveis no app, mas já é um grande passo.
.

blogModacad-Moda-Magazine (Fonte: Google Play Store)

Moda Magazine
.
Versão Android
Para quem produz conteúdo de moda assim como eu o Moda Magazine é excelente porque reune artigos das principais revistas de moda. É uma ótima forma de ficar informada sobre o que acontece no universo fashion.

Gostou deste post sobre "Aplicativos de moda para criar, experimentar e para aprender"?

Leia também o outros posts da série "Digital x Presencial - Os novos rumos dos eventos de moda" e "Omnichannel x Market place x e commerce próprio - novos rumos da moda durante e depois da pandemia" .

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.