Como surgem as tendências de moda
(Foto de capa: Fonte Michon Schur Fall Show 2007: Nova York/Autor: Peter Duhon da cidade de Nova York, EUA)
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Quem trabalha com moda com certeza convive diariamente com a palavra tendência. Tendências são as inspirações que as empresas usam para desenvolver produtos desejados pelos consumidores, portanto, produtos com maior chance de alcançar bons índices de vendas.
Podemos identificar como tendência um padrão de comportamento causado por algo que inspira uma pessoa a querer se tornar parte do que é apresentado a ela.
Um exemplo antigo deste tipo de fenomeno, mas que ainda é muito frequente, são os lançamentos de tendências de roupas, acessórios, cortes de cabelo ou maquiagem usados por personagens de novela no Brasil se tornarem recordes de vendas.
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"Os espectadores querem usar roupas, acessórios, cabelo ou maquiagem iguais aos figurinos dos personagens com os quais se identificam, aqueles que sentem como semelhantes e também iguais ao oposto, isto é, iguais aos figurinos dos personagens radicalmente diferentes, mas cuja trama realiza os desejos muitas vezes inatingíveis na vida de cada espectador.
Enfim, de uma forma ou de outra, incorporar ítens do figurino de um personagem é uma forma de se tornar parte de algo que o consumidor deseja, independente das suas chances de realizar esse desejo na vida real."
Este é caso de aulas de dança do ventre se tornarem um sucesso inédito porque Jade, a personagem principal da novela "O Clone" é uma dançarina do ventre. A identificação com esta personagem foi tão forte que a maquiagem usada pela atriz Giovana Antoneli, intérprete da personagem, também foi um sucesso de uso pelo público.
No entanto tendências que se tornam moda não se limitam a roupas e comportamentos lançados por influenciadores ou artistas.
"Afinal a criação e produção das linhas de produtos antecedem ao seu lançamento.
Em outras palavras, identificar tendências promissoras é crucial para orientar a própria criação dos produtos e comportamentos campeões de vendas."
Os estudos usados para identificar as tendências de cada estação são baseados na observação de diversos fatores.
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"Um deles é o comportamento de personalidades que se tornam públicas pela relevância de suas vidas para a humanidade. Pessoas como artistas, cientistas e ativistas que impactam o mundo com suas obras e atividades.
E também o comportamento de digital influencers e profissionais formadores de opinião que identificam para o grande público a relevância dos avanços e retrocessos no mundo."
São também fatores observados para a identificação de tendências para a moda as inovações e lançamentos de outras áreas como design de objetos, arquitetura, música, e tecnologia.
O tráfego de conteúdos com grande audiência na internet também é uma fonte observada na identificação do que pode se tornar um hit de moda e até mesmo de mudança no estilo de vida das pessoas.
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Um exemplo interessante de identificação de tendências aplicados na produção de matéria prima para produtos é o trabalho da Pantone com as cores.
Baseada na observação e estudo destes de outros fatores ela lança suas cartelas de cor para a moda e também para outras áreas do design de objetos, arquitetura, editoração etc. Dentro deste trabalho ela também identifica as tendências mais promissoras para as cores que serão destaque a cada ano.
O Pantone se consolidou como referência para a produção de pigmentos por causa dos seus índices de assertividade. Seus estudos de fatores para identificar tendências levam em consideração lançamentos da moda, acontecimentos, avanços tecnológicos, movimentos culturais, etc. Se quiser saber mais sobre a Pantone nós fizemos um texto mostrando como funciona o processo O sistema Pantone e sua influência na moda.
Isso mostra que a identificação de tendências é objeto de investigação para todas as áreas de produção. Portanto, é um trabalho que identifica diferentes tipos de tendências, que podem estar ligadas a questões culturais de cada país ou a questões que envolvem todo o mundo.
No universo fashion é comum usarmos dois termos para definir os dois principais tipos de tendência: Macrotendências e Microtendências.
Macrotendências
Macrotendências ou tendências de fundo exercem influência sobre a sociedade por grandes períodos de tempo, chegando até mesmo a décadas em alguns casos.
O jeans é um dos exemplos mais clássicos de macrotendência (Fonte: LaylaBird)
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Macrotendências são identificadas em movimentos socioculturais que indicam mudança de hábitos e comportamentos, novas linhas de pensamento e dentro de tudo isso, novas maneiras de consumir.
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Dentro das macros, se encaixam a tendência de permanência dos clássicos. Eles demoram a sair de moda, então passam por releituras e atualizações a cada nova temporada, como por exemplo o jeans e a alfaiataria.
Microtendências
Ao contrário das macros, as microtendências são passageiras, de ciclo curto, são consideradas uma febre momentânea. Nas micros, se encaixam os modismos, que vendem muito em bem pouco tempo, o que é bastante lucrativo. São produtos inspirados em acontecimentos marcantes, novidades, sucessos do cinema, da música, etc.
Me lembro que uma personagem da novela Uga Uga, a Bionda, usava um acessório dourado no cabelo que se tornou uma febre entre as adolescentes no Brasil inteiro. Mas esse sucesso todo só durou o tempo em que a novela esteve no ar. Um exemplo perfeito de microtendência bem aproveitado por quem soube identifica-la.
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O ciclo do lançamento das tendências, que vai sinalizar seu real potencial no mercado, começa com inovadores, pessoas que experimentam e testam novidades no mundo da moda. São formadores de opinião, celebridades ou influenciadores que usam essas roupas e acessórios e o seu comportamento divulga a experiência que estas novidades proporcionam.
Um caso super recente e que tem movimentado o Brasil é o BBB, o reality show da rede Globo. O programa que vinha perdendo público nas últimas edições convidou digital influencers para integrarem o elenco da casa. O batom usado por Rafa Kalliman, uma das influencers convidadas, chamou tanta atenção que esgotou no site de vendas, chegando a congestionar o acesso ao ecommerce da empresa.
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Em seguida essas novidades do universo fashion se tornam objeto de desejo da grande massa e após a sua popularização, esse sucesso começar a perder sua força até acabar.
Em alguns casos as tendências voltam renovadas como as cores neon que fizeram sucesso nos anos 90, sumiram e voltaram com força total em 2020 .
Como surgem as tendências de moda?
Grande parte das tendências de moda são lançadas pelas grandes grifes que por sua vez inspiram as marcas menores. Isso acontece porque essas marcas investem em identificar antes do mercado as tendências com maiores chances de fazer sucesso real no mercado. Uma das formas de verificar o potencial de uma tendência é apresentar essa tendência de forma conceitual em seus desfiles.
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Geralmente os desfiles apresentam as tendências de forma mais conceitual (Fonte: webphotographeer)
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Daí em diante, o conceito é desmembrado em vários produtos, na teoria conhecida como trickle down que coloca a alta costura no topo dessa pirâmide de influência.
A segunda forma de identificar tendências com potencial de sucesso no mercado é definida como teoria de ebulição, também denominada bubble-up. Neste processo, o inverso é verdadeiro, isto é, as tendências surgem nas ruas, com inspirações tiradas do vestuário e estilo de vida de pessoas comuns.
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Muitas tendências são inspiradas na moda das ruas (Fonte: Cecilie_Arcurs / shumskaya / Deagreez)
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Isso faz com que o streetstyle seja a referência e inspiração para muitos criadores de produtos. E pelo que podemos perceber, isso é o que mais acontece. A inspiração das principais tendências que vemos em muitas coleções vêm das ruas.
A terceira teoria é o trickle-across. De acordo com essa teoria as tendências se espalham de forma horizontal. Ou seja, a moda nasce de diversos segmentos, de diferentes classes sociais.
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A mistura de roupas e acessórios conceituais com o street style é chamado Trickle Across (Fonte: JNemchinova / Deagreez / Massonstock)
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Ela funciona como uma união de referências do Street style e dos conceitos apresentados pelas grandes grifes. Com a internet ambas as referencias chegam simultaneamente ao consumidor através das mídias digitais, principalmente das redes sociais, com os famosos influenciadores digitais.
Uma coisa é comum à todas as tendências identificadas, independente da sua origem e processo, elas geralmente passam pelas seguintes etapas:
lançamento, consenso, aceitação, consumo, cópia, massificação e desgaste.
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