Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Sistema Pantone e sua influência na moda

Todos os anos a Pantone anuncia a cor do ano e o mundo da moda e do design entra em alvoroço. São muitas inspirações e a escolha é feita após a análise de diversas tendências percebidas pelo sistema. A companhia completa esse ano 57 anos e é a maior referência do setor no mundo inteiro. Mas por que o Pantone se tornou autoridade em cores?

blogModacad-Pantone-cordoanoCoralLiving Objetos e imagens no tom Living Coral, a cor do ano de 2019

Criado por Lawrence Herbert, o sistema de cores Pantone, apresenta todos os anos um manual de cores identificadas por números. A ideia surgiu quando Herbert notou a dificuldade de designers, publicitários e profissionais da área gráfica identificarem as cores exatas que necessitavam em algum trabalho. As númerações definem as cores em seus variados matizes, o que colabora para que exista um padrão, trazendo excelência ao design e mais precisão nas impressões. Assim, em 1963, surgia o primeiro Guia PMS, composto por 10 cores.

blogModacad-pantone-vers-ovintage Cartela Pantone de 1963

.
Apesar de ser a mais conceituada empresa no setor, a Pantone não foi a primeira linguagem padronizada de cores. Anteriormente, empresas como RAL ou Munsell System criaram padronizações, porém, não obtiveram tanto destaque e disseminação no mercado.

No entanto, apenas nos anos 2000, o sistema de combinações de cores Pantone se tornou um padrão internacional definitivo. A marca padronizada é a mais usada em todos os países, exceto no Japão.

blogModacad-Pantone-cadeiras Cadeiras da linha Pantone

.
Essa conquista foi realizada através de ações de Marketing e também da ampliação da área de atuação da empresa. A marca detem diversas empresas além da Pantone Color Institute, como os Hotéis Pantone, Cafés, produtos licenciados como maquiagens, canecas, além de parcerias estratégicas com a indústria cinematográfica, como por exemplo, a criação da cor Amarelo Minion para caracterizar um personagem que se tornaria conhecido mundialmente, (Meu Malvado Favorito).

blogModacad-pantone-amarelominion O tom Amarelo Minion

.
Pantone e a Moda

Em cada temporada o Pantone Color Institute indica as percepções e tendências de cores que serão mais relevantes no mercado de design industrial de produtos em geral, como por exemplo o design automobilístico, mobiliário e muito mais. Especialmente para o universo da moda, ela realiza a pesquisa Pantone Fashion Colors Trends Report (FCR). Essa seleção de cores apresentada para o mundo da moda é feita principalmente observando as cores mais presentes nos desfiles de um dos principais eventos de moda do mundo, o NY Fashion Week, que mostra as tendências de cores das coleções para o ano seguinte.

blogModacad-Pantone-Fashion-Color-Trend-Report-New-York-Spring-Summer-2019-Article-Mobile Recortes do Lançamento da Cartela Pantone de 2019 após o NY Fashion Week

.
Por sua vez, as tendências identificadas para o mundo da moda afetam também as inspirações para o design de forma geral. Assim essa pesquisa também se torna um mapa para os profissionais de outras áreas do design orientarem suas criações, como por exemplo, nas áreas de design gráfico, de objetos, acessórios, etc.

blogModacad-Pantone-livingcoral Roupas nos desfiles nos tons Coral Living

Como nós já publicamos quando ela foi lançada, a cor Pantone para o ano de 2019 é o Living Coral. Esta é a aposta da Pantone para colorir as novidades da moda, beleza, design de objetos, de ambientes e de muitos outros segmentos que se orientam pelo Sistema Pantone. Segundo a Pantone, esta cor "é um animado tom de laranja com um fundo dourado". As inspirações para esta criação vieram dos recifes de corais.

blogModacad-Pantone-coresprimaveraverao Todos os tons da tabela Pantone 2019

Os cenários mudam de acordo com os acontecimentos da época, lançamentos, personalidades que se destacam e não se limitam apenas à cor do ano. Cada temporada tem cores bem específicas.

blogModacad-Pantone-Corescl-ssicas
.
Por exemplo, as cores escolhidas para a Primavera/Verão de 2019 refletem o futuro, a forma como as pessoas tem demonstrado encarar a vida. Por isso foram escolhidas cores fortes, que remetem ao empoderamento, confiança e pró-atividade. São cores lúdicas em tons alegres que despertam a criatividade. Para cada temporada são destacadas 12 cores principais, mais as cores neutras e clássicas reeditadas.

Gostou do nosso post sobre a escala Pantone? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.