Sistema Pantone e sua influência na moda
Criada por Lawrence Herbert, a escala Pantone é um manual de cores identificadas por números, para orientar a precisão das reproduções no design de moda, comunicação e desenho industrial. Anualmente são lançadas cores para o design de moda, baseadas em estudos de tendências de comportamento
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Todos os anos a Pantone anuncia a cor do ano e o mundo da moda e do design entra em alvoroço. São muitas inspirações e a escolha é feita após a análise de diversas tendências percebidas pelo sistema. A companhia completa esse ano 57 anos e é a maior referência do setor no mundo inteiro. Mas por que o Pantone se tornou autoridade em cores?
Criado por Lawrence Herbert, o sistema de cores Pantone, apresenta todos os anos um manual de cores identificadas por números. A ideia surgiu quando Herbert notou a dificuldade de designers, publicitários e profissionais da área gráfica identificarem as cores exatas que necessitavam em algum trabalho. As númerações definem as cores em seus variados matizes, o que colabora para que exista um padrão, trazendo excelência ao design e mais precisão nas impressões. Assim, em 1963, surgia o primeiro Guia PMS, composto por 10 cores.
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(Crédito: Sistema Munsell/wikimedia commons)
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Apesar de ser a mais conceituada empresa no setor, a Pantone não foi a primeira linguagem padronizada de cores. Anteriormente, empresas como RAL ou Munsell System criaram padronizações, porém, não obtiveram tanto destaque e disseminação no mercado.
No entanto, apenas nos anos 2000, o sistema de combinações de cores Pantone se tornou um padrão internacional definitivo. A marca padronizada é a mais usada em todos os países, exceto no Japão.
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O tom amarelo dos minions foi definida como uma cor Pantone (Imagem de flockine por Pixabay)
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Essa conquista foi realizada através de ações de Marketing e também da ampliação da área de atuação da empresa. A marca detem diversas empresas além da Pantone Color Institute, como os Hotéis Pantone, Cafés, produtos licenciados como maquiagens, canecas, além de parcerias estratégicas com a indústria cinematográfica, como por exemplo, a criação da cor Amarelo Minion para caracterizar um personagem que se tornaria conhecido mundialmente, (Meu Malvado Favorito).
Pantone e a Moda
Em cada temporada o Pantone Color Institute indica as percepções e tendências de cores que serão mais relevantes no mercado de design industrial de produtos em geral, como por exemplo o design automobilístico, mobiliário e muito mais. Especialmente para o universo da moda, ela realiza a pesquisa Pantone Fashion Colors Trends Report (FCR). Essa seleção de cores apresentada para o mundo da moda é feita principalmente observando as cores mais presentes nos desfiles de um dos principais eventos de moda do mundo, o NY Fashion Week, que mostra as tendências de cores das coleções para o ano seguinte.
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(Crédito:Eva-Katalin/iStock)
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Por sua vez, as tendências identificadas para o mundo da moda afetam também as inspirações para o design de forma geral. Assim essa pesquisa também se torna um mapa para os profissionais de outras áreas do design orientarem suas criações, como por exemplo, nas áreas de design gráfico, de objetos, acessórios, etc.
Como nós já publicamos quando ela foi lançada, a cor Pantone para o ano de 2019 é o Living Coral. Esta é a aposta da Pantone para colorir as novidades da moda, beleza, design de objetos, de ambientes e de muitos outros segmentos que se orientam pelo Sistema Pantone. Segundo a Pantone, esta cor "é um animado tom de laranja com um fundo dourado". As inspirações para esta criação vieram dos recifes de corais.
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(Crédito:Dannko/iStock)
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Os cenários mudam de acordo com os acontecimentos da época, lançamentos, personalidades que se destacam e não se limitam apenas à cor do ano. Cada temporada tem cores bem específicas.
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(Crédito: Nuancier Pantone Fonte: Arquivos personnelles {{GFDL}} {{cc-by-sa-2.0}})
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Por exemplo, as cores escolhidas para a Primavera/Verão de 2019 refletem o futuro, a forma como as pessoas tem demonstrado encarar a vida. Por isso foram escolhidas cores fortes, que remetem ao empoderamento, confiança e pró-atividade. São cores lúdicas em tons alegres que despertam a criatividade. Para cada temporada são destacadas 12 cores principais, mais as cores neutras e clássicas reeditadas.
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