Comfy, um mix de conforto e estilo

O isolamento social deu um grande destaque às roupas mais simples e confortáveis. A obrigação de ficar em casa fez com que o dresscode profissional mudasse de cara. Até mesmo em reuniões de trabalho muitas pessoas não se importaram em estar com as "roupas de ficar em casa".

Esse estilo de roupa também tem sido mais usado por influencers, artistas e celebridades, que ficaram ainda mais em evidência na mídia digital por causa da quarentena. Isso também pode ter influenciado a forma como as pessoas estão encarando a forma de se vestir neste momento.

E quando o período do isolamento social passar? Será que esse estilo realmente veio para ficar? As roupas mais despojadas vão ganhar mais espaço após o fim desse período?

É possível adaptar o estilo Comfy para os ambientes de trabalho? Ou o dresscode do ambiente profissional será retomado assim que as pessoas voltarem a frequentar as empresas?

O estilo Comfy ganhou força com o período de isolamento social (Fonte: iStock)

Acho difícil que a formalidade em ambientes profissionais mude assim tão depressa. No entanto, mesmo antes do isolamento social, o conforto na hora de se vestir já estava na moda! Essa novidade já tem até nome: Comfy.

O conceito desse estilo diz que não é necessário usar salto alto e roupas formais para estar elegante. O Comfy é ideal para quem precisa estar bem vestida e não quer abrir mão de se sentir confortável.

O principal ingrediente do sucesso do estilo comfy é sua versatilidade. Ele pode ser usado em eventos casuais, festas simples, passeios, mas com a produção certa, pode ficar adequado ao ambiente de trabalho também. Por tudo isso, podemos dizer que o estilo Comfy é casual, esportivo e também urbano, o que inclui muitos tipos de eventos e ambientes.

Para compor looks mais descolados para eventos mais sofisticados ou profissionais, a receita é combinar peças confortáveis e despojadas com peças elegantes do dress code formal. Como por exemplo, looks com moletons e calças jogger combinando com sandálias elegantes e acessórios sofisticados, maquiagem e penteados elaborados.

Ou calças jogger e tênis com blusas de seda e jóias, com penteado e maquiagem despojadas. Vale tudo, desde que a receita seja misturar formalidade com informalidade e conforto.

Claro que roupas confortáveis exigem tecidos agradáveis ao toque na pele, à temperatura ambiente e flexíveis aos movimentos. Por isso os tecidos mais usados no estilo Comfy são o algodão, o moletom, a seda, o jeans, malhas, sarjas e a lã.

Os tecidos das roupas estilo Comfy normalmente são lisos, em cores e tons mais neutros. Dificilmente têm algum tipo de estampa.

Cortes mais retos e volumes soltos são outra marca dos modelos de roupas desse estilo. Os modelos são discretos, com alguns detalhes que remetem a um estilo mais minimalista.

Composições de looks comfy usam sobreposições despretensiosas. Casacos de moletom e jaquetas de malha por cima de camisetas em dias mais frios e até mesmo casacos amarrados na cintura em dias mais quentes, só para compor o look.

Mas afinal, quais são as peças de roupas que compõem o Comfy? Para montar looks com esse estilo existem algumas peças chave:

Calças jogger

As calças jogger são confortáveis, versáteis e pode se dizer que são as favoritas de quem usa o estilo Comfy.

Look monocromático com calça jogger (Crédito:Deagreez/iStock)

Estas calças são um ícone nos aerolooks, lokks para viagens, que garantem conforto no trajeto e estilo para estar bem vestida nos aeroportos.

As calças jogger são confeccionadas em moletom, linho, sarja ou algodão.

Calças Jeans

A calça jeans, além de ser uma peça coringa que combina com quase todos os estilos de looks, é confortável e por isso, também é muito usada no estilo comfy.

Saias e vestidos

As saias e vestidos longos, e também os de comprimento midi, são ótimos nos looks para eventos profissionais ou sociais que não exijam dresscode formal.

Saias confortáveis fazem parte desse estilo (Crédito:maaram/iStock)

Estas saias e vestidos geralmente são feitos de tecidos mais leves, ideais para os volumes soltos destes modelos.

Croppeds

Nos looks Comfy mais ousados e descolados, os croppeds, aquelas blusas curtas, são presença garantida.

Conjunto cropped e shorts (Crédito:ozgurdonmaz/iStock)

Vão bem em qualquer combinação, seja com shorts, calças ou saias. Entre os grandes hits da estação está o cropped de moletom.

Roupas de Moletom

Todos os modelos de agasalhos de moletons fazem parte do estilo comfy e atualmente os modelos cropped estão em alta. Esse estilo usa tanto os novos modelos de moletons abertos na frente com mangas bufantes por exemplo, conjuntos de calça e casaco, quanto os modelos de agasalhos mais tradicionais fechados ou abertos na frente.

Moletom é presença garantida em muitos looks Comfy (Fonte: Deagreez)

Em muitos looks os moletons mais compridos dão um charme a mais quando combinados com shorts curtos. Além disso, este modelo de moletom pode ser usado até mesmo em eventos sociais com dress code formal, como já falamos no nosso texto "Vamos falar de moletom?".

É possível dizer do moletom, que tanto o tecido quanto os modelos, são as roupas mais usadas no estilo comfy. E a versatilidade desta malha garante que este estilo possa sobreviver em qualquer estação.

No inverno, os moletons tricotados em gramaturas mais pesadas, com fleupa, protegem contra o frio. No verão o moletim tricotado em gramaturas mais leves é um excelente isolante térmico para o calor.

Agasalhos de Tricô

Assim como os agasalhos de moletom, os agasalhos feitos de tricô dão um charme às composições de estilo comfy.

O charme das peças de tricô fazem parte do estilo Comfy (Crédito:alexandr_1958)

As peças de tricô, além de confortáveis, são muito bonitas e fáceis de combinar. Elas têm também a versatilidade do moletom para sobreviver a qualquer estação.

Tricotadas com fios de lã ou de algodão de espessura e gramatura pesada protegem contra o frio. Quando tricotadas com fios de espessura e gramatura mais leve, são um excelente isolante térmico para o calor.

Regatas

As regatas são as vedetes dos looks Comfy no verão. 100% descontraídas e informais, elas representam muito bem a identidade deste estilo.

(Crédito:Nomad/iStock)

No estilo Comfy, as regatas misturadas com peças do dress code formal, ganham mais versatilidade para estar presente em tipos de eventos e ambientes onde eram muito pouco usadas.

T-shirts

Claro que em looks confortáveis não poderiam faltar as t-shirts. Elas compõem grande parte dos looks Comfy por sua versatilidade de combinar com diversas roupas.

No estilo comfy elas podem ser mais largas, curtas, e algumas vezes são usadas com um nó na frente ou na lateral da barra da t-shirt.

Tênis, rasteirinhas, sapatilhas, flatform

Em looks Comfy, os calçados também devem ser confortáveis. Por isso os mais usados são os tênis, sapatilhas, sapatos sem salto e flatforms.

Os flatforms são calçados, sandálias ou sapatos, que têm salto plataforma. Estilo da famosa sandália que foi usada por Manu Gavassi no BBB e viralizou.

As rasteirinhas são muito usadas para compor os looks Comfy (Crédito: miljko)

Gostou deste post sobre "Comfy - um misto de conforto e estilo"?

Bom trabalho e bons negócios para todos os nossos leitores!

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok