Macro tendências Outono Inverno 2024 - os consumidores

O que pode nos ajudar a conquistar sucesso nos investimentos em negócios de moda? Como o conhecimento dos perfis de consumidor pode orientar a criação de produtos campeões de venda e de soluções para os desafios da produção às vendas nos negócios de moda?

Macro tendências Outono Inverno 2024 - os consumidores
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Uma crescente mobilidade nas tendências de comportamento nos leva a algumas questões quando buscamos orientar nossas decisões de investimento em negócios de moda pelas pesquisas publicadas.

Macro tendências... por onde começar esta reflexão para criar uma nova coleção? Pelo viés da produção com todos os novos desafios do esgotamento da cadeia de abastecimento e da alta de custos da distribuição ao redor do mundo? Ou pelo viés dos novos desafios da cadeia de vendas, do atacado ao varejo, neste mercado híbrido, que cada vez mais mistura o mundo real com o mundo digital?

O que pode nos ajudar mais a conquistar sucesso nos investimentos em negócios de moda, neste complexo momento do mercado? Especialmente complexo para o mercado de moda?

Penso que neste momento, com o primeiro ano pós pandemia ainda incompleto, a resposta para esta pergunta é conhecer primeiro como anda a cabeça do nosso público consumidor. Dentro do contexto social e econômico deste momento, quais são as suas necessidades e seus desejos?

Como este conhecimento dos perfis de publico consumidor pode orientar tanto a criação de produtos campeões de venda, quanto a busca de soluções para os desafios da produção às vendas nos negócios de moda?

Neste texto vamos buscar juntos as respostas para estas perguntas.

Os novos perfis de público consumidor

WGSN

Você vai comprovar que não é difícil se sentir pessoalmente conectado com a maioria dos sentimentos que identificam os 4 perfis de público consumidor definidos pela agência de tendências WGSN.

Perfil 1 - Os neo niilistas

O sentimento que identifica este perfil de consumidor é "a aversão à volatilidade do mundo atual". A reação a este sentimento é buscar a felicidade e o sentido da vida longe do convencional neste novo mundo não aceito pelos neo niilistas.

Segundo a agência WGSN os neo niilistas são contemplativos e inconformados. São pensadores alternativos em busca de um propósito.

Exaustos de um mundo de incertezas, onde nada permanece estável por pelo menos algum tempo, reagem procurando se desconectar da pressão dos problemas globais, para encontrar sentido e satisfação em suas próprias vidas e assim, encontrar as condições pessoais para criar suas próprias regras e definir novas realidades com métricas de sucesso e felicidade diferentes daquelas que a sociedade demanda.

Como interagir com os neo niilistas? Para conectar sua atenção, é preciso conhecer mais do que os assuntos de seu interesse. É preciso incorporar um pouco da atitude criativa e especulativa destes out siders interessados em assuntos distópicos como por exemplo a cultura do caos, a possibilidade do capitalismo regenerativo ou a ficção hopepunk.

O entretenimento com games e até o uso de substâncias psicodélicas também pode ser encarado pelos neo niilistas como uma forma de se restaurar da atual volatilidade do mundo que eles consideram tão nociva.

De forma bem literal, pense os neo niilistas como aqueles outsiders "modo goblin", maratonando uma série de 20 temporadas num fim de semana, capazes de ficar sem trocar de roupas por dias seguidos e que podem até considerar sacos de salgadinhos uma alimentação satisfatória.

Os neo niilistas se comunicam pelas DeSo - redes sociais descentralizadas, em comunidades tokenizadas. São uma das faces da juventude preocupada com a inflação e com a alta do custo de vida. São desiludidos com a democracia, preocupados com a crise climática e acreditam que todas estas preocupações afetam sua rotina diária.

Segundo a WGSN...

"Honestidade, autenticidade e humor serão as melhores ferramentas para ganhar a confiança dos neo niilistas, que não querem sentir que foram convencidos por ideias alheias."

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Perfil 2 - Os Redutores

O sentimento que identifica este perfil de consumidor é a escolha por tudo o que estabelece laços com a comunidade e com o mundo real, em detrimento da busca por algo cada vez maior, melhor e mais rápido, conquistado pelo avanço da tecnologia.

A reação a este sentimento é o compromisso com a consciência de que cada escolha de consumo causa um impacto concreto no mundo. Por isso, os redutores baseiam o seu consumo na crença de que o crescimento econômico deve priorizar as pessoas e o planeta.

Eles ainda querem desfrutar da conveniência dos serviços de entrega e assinatura adotados a partir da pandemia, mas sem abrir mão da ética e da sustentabilidade. Por isso, buscam serviços prestados por trabalhadores bem pagos por modelos de negócio justos e produtos de empresas com responsabilidade social e ambiental.

Segundo a agência WGSN os redutores são ocupados e movidos por um propósito. A sua busca por conexão é o foco da sua atuação na comunidade.

Como interagir com os redutores? Eles agem segundo os princípios de integridade e gentileza e esperam o mesmo de você. São altruístas, têm empatia, compaixão e compromisso com o bem estar alheio.

De forma bem literal, pense os redutores como consumidores de produtos e serviços de negócios éticos que revertem parte de suas receitas para a comunidade local, ou para benefício de seus funcionários, ou até mesmo para beneficiar as comunidades das atividades extrativistas da sua cadeia de abastecimento.

Os redutores rejeitam o consumo em excesso e são aquelas pessoas que continuam a comprar do comércio local, mesmo depois da pandemia, para apoiar a atividade produtiva da comunidade.

Segundo a WGSN...

"Os redutores priorizam a conexão, seja por meio do toque humano na prestação do serviço ou do toque emocional da narrativa. Eles também precisam ter certeza de que os valores da sua marca são os mesmos que os deles."
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Perfil 3 - Os Protetores do tempo

O sentimento que identifica este perfil de consumidor é o de que o tempo tem um valor precioso e que por isso não deve ser gasto, mas investido em experiências que tornem a vida mais rica.

A reação a este sentimento é não aceitar ser pressionado pelo tempo, mas mantê-lo sempre a serviço de si mesmo.

Segundo a WGSN, os protetores do tempo são equilibrados, priorizam o prazer, não ligam para a idade e seu objetivo de enriquecimento é pessoal ao invés de material.

São pessoas que não orientam suas escolhas por rótulos sociais. Fazem amizades mais baseadas em interesses comuns do que em fatores como a faixa etária por exemplo.

A qualidade das experiências que suas escolhas de consumo proporcionam é sempre mais importante do que a quantidade. Os protetores do tempo estão mais interessados em acumular memórias do que bens materiais.

Conscientes também do valor monetário do tempo, gastam em coisas para poupa-lo e com certeza vão evitar as coisas que podem gasta-lo.

Como interagir com os protetores do tempo? Criando ofertas de valor para dar mais tempo livre aos seus consumidores. Por exemplo, os modelos de negócios com oferta de produtos ou serviços casados, em que o tempo investido em um só processo de busca e decisão seja suficiente para resolver dois ou mais problemas.

De forma bem literal, pense os protetores do tempo como pessoas que fazem das suas tarefas experiências. Cozinham sem pressa, se concentram na leitura de textos longos, dedicam atenção de qualidade a tudo o que fazem. E também pense neles como aquelas pessoas que investem tempo em "não tarefas", como por exemplo, relaxar ao ar livre nos dias da semana dedicados a não trabalhar.

Segundo a WGSN...

"Os protetores do tempo querem liberdade e flexibilidade para viverem suas vidas ao máximo, além de querer também coisas que vão agregar valor."
Foto de L'Odyssée Belle na Unsplash

Perfil 4 - Os Pioneiros

O sentimento que identifica este perfil de consumidor é a aversão à mesmice e o desejo por mudanças e novas ideias. A reação a este sentimento é o propósito de liderar e de causar impacto na vida de todos, se envolvendo com a criação de soluções que facilitem a vida das pessoas de todas as idades e capacidades.

Segundo a WGSN, os pioneiros são empreendedores, são intensos, gostam de assumir riscos e estão sempre em busca de uma inspiração.

Transitando com muita naturalidade entre o mundo real e o mundo digital, essas pessoas podem ser pensadores e especialistas em tecnologia, envolvidos na criação de mundos híbridos como as cidades inteligentes no mundo real ou de espaços mais seguros no mundo digital do metatarso por exemplo.

Mas para os pioneiros o propósito é mais importante do que a plataforma, por isso podem partir de uma experiência bem sucedida com as pessoas no mundo digital para abrir uma loja física ou de uma experiência bem sucedida com as pessoas no mundo físico para criar uma loja digital. O objetivo é agregar valor à vida das pessoas seja em que formato for.

Como interagir com os redutores? Criando soluções que melhorem o mundo, como produtos e serviços personalizados, feitos pra durarem mais ou produtos e serviços com um design universal mais inclusivo, capazes de beneficiar todos os tipos usuários.

De forma bem literal, pense os pioneiros como pessoas usuárias das DeSo - redes sociais descentralizadas com gestão independente de seus conteúdos. Pessoas que interagem com naturalidade com a cadeia produtiva de um produto por meio dos gêmeos digitais, enfim, pessoas que usam as ferramentas digitais com propósitos muito objetivos para melhorar o mundo e a vida das pessoas.

Um exemplo citado pela WGSN para ilustrar o perfil de atitude dos pioneiros foi a iniciativa da ONG Repair Toghether que promove as incríveis "raves da limpeza" para restaurar cidades destruídas na guerra da Ucrânia, ao som de música eletrônica.

Segundo a WGSN...

"Os pioneiros serão inspirados por novas ideias, designs inteligentes e qualquer coisa que conecte os mundos físicos e virtual de modo homogêneo."
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O que fazer com estas informações sobre sentimentos e comportamentos

No link deste artigo da agencia WGSN, você tem os dados de contato para obter sugestões objetivas de ação para investir no seu negócio de moda.

Mas para avaliar as perspectivas de ação da equipe interna da empresa em parceria com as sugestões de investimento da agência, achei interessante reunir aqui também algumas métricas de mercado.

Afinal, uma analise complementar de dados de diferentes perfis sobre um mesmo tema, potencializa os ângulos de visão a serem considerados.

FORBES

Algumas métricas publicadas por esta agência sobre as tendências de comportamento do consumidor em 2024 falam por si só dos pontos de conexão com os sentimentos que identificam os perfis de consumidor detalhados acima.

Elas falam de um consumidor buscando estabilidade em um mundo imprevisível, de um consumidor assumindo o controle de sua vida como sujeito de todas as suas escolhas, que prioriza a qualidade de vida ao invés do progresso profissional, que já está mais tranquilo com a constante adesão a novas tecnologias na vida profissional e pessoal, desde que estas tecnologias estejam conectadas à sustentabilidade, mas que ainda assim está bastante cauteloso com o impacto da IA no mercado de trabalho.

Neste artigo a Forbes apresenta 6 métricas representando cada uma das 6 tendências identificadas pela agência.

Comportamento 1 - Investindo em mim

"44% das pessoas em todo o mundo estão priorizando pensar primeiro em suas necessidades, em vez de atender ao que os outros querem ou lhe pedem.
48% estão cortando as relações tóxicas de suas vidas."
Foto de Brandy Kennedy na Unsplash

Comportamento 2 - Trabalhando com equilíbrio

"52% das pessoas empregadas em todo o mundo estariam dispostas a aceitar um corte salarial de 20% para ter um estilo de vida de maior qualidade.
77% priorizam o equilíbrio de vida em vez do progresso no trabalho.
69% da Geração Z e da Geração Millennials confiariam na IA para aconselhar sua carreira profissional nos próximos cinco anos, ou já confiam."
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Comportamento 3 - Cautela com a IA

"39% acham que a IA trará uma perda massiva de empregos para elas mesmas, mas 68% acreditam que a IA criará uma perda massiva de empregos para outros (mentalidade de “não me afetará”).
60% das pessoas em todo o mundo concordam que a IA será uma parte essencial da sua vida diária até 2035."
Foto de Igor Omilaev na Unsplash

Comportamento 4 - Algoritmo da confiança

"85% dos adultos em todo o mundo acreditam que as empresas devem divulgar quando utilizam IA nos seus produtos, serviços e experiências.
65% concordam que não sabem o que é real e o que é falso quando lêem as notícias."
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Comportamento 5 - Evolução da sustentabilidade

"47% das pessoas acreditam que os outros deveriam usar veículos elétricos para ajudar a combater as mudanças climáticas, mas apenas 4% delas os utilizam.
35% das pessoas acreditam que outros deveriam usar veículos híbridos para ajudar a combater as alterações climáticas, mas apenas 8% os utilizam."
Foto de Michael Marais na Unsplash

Comportamento 6 - Família 2.0

"83% dos adultos globalmente concordam que, para as crianças estarem preparadas para a vida adulta, a saúde mental é mais importante que o sucesso acadêmico."

A pesquisa global de 2024 da FORBES abrangeu 16 países, incluindo o Brasil.

Foto de Laercio Cavalcanti na Unsplash

A leitura brasileira do comportamento de consumo no nosso país

Sebrae

Este artigo do Sebrae apresenta um resumo da pesquisa feita pela instituição, com o link do ebook "Tendências de comportamento de consumo em 2024", junto com as 12 principais recomendações para micro e pequenos negócios aproveitarem as tendências de mercado para este ano, mais o link do "Mapa do comportamento do consumidor em 2024".

Apresentando um sumário deste conteúdo, o Sebrea identifica 8 principais tendências brasileiras de comportamento de consumo.

1. O consumidor está otimista com o futuro
2. O consumidor está reduzindo gastos
3. Compras online X Compras em lojas físicas
4. Smart Power e a nova visão global
5. O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta
6. As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo
7. Mundo totalmente digital
8. Novo formato de trabalho

Sebrae dezembro de 2023

As 12 principais recomendações do Sebrae para micro e pequenos empresas orientarem seus investimentos de esforços e recursos em seus negócios no ano de 2024.

1. Foque no sentimento do consumidor
2. Segmente a estratégia de acordo com o perfil do público
3. Pesquise e observe o seu cliente
4. Personalize as recomendações
5. Valorize o comportamento pré-compra
6. Use a abuse do poder das mídias sociais
7. Consumidores dispostos a adotar IA (Inteligência Artificial)
8. Atenção à LGPD
9. Empodere seus times
10. Estratégia de Marketing de Influência junto à Geração Z
11. Sustentabilidade no Core do Negócio
12. Adaptando o Modelo de Trabalho

Sebrae dezembro de 2023

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Considerações finais

"3 anos de disrupção... " era a expressão na introdução do texto de uma das fontes de informação consultadas sobre este tema das macro tendências 2024, obviamente falando do período da pandemia.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 5 de maio de 2023, Genebra, Suíça, o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à covid 19".

Oi!?! Três anos de caos e ainda por cima não completamos nem o primeiro ano pós pandemia... é muito pouco tempo!

Passada a ilusão de que as coisas poderiam, pelo menos parcialmente, voltar a ser como eram antes, o momento é de sair do estado do ânimo de emergência e perceber que o tempo de criar soluções para tantos desafios está apenas começando.

Mais.

É tempo também de entender que as soluções mais eficientes não são necessariamente as mais complexas, ancoradas em tecnologias digitais nem sempre acessíveis. As soluções mais eficientes são a resposta adequada a um problema identificado com clareza.

Mais.

Podemos supor que este sentimento de que o mundo levantou voo e está difícil acompanhar a velocidade e a altura deste desafio na vida pessoal e profissional, deve ser um sentimento comum a quase todos os seres humanos do planeta neste momento. Tanto quando estamos na posição de consumidores, quanto na perspectiva de empreendedores.

O que isso pode nos ensinar?

Penso que priorizar o foco nas questões objetivas da realidade local de nossos desafios nos traz para mais perto também da realidade objetiva de nossos clientes, parceiros e consumidores.

Conectados às pessoas, suas necessidades e sentimentos, o foco será o de criar as soluções para atende-las ao invés de ser tentar atender às demandas de um contexto global, às vezes pouco compreensíveis e nem sempre alinhadas aos nossos propósitos.

Bons negócios a todos!

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Gostou deste texto "Macro tendências Outono Inverno 2024 - os consumidores"? Não perca também o próximo texto desta série, "Cores e estampas Outono Inverno 2024".

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