Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Origem e Curiosidades Sobre o Tafetá

O Tafetá é um dos mais antigos tecidos do mundo. Sua estrutura é composta por fios da trama, (os fios da largura do tecido), passando alternadamente sobre e sob os fios do urdume (os fios do comprimento do tecido). A trama do ligamento tela cruza o urdume passando um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. Na volta, o urdume que estava por cima, fica por baixo. Resumindo e falando de forma mais clara, o Tafetá é um tecido de fios trançados. Quanto mais grosso for o fio e quanto mais próximas estiverem as carreiras, mais firme será o Tafetá.

Telma Barcellos

blogModacad-tafeta-tecidoazul

O tafetá mais fino e acetinado, usado para confecção de roupas, era tecido originalmente em seda pura. Hoje também poder ser tecido em fios de lã ou sintéticos. É resistente à abrasão, a produtos químicos, aceita bem a aplicação de corantes e é facilmente lavado.

Além da boa resistência e durabilidade, o tafetá arma um pouco e tem um caimento único, ideal para determinados tipos de roupas. Modelos muito estruturados, como vestidos exóticos com decotes e recortes fora do padrão, ou volumes amplos e armados como vestidos exclusivos de alta costura ou vestidos de noiva. Por estas características, pode ser usado também na alfaiataria com muita originalidade. Roupas feitas com o Tafetá são muito usadas em ocasiões de festas, por ser este um tecido muito elegante.

Telma Barcellos

blogModacad-tageta-estruturadetecido

O tafetá teve sua origem na antiga Pérsia a mais de 1000 anos, mas se tornou popular no ocidente por volta do século século XVI. Seu nome também de origem persa, deriva da palavra "Taftah" que significa entrelaçar ou tecer, o que mostra que a origem do nome está totalmente ligada à sua forma de fabricação. Por esse motivo, a palavra Tafetá é usada para nomear uma outra forma de estruturação de tecidos que também usa o entrelaçamento de fios. Essa estrutura é usada em tecidos como musselina, voile, percal, entre outros.

Atualmente, a China, na região de Jiangsu, é o local mais consagrado na produção do tafetá em todo o mundo.

16716099_1868499206721234_3519476071971886940_o

19388595_1938305606407260_2148318081894224799_o

O tafetá foi um dos grandes destaques da moda no velho continente. Compôs ao longo da história diversos tipos de peças nos guarda roupas feminino e masculino da nobreza européia. Inclusive existe um museu em Veneza, o Palazzo Mocenigo, onde é possível ver diversas peças em tafetá datadas dos séculos XVII e XVIII. O museu também possui uma coletânea de tecidos raros, assim como informações e livros sobre História da Moda em geral.

blogModacad-tafeta-trajespalestinos

No Oriente Médio o Tafetá também era considerado um tecido nobre. Alí também era usado tanto em trajes masculinos, quanto em femininos. Na foto acima, do acervo do Museu Oriental, estão exibidos à esquerda um traje masculino de casamento e à direita, uma burca feminina decorada com moedas de ouro, tradicionalmente usada por mulheres casadas. Ambos os trajes são da região da Palestina, do século XIX.

blogModacad-tafeta-Gigi

Em tempos mais recentes, o tafetá se tornou estrela de cinema, compondo o figurino de diversos filmes. Entre eles estão o vestido branco com mangas de andorinhas usado por Leslie Caron no filme Gigi, criado pelo figurinista Cecil Beaton, em 1958, e também o modelo usado por Kelly LeBrock no filme A Dama de Vermelho, de 1984, criado pela figurinista Ruth Myers.

blogModacad-tafeta-DamadeVermelho

Até hoje o Tafetá está relacionado ao luxo e à elegância, vestindo nobres e estrelas de cinema, sendo também um dos tecidos que marcam presença nos tapetes vermelhos de eventos assistidos pelo mundo todo. Este ano, o vestido de Gemma Chan foi um dos destaques no tapete vermelho da cerimônia de entrega do Oscar. Era em um modelo rosa volumoso de tafetá, assinado pela grife Valentino. Outro sucesso de tafetá nesta mesma cerimônia, foi o modelo preto de Lady Gaga, assinado por Sarah Burton da griffe Alexander McQueen.

blogModacad-tafeta-ladygaga

Gostou do nosso post sobre o Tafetá? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Apaixonada por viagens, moda e diversidade, procura aproveitar intensamente cada momento. Ativista Fair Fashion, publicitaria, blogueira na Modacad e Bonitonas e Representante Fashion Revolution BH.